O que é escala de blues,rock, e etc?

    Autor Mensagem
    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08


    o que que é isso que os caras falam?
    essa escala de blues,escala de rock e talz...

    vcs podiam me explicar o que é isso,e me dar um exemplo?


    brigado!

    muka gibson
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: muka gibson
    · votar


    Billy The Kid

    saum as escalas usadas geralmente em blues, rock...

    guitarclub
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    escala blues existe, mas escala de rock, pelo menos que eu saiba, não existe não!!

    escala blues é uma pentatonica menor normal, só que com uma "blues note" (nota blues, nota triste), que é a 5a. bemol, ou 4a sustenido.

    abraços!

    has4
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: has4
    · votar


    menos... acho q vc precisa de bem menos... vou tentar explicar um poquinho de um forma bem simples, bem, digamos, :

    Imagine uma ESCADA = ESCALA... nela, vc pode subir ou descer. Imagine que ela tenha 7 degraus (Dó ré mi fá sol lá si).

    Imagine agora que, vc coloque 5 escadas destas aí, mas, uma acima da outra, então, vc subirá ou descerá por todas elas.
    Suponhamos que vc apenas as suba:

    DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI - DO RÉ MI FÁ ...

    Ou, suponhamos que vc a desça:

    DO SI LÁ SOL FÁ MI RE - DÓ SI LÁ SOL FÁ MI RÉ - DÓ SI LÁ...

    Lembre-se: cada degrau é uma nota ou um som, ou ainda, um grau.

    Bom, agora, SAIBA que, a grosso modo, cada estilo musical tem, digamos, um tipo de NOTA, daí, existir algumas escalas especificamente USADAS para cada estilo, 'quase' como vc pensou, embora, não seja exatamente assim, embora haja nome como dados a algumas delas, tipo "ESCALA BLUES" (mas não há escala ROCK, nem SAMBA... há algumas que por razão ou outra a chamam pelo estilo, tipo JAZZ ou JAZZÍSTICA).

    Alguns músicos adoram subir e descer essas 'escadas' e uns gostam de pular alguns degraus, e ficam 'improvisando' sobre todas as escadas, indo, do grave (degrau mais baixo) para o agudo (degrau mais alto).

    Alguns também adoram misturar os ESTILOS (tipos de escadas), daí, fazem o maior auê sonoro.

    Bom, enfim, digamos que o que lhe disse acima, seja, uma aulinha, para quem não saiba exatamente de nada de nadica, mas aos poucos vc vai entendendo (não tão simplesinho assim como eu expliquei, mas, digamos novamente, é mazomeno por aí).

    Agora... tem uns caras que dominam também pular nessas escadas que, conseguem tocar (soar) mais de um degrau ao menos tempo, daí, eles juntam o som de um degrau com o outro e fazem um ACORDE! Outros caras conseguem ao mesmo tempo fazer um ACORDE (tocando vários degraus ao mesmo tempo, às vezes mais de 3 deles de um só vez), e ainda, conseguem SOLAR uma MELODIA (tocar a voz da músca, sacou?). Então, seria, eles fazem a HARMONIA (cama=Acordes) e a MELODIA (tipo como se cantassem: 'Parabéns pra você, nesta data querida'... mas, se acompanhando).

    Ufaaaaa... rsrsrsss
    Foi engraçado reler isso tudo rsrsrs

    de nada

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    has4
    putz cara,valew ae... mas, quais são as escalas de blues?

    has4
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: has4
    · votar


    Ahhh tem uma pá de vídeos no U-TUBE aí, é só procurar e mandar o cacete na GUITA aí!

    Neste vídeo ele diz algo tipo: "As escalas são as estradas e os acordes são os postos de gasolina para você se abastecer de idéias". !!heueeh..o cara além de mandar bem na guitar ainda dá filosofia, ..uheuheu...




    Várias escalas em várias posições (tem desenho do braço da guitarra e bolinhas dizendo onde vc deve tocar) - paciência que abrirá o método completinho:

    http://www.scribd.com/doc/4025487/METODO-Hal-Leonard-Violao-Todas-esca las-e-posicoes


    Agora, aqui, um outro vídeo, sobre ESCALA PENTATÔNICA:

    http://www.youtube.com/watch?v=_jULXZnEh-8&feature=related


    good luck my friend!

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    has4
    muito obrigado amigão! Ajudou bastante, aquele vídeo do barbudinho... só que aquela página do hal leonard não quis abrir... =/

    tu mesmo ou ALGUÉM podia me dar um exemplo de escala de blues pra eu ter uma base?

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    no blues é mais usado as pentatonicas?

    a escala de blues geralmente é A ?

    http://guitarplayer.uol.com.br/licoes/licao.asp?id=736

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Billy The Kid
    Procura por um programa chamado "FretPro", ele tem as escalas e acordes mostrados no braço da guitarra.

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Luiz Almeida
    ok

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    no guitar pro tem alguma coisa disso?

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/08
    · votar




    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Billy The Kid
    Como vc certamente não deve ter usado a ferramenta de BUSCA, como nosso camarada alexdiffer ironicamente, mas com razão, comentou, vou postar algo que já tive oportunidade de postar em outro tópico:
    Entenda da seguinte forma:
    - As Escalas são como um alfabeto; apenas letras não fazem sentido. Então de nada adianta saber simplesmente o que são Escalas. Vc também precisa conhecer uns tais de Licks.
    - Os Licks são como as palavras de um vocabulário num determinado idioma.
    - Os gêneros musicais são os vários idiomas usados no mundo da Música.
    De nada adianta saber letras e palavras de um idioma se vc não ouve este idioma para saber como construir frases que façam sentido. Ou seja, de nada adianta decorar dezenas ou centenas de Escalas e Licks se vc não tiver o hábito de ouvir muito, pois a maneira mais fácil de se aprender um idioma é ouvindo e falando.
    Ouça muito, aprenda com os grandes mestres, imite mesmo, pois é dessa maneira que vc desenvolverá suas habilidades. Muito mais do que ficar procurando e decorando de forma isolada Escalas ou Licks.
    Valeu!!!

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Penta_Blues
    po cara valeu,eu to começando a ouvir mais blues e etc...

    alexdiffer
    falou o grande moderador!

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Billy The Kid
    na verdade nao quis que vc se ofende-se apenas coloquei pra galera ve acho que ninguem tinha visto...hehe e percebi que vc nao havia usado mesmo a busca kkkkk

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    alexdiffer
    não tudo bem =)

    foi legal,mas eu usei a busca mesmo,só que eu não encontrei bem o que eu queria...

    has4
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    alexdiffer
    Billy The Kid

    De qualquer forma, vamos brincando, aprendendo e vivendo



    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    obrigadoa todos,eu saquei 88% da dúvida...

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Billy The Kid
    Sempre faça a busca, que eu acho que você fez, mas sempre fica alguma dúvida, aí então tem que perguntar.
    Boa sorte.

    Billy The Kid
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Luiz Almeida
    obrigado!

    se quiserem podem mandar mais coisas ae pessoal !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é escala de blues,rock, e etc?