O q é pushpull e o q isso faz ?

Autor Mensagem
dedeco-obthus
Veterano
# nov/08


É exatamente isso, o q é pushpull e o q isso faz ??????

só sei q é relacionado ao captadores não ??

vlw.

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


dedeco-obthus
O push-pull é um knob (geralmente o de tone) que pode ser puxado e empurrado (dãããããã...). Falando sério agora, ele geralmente é utilizado para splitar humbuckers, ou seja, puxando o botão você separa as duas bobinas do(s) humbucker(s), de modo que só uma delas fique "ligada", fazendo com que o humbucker "se transforme" num single.

dedeco-obthus
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao

putz é só isso ????

Acabou o tópico então. hauhauhaua

vlw

Penta_Blues
Moderador
# nov/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

dedeco-obthus
erico.ascencao
Vamos corrigir alguns conceitos pra não dar confusão:
Push/Pull não é um knob. É um potenciômetro combinado com uma chave seletora que disponibiliza um novo recurso ao guitarrista, dependendo do tipo de instalação que se faz nesse, sem alterar esteticamente o instrumento. Knob é simplesmente o botão (de plástico ou de metal) que é colocado na haste do potenciômetro de Push/Pull.
A função do Push/Pull vai depender do esquema de ligação que é feito na sua chave. Ele pode tanto splitar ou defasar um humbucker quanto proporcionar combinações de captadores que não são encontrados usualmente, como por exemplo ligar caps da ponte e do braço numa strato.
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


dedeco-obthus
Pra ilustrar:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=push-pull%20guitar&um=1& ie=UTF-8&sa=N&tab=wi
Abs

dedeco-obthus
Veterano
# nov/08 · Editado por: dedeco-obthus
· votar


Penta_Blues

Valew aew cara, eu já tinha visto em uma revista só q la o cara só mostrava uma foto e não explicava bem.

esplitar é separar um humbucker em dois ?!?!?

e nesse exemplo q vc deu da strato, pelo q entendi ele junta o cap da ponte com o do braço sim ???? Não dá pra fazer isso só usando a chave (a outra, sem ser a do pushpull) ????

vlw

Penta_Blues
Moderador
# nov/08
· votar


Boa tarde!!!

dedeco-obthus
esplitar é separar um humbucker em dois ?!?!?
Não. Splitar é cancelar, através de um curto, uma das bobinas de um Cap Humbucker. Dessa forma, como o Cap passa a funcionar com apenas uma das bobinas, ele adquire características de um Single Coil. Inclusive o "Hum"...

Não dá pra fazer isso só usando a chave (a outra, sem ser a do pushpull) ????
Não. Numa configuração tradicional de Strato, a Chave Comutadora possui 5 Posições:
1 - Cap da Ponte
2 - Cap da Ponte e do Meio
3 - Cap do Meio
4 - Cap do Meio e do Braço
5 - Cap do Braço.
Para se ligar Braço e Ponte, algo com timbre próximo a uma Les Paul se os Caps forem Humbuckers ou Tele se forem Singles, é necessária a instalação de outra chave e o Push/Pull é um dos modelos que se prestam a isso.

Valeu!!!

Tataum
Veterano
# nov/08 · Editado por: Tataum
· votar


magina se eu não editei.....

Abraço.

(motivo: qdo postei vi que alguem tinha postado a mesma coisa que eu)

Aust
Veterano
# jul/09
· votar


cara, esse nogocio de push-pull eh meio estranho.
um luthier me falou q isso eh besteira mas sei la, senti pouca diferença no timbre da minha guita ..... ou então eh pq os captadores são meio vagabundos rsrsrsr
flw

thanatos
Veterano
# jul/09
· votar


Aust
A concordância no teu post que desenterrou esse topic tá meio estranha xP de qq forma, se um luthier falou que coil tap é besteira, bem, eu não levaria nem uma batedeira pra ele regular...qto mais minha guitarra

Aust
Veterano
# jul/09
· votar


então thanatos, depois de levar minha guita nova q tava com dois problemas, um q era do pontenciometro q num funcionava direito e o jack q tava mal soldado e q estava chiando mto por causa disso e ele me fala q era culpa dos cap rsrsrsrs
depois dessa pensei quase a msm coisa q vc ......

mas repetindo: não senti mta diferença "separando" os humbuckers e acho q devo trocar os caps por melhores

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Aust
mas repetindo: não senti mta diferença "separando" os humbuckers e acho q devo trocar os caps por melhores
Sim há diferenças gritantes cara.

Penta_Blues
Moderador
# jul/09
· votar


Bom dia!!!

thanatos
de qq forma, se um luthier falou que coil tap é besteira, bem, eu não levaria nem uma batedeira pra ele regular...qto mais minha guitarra
Eu já não levaria nem pra ele nem pra muitos outros já que fazer Coil Tap é pra um ou outro na minha opinião.
Agora, se for pra Defasar, Splitar, ligar em Série ou Paralelo, tem muita gente que com um pouco de conhecimento e habilidade é capaz de fazer.
Valeu!!!

fudencio_mimi
Veterano
# mar/10
· votar


se eu fazer essa ligação, vai funfa? e o push pull ira defasar o HB?
http://img532.imageshack.us/img532/5972/projetocappp.jpg

Andy TheCatSp
Veterano
# mar/10
· votar


ae galera, para instalar um push pull, costuma ser quanto mais ou menos?
mas sem essa de "depende do luthier", quero saber preços em média.

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


Andy TheCatSp
Você não tem uma strato? Quer push-pull pra quê?

Penta_Blues
Moderador
# mar/10
· votar


Boa tarde!!!

fudencio_mimi
Tá faltando coisa aí neste seu esquema, como interligar as carcaças dos pots. Pelo menos é o que costumo fazer.
Quanto a defasar o humbucker, acho que não vai. O que pode acontecer é splitar este cap.

Andy TheCatSp
Por que vc não pergunta para os luthiers de sua cidade?
Em SP, por exemplo, os preços são maiores do que os da minha cidade. Não dá pra fazer uma média...

Valeu!!!

fudencio_mimi
Veterano
# mar/10 · Editado por: fudencio_mimi
· votar


Penta_Blues
Tá faltando coisa aí neste seu esquema, como interligar as carcaças dos pots. Pelo menos é o que costumo fazer.
Quanto a defasar o humbucker, acho que não vai. O que pode acontecer é splitar este cap.


essa de interligar eu sei, só num colokei pra num ficar com mtos riscos rsrs...
descupe minha ignorancia, mas, splitar e defasar não são as mesmas coisas?

Penta_Blues
Moderador
# mar/10
· votar


Boa noite!!!

fudencio_mimi
descupe minha ignorancia, mas, splitar e defasar não são as mesmas coisas?
Bom, primeiro que não tem nada que se desculpar, ok?
Quem pergunta é ignorante por cinco minutos; quem não pergunta é ignorante a vida toda...
Splitar e defasar não são a mesma coisa.
Splitar é cancelar uma das bobinas de um humbucker a fim de que apenas uma funcione e adquira certas características de um single coil.
Defasar é fazer com que as duas bobinas de um humbucker trabalhem, mas uma fora de fase em relação à outra. Isso faz com que certas frequencias sejam canceladas, em particular as graves.
Valeu!!!

fudencio_mimi
Veterano
# mar/10
· votar


valeu mesmo Penta_Blues... então, como eu não sabia e com sua explicação, eu to kerendo mesmo "transforma" meu HB num Single, ou seja, Splitar

vc tem certeza que aquele meu esquema da certo pra Splitar o HB?

eu devo usar Capacitores de Poliester ou Ceramico (vo usar um 047uF)?

AlanPPS
Veterano
# dez/10
· votar


GEnte ressuscitando o topico
fica bom colocar push pull numa les paul?
os caps são aqueles da sound traditional hb

Penta_Blues
Moderador
# dez/10
· votar


Boa noite!!!

AlanPPS
Fica bom em qualquer guitarra. Vc só precisa saber quantos condutores os caps possuem pra ver o que é possível fazer em termos de ligação.
Valeu!!!

Sir.Paulo
Veterano
# dez/10
· votar


AlanPPS



Creio q esse video diz tudo!

Stevan Guitarr
Veterano
# ago/11
· votar


Tirando o Tópico do caixão :D
Então estou com a grana pra comprar uma Jackson dk2t sendo que nem sei tocar skaoskaokok
Sei pouco mas tenho que aprender muito toco desde pop até um new metal estilio P.O.D. E Pillar ...
Como toco na igreja será que se colocasse um Push-pull seria legal pra tirar um som mais leve ?
Desculpem mas sou meio leigo

LeandroP
Moderador
# ago/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Stevan Guitarr

Você pode tocar à vontade com humbuckers, mesmo sem usar um push-pull. Depende do modo como você equaliza o som da sua guitarra. Por outro lado você teria uma quantidade maior de timbres à disposição e a instalação/substituição de um potenciômetro deste tipo não é complicado dependendo da construção/modelo da sua guitarra.

Stevan Guitarr
Veterano
# ago/11
· votar


LeandroP
Valeu :D
Mas antes vou tocar com ela normal mesmo se ver que to precisando de algo diferente analiso o que posso fazer ;D

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


Sir.Paulo
Esplica bem, heauheua
esses videos q o phil x mostra as guitas são mto massa \o/

Rafa_IBC
Veterano
# fev/12
· votar


Ressucitando de novo...
Estou pensando em adquirir uma guitarra com push/pull, mas me veio a dúvida sobre a "durabilidade" desse sistema.
Por acaso, ele pode vir a ser, de alguma forma, problemático?

Ah! Caso alguém conheça, a guitarra na qual estou interessado é uma Schecter Omen Extreme 7. Nessa guitarra o push/pull serve pra splitar ou pra defasar os pickups?

ALF is back
Veterano
# fev/12
· votar


cara nao sei nao se dura mais ou menos...eu tenho uma cort z custom a 2 anos e até agora ta tudo do jeito q eu peguei na loja...ja ta valendo a pena ne? rs
é um sistema mto foda e, até onde eu sabia, o push pull serve sempre pra splitar, e nao defasar os caps...sao 2 coisas diferentes
imagino q eu esteja errado...tem até pipoca com caramelo nesse mundo...pq nao teria push pull pra defasar? rs

Penta_Blues
Moderador
# fev/12
· votar


Boa noite!!!

Rafa_IBC
mas me veio a dúvida sobre a "durabilidade" desse sistema.
Por acaso, ele pode vir a ser, de alguma forma, problemático?
Na minha opinião, a durabilidade dele é a mesma que a de qualquer outro potenciômetro, haja vista que ele é tb um pot.
Uso push/pull em quase todas as minhas guitarras. Algumas eu adaptei o push/pull, outras já vieram de fábrica e nenhum deles até hoje apresentou problema.

ALF is back
é um sistema mto foda e, até onde eu sabia, o push pull serve sempre pra splitar, e nao defasar os caps
Ele não serve apenas para isso, mas para qualquer tipo de ligação, dependendo do esquema que vc fizer.
Ele pode splitar, pode defasar, pode fazer combinações de caps, pode mudar de paralelo para série, pode ser um seletor de tonalidades diferentes caso vc coloque capacitores diferentes em cada um de seus terminais, enfim, é um recurso muito versátil.

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O q é pushpull e o q isso faz ?