Dúvida: Base e solo

    Autor Mensagem
    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/08


    Aew galera, eu to com uma duvida a respeito de solar no tom da musica, por exemplo:

    c tem uma base:

    (G C D Am) G

    e essa base seja rápida, no sentido em q se fika pouco tempo em cada acorde.
    Eu sei q pode usar a escala de G maior, escala de E maior (relativa menor), pentatônica menor de G e E...

    Isso pq está no tom de G, mas e com relação aos outros acordes? Posso também solar com suas respectivas escalas, msm q o tempo de cada acorde seja curto?



    Valeu

    MarcosBorba
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    vc pode usar os modos dos acorde que se encontram no centro tonal de G.

    pode usar C Lídio, D Mixolídio, A Dórico.

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    putz cara, modos gregos??
    dah para explicar de um jeito mais facil?

    ROo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Monsfogueri
    putz cara, modos gregos??
    dah para explicar de um jeito mais facil?

    Cara, da uma procurada no fórum, na busca.
    Tem MUITA coisa sobre modos gregos, muito material legal.

    Megamedes
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    putz cara, modos gregos??
    dah para explicar de um jeito mais facil?


    Dá, mete a penta e seja feliz.

    pacificpoker
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    velho... penta de sol e já era...

    Bereta
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Monsfogueri

    No youtube vc acha algumas lições bem legais de modos gregos tb. Num é o bixo de sete cabeças naum, mas é bom estudar a utilização a partir de exemplos tb.

    Dá, mete a penta e seja feliz.

    huahuahauhauhua...penta é penta!!! Ainda bem que elas existem =)

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    escala de E maior (relativa menor)
    Seria a E menor?????

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Caras, eu só keria c pode fazer o q eu to falano, nem precisa de modos pra explicar isso, é só falar sim ou não...

    Luiz Almeida
    escala maior de E, é a relativa menor de G

    MarcosBorba
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    escala maior de E, é a relativa menor de G

    não cara, a escala de E maior é E maior e pronoto.
    a escala de Em que é relativa de G maior

    MarcosBorba
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o que eu disse sobre modos gregos vc esquece. É o seguinte. Vc usa apenas a escala de G maior. Quando tiver tocando C vc pode usar a escala de G mesmo mas focar mais em tocar a nota C, e assim por diante.

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Caras, ninguem ainda respondeu minha pergunta...

    MarcosBorba
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    olha, o centro tonal é G. Vc não pode sair usando as escalas maiores dos acordes individualmente, principalmente numa música de trocas rápidas. Como eu disse, o preferível é centrar na escala de G. Se isso não responde sua pergunta, seja mais claro.

    Deyvisson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Use mais a escala de G, você pode fazer isso em outros acordes mas é necessário que você tenha real conhecimento sobre escalas e principalmente ter conhecimento prático para não estragar o solo... mas de modo geral vc pode mas é melhor numa base como essa na dúvida use escala de G maior... se está aprendendo, se não penta, mas na minha opinião necessita mais "Faro" de Guitar Solo

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MarcosBorba
    entendi o q vc disse, mas e pentas? posso usá-las individualmente?


    Deyvisson
    Véio, oq eu mais manjo é pentatônica, a escala mais foda q tem!
    auheiAUEH

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    up

    Eddy junior
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Monsfogueri
    Antes de mais nada é legal vc dar uma lida em alguma coisa sobre campo harmonico e modos gregos, que já vai resolver 90% do seu problema.

    Já sobre as pentas é o seguinte:
    essa harmonia que vc mostrou está em SOL, portanto utilize basicamente Pentas de G, todos os seus 5 padrões + blue note.
    Vc ainda tem a possiblidade de usar as pentas de Ré e de Dó, todos os padrões + blue note.
    Provavelmente vc não conhece mas quando se estuda Harmonia e improvisação existe uma regra muito interessante sobre as Pentas:
    è o seguinte, vc pode utilizar pentas da Tônica, IV grau e V grau.
    ou seja, se a musica está em G, alem de poder usar todas as pentas de G vc pode usar todas as pentas de C e de D que vai casar legal!

    Qualquer coisa é perguntar
    espero ter ajudado...

    Alex_Guitar
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Alex_Guitar
    · votar


    Monsfogueri
    ...escala de E maior (relativa menor), pentatônica...
    Talvez vc. tenha se equivocado, mas vc. quis dizer foi MENOR em vez de MAIOR na parte em negruito não ?

    Quanto a sua pergunta, acho que já está tudo mais do que "mastigado" para vc. na resposta do MarcosBorba (já que vc. não saca muito de modos gregos):
    o que eu disse sobre modos gregos vc esquece. É o seguinte. Vc usa apenas a escala de G maior. Quando tiver tocando C vc pode usar a escala de G mesmo mas focar mais em tocar a nota C, e assim por diante.

    E também na resposta do camarada Eddy junior (em relação a utilização das pentatônicas):
    Antes de mais nada é legal vc dar uma lida em alguma coisa sobre campo harmonico e modos gregos, que já vai resolver 90% do seu problema.
    Já sobre as pentas é o seguinte:
    essa harmonia que vc mostrou está em SOL, portanto utilize basicamente Pentas de G, todos os seus 5 padrões + blue note.
    Vc ainda tem a possiblidade de usar as pentas de Ré e de Dó, todos os padrões + blue note.
    Provavelmente vc não conhece mas quando se estuda Harmonia e improvisação existe uma regra muito interessante sobre as Pentas:
    è o seguinte, vc pode utilizar pentas da Tônica, IV grau e V grau.
    ou seja, se a musica está em G, alem de poder usar todas as pentas de G vc pode usar todas as pentas de C e de D que vai casar legal!

    Qualquer coisa é perguntar
    espero ter ajudado...



    Reforço as respostas dos camaradas acima.
    Estude e seja feliz !
    Abç. camarada !

    Deyvisson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Monsfogueri
    Qual é ? tô falando de fazer bem feito...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eddy Junior

    Como assim usar do IV e V? Explica melhor por favor, pq eu sabia que dava pra usar o da relativa menor, mas o IV e V nao!

    abraco!!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Monsfogueri
    Isso pq está no tom de G, mas e com relação aos outros acordes? Posso também solar com suas respectivas escalas, msm q o tempo de cada acorde seja curto?
    Pode sim, sem problema.

    Eddy junior
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    é o seguinte...
    vamos analisar a escala de G
    G A B C D E F#

    O IV grau é C
    O V grau é D

    Pq vc pode utilizar as pentas de C e de D? simples.

    vamos analisar a escala de C Maior:

    C D E F G A B
    se vc fizer esta escala em uma musica no tom de G vai ter uma nota que vai bater fora, neste caso Fá. Pois não faz parte da escala de sol, certo????
    só que a pentatonica de C exclui a nota Fá pois ela é formada somente pelo 1º 2º 3º 5º e 6º graus ( C D E G A ), sendo assim, nas pentas de C todas as notas estão dentro do tom de sol.
    veja:

    escala de SOl:
    G A B C D E F#

    Pentas de Dó:
    C D E G A


    O Mesmo acontece com as pentas de Ré...

    Escala de Ré maior > D E F# G A B C#
    Pentas de Ré > D E F# A B
    Escala de sol > G A B C D E F#

    veja que entre a escala de Ré existe uma nota que não entra em SOl ( C# ) , mas nas pentas de Ré todas as notas estão englobadas no tom de Sol.

    Entendeu???

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eddy junior

    Entendi véio, vc ajudou a ampliar meus horizontes.

    flws

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Base e solo