Sugestão: Fórum DIY já!

Autor Mensagem
Henrique S.
Veterano
# nov/08


Bom, cada dia eu vejo um numero consideravel de topicos sobre Handmades, tutoriais etc.

venho por meio deste topico saber o que os usuários acham (e da moderaçao) se é viavel a criaçao de um forum dedicado somente ao mundo do "faça voce mesmo" (ai os topicos da luthieria seriam arquivados no mesmo)

A ideia seria parecida com a do conhecido forum Handmades, com tutoriais e etc, mas aqui mesmo no cifra!

bom, dissertem sobre o assunto.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


A idéia é até interessante... Vou repassar ao Sam.

Agora, tem um pessoal q precisa ter um pouco mais de noção.
Vira e mexe e eu vejo carinha aqui: "Consegui montar meu Bertola Fuzz. Como faço pra montar uma Ferrari agora?"

alexdiffer
Veterano
# nov/08
· votar


É o Soulface tem razão....

Mas por ooutro lado se for assim entao tá bom de fechar o site pq oque mais dá aqui é nego anti-busca o pessoal é acomodado e quer tudo mastigado.....

Acho super viavel agora pouco estava passeando por um forum até que bem conhecido dos Handmakers e achei uma renca de projetos interessantes no estilo tonepad.....

Só acho que vai ficar foda divulgar projetos com o titulio " Clone Boss DS-1 " e etc....pq podem interpretar como pirataria entre outras coisas e o forum aqui é bem rigido em relacao a isso....

Não sei talvez seja grillo meu mas enfim são questões a se levar em cosideração.....

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


alexdiffer

teria essa de clonagem e tal, mas pedais de distorçao e tal, nao possuem patente, pois não sao projetos inovadores nem revolucionarios

tem um texto interessante sobre o assunto

http://www.muzique.com/clones.htm

(alias, se fosse por isso, nao existiria o acervo de esqeumas que tem por ai)

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


acho que ta ficando mto popular essa historia de todo mundo fazendo ampli e pedal, e quem vive disso?!
é a mesma questao de pirataria, é a MESMA questao.
é plagio de uma forma ou de outra
qlqr um vai poder fazer o que quiser e ai?
mesmo sem ter noção nenhuma, usando o forum como assistencia.
quem vive disso que se foda?

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/08
· votar


quem vive disso que se foda?

Quem vive disso que se esforce pra ser competitivo e oferecer serviços que compensem o preço que cobram.

gucrispim
Veterano
# nov/08 · Editado por: gucrispim
· votar


Sua idéia é mto boa, além de ultrapassada.
www.handmades.com.br
clica lá, se cadastre e divirta-se!
Tem vários projetos, links, além do próprio fórum.
Já frequentei mto e tem uma galera firmeza, até o Bertola ta la hehe.

Na minha opnião criar uma parte aki no FCC pra isso é chover no molhado, já que muitas pessoas daki frequentam lá com o intuito só do DIY.
Pra mim, se fosse criado essa seção no FCC deveria ser criada tbm uma seção de compra, venda e troca de equipamentos, que faz muita falta.... do mesmo jeito que tem em outros fóruns de instrumentos pela internet (não sei se pode citar, mas um deles eh o GreenNote)

Diino
Veterano
# nov/08 · Editado por: Diino
· votar


The Root Of All Evil

mas nao interessa, por exemplo: eu nao sou luthier, quer dizer que por exemplo um luthier que trabalha a 30 anos na função, um troço que é passado de pai pra filho aprende tudo se fode comprando livro e etc etc.

ai do nada uns carinhas vazam com toda a informação SEM GANHAR NADA EM TROCA, num forum, ai vem eu e os noob, pegam compram equipo top de luthieria, conseguem fazer o esquema melhor que tu e vao competir cntg?
isso é ERRADO, pra mim tinha que banir qlqr movimento DIY. isso desvaloriza o trabalho de MUITA mas MUITA gente.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
Eita porra!!!
Então vamos fechar o fórum. Para não matar os professores de guitarra (baixo, canto, teclado...) de fome!

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
por exemplo: eu nao sou luthier, quer dizer que por exemplo um luthier que trabalha a 30 anos na função, um troço que é passado de pai pra filho aprende tudo se fode comprando livro e etc etc.

ai do nada uns carinhas vazam com toda a informação SEM GANHAR NADA EM TROCA, num forum, ai vem eu e os noob, pegam compram equipo top de luthieria, conseguem fazer o esqe vao competir cntg?



Competir? O cara vai poder suprir suas próprias necessidades de Luthieria, se ele estiver disposto a aprender com a informação que está ai disponível, regulando seu próprio instrumento [ou até construindo um, o que deve ser mais dificil].

Se o cara quiser meter as caras num mercado ai, acho pouco provável que ele ofereça risco aos luthiers de verdade, com curso e tudo mais, visto que é um serviço que exige experiência e logicamente ninguém vai entregar seu instrumento pra ser regulado por alguém que não seja de real confiança.

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
Isso aí cara! E viva 1964!!!!!!!

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

Agora, tem um pessoal q precisa ter um pouco mais de noção.
Vira e mexe e eu vejo carinha aqui: "Consegui montar meu Bertola Fuzz. Como faço pra montar uma Ferrari agora?"


Mas isso tem em todos os foruns! No de guitarra, vira e mexe tem alguem postando: "Consegui tirar Come As You Are. Como eu faço pra tocar Rising Force agora??"

Acho que pode ser uma boa ter um forum sobre isso, assim como tem o de gravação e home studio...
Isso pode chamar alguns handmakers pro forum, o que vai dar mais peso a ele... (e mais trabalho pro bertola!! heuheuehueh)

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

auioehaeihaeih
tb nao tao radical assim né.
aprender a tocar guitarra/baixo ate dá pra pegar as dicas no forum, o cara vai saber um pouco, mas pra tocar mesmo só com um professor, é diferente. nao vi nenhum tópico abrangendo tópicos avançados.
qto a construir já é mais fácil. pega o arquivo em .pdf imprime em tranparencia. vai na sta. efigênia, da a listinha pro cara, compra. monta. vende. pronto. sem esforço nenhum.
nao quero que ninguém fique queimado comigo. eu só acho errado o cara que se fode pagando 1300 numa facul pra aprender a fazer.
ai num site dão todas as mortas...
quer conhecimento? pague por ele. como tudo hj em dia.

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
explica ai, pq até agora sentido mesmo nao tem nenhum..
já ouviu falar sobre "wiki"?

PGilbert
Veterano
# nov/08
· votar


Sugestão: Fórum DIY já!
Apóio.

kiki
Moderador
# nov/08 · Editado por: kiki
· votar


Diino
é a mesma questao de pirataria, é a MESMA questao.
qto a construir já é mais fácil. pega o arquivo em .pdf imprime em tranparencia. vai na sta. efigênia, da a listinha pro cara, compra. monta. vende. pronto. sem esforço nenhum.


discordo, não é a mesma questão.

um dvd ou cd pirata tem exatamente a mesma qualidade que o original. a diferença está na qualidade da mídia e no acabamento, encarte, etc., que nesse caso é dispensável.

um pedal é diferente. voce pode conseguir exatamente o mesmo timbre que um original. mas se a execução não fora boa, a durabilidade do equipamento cai muito. muito mesmo. as soldas se soltam, a placa oxida.
e a qualidade da caixa e do acabamento em geral fazem muita diferença, pois o pedal vai sofrer com as pisadas.

outra diferença é que quem vive de fazer handmades tambem domina a eletronica, como personalizar, etc, coisa que a grande maioria não domina.
pra voce chegar nesse nivel de dominio é necessario estudar eletronica. se voce ja estudou o suficiente pra conseguir manipular, já não é um mero handmaker de fim de semana.

kiki
Moderador
# nov/08 · Editado por: kiki
· votar


Diino
ai do nada uns carinhas vazam com toda a informação SEM GANHAR NADA EM TROCA, num forum, ai vem eu e os noob, pegam compram equipo top de luthieria, conseguem fazer o esquema melhor que tu e vao competir cntg?
isso é ERRADO, pra mim tinha que banir qlqr movimento DIY. isso desvaloriza o trabalho de MUITA mas MUITA gente.


discordo novamente (não é implicancia com voce, só to querendo debater mesmo!)

acho que é ai que mora a diferença.

acesso à infromação qualquer um pode ter. com dinheiro voce compra os livros. com acesso à net voce encontra de tudo.

agora, saber usar essa informação não é pra qualquer um. tem que saber usar o que se aprende no livro. tem que ter um nivel critico pra conseguir usar tudo que esta disponivel na internet.

não é qualquer aspirante a luthier/handmaker que le um turorial e sai fazendo.
leia um tutorial de regulagem de guitarra. voce nao sai regulando uma guitarra de primeira, tem que fazer varias vezes ate ficar bom. isso custa tempo.

quer conhecimento? pague por ele. como tudo hj em dia.
não, voce paga pelo acesos à informação.
conhecimento se adquire com o tempo, com a experiencia.
conhecimento e habilidade.

edit:

só pra finalizar, sou a favor, apesar que esse forum DIY ja acontece entre a guitarra, as amplis e os pedais.

Felipe90
Veterano
# nov/08
· votar


Apoiado !

po , diino , na boa mesmo , se você nao gostaria da idéia , nao pratique e nao frequente o forum DIY , apenas os outros !
simples assim (nao estou dizendo com intuito de ser grosseiro )

e eu concordo com o kiki

vlw

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


kiki
cara, boas observações! além do que muitos pedais já tem as patentes quebradas

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Diino

quer conhecimento? pague por ele. como tudo hj em dia.

Putz cara, saia do forum então!! Aqui vc adquire conhecimento gratuitamente!!
É cada uma...

já ouviu falar sobre "wiki"?
Já ouvi falar sobre o kiki, serve?? hueheuhe

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


kiki

mto boas as tuas colocações.
tenho que concordar cntg nesse ponto.

abç!

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD
ah serve tbm, ta servindo! UAHEuAHEuaHEu lê ai o q ele disse q eh suficiente pra desqualificar uma colocação idiota como foi UAHEuHAEUhAEUh

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


The Root Of All Evil
Quem vive disso que se esforce pra ser competitivo e oferecer serviços que compensem o preço que cobram.


Exatamente
Um exemplo apenas: há quanto tempo lemos posts de pessoas recomendando os amps Lifesound? Há muuuuito tempo...
Hoje o prazo de entrega da Lifesound está impraticável. Já que ele já tem um reconhecimento da galera que seus amps são bons, ele não poderia ter dado treinamento para outras pessoas irem construindo os amps também? Diminuindo o prazo de entrega consequentemente.
É foda pagar pelo amp e esperar quase um ano (ou mais) pra ter ele em mãos

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


É foda pagar pelo amp e esperar quase um ano (ou mais) pra ter ele em mãos

É ridículo isso!! Eu nunca esperaria esse tempo todo por um amp!!

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


gucrispim

eu conheço o handmades, sou membro la a tempo, assim como de comunidades do orkut, DIY Stompboxes etc.. =)

Diino

cara, acho que o eugenio da EFX muito menos o João da 56inc vao morrer de fome por um forum de DIY no FCC afinal, nem todo mundo quer aprender a fazer as coisas sozinho (se fosse por isso, ninguem mais levava guitarra em luthier)

e ja existe isso em outro forum ai, acho que seria bacana pro FCC...

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
Se vc estudar eletronica, vai entender que o que os profissionais de verdade fazem, que eh modificar pedais e desenvolver novos projetos, ñ se aprende num forum.

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


Diino

ah e cara, quem estuda engenharia eletrica (imagino que seja isso o "paga 1300 por mes") faz coisas muito alem desses pedais que encontramos ai na internet

um exemplo é o João Luiz, PQP o tubestation que ele desenvolveu atraves de um pré de mesa boogie (agora tem de 5150 tmb) é matador cara, é um projeto que ninguem lendo um forum apenas, saberia fazer pois é muito mais que 2 valvulas e um trafo...

o eugenio idem, fez aquele pré de Orange la, num pedal, quem faz isso só lendo coisas na internet? ninguem! aehuhuaehueahuae

Lucas_fms
Veterano
# nov/08
· votar


Diino

acho que ta ficando mto popular essa historia de todo mundo fazendo ampli e pedal, e quem vive disso?!
é a mesma questao de pirataria, é a MESMA questao.
é plagio de uma forma ou de outra
qlqr um vai poder fazer o que quiser e ai?
mesmo sem ter noção nenhuma, usando o forum como assistencia.
quem vive disso que se foda?


Esse é o mesmo raciocinio falido de quem é contra os homestudios porque tiraria o mercado dos grandes estudios. O mundo hoje é assim, a informação ta ai, tem que quer, quem tem interesse! Quem não tem interesse, compra o produto pronto e ponto.

Você vai parar de cozinhar só porque existem restaurantes? E os chefs como ficam?

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar


Nossa gostei muito da ideia do fórum...

Agora é o lance da livre concorrencia, independente se comercial ou não, quem vive de fazer pedais tem que mostrar o diferencial, seja no som, seja no acabamento externo.

Lógico sou contra o fato da pirataria, se existem projetos aí que foram extraviados de algum modo, eu já não acho justo. Funciona parecido com os Softwares proprietários e Software Livre, usa quem quer e paga quem pode, quem não pode arruma uma outra solução dentro das possibilidades legais.

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Jandira
Mas no minimo vc tah com o windows piratão neh?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sugestão: Fórum DIY já!