Review Comparativo: SST57 X Condor RX30

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08


Bem, estou com essas duas guitarras em casa para regulagem (depois serão "upadas"). Assim, lá vai um review comparativo:
Construção:
Nesse quesito a SX57 ganha fácil. Madeiras de qualidade superior, corpo com espessura correta, acabamento bom.
Braço:
Aqui a Condor venceu, pois o trabalho de trastes estava superior, a SX necessitou de um "rebatimento" de trastes e a "limagem" de alguns deles, porém a construção do braço da SX é mais robusta e o acabamento, melhor. Em ambas a "pestana" é de plástico, mas a da RX30 é melhor. Ambos os tensores estavam frouxos.
Captadores:
Nesse quesito deu empate, pois a SX, apesar dos captadores terem uma saída fraca e pouca sustentação, tem um timbre bem "strato". A RX30 tem um HB na ponte, o que dá um timbre mais "agressivo" (se o corpo tivesse a espessura correta, o timbre seria bem melhor).
Tarrachas:
No mesmo nível, com ligeira vantagem para a Condor, embora as tarrachas da SX, tipo Kluson "vintage" também não sejam ruins. As tarrachas da RX30 necessitaram de um reaperto.
Conclusão:
No geral eu considerei a SX melhor, principalmente por causa da construção e do acabamento; a RX30 tem alguns detalhes superiores, mas o fato do braço ser um tanto frágil e o corpo com espessura inferior ao padrão (40mm ao invés de 45mm + ou -), possibilita menor aproveitamento de futuros "up-grades".
Abçs

Beatlemaniac
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc sabe onde tem dessas SX57 ainda ?
acabaram-se todas do mercado livre !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Beatlemaniac
Não sei.
Abç

BaNdAiD
Veterano
# out/08
· votar


Boa comparação!! Acho q tira a dúvida de muita gente!!
Tenho uma SX62, mas fico louco pra comprar uma SX57 branca!!

Abraços!

Luiz Almeida
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Gostei dos comentários, principalmente porque você disse que a Condor tem alguns detalhes superior, mas mesmo assim a Sx é melhor.
Parabéns.

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/08
· votar


e pra quem n encontra a SX.. qual seria a dica? tenho um amigo querendo comprar uma guita nesse preço e o cara tá numa dúvida cruel...

Grimc
Veterano
# nov/08
· votar


SX é o melhor custo-benefício da atualidade. Tenho uma SST 62, e axo ela o bicho, inclusive, se ela eh bem regulada, eu nao sinto uma diferença gritante entre as caracteristicas sonoras dela e da Fender, apesar da segunda com certeza muito melhor, eu testei meu amplificador quando o comprei com uma fender strato americana, e quando cheguei em casa, usando um bom booster e simulador, consegui sonoridade muito semelhante. Claro que não pode comparar uma guitarra SX de 500 reais com uma fender de 3000 mas eh com certeza uma grande guitarra. As espanholas devem ser o bicho. Só fico curioso quanto aquelas guitarras Pirate Series...

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


Concordo plenamente, tenho uma RX-30 e é isso mesmo

Até que ela vale a pena pois está uns 150 reais mais barato que a SST-57.

B.Frusciante
Veterano
# nov/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


...

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Valeu Bertola!!!!

Seus comentários são essenciais! Inclusive eu vi que em outros fóruns os caras entram aqui no FCC pra ver "as últimas" do Bertola. É uma referência!

Abs

ps. depois do elogio rola um desconto nos ajustes da minha guitarra? ;-) hehehe brincadeira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


B.Frusciante
Em compensação, esses R$ 150 não poderão ser compensados mais tarde.
MauricioBahia
???
Abçs

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sabe, vejo muita gente falando bem da SST 57, mas tive uma experiência muito desagradável com uma que eu comprei, além de estar com a escala feita incorretamente(de forma que afetava a afinação das primeiras casas) ela também estava com uma emenda bem porca na região interna da ponte e na cavidade dos captadores...

Não sei se deiu azar, mas acho que o controle de qualidade da shelter caiu muito...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


pasb2006
Isso ocorre mesmo, essa que regulei recentemente, e que foi objeto deste review comparativo também tinha problemas no braço, por isso a necessidade absoluta de vc levá-la a um bom luthier assim que comprar (esse procedimento vale para qualquer guitarra ou baixo).
Abç

Grimc
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Será que vale apena trocar a SX SST62 por uma SST 57? Pois eu AMO escala em maple e aquela guitarra eh muito bonita.

Grimc
Veterano
# nov/08 · Editado por: Grimc
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E outra, será que escalopada essa guitarra ficaria legal? Eu pegaria ela creme (igual a do malmsteen) e escaloparia, trocaria os caps, enfim, turbinaria o instrumento..

PS. A minha SST 62 foi adquirida em 2005

Slave of hell
Veterano
# nov/08
· votar


Axo que o pessoal tem que considerar o preço e a proposta da guitarra tbm...se o Bertola faz um review como este, e fala que a SX é uma boa guitarra por exemplo,eu acho que além dele analizar a guitarra usando seus parâmetros de avaliação imparcial em termos de construção e sonoridade,ele avalia tbm a relação custo/benefício da mesma...então sabemos que a guitarra é boa,mas devemos nos lembrar da proposta dela do preço tbm...porém talvez isso não se aplique a SX,pois ela é "boa demais" para o preço que é cobrado..cerca de R$ 400 + -,nunca ví nada tão barato e tão bem falado.

é meio "perigoso" falar bem de uma guitarra aqui,mta gente começa a comparar logo com fender e talz


isso foi uma rápido comentário apenas...não dirijo estas palavras a nenhum!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Grimc
Isso depende de vc.
Eu não gosto de escalas "escalopadas", acho algo pouco usável e meio "específico" demais (afinal, 95% dos clássicos imortais do Rock NÃO foram gravados com guitarras escalopadas).
Mas daí é uma vantagem da SX, o braço tem uma construção robusta, e pode ser escalopada sem problemas por um bom luthier. Já a RX30...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Slave of hell
Corretíssimo.
Abç

edalko
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Me esclarece uma dúvida: como distinguir uma SSt57 de uma SSt62 na hora da compra??
Porque a maioria dos vendedores aqui não sabe qual é uma ou outra...
tem diferença do que está escrito no headstock?? numero de trastes?

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


edalko
As SX SST57 tem braço em maple, e escudo "simples". Só isso.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bertola

MauricioBahia
???
Abçs


Brincadeira né Bertola!!!

Mas a questão de estarem comentando em outros fóruns dos seus reviews daqui é verdade. Não há nada errado nisso, apenas estou valorizando ser bom para o FCC.

Abs

edalko
Veterano
# nov/08 · Editado por: edalko
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Legal.. é que peguei uma SX Vintage Custom Hand Made, na cor creme/mint e achei muito boa.
Então deve ser um SST62 mesmo

To querendo colocar um set de Fender Hot Noiseless.
Com canelamento de Hum vc pode me indicar caps mais baratos e bons?

pasb2006
Veterano
# nov/08 · Editado por: pasb2006
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Na verdade não se trata de um simples ajuste, conforme eu e meu professor de luthieria conferimos, os trastes foram colocados a distâncias erradas em relação aos padrões da escala, então mesmo com as 8ªs ajustadas corretamente, a guitarra soa totalmente desafinada...Azar Meu, fiz besteira comprando pela internet sem testar, nunca tinha feito isso antes com guitarras e fica a dica para ninguém fazer também...

Agora, se ela não tivesse esse problema, seria uma exelente guitarra...fiquei surpreso com o custo/benefício.

edalko
Veterano
# nov/08
· votar


pasb2006

Já tive uma Shelter em que a ponte foi afixada depois do que deveria, prejudicando as 8a.

wcpm
Veterano
# nov/08
· votar


Essas guitarras valem isso tudo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82156935-shelter-sx-strato-head stock-fender-sunburst-linda--_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84000925-guitarra-sx-sst-ash-vi ntage-series-custom-handmade-_JM

ou o pessoal ta super valorizando. Pois se tiverem tomara que fiquem com elas encalhadas.

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


A segunda de Ash até vale sim, mas eu não pagaria 600 na primeira, só pq tem o head igual o Fender...

Slave of hell
Veterano
# nov/08
· votar


wcpm

nehuma está valedo o preço cobrado pelos vendedores...a de Ash eu memso me recordo que no mercado livre custou 550 reais enquanto durou e a segunda tbm está muito acima do valor que foi comprada..realmente eu não compraria nenhuma,,é mehor esperar

thmenezes_RJ
Veterano
# nov/08
· votar


wcpm

A ash não vale não, nem as sst 62/57 atuais. Não digo pelo valor da guitarra em si, mas pelo valor de mercado dela, há pouco estavam sendo vendidas novas no ML por 300, 350 contos.

Uma que vale esse preço é a antiga FST62, que vinha com o headstock idêntico ao da Fender, é tal guitarra do processo. Vale porque já saiu de linha... aí vira relíquia e o povo inflaciona. Mas eu não pagaria.

Essa daqui me deu uma vontade absurda de comprar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81999988-guitarra-shelter-fst-6 2-strato-seymour-duncan-e-gotoh-_JM

É uma FST 62 com ponte e tarrachjas Gotoh, e trio de Seymours. Com mais a mão de obra da Lutheria pra trocar tudo, será que está tão cara assim ? Eu já vendi um pedal pra esse cara, um DoD stereo phaser, já fui na casa dele e tudo, o cara é honesto. GAS do inferno...

edalko
Veterano
# nov/08
· votar


thmenezes_RJ

Não é porque o povo fala bem
Mas a guita que comprei é super bem acabada, com escudo sanduíche-íche, pots de boa qualidade. Construção impecável.
Tarrachas tipo Kluson de boa qualidade.
Fiz só um ajuste no nut aonde passam as cordas e ficou muito boa.

É uma guitarra de ótimo custo x benefício.
Bastam alguns upgrades e pronto!

A não ser que a pessoa queria pagar por marca... daí é outra história, mas em questão de funcionalidade esse guitarra cai bem (SSt62)

Tataum
Veterano
# nov/08
· votar


edalko

orra lembrar da mulher do sanduiche-iche, é zueira-eira cara aara... coitada-ada, ela nuuuuuummmm sabia-ia usaaaaar retorno-orno....



uhauhauhaauhauhauahauh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Comparativo: SST57 X Condor RX30