Montando o som dentro da sala de ensaios!

Autor Mensagem
alexdiffer
Veterano
# out/08


Bom sempre toquei guitarra mas recentemente fui convidado a integrar uma banda com uma proposta seria.....

Até ja tive uma banda só que tocavamos mais por diversão e não nos preocupavamos muito com certos detalhes os ensaios eram repletos de microfonia, um som embolado de guitarras etc......

Porem eu queria saber como montar um som agradavel a todos, evitar microfonia, fazer com que todos consigam ouvir um som de qualidade etc....

Queria dicas para poder ajudar a banda tbm....

markolino
Veterano
# out/08
· votar


alexdiffer
bom topico !

up !

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


alexdiffer

Antes de tudo parabéns pelo tópico!
Vou ficar ligado e conseguir o máximo de informações daqui...
Serão muito úteis...

Me corrijam se eu estiver errado, por favor, mas eu ouvi dizer, que o baixo é o que deve ficar regulado mais alto que todos os outros instrumentos.

Com relação às vozes, todos os microfones devem ficar no mesmo volume, independente do volume de voz individual de cada membro.

Eu ouvi dizer também, que p/ quem não ensaia em mesa de som (o guitarrista leva seu cubo, o baixista leva o seu cubo), dizem que é interessante colocar o cubo do baixo no chão, e o cubo da guitarra, em um plano mais elevado.

Se são confiáveis essas informações eu não sei, mas foi o que eu ouvi dizer a respeito.

Troquemos idéias em prol de uma boa música!

edukotzen
Veterano
# out/08
· votar


olha a mesa pros vocais e essencial para não gerar microfonias potencia ajuda muito também e um microfone de qualidade, cabos vagabundos e captadores de baixo e guitarra de qualidade duvidosa também ajudam muito nas microfonias

eu com minha banda deixo meu cubo num suporte onde ela fica meio inclinado, você escuta melhor o que tu ta tocando etc.. o cubo baixo deve ficar próximo da bateria para o baterista poder ouvir corretamente o baixo e a cozinha se entrosar melhor

um conselho legal é tentar tocar o mais baixo possível isso ajuda muito a obter uma sonoridade mais definida e agradável excesso de graves na guitarra so ferra o som em banda o baixo já ta lá pra fazer parte dessa função, se o baterista tem a mão pesada peça pra ele maneirar um pouquinho, dinâmica é tudo

o vocal tem que ser o mais alto da banda seguido de batera, baixo e guitarra

espero ter ajudado

A. Bissacot
Veterano
# out/08
· votar


Bem, tem várias coisas legais aí já! Vou contribuir com a minha experiência com a Almirante Rock:

Obs:
Dinâmica: Variações que uma música possui. Tem partes que tem mais ou menos intensidade. Quando vocal canta geralmente os instrumentos tem menos intensidade para o vocal sobresair, etc.

1. Bateria: Não tem muito segredo, o cara é o dono da dinâmica. Geralmente se ele bate forte ou fraco o resto acompanha. Não adianta nada o cara descer o braço enquanto o vocal canta e segurar a bronca na hora da introdução e final de músicas por exemplo. É difícil fazer ele entender que no ensaio não precisa descer o braço. Deixa isso pro show ok?

2. Baixo: É bom sim ficar perto da bateria, afinal como já foi dito, eles são a cozinha e precisam estar bem integrados. É bom o amplificador ficar no chão sim, isso favorece os graves. Se tiver saída de ar atrás e deixar virado para a quina (no canto do estúdio) melhor ainda! Alguns amplificadores tem a opção de ficar deitado mandando o som para cima, uma boa saída também. Geralmente o baixo acaba ficando mais alto que os outros instrumentos para que possa sobressair no meio o som!

3. Guitarra: Outro ponto difícil. Guitarristas (eu sou) são geralmente os rockstars da banda. Tocam sempre muito alto, nunca se ouvem, etc. É importantíssimo que se faça uma boa equalização da guitarra e fique bem claro o tipo de som que se toca. Tem músicas que o captador da ponte fica lindo, tem músicas que fica horrível! Saiba qual captador usar em cada música. Quanto ao lance de não se ouvir, é balela. Se você errar pode ter certeza que você vai ouvir. Você não se ouve quando o som ta redondo e tudo encaixa, acaba parecendo uma coisa só. Para evitar um pouco o lance de não se ouvir, coloque o amplificador sobre alguma coisa, para que fique mais próximo do ouvido e facilite assim a audição. Outra coisa, use pedal de volume para solos, isso faz com que não seja necessário tocar e regular a guitarra o tempo todo no potenciomêtro e faz com que os solos (que não deixam de funcionar como se fosse o vocal) seja bem ouvido por todos.
Outra coisa, guitarra base é base! Não adianta querer arrebentar e fazer solo. Não é desmerecimento para ninguém. Se tiver 2 guitarras, dividam os solos, e quando você for base, faça nada mais do que a base sem atrapalhar o solo.

4. Voz: O motivo de tudo que eu disse antes estar bem redondinho. Se tudo estiver uma embolação só o vocal não ouve os instrumentos, não entra no tom, não se ouve, não percebe que tá fazendo merda e dana-se tudo! O vocal tem que sempre estar o mais alto possível sem dar microfonia. Cada pessoa tem o seu timbre e intensidade de voz, portanto cada microfone pode SIM estar em uma altura diferente de acordo com que cada voz tenha intensidade parecida saindo das caixas.

Quanto ao uso de mesas e potencias eu acho essencial, pois, como eu disse, cada pessoa tem um timbre, uma intensidade, o que faz com que o uso da mesa permita regulagens diferentes para cada voz.

Procure deixar as caixas de voz no ponto mais alto possível para que se espalhe pela sala e todos possam ouvir bem!

A alma das músicas é voz, procure trabalhar da melhor maneira possível. Se necessário passe só violão e voz para acertar da melhor forma, faça back vocal em tons diferentes (terça, quinta... se alguém não souber perguntae que eu explico como fazer).

Bem, acho que é basicamente isso, o ponto principal é a dinâmica! No começo é chato, tem que ficar parando, lembrando da dinâmica... depois já fica natural!

Espero ter contribuido!

Forte abraço a todos!

megadeth2612
Veterano
# out/08
· votar


A. Bissacot

Grande ajuda para o tópico!

faça back vocal em tons diferentes (terça, quinta... se alguém não souber perguntae que eu explico como fazer).

Explica aí tio! rsrs

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Bela contribuição A.Bissacot, perfeito.

A.Bissacot-Bem, acho que é basicamente isso, o ponto principal é a dinâmica! No começo é chato, tem que ficar parando, lembrando da dinâmica... depois já fica natural!

Essa é a parte mais complicada na minha opinião. Significa o entrosamento total da banda. E é aqui que o Led Zeppelin é tão impressionante huahua

Bem... qnto à guitarra, confesso que sofro um pouco com regulagem de amp. Na hora de solos, sempre fico querendo aumentar mais, pra ficar em primeiro plano. Mas como não tenho pedal de volume isso não é uma coisa pratica de se fazer.

Normalente regulo todo meu som com volume no 7. Pra bases e fraseados comuns. Daí na hora do solo, ponho no 10 e torço pra dar o ganho necessário. Tem vezes que funciona, tem vezes que não, dependendo de como todos estão nivelados. É uma das minhas maiorias nóias...

De vez enquando configuro os dois canais do amp, de modo que um fique um pouco mais alto que outro. Mas não gosto muito de fazer isso, não sei pq...

De vez enquando o som simplesmente não sai... é bizarro isso.

Slowhand-
Veterano
# out/08
· votar


A. Bissacot
Muito bom texto. Só faço uma ressalva:

Outra coisa, guitarra base é base! Não adianta querer arrebentar e fazer solo. Não é desmerecimento para ninguém. Se tiver 2 guitarras, dividam os solos, e quando você for base, faça nada mais do que a base sem atrapalhar o solo.

Não concordo com isso. Não é pq tem alguém cantando que tem que ficar só fazendo acordezinhos. Basta ouvir o grande mestre Hendrix pra entender que a colocação "guitarra base" ou "guitarra solo" é equivocada.

No mais, várias dicas boas!

Valeu

Hansen
Veterano
# out/08
· votar


Uma dica pequena, mas que dá certo pra guitarras:
Ajuste seu som com base no som do centro da sala, não ajuste tudo colado no ampli, mesmo que vc vá e volte várias vezes. assim vc tem uma noção mais equilibrada do que está rolando, e também pode saber melhor se sua guitarra está muito alta/baixa.

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


Com o tempo junto com qualquer banda vc vai perceber que essas regulagens se baseiam no bom senso.

As vezes soh se adquiri isso por experiencia própria.

Como disseram, como é óbvio que o baterista regula a dinâmica da coisa se ele sentar o pau todo mundo vai ter q tocar muito alto e o vocal vai ter q gritar. Então ele tem q tocar com bom senso.

Não adianta ter 2 guitarras e 1 baixo e um querer sobressair aos outros o tempo todo, pq quando um vai la e aumenta o volume do amp o outro vai la e aumenta mais, e vai nessa ate todo mundo ficar surdo. Os guitarristas e baixistas tem q ter bom senso.

Para o vocal não adianta ele pegar o microfone e sair andando pelo estúdio como se fosse um palco montado em plana praia de Copacabana com mais de 1 milhão de pessoas assistindo, pq vai dar microfonia do capeta sem parar. O vocal tem q ter bom senso.
***equipo ideal para o vocal: mesa de som, retorno e microfone (pelo menos)


É por ai cara. Quando vc vai ensaiar com a galera vc vai ta pouco se fudeno se o amp do baixo ta no chão ou se tá no alto, quantos metros está mais baixo que o amp da guitarra.
Até pq muitas vezes vcs não vão ensaiar somente em 1 estudio, as vezes em 2 ou 3 por conta de horarios e tal. O lance eh o entrosamento com a banda, cada um saber o pq tá lá e sentir o q deve fazer.

johnny_cortez
Veterano
# out/08
· votar


um problema que muitas bandas não sabem oque fazer é qnd um membro da banda erra...não sabem se param ali mesmo pra corrigir o erro pois isso acaba atrasando o ensaio e muitas vezes acaba ficando caro esses minutos perdidos...

johnny_cortez
Veterano
# out/08
· votar


outra coisa que eu vi em muitos shows! é qnd qualquer membro da banda erra no show,ai os musicos começam a rir e tal....Muitas vezes o publico nem percebe mas já presenciei bandas que acabaram até chegaram a começar de novo a musica...usahsa

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pessoal,

Muito bom tópico!!!

Essa questão do volume em relação aos integrantes da banda é algo que, parece não ter fim. Ainda mais que todo mundo regula naquela os volumes naquela "música padrão de regulagem" e no final das contas só funciona nos primeiros 2 minutos de ensaio. O pessoal fica entusiasmado etc... Né mole não.

Sobre amp da minha guitarra:
Nos últimos 3 ensaios tenho tido menos problemas levando meu próprio amplificador. Isso ficou claro! Dá mais trabalho, mas como já estou acostumado com ele, a questão da tonalidade e volume ficam mais fáceis de controlar.

Sobre o volume da minha guitarra:
Dependendo da música, regulo 1 captador com mais volume que o outro e na hora do solo passo pro que tem mais volume. Mas (como no caso do conandrade), de praxe regulo o volume da guitarra no 7 ou 8; nos solos eu rolo pro 10. Tenho pedal de volume, mas eu não gosto de usar.

Como não sou profissional, gostaria de saber se também levem seus amps pros ensaios. Vi que o edukotzen faz isso também. O ideal seria levar o seu próprio amp?

Abs

ps. qnd qualquer membro da banda erra no show,ai os musicos começam a rir e tal....
Acho que, se for rir pra sacanear não rola. Todo mundo erra!!!

old steel
Veterano
# out/08 · Editado por: old steel
· votar


alexdiffer
Tocar o mais baixo "possível".
E um ensaio,não um combate.

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


Acho que a melhor idéia seria "estereozar" o som, mas ninguém faz isso porque os ensaios acabam sendo feitos em "rodinha" e também porque todos os instrumentistas querem ficar perto de seus amplificadores.

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia

Eu também me dou melhor levando meu amp. É pesado (giannini CUBO100 de 1900 e sei lá), com dois trafos de 5 kilos cada. Mas é nele que eu me sinto bem, hehe.

Pessoal, esses problemas de ensaio aí, já passei (e ainda passo) por todos. Ainda tem o tal do "da outra vez estava bom, hoje está uma merda", que por mais que coloquemos os controles do jeito que achamos ideal, a qualidade do som parece variar de um dia para outro. Incrível isso.

Dicas:
1- Amarre o baterista. Ou então coloque um cara com um bastão de basebol do lado dele, que é para dar uma porrada toda vez que o infeliz resolver descer o bambu em cima do vocal. Baterista tem que ter dinâmica. Silêncio também é música. Há momentos em que até uma caixinha de fósforos seria melhor.

2- Convença o baixista a regular o baixo mais GRAVE. Eles têm mania de regular agudo, para fazer arpegios, soltar slaps, etc. Mas, catzo, baixo é baixo e guitarra é guitarra. Toda vez que ouço Grateful Dead ao vivo eu babo com a regulagem do baixo do Phil Lesh. Ele fica distinto, imponente, soberano.
Outro exemplo de baixo bem regulado -> Ronnie Lane http://www.youtube.com/watch?v=SLhoLkTyNkM se sua caixinha do computador não reproduz bem os graves, experimente ouvir com fone de ouvido. É lindo esse timbre.

3- Não caia na tentação de subir o volume de sua guitarra apenas para acompanhar os porradões do baterista ou os slaps do baixista. Quando os instrumentos ficam alto demais, os vocais sofrem (conforme já foi dito pelos colegas). Melhor manter sua guitarra em um nível civilizado e quando alguém reclamar que não está ouvindo direito, então vc terá a oportunidade de pedir para que eles baixem os outros instrumentos, e que o baterista seja mais dinâmico e saiba dosar a batida.

4- Vocal é tudo. Tem que estar muito bem balanceado, sobressaindo dos demais instrumentos.

É por aí.....
Mas que é dose conseguir fazer funfar, isso é. Hehe.

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ant--,

1- Amarre o baterista
Separei as cordas. Bastão na bolsa.
edit: acabei de ler num tópico:"
Intão... minha banda eh mais ou menos por aih. A gente toca num lugar q num tem tratamento acústico nenhum. Moh barulheira do kct. O baterista desce o braço com força memo como se fosse a última vez q estivesse trepando. ". Depois dessa, veda-roscas no bolso.

2- Convença o baixista a regular o baixo mais GRAVE

No meu caso, o baixista já faz isso! Então o caso não é "grave". ;-)

3- Não caia na tentação de subir o volume de sua guitarra
Reclamam que toco baixo.

4- Vocal é tudo.
Dá pra sentir bem (mal) quando tocamos "Help".

Bom, então levar o Cubo pode ser um boa prática pra evitar os altos e baixos.

Valeu!!!

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


É... levar o amp pra ensaios não rola pra mim.

1) Pq é pequeno
2) Pq lá tem 2 bem superiores (Fender Deluxe 112 e um Marschall qualquer)

Inclusive... normalmente os estúdios de ensaio disponibilizam bons amps. Pelo menos aqui no Rio...

[]´s!

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/08
· votar


No caso da minha banda o lance dos volumes ocorre de forma interessante. Quanto ao baixista e o baterista, os dois têm ótimo bom senso. Logo, restou a responsa pra mim e pro outro guitar. Nossas características diversas contribuíram pra um bom som final. Ele curte um som mais pesado e distorcido, eu curto mais um som clean, geralmente com no máximo medio gain. O som fica bem balanceado. Fora alguns problemas q o outro guitar enfrentou no início, pq tinha acabado de comprar uma V-amp e ainda estava domando a bixa, td tranquilo.

Acredito q um consenso entre os guitars, quando uma banda tem 2 guitarristas (ou mais), ajuda bastante. No nosso caso ocorreu de forma automática, pelos próprios gostos. Outro aspecto é n tocar na mesma região do braço da guitarra e tal.. td q n só o entrosamento, mas a maturidade individual de cada um vai interferir bastante.

Tocar com gnt inteligente e com bagagem é sempre mto interessante, se aprende mto.

Vida longa SMOKE!
hehe

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
Bom, então levar o Cubo pode ser um boa prática pra evitar os altos e baixos.

No meu caso é "altos e baixos" literalmente, porque moro em um sobrado. Primeiro tenho que descer o Cubo, colocar na mala do carro, depois montar lá no estúdio, cabo pra tudo quanto é lado - levo também uma pedaleira Digitech RP-1, a pesadona - mais pedal de volume, um Chorus da Boss que uso em loop para dividir os efeitos em 2 canais... le depois tenho que fazer todo o caminho inverso :P
Cruel.

edukotzen
Veterano
# out/08
· votar


olha eu levo meu cubo pois ensaiamos na casa do vocalista, lá tem tudo mais quando vamos pro estúdio isso se torna desnecessário, o estúdio tem muito mais suporte!! claro um bom estúdio heheheh

obs:
por isso quando mais baixo os integrantes tocarem mais definido e mais chance de ouvir o que tu ta tocando, o som da banda não pode se sobressair em cima do vocal, vocal é tudo numa banda de rock blues hard etc, esse tem que estar bem alto!!

outra coisa é o guitarrista (que sempre) toca mais alto do que todo mundo, tem que saber dosar volume e graves, isso é o caminho pra ferrar o som de uma banda

um equalizador sempre é bem vindo, eu uso como pedal de volume também!!! Alem de ser barato tu vai ter uma gama de timbres para solo e base

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


Bom levar o amp pra mim é inviavel......vou de onibus para o estudio se bem que ano que vem irei com um carro se até lá tiver grana pra comprar shaushaushuahsa

Vou passar esses toques ai pro pessoal da banda e espero que de certo ..... o ampli do baixo realmente fica na quina da sala


o esquema da sala é esse aqui
http://img261.imageshack.us/my.php?image=imagemof3.jpg

tem uma sala a parte com mesa onde da pra add reverb na voz etc.....

acho que seria legal ter alguem nos acompanhando que entenda dessa parte ... vou ver se falo com algum conhecido...

Dhira
Veterano
# out/08
· votar


Bom, complementando
dependendo do som que voce quer levar com sua banda, o volume e as regulagens dos instrumentos e vocal sera diferente.

Por exemplo, levamos um som tanto experimental, com influencias de hard core e new metal, compassos quebrados (nada de 4/4 rsrs).

O batera tem pegada, solta o braco mesmo (chegamos a conclusao que a batera soa melhor no extremo), consequentemente, temos de aumentar o volume dos cubos.
Eu toco com um volcano 200, o baixista tem um fender excelente.

E pra complicar mais ainda, toco com afinacao mais baixa, B G D A E B, e cordoamento 013, que confere um timbre mais pesado e grave.

Resumindo, é uma questao do que voce tem em mente para seu som, no nosso caso tocamos alto por necessidade ;)

Abraco

Curly
Veterano
# out/08
· votar


gostei das opiniões, às vezes acho que a maneira mais fácil de arrumar o som da banda é trocar os músicos ruins, com nego ruim não há regulagem nem equipamento que dê jeito, o cara quando toca mal só escuta a parte dele, aí toca coisas que não encaixam, sai do tempo, no rock o volume e a distorção podem esconder a limitação dos caras, mas bota pra tocar uma mpb pra ver o que acontece, baixista ruim então não tem conserto, derruba a banda...

WeS Guitar Hero
Veterano
# out/08
· votar


Em questão de levar o amplificador para os ensaios tem seus prós e contras:

A parte boa é que você vai estar tocando com o seu equip e tem mais intimidade com o ampli e com o timbre dele, e não vai precisar se aventurar para saber timbrar um novo.

Mas os contras não são poucos: Carregar o ampli (principalmente se ele for valvulado e grande), locomoção e o maior dos problemas na minha opinião: a regulagem do próprio ampli.
Muitas pessoas fazem as regulagens nos amplis com o volume baixo, por exemplo, com o potenciômetro no 2 e guando chegam para tocar com a banda aumentam para 7 ou 8. Isso é o maior problema da regulagem. Você precisa regular o ampli com o volume que você vai tocar com a banda, pois as frequências mais graves só são ouvidas em volumes altos (por isso sempre falam que o baixo tenque estar mais alto que os outros instrumentos).

Intão se você for levar seu próprio ampli para o ensaio procure regular as frequências com o volume que você pretende tocar com a banda.

E outra dica para tocar em amplificadores de estúdios, principalmente se for algum ampli que você não conhece, é você tirar uma foto de como você deixou os controles no insaio. Quando for ensaiar de novo coloque-os como estavam da ultima vez, e se for necessário, faça os ajustes. Sempre começando de onde você terminou da ultima vez. Isso ajuda muito a dominar os controles dos amplificadores.

Dhira
Veterano
# out/08
· votar


Curly
tah ahi, vc disse uma verdade, pra nego ruim soh playback rsrs

WeS Guitar Hero

Ensaiar em casa tem suas vantagens, alem de nao termos limite de tempo, jah encontramos nosso timbre, pow e facilita demais.
Eh soh chegar, aquecer e tocar.

Vlw, abc

A. Bissacot
Veterano
# out/08
· votar


megadeth2612

Você perguntou como fazer back em outros tons. Segue ae pra quem precisar:

Os acordes são sempre formados por triades, tétrades, etc. Ou seja, isso significa que um acorde tem no mínimo 3 notas. Vamos pegar sempre como base aqui nesse exemplo o acorde de Do maior. O acorde de Do maior pode ser expressado em tablatura da seguinte forma:


e------------------------------------------------------
B-1-----------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-2-----------------------------------------------------
A-3-----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Dessa forma temos Do, Mi e Sol. Essa é a tríade de Do! O resto das notas é repetição das mesmas.

A voz nada mais tem que funcionar como uma tríade. É um pouco difícil no começo pra se situar na sua voz e não entrar na do outro, mas é questão de treino. Bem vamos lá. O primeiro passo é ver em qual nota o vocalista vai cantar. Do, Mi ou Sol. Vamos supor que seja Mi. Os backs ainda tem mais duas notas. O Do e o Sol. Basta pegar e tentar encaixar numa dessas duas notas (nao no acorde, só na nota tocada sozinha). Não é necessário que o back seja sempre agudo. O importante é que ele exista! As vezes o back grave pode ficar até mais bonito que o agudo! Assim quando o vocal e os backs fizerem, as vozes vão se encaixar como se fossem um acorde de Do. Agora imagina o efeito que isso vai dar depois? Pra quem não sabe escutem Roupa Nova, mesmo que não gostem os caras são muito bons em arranjos vocais.
Espero ter dado uma mão ae!
Forte abraço

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar


A.Bissacot

Cara, Backs bem encaixados fazem uma diferença MONSTRUOSA.
Banda com backs fenomenais eram os Beatles neh!Puta merda, mto bom.

MatheusFarage
Veterano
# out/08
· votar


A. Bissacot
Pra quem não sabe escutem Roupa Nova, mesmo que não gostem os caras são muito bons em arranjos vocais.
cara nao conheço as musicas deles.
passa o nome de uma q eles usam essa bem tecnica

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É a marca registrada do MPB4! Mas ali, eu acho que tem 4 vozes....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando o som dentro da sala de ensaios!