Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Dhira
Creio que o ideal seria mesmo uma 7 cordas.
Reveja essa ordem de seus pedais. O compressor (pedal à meu ver desnecessário e fonte de chiados), deve vir antes de tudo, depois as distorções, depois modulações e por último os delays. Quem sabe se, montado dessa forma o seu "set" de pedais, o som não fica mais "claro" (é uma opinião).
Abç

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que você acha dos instrumentos Strinberg, mas seria os violões...

Pois ontem vi uma Viola Caipira para comprar dessa marca, tava 600 reais, ativa com afinador...

Queria saber o que você acha da Strinberg em seus instrumentos acústicos, madeira, montagem, entre outros...

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Kamus23
Cara, eu não conheço os instrumentos acústicos dessa marca.
Os elétricos não me agradam (embora tenha havido melhorias).
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ahhh...ok...o plug eu compro outro...mas eu tinha perguntado se vc não sab sobre a minha outra pergunta...a respeito de aumentar a resistencia do pot de 50K p/a 250K...vc não conhece um método não??!!! o^

Vlw...;D

Flw's...um abraço!!!o/

Eduardo Cad
Veterano
# out/08
· votar


Bertola, conhece as guitarras Stagg? O que acha delas?

Dhira
Veterano
# out/08 · Editado por: Dhira
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pow, vlw mesmo
Vou experimentar, claro, vivendo e aprendendo
Depois postarei a resposta de como ficou o som, se houve melhora e o quanto houve.
Abc

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Floyd N Roses
Não.
Eduardo Cad
Somente manuseei Les Paul dessa marca, que achei razoávelmente bem construída, mas não a liguei ou testei, nem trabalhei com uma.
Dhira
Ok!
Abçs

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ahhh...ok...vlw!!! ;D

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Floyd N Roses
Ligando um resistor em série com o pot vc nunca vai conseguir zerar a resistência, ele vai ficar com 200K com o pot totalmente fechado !!
NC = non connect = serve pra nada

Muniz_45
A diferença de usar um verniz tingido sobre a madeira natural e tingir a madeira envernizando com incolor é uma diferença técnica... como assim?
A diferença é que, prestando atenção dá pra perceber se é a base que foi tingida ou se é uma cobertura colorida por cima, à grosso modo fica bem parecido, mas existe diferença sim.
Como eu te falei, se for tingir todo o corpo o ideal é usar a seladora tingida para que as partes do topo da madeira não fiquem muito mais escuras que o restante.
Existe técnica para tingir madeira clara antes de aplicar o verniz, tingido ou não, mas geralmente é só nas faces.
Cor sobre cor também dá diferença.
Enfim, é algo para se aprofundar e fica complicado explicar apenas com palavras e em poucas linhas.
Pra começar eu diria pra vc aplicar a tintura diretamente na madeira pra entender exatamente o que estou dizendo, lembrando que nas faces a madeira não absorve muito a tintura, fica relativamente superficial (dependendo da capacidade de absorção da madeira).
Numa próxima oportunidade, experimentar aplicar a cor apenas no verniz ou seladora.

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ai Bertola, você tem um e-mail pra eu entrar em contato? To precisando dar um trato nas guitarras aqui e não conheço ninguem mais qualificado e confiavel que você para o serviço!

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
Ahhh.....

E será que se eu ligasse um resistor de 750K em paralelo com o pot....tipo assim... http://img513.imageshack.us/my.php?image=potresistorhe8.jpg ...num daria certo não??!!! o^

Vlw...

Abraço!!!o/

MANFREDINI
Veterano
# out/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Floyd N Roses

apaga lá a mensagem dos links das fotos por favor? valeu cara, boa sorte ai então /o/

só uma dúvida, o que você quer fazer se tem só dois captadores, são humbuckers e você quer defasar?

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
OPA Cara...foi mal...já apaguei lá!!! ;D

Tpw...os dois caps. da minha guitar são singles...o que eu quero fazer é defazar (tirar de fase...não "splitar"...;D) cada um nas chaves individuais ON/OFF/PHASEOUT...colocar um tone geral e um pot. de volume pra cada cap....e no push-pull colocar uma chave pra alternar entre ligação em série/paralelo...só isso!!! xP

Flw's...abraço!!!o/

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Floyd N Roses

até hoje não entendi direito essa tal de "fase", mas isso vai mudar muito o seu timbre?

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
Vc recebeu meu e-mail?

Muniz_45
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
o jeito é eu pegar um pedaço de madeira e testar pra ver no que vai dar....vlw...brigadão pelas dicas

Muniz_45
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
"Como eu te falei, se for tingir todo o corpo o ideal é usar a seladora tingida para que as partes do topo da madeira não fiquem muito mais escuras que o restante."

Só uma duvida a seladora+tingidor se aplica com oque na guitarra ? com pistola ? ou tem algum outro jeito?

Dhira
Veterano
# out/08 · Editado por: Dhira
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de fazer mais uma pergunta, se eu plotasse o corpo de minha guitarra, poderia influenciar no som, ja que diferentes tipo de madeira jah o influenciam???

Abc´s

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Floyd N Roses
Como te falei, não tem como fazer de forma decente.
Resistores em paralelo diminui a resistência.
Quando vc colocar o pot no máximo a resistência equivalente vai ser de 46,875 Ohms.
(R1*R2)/(R1+R2)

Muniz_45
Se for uma amostra da mesma madeira do instrumento que vc quer pintar, melhor ainda.
O ideal é que vc use pistola pra ter um acabamento legal.
Em último caso use aquelas bombas de inseticida.

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sobre o traste Zero, que é muito encontrado em alguns violões classicos e em todas as violas caipira, a minha duvida é:

*Ele funciona como um capotraste, tipo as cordas chegam a encostar nele?
*O capotraste só tem a função de dividir as cordas tendo o traste Zero?

Abraços

Diino
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

pontes bigsby perdem afinação qdo estora uma corda? (tipo floyd)

abçs!

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
até hoje não entendi direito essa tal de "fase", mas isso vai mudar muito o seu timbre?
OPA...muda sim cara!!! O Brian May que usa muito isso...deixa a guitarra com um som meio "anasalado"...com uma simulação de um VOX AC-30 fico O BICHO!!! ;D

Fábio Seiji
Ahhh...então eu vou continuar procurando um pot. push-pull de 250K mesmo...pq pelo jeito...num tem jeito!!! xP

Vlwzãããooo....;D

Abraço!!!o/

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Soulface

recebi sim, brigadão man

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms
mlbertola@hotmail.com
Dhira
O que é "plotar" (não conheço o significado dessa expressão)
Kamus23
O traste zero é o mesmo que a "pestana".
Diino
Não, pois ela é fixa no corpo, enquanto as pontes tipo "Floyd" geralmente são presas apenas nos pivôs. Mas as alavancas tipo Bigsby para funcionarem direito tem que estar adicionadas à roletes na ponte.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


tem problema de passar verniz de base poliuretano em cima de seladora a base de nitrocelulose e spray preto do tipo "ColorGin"? vai fazer caca em tudo e acabar com o sunburst? tenho medo do verniz "dissolver" e fazer meleca =S

Dhira
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Colar adesivo de plotter ao inves de pintar o corpo da guitar. Se nao me engano ele eh feito de um plastico parecido com pvc.

Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
Não tem. basta a base (seladora) estar bem sêca e lixada com lixa 1200.
Dhira
Não sei utilizar essa técnica. Os instrumentos que faço são em acabamento "natural", ou pintados.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

um dia é suficiente pra secar bem?

Haven
Veterano
# out/08 · Editado por: Haven
· votar


Bertola ou Seiji

Estou precisando de mais um conselho sobre captação. ^^
Estou querendo colocar uns captadores na minha Samick Artist Séries [ corpo:basswood / braco:rosewood / Modelo Ibañez ]

Qual marca nacional vc me aconselha pra HSH ?
já ouvi falar bem dos malagoli e cabrera, mas queria saber a opinião de vocês.

MatheusFarage
Veterano
# out/08
· votar


Haven
qual estilo de musica vc toca?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III