Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# out/08 · Editado por: kiki
· votar


felippecg
Depende do corte,
que modelo de guitarra?
o corte que voce diz, é o neck pocket, onde parafusa, certo?
voce já tem um braço, ou vai comprar, ou vai fazer?

alem disso, é possivel fazer essa cavidade de diferentes maneiras, dependendo do ferramental que voce tiver.
voce ta construindo o corpo da guitarra? tem uma fresa? de que tipo? manual, fixa?
e as outras cavidades, quais vão ser? que tipos de captador? como vai ser a elétrica?
as telecaster por exemplo usam muito brocas e fresas de 6mm (1/4 pol).

seja mais explicito, explique o que voce quer fazer.

ps.: inaugurei a 2a página!

Luiz Almeida
Veterano
# out/08
· votar


Valeu Bertola, minha dúvida é difícil de explicar.
Mas vou tentar:
A guitarra que estou vendo é de braço colado, certo? Mas são duas madeiras diferentes que estão coladas. Não teria algum problema dela se descolar em função dessa diferença (mogno+marfin)? Ou ter outro tipo de problema?
Obrigado e Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Luiz Almeida
Não, não tem problema.
Abç

Marcelosa
Veterano
# out/08
· votar


Qual madeira brasileira mais se aproxima do som encorpado associado ao mogno?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Marcelosa
Cedro-Rosa.
Abç

Muniz_45
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji ou Bertola :
Estou me aventurando em lixar a minha guitarra, para deixa-la na cor da madeira. Estou terminando de tirar a tinta dela ( uma ESP LTD Modelo Les Paul ). A madeira dela é basswood e queria deixar ela num tom de cor intermediario entre claro e escuro, só que não sei que produto especifico usar para isso.

http://img283.echo.cx/img283/4430/dsc008040wh.jpg (queria que ficasse nesse tipo de cor e semi-fosco .)

Qual produto vocês me indicam ?
Sei que depois de escurecer ela tem que passar seladora nitrocelulose e continuar lixando com a lixa cada vez mais fina, mas e depois disso há algum outro acabamento final? ahhh e quero um acabamento semi-fosco .
abraços

leobozzo
Veterano
# out/08 · Editado por: leobozzo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ou
Fábio Seiji

Olá

Numa Tagima T735 Corpo: Marupá Braço e escala: Pau marfim

Que jogo captador até R$300,00 seria bom colocar pra se usar ela limpa e com distorção rock... estilo Weezer, Oasis...

Marcelosa
Veterano
# out/08
· votar


Fazendo uma strato de cedro rosa quais madeiras pro no braço pra ainda ter o som gordo?

Lembrando que gosto de escala escura, odeio verniz :(

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Luiz Almeida
Depende muito de quais instrumentos estão em questão.
Não apenas as espécies de madeira, mas qualidade da construção é muito importante.

felippecg
Depende qual tupia vc vai usar.
Se for uma trimmer, vc pode usar qualquer fresa copiadora com rolamento no eixo, desde que seja compatível e devidamente gabaritado.

markolino
Eu acho as Set Lemon Drop bem bonitas, eu pegaria uma dessas.
Os captadores vc poderia trocar por um set Cabrera que dão conta do recado.

THRASH3R
Como a ponte é Floyd e tem locker-nut eu não colocaria a troca das tarraxas como prioridade.
Se a sua guitarra está com trastes gastos a melhora vai ser perceptível, assim como o jack, se ele estiver com algum tipo de problema; senão a melhor coisa a fazer é juntar o dinheiro para uma eventual troca de guitarra ou adquirir outra.

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Luiz Almeida
Se a colagem for benfeita não tem problema delas serem diferentes.

Marcelosa
O mogno é uma madeira brasileira...
Para o braço pode usar o mogno mesmo, se encontrar.
Senão vc pode usar Pau Marfim, Amapá, Cabreúva, Canjerana, Andiroba, Curupixá, Tauari e etc... depende de quais madeiras vc tem disponível.

Muniz_45
Vc pode tingir a própria seladora, existem pigmentos próprios para isso.
Se vc for tingir direto na madeira, o que também é possível, só precisa tomar cuidado na hora de tingir as laterais, pois no topo das fibras da madeira a absorção é maior, ficando assim mais escuro.
O ideal é lixar a cada demão de seladora (de preferência Sayerlack).
Se vc quer acabamento acetinado ou fosco pode deixar só na seladora mesmo.

Marcelosa
Veterano
# out/08
· votar


Mas mogno alem de dificil de achar é muito caro, prefiro as alternativas mais em conta, pra mandar fazer uma strato sem machucar muito meu bolso.

Muniz_45
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
você quer dizer que existem seladoras que já deixam dessa cor escura? porque pelo que ouvi falar a seladora deixa uma cor amarelada.

felippecg
Veterano
# out/08
· votar


Na verdade eu tenho uma "Tupia" que é uma furadeira adaptada, mas funciona do mesmo jeito ela tem uma base de ferro quase semelhante aquelas de tupia mesmo que se prende em cima do mandril dá pra regular a altura e fica sem folga...
Eu tenho um corpo estilo music mam e um stili jem ibanez, feitas de cedro, mas não tem furação nenhuma, os braços já falei com um cara lá de são paulo pra fazer que faz por um preço bacana,
Estava dando uma olhada nesse jogo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82633529-jogo-de-fresa-para-tup ia-com-12-pecas-6-mm-_JM
mas estou meio perdido qual usalas e se essas serve pra furar...

leobozzo
Veterano
# out/08
· votar


Olá

Numa Tagima T735 Corpo: Marupá, Braço e escala: Pau marfim

Que jogo captador até R$300,00 seria bom colocar pra se usar ela limpa e com distorção rock... estilo Weezer, Oasis...

Luiz Almeida
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
Valeu cara..... Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Marcelosa
Bom, o custo de mogno na construção de uma strato é até que aceitável, seria caro se colocasse top de figured maple e afins; mas em relação à dificuldade em encontrar, isso vc tem razão.
Para corpo eu te indicaria o trivial cedro-rosa ou freijó
Para braço vai depender do que vc tem acesso, disponibilidade.

Muniz_45
Se tem nitro colorida eu não sei, mas sei que existem uns tingidores que podem ser adicionados na seladora.

leobozzo
Entre no site da Malagoli Sound, Cabrera Pickups, Captadores Stellfner e Kent Armstrong para procurar samples.

felippecg
Pra furar vc pode usar brocas normais, pra fresar vc pode usar essas fresas, mas o ideal é utilizá-las em alta rotação.

Luiz Almeida
Sempre às ordens !

Muniz_45
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
Qual tingidor você me recomendaria para misturar na seladora? E em que tipo loja posso encontrar esse tingidor ? depois como aplico na madeira ?

_Dio
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


Bom dia a vcs. Tenho uma dúvida que gostaria que pudessem me esclarecer:

-Tenho uma stratocaster com trêmolo comum, e depois de mandar ao luthier pra fazer uma regulagem básica e trocar o calibre das cordas (0.10 para 0.09), as cordas B e G começaram a trastejar da 12ª casa pra frente, mesmo aumentando a altura dos respectivos saddles. O que poderia ser? Tem algo que eu possa fazer em casa mesmo pra resolver?


desde já muito obrigado.

ABÇS

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


DiogoCarvalho
Foi feita a regulagem do tensor?
Por que mudar de 0.10(superior), para 0.9(inferior)?
Cordas 0.9 tem essa tendência, de vibrar de forma não linear.
Abç

_Dio
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

sim foi feita a regulagem do tensor.

quanto a mudança de calibre, foi para experimentar mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


DiogoCarvalho
Retorne para 0.10. Se o problema continuar, é caso de nivelamento/polimento de trastes. Se nã, esqueça 0.9 para sempre, eh,eh,eh......
Abç

_Dio
Veterano
# out/08 · Editado por: _Dio
· votar


beleza então^^

ah sim, mais uma dúvida: mudando para 0.10, não tenho tempo de levá-la ao luthier, então, para que lado devo girar o tensor?

muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


DiogoCarvalho
Dê uma ligeira apertada (sentido horário).
Abç

_Dio
Veterano
# out/08
· votar


ok, muito obrigado


abraços

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Sres luthieres...

Gostaria de saber
.quanto custa em média, fazer um corpo de Stratocaster em Alder ou Ash.
.quanto tempo demora?

Um camarada amigo meu, está pensando em mandar fazer, e aproveitar as peças da Strato MEX dele e ele me pediu ajuda, pq sabe menos ainda que eu. Só que não faço idéia de qnto sairia... com quem fazer... qnto tempo... etc, aqui no Rio de Janeiro (zona sul de pref.).

Se vcs puderem ajudar, ótimo... se não, valeu a tentativa hehe

[]´s!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


conandrade
Alder e Ash não são madeiras brasileiras, portanto a importação sairía caro, ainda mais em tempo de crise como agora.
Sugiro o uso de cedro-rosa ou freijó.
Abç

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Mesmo assim, gostaria de ter uma noção.
Caro é quanto?

E pra fazer com cedro-rosa ou freijó, por qnto sairia?

Tem um telefone fixo pra conversarmos?
[]´s!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


conandrade
Pesquise os preços nos sites da Stewart MacDonalds, International Luthiers Suply, All Parts e Hefner Guitar parts.
Mande um e-mail.
Abç

sr. das caravelas
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tava juntando uma grana pra equipamentos e levar a guitarra no luthier pra da uma geral...
eu tava planejando levar ela da proxima vez q fosse trocar as cordas porem ontem a E pocou, mas como foi na ponta eu consegui recolocá-la ...isso pra nao dexa a guitarra sem a tensão da corda pra nao empenar ou algo assim ...
eu to querendo saber pois eu uso cordas 0.11 e afinaçao em D ...so q eu dicidi passar a afinaçao pra C ...pela minha pegada e estilo de musica q toco...sera q tem algum problema mudar a afinaçao assim? e tava pensando em mudar de 0.11 para 0.12 se fosse o caso para nao ficar meio "frouxas" ...mais para isso vou leva-la num luthier para ele fzr as regulagens necessarias ....com isso ela nao corre nenhum risco de enpenaçao ou algo do tipo neh?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


sr. das caravelas
Não, não tem risco de empenar.
Braços de guitarra só empenam por falta de ajuste do tensor, descuidos e variação de temperatura e humidade.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III