Pedro luthier ABC- Dicas de regulagem -1ºparte: encordoamentos

Autor Mensagem
Pedro Luthier
Veterano
# out/08


E aí pessoal, nesta primeira postagem aqui no cifraclub , resolvi comentar sobre os encordoamentos, sei que é um assunto bastante discutido mas trago um novo ponto de vista que espero acrescentar aos que vocês já conhecem e ajudar aos que estão conhecendo.
Como sabemos,o uso incorreto deste acessório pode causar empenos, perda de afinação, perda de regulagem da ponte/alavanca, descolagem de cavalete e tampo. Por esse motivo começaremos falando sobre diâmetro e tensão.

Sabemos que todo fabricante trás informações no verso da embalagem sobre o diâmetro das cordas. Mas somente a D'addario trás especificações da tensão que cada uma exerce sobre o instrumento.
Estas informações são de grande importância pois informará quanto de tensão a corda exercerá sobre o braço e ponte do instrumento , que se observado antecipadamente pode evitar possíveis empenos .
Diâmetro : É a expessura de uma corda presente num jogo. Quando dizemos 0.09 significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro.
Tensão: É a força que a corda exerce sobre o instrumento quando afinada.

Citei alguns exemplos do mesmo fabricante para observarmos as diferenças de diâmetro e tensão que existe entre eles.

Enc.bronze Daddario mod.EZ 900 B
corda E expessura .010 tensão após afinada kg 7.35
corda B expessura .014 tensão após afinada kg 8.07
corda G expessura .022 tensão após afinada kg 11.52
corda D expessura .030 tensão após afinada kg 12.20
corda A expessura .040 tensão após afinada kg 12.07
corda E expessura .050 tensão após afinada kg 10.52
tensão total do jogo sobre o braço Kg 61.73

Enc. Nylon Daddario mod. EJ45 ( tensão normal)
corda E expessura .028 tensão após afinada kg 6.94
corda B expessura .032 tensão após afinada kg 5.27
corda G expessura .040 tensão após afinada kg 5.49
corda D expessura .029 tensão após afinada kg 7.08
corda A expessura .035 tensão após afinada kg 6.80
corda E expessura .043 tensão após afinada kg 6.35
tensão total do jogo sobre o braço Kg37.92

Enc.níquel guitarra Daddario mod.exl 130
corda E expessura .008 tensão após afinada kg 4.72
corda B expessura .010 tensão após afinada kg 4.13
corda G expessura .015 tensão após afinada kg 5.85
corda D expessura .021 tensão após afinada kg 5.44
corda A expessura .030 tensão após afinada kg 6.35
corda E expessura .038 tensão após afinada kg 5.49
tensão total do jogo sobre o braço Kg 31.98

Enc. níquel guitarra Daddario mod. EXL120j
corda E expessura .009 tensão após afinada kg 5.94
corda B expessura .011 tensão após afinada kg 4.99
corda G expessura .016 tensão após afinada kg 6.67
corda D expessura .024 tensão após afinada kg 7.17
corda A expessura .032 tensão após afinada kg 7.17
corda E expessura .042 tensão após afinada kg 6.71
tensão total do jogo sobre o braço Kg38.65


Enc.níquel Daddario mod.EXL-110J
corda E expessura .010 tensão após afinada kg 7.35
corda B expessura .013 tensão após afinada kg 6.98
corda G expessura .017 tensão após afinada kg 7.53
corda D expessura .026 tensão após afinada kg 8.34
corda A expessura .036 tensão após afinada kg 8.84
corda E expessura .046 tensão após afinada kg 7.94
tensão total do jogo sobre o braço Kg 46.48

Enc.nyquel guitarra EXL115
corda E expessura .011tensão após afinada kg 8.89
corda B expessura .014 tensão após afinada kg 8.07
corda G expessura .018 tensão após afinada kg8.44
corda D expessura .028 tensão após afinada kg 9.66
corda A expessura .038 tensão após afinada kg 9.80
corda E expessura .049 tensão após afinada kg 8.93
tensão total do jogo sobre o braço Kg53.79

Enc.níquel Baixo Daddario mod.EPS-180
corda G expessura .035 tensão após afinada kg 11.66
corda D expessura .055 tensão após afinada kg 17.05
corda A expessura .075 tensão após afinada kg 15.75
corda E expessura .095 tensão após afinada kg 14.42
tensão total do jogo sobre o braço Kg 58.87

Enc.Níquel Baixo Daddario mod. EPS-220
corda G expessura .040 tensão após afinada kg 15.33
corda D expessura .060 tensão após afinada kg 19.82
corda A expessura .075 tensão após afinada kg 15.74
corda E expessura .095 tensão após afinada kg 14.42
tensão total do jogo sobre o braço Kg65.31

Essas tensões agem diretamente sobre o tensor e a ponte.
É importante informar que os diametros diferem de fabricante para fabricante podendo alterar a regulagem presente no instrumento.
Mesmo um instrumento novo necessita de regulagem, pois nem sempre a regulagem de fábrica é aquela que o músico necessita, sempre que mudar de diâmetro ou de afinação fique atento às alterações, que são:

Empeno concavo: Quando a tensão de cordas é maior que o ajuste de tensor

Empeno convexo: Quando o ajuste de tensor é maior que a tensão gerada pelo encordoamento.

Ponte Suspensa: Quando a tensão das cordas é maior que a regulagem das molas

Ponte rebaixada: Quando a tensão das molas é maior que a tensão das cordas

Até breve, numa outra postagem
um grande abraço

Headstock invertido
Veterano
# out/08
· votar


Muito bom, acho q disso a galera mais antiga daqui conhece, porém pros novatos vai ser muito proveitoso! Mas como é parte 1, acho q vai vir muita coisa boa por aí, espero aprender...Valew pelo trabalho e continue postando.

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Show de la pelota!!!

Agora só uma dúvida: como regular o tensor de modo correto? Tem alguma ferramenta comum caseira pra ajudar?

Eu sempre quis tirar o braço da minha guitarra só por curiosidade, existe algum problema em desaparafusá-lo (é uma Fender Strato estilo antiga) ver e aparafusá-lo de volta? Eu tenho medo de desregulá-la fazendo isso, por isso ainda não me meti a besta! hehe

Fora isso, sempre quis saber mexer nessa regulagem de tensor de braço...

Abraços! Valeu o tópico!

Pirata Irlandes
Veterano
# out/08 · Editado por: Pirata Irlandes
· votar


Só para ser chato
Kg é medida de peso, força ou tensão da-se em newton ou outra medida que relacione massa com aceleraçao.

Headstock invertido
Veterano
# out/08
· votar


Pirata Irlandes

oO

Pirata Irlandes
Veterano
# out/08
· votar


Ue o cara tem que usar os termos certos se quer dar um tom mais sério a uma explicaçao.

markolino
Veterano
# out/08
· votar


po , legal ter mais um luthier no forum !

bom topico
abç

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


Pirata Irlandes
Kg é medida de peso
Aonde?!? Kg é medida de massa parceiro! Peso (q eh uma força) é em Newton

Sea of Lies
Veterano
# out/08 · Editado por: Sea of Lies
· votar


Pirata Irlandes

Na verdade Peso também é uma força igual a força gravitacional (P = m x g), sua medida então como uma força seria em Newtons ou em quilogramas força.

Kg é medida de massa, em uma experiência 100% correta, para avaliarmos a massa de um corpo devemos desconsiderar as forças externas (vácuo).

Flws.

Pedro Luthier
Veterano
# out/08
· votar


Ue o cara tem que usar os termos certos se quer dar um tom mais sério a uma explicaçao.

Pirata Irlandes, as informações e os termo que utilizei vem impressa na embalagem do encordoamento.
Não acho que as informações do fabricante estão incorretas, veja você mesmo o verso da embalagem de um dos encordoamentos, observe que a tensão pode ser medida em kilo / libras

http://www.daddario.com/DADProdDetail.aspx?CodaID=588&ID=1&Class=AABA

Quanto a informações, tentarei ser o mais transparente possível pois não é minha intensão enrolar niguém .
Eu entendo sua desconfiança pois existem muitos luthiers por ai que enrolam
A confiança é algo que se ganha aos poucos em breve trocaremos muitas idéias.

Um Grande abraço.

Rod Turtle
Veterano
# out/08 · Editado por: Rod Turtle
· votar


Pirata Irlandes
No caso kg=kgf

Clauber guns
Veterano
# out/08
· votar


caraca num entendi p*** nenhuma dessa discusão de Newton e Peso e vácuo e sei lá mais o q !!! :)

Só tenhu uma duvida, mandei minha guita prum luthier (ae finalmente) e pedi pra ele troca as cordas e eu tinha visto alguém aki do forum comenta q as NIG 010 são boas e pedi pra ele por essas!!
Só q depois eu ví q tinha muito mais gente falando mau dela, aí fiquei na dúvida!!

Afinal a NIG 010 é boa ou ñ????
Abçs

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Clauber guns
Não.

Deji
Veterano
# out/08
· votar


Pedro Luthier
bem vindo, bom topico!

Clauber guns
Veterano
# out/08
· votar


Rod Turtle
IHH, fudeu!!
PQ ñ???

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Clauber guns
Dura pouco,timbre ruim,bolinha de plástico.

Tataum
Veterano
# out/08
· votar


Rod Turtle

mas tb custa só 12,00 aki na minha cidade, e tem akela hibrida, que é um pouco mais grossa que a ,10, mas ainda num é a ,11

to com uma dessas na minha strato... to gostando...

claro que ela tem só 1 semana, eu sempre usei ernie ball.... colokei só pra testar mesmo, agora quero testar a Elixir tb.

Clauber guns
Veterano
# out/08
· votar


Rod Turtle
Merda!!!
Se eu troca mais pra frente as cordas sem altera o diametro da corda tipo coloca outras 010, eu ñ preciso leva de novo no luthier ñ, né???

axleWs
Veterano
# out/08
· votar


Pedro Luthier
não sei se fui o único, mas notei que o encordoamento de nylon causa mais kgf que o 0.08 de nickel, certo? e é quase igual ao kgf total do 0.09 nickel.

ta aí, uma coisa que me surpreendeu.

caso isso seja uma afirmativa, completo depois.

abraços

Ren44
Veterano
# out/08
· votar


Stick nisso! adorei seu tópico

Pedro Luthier
Veterano
# out/08
· votar


Pedro Luthier
não sei se fui o único, mas notei que o encordoamento de nylon causa mais kgf que o 0.08 de nickel, certo? e é quase igual ao kgf total do 0.09 nickel.

ta aí, uma coisa que me surpreendeu.

caso isso seja uma afirmativa, completo depois.

abraços


Que legal saber que esta reparando estes detalhes, observe estes outros modelos modelos também:

enc. nylon modelo EJ 43 tensão light
exerce: 35,47Kg de tensão
http://www.daddario.com/DADProdDetail.aspx?CodaID=703&ID=4&Class=ADSA

enc. nylon modelo EJ 45 tensão normal
exerce : 37,92 Kg de tensão
http://www.daddario.com/DADProdDetail.aspx?CodaID=601&ID=4&Class=ADSA

enc. nylon modelo EJ 46 Hard Tension
exerce: 39,41Kg de tensão


Se compararmos estes encordoamentos com o jogo
0.08 ( 31,98kg) pode-se notar que as cordas de nylon produz mais tensão.
Mas se compararmos com o encordoamento 0.09 ( 38.65 kg) tem uma pequena diferença que é de 6,67 Kg
Esta diferença equivale a um saco fechado de arroz sobre o braço do instrumentos que o suficiente para causar um empeno concavo.

Um grande abraço

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Clauber guns
Muito provavelmente você nem vai ver diferença no braço e talvez verá alguma diferença na regulagem de oitavas,mas acredito ser muito pouca coisa.No mais,regular uma guitarra não é nada que você não possa fazer.

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Pedro Luthier
Só curiosidade (não tentem fazer isso em casa,eu não tentarei):Visto que os encordoamentos de nylon geram mais tensão que o encordoamento de níquel 0.08,teoricamente seria possivel colocar cordas 0.08 num violão clássico (novamente não tentem isso em casa)?

Clauber guns
Veterano
# out/08
· votar


Rod Turtle
Vc q pensa q é algo q eu possa fazer, ainda ñ manjo nd de guita, a ñ ser q eu procure mmmmmmuuuuiiiitaaaaa coisa e tenha mmuuuuiiittttttttaaaaaaaaaa sorte num conseguiria, por isso qro fazer um curso de guita!

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Clauber guns
Bem não vejo nada demais,regular floyd que todo mundo reclama é chato mas é fácil,só é trabalhoso.No mais,é só não sair dando 27 voltas nas molas do tremolo (se a guitarra tiver) e dando 43 voltas no tensor que não tem segredo,é só ir de pouquinho em pouquinho que é tranquilo.

Pirata Irlandes
Veterano
# out/08
· votar


É isso ai, falei de peso como sinonimo de massa e cai em contradiçao, malz ae

Pedro Luthier
Veterano
# out/08
· votar


Clauber guns
Muito provavelmente você nem vai ver diferença no braço e talvez verá alguma diferença na regulagem de oitavas,mas acredito ser muito pouca coisa.No mais,regular uma guitarra não é nada que você não possa fazer.


E aí cluber guns, eu acabei de terminar uma regulagem numa jackson JDR made in japan, o cliente utilizava uma 0.10 ( 46.48 kg) e resolveu mudar para encordoamento 0.09 ( 38.65 Kg) a diferença entre eles é de somente 7.83 Kg, mas....:

*A regulagem do braço apresentou um leve empeno convexo, suficiente para causar trastejamento nas primeiras casas .nada que não se resolva com um pequeno ajuste de tensor ( veremos mais adiante)

*A alavanca floyd rose sofreu uma leve inclinação que obrigou um ajuste de molas.
Apesar de pequenas as diferenças, foi necessário os ajustes para que o instrumentos trabalhasse corretamente.

A regulagem é como Clauber guns disse,não é nada que você não possa fazer.
Mas é importante conhecer os procedimentos corretos para que a regulagem seje bem feita , pesquisar e querer aprender é um ótimo início e se eu puder ajudar terei um grande prazer.

um grande abraço

B.Frusciante
Veterano
# out/08
· votar


Ótimo tópico!

Eu queria saber muito das tensões 0.12 e 0.13 para guitarra!

Pedro Luthier
Veterano
# out/08
· votar


Pedro Luthier
Só curiosidade (não tentem fazer isso em casa,eu não tentarei):Visto que os encordoamentos de nylon geram mais tensão que o encordoamento de níquel 0.08,teoricamente seria possivel colocar cordas 0.08 num violão clássico (novamente não tentem isso em casa)?

Você esta certo Rod Turtle , no ponto de vista tensão não haverá problema algum, mas outros problemas irão ocorrer, vou citar alguns:
* As cordas de aço podem danificar suas tarracha, pois no violão de nylon as tarracha possuem um revestimento em PVC sensível a cordas de aço.
* O som produzido se assemelha mais ao som de uma viola caipira que o som de um violão folck. ( isso ocorre devido as dimensões do tampo e o leque interno).
* O violão clássico é um instrumento indicado para os estilos :
música Clássica, Flamenco, Bossa nova, Samba, MPB, etc .para que as carcteristicas do estilos se mantenha é necessário a utilização do nylon
* O violão Folck é para os estílos country, rock, blues, sertanejo,entre outros, para caracterizar a expressão deste estílos é necessario o encordoamento Bronze / aço

O músico e o público contemporâneo se tornou muito eclético, devido a apreciação dos diversos estílos presente em nossa cultura seria legal se possível o músico possuir os dois instrumentos.

um grande abraço

Pedro Luthier
Veterano
# out/08
· votar


Ótimo tópico!

Eu queria saber muito das tensões 0.12 e 0.13 para guitarra!


Olá, B. Fruciante, vai aí as informações que me pediu

Enc.níquel Daddario mod.EXL-145

corda E expessura .012 tensão após afinada kg 10.57
corda B expessura .016 tensão após afinada kg 10.58
corda G expessura .020 tensão após afinada kg 10.39
corda D expessura .032 tensão após afinada kg 12.74
corda A expessura .042 tensão após afinada kg 11.93
corda E expessura .054 tensão após afinada kg 11.16
tensão total do jogo sobre o braço Kg 67.37

Enc.níquel Daddario Jazz medium mod EJ22
corda E expessura .013 tensão após afinada kg 12.43
corda B expessura .017 tensão após afinada kg 11.93
corda G expessura .026 tensão após afinada kg 14.88
corda D expessura .036 tensão após afinada kg 15.78
corda A expessura .046 tensão após afinada kg 14.10
corda E expessura .056 tensão após afinada kg 11.93
tensão total do jogo sobre o braço Kg 81.05

Como você pode notar, a tensão exercída por este encordoamento é muito alta, para reduzir esta tensão aplica-se afinações baixas com Eb,D,Db,C podendo optar em dropar ou não.

Obs:Não aconselho a utilização deste tipo de encordoamento em guitarras com ponte do tipo floyd rose, mesmo se vier a colocar mais molas. O motivo é que o pivo que sustenta toda a tensão poder suspender e causar perdas de afinação .
Outro fator, é que você irá esgotar todo recurso do tensor para manter o braço alinhado com isso ficará mais propício a formação de empenos concavo ou ainda torções na região dos primeiros trastos.

Um grande abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedro luthier ABC- Dicas de regulagem -1ºparte: encordoamentos