Problemas com trastes(casas)

    Autor Mensagem
    Fanderslash
    Veterano
    # out/08


    Olá,

    Minha guitarra estava trastejando um pouco e a levei a um professor (e não luthier,pelo menos não que eu saiba) da única escola/loja de música aqui da cidade,quando peguei a guitarra vi que o trastejamento tinha diminuído.

    Depois que fui tocando vi que o trastejamento ainda não tinha saído completamente (1º problema) mas dava pra aguentar.

    Acontece que agora percebi que em algumas casas específicas da mizinha E4(somente ela) o som sai bem estranho,um tremido/estalado chato que some dando um pequeno bend,ai o som sai limpo e claro. Cheguei a conclusão de que isso não é normal e não dá pra ficar dando bend em notas que deveriam soar normais.
    O problema é que se eu for levar pro cara da loja de novo ele só vai me cobrar e fazer um serviço "incompleto",que para um luthier de verdade seria a versão "completa" pelo conhecimento.

    Pra ser mais específico esses estalados acontecem na casa 4,14 e 15 e somente na E4,nas mesmas casas em outras cordas isso não acontece.

    O que pode ser isso? Será que posso eu mesmo resolver?


    Abraços.

    JC_Junior
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tá com cordas novas????

    cordas velhas geralmente ocorre esses problemas......

    Fanderslash
    Veterano
    # out/08
    · votar


    JC_Junior

    Coloquei cordas Ernie Ball 0.10 há umas 3 semanas e novidades...a mizinha arrebentou e eu não tenho reserva. rs

    JC_Junior
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Fanderslash

    deve ser por isso então.....

    comigo isso acontece..... com mais ou menos 3 semanas mesmo as cordas começam a ficar com um som ruim, fazem tipo um "trastejado"..... ae eu troco as cordas e tudo fica normal!!!

    tenta colocar cordas novas ae..... deve melhorar com certeza....

    gabriel_lecchi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Fanderslash
    minha guit ta assim
    mas eh pq as cordas tao velhas
    aisuheiauhseihuase
    no seu caso deve ser falta de regulagem mesmo
    abraço.

    Fanderslash
    Veterano
    # out/08
    · votar


    JC_Junior

    Acho que não seja das cordas porque quando comprei a guitarra e eu tocava a introdução da sweet child o' mine,e ela usa as casas 14 e 15 e eu sempre percebia que alguma coisa tava errada,ai comecei achar que era problema comigo então nem dei bola.
    Mas quando toquei na strato do meu amigo vi que tava indo normal ai tive certeza que era problema na guitar.

    gabriel_lecchi

    Qual seria essa regulagem?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Esse lance ai de tocar a casa e trastejar estranhamente, e se der Bend some o som, é problema de alinhamento dos trastes.
    Leve pro luthier pra fazer um realinhamento de trastes e uma regulagem geral.

    abraço

    wagnerbutterfly
    Veterano
    # out/08
    · votar


    sem querer bancar o sabichão... mesmo porque eu não manjo quase nada... mas esse braço não está torcido não?
    olha, eu não sei se você toca faz tempo nem qual o seu nível de conhecimento, se falar o óbvio pra você não se ofenda, ok?

    pega essa guitarra, coloca numa mesa e abaixa até o corpo ficar na altura do olhos, olha ela no sentido da ponte pra mão, se for um desvio grande dá pra notar visualmente.
    Outra... tem gente que costuma dar arrocho na mizona pra ela dar um som mais seco e não precisar fazer muita força pra calcar ela no traste, e o braço acaba ficando torcido. aí a mizinha trasteja, não dá afinação nem a pau, estica até quebrar. Minha filha estava com esse costume infeliz e isso é coisa de estudante mesmo, acontece, mas tem que corrigir.
    A minha filha quebrou a mizinha esse final de semana, fui lá ver a guitarra a mizona parecia cabo de guindaste, a floyd rose tava até chorando com o esforço. Na hora deu vontade de dar um hendrix na cabeça dela.
    Se você está afinando as cordas grossas com muita tensão, vai sair de luthier e vai entortar o braço de novo na primeira "afinada" que der.
    Eu tenho uma semi acustica, uso afinador eletrônico e notei que a afinação da mizona é treta mesmo, você confere a afinação quando a corda está parando de vibrar.
    Espero ter ajudado.

    Fanderslash
    Veterano
    # out/08
    · votar


    wagnerbutterfly

    Bom,é meio de confuso de entender através de palavras mas acho que entendi.
    Eu toco a pouco tempo,tenho conhecimento básico de problemas de guitarras e sei dessa parada de afinar forçando a tensão,eu afino normalmente sem deixar nem muito larga nem muito apertada,isso em todas as cordas.
    Eu acabei estourando a mizinha por ficar tentando fazer "configurações" e de repente aperto demais e pá. rs
    Ah,minha ponte é tune-o-matic,então possíveis problemas pela ponte acho que são nulos.

    O estranho de tudo é que é uma corda e casas específicas que acontecem o tremido,parece que tem alguma coisa impedindo que a corda vibre e dê o seu impulso pra deixar a nota soar naturalmente,e seu eu der um pequeno bend o tremido simplesmente some.
    Sobre o trastejamento,talvez seja por falta de pegada minha mesmo,as vezes escuto e as vezes não.

    guitarclub
    Veterano
    # out/08
    · votar


    porisso eu digo:

    use Elixir =P


    dura bem mais que as comuns, tem um som ótimo, é macia... é simplesmente a corda perfeita (pelo menos pra mim)!!!


    abraços!

    Fanderslash
    Veterano
    # out/08
    · votar


    PedroShinzato

    Mas não é problema de corda cara.

    Minha guitarra tinha cordas D'addario e agora com Ernie Ball e continou o mesmo problema.

    Amanhã vou levar pro pseudo-luthier mas já não espero nada dele...

    balck7
    Veterano
    # out/08
    · votar


    JC_Junior
    nusssss........ eu treino com a guitarra 6 horas por dia paulera!!! e troco as cordas de 2 em 2 meses...

    acho q é só vc cuidar mais das cordas... , eu sempre limpo as cordas e a ponte pra não enferrujar nem oxidar,e sempre no fim de semana eu passo silicone liquido na guitarra inteira..

    Tataum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    cara, levanta tua ponte lá do lado da mizinha, só um pokinho de nada, vc vai ver... isso deve ser desgaste dos trastes nas casas que estão trastejando.... ou ação muito baixa das cordas...

    Abraço

    Ant--
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vibração que some com bend pode ser problema no carrinho. Às vezes a corda (acontece mais com -> 1ª MI, 2ª SI e 3ª SOL) vai cavando um canalzinho no carrinho, daí aparece esse ruído que some com um pequeno bending. A solução é retificar o carrinho.
    Mas atenção: Esse problema é mais detectável quando o ruído acontece por toda a escala, inclusive na última casa (daí a certeza de ser o carrinho, porque não há mais traste pela frente para trastejar).. Em casas específicas, como é o seu caso, podem ser trastes desnivelados. Daí com um pequeno bend vc foge do desnível e o ruído some. A solução nesse caso seria um completo nivelamento dos trastes (Luthier).

    Boa sorte.

    Fanderslash
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tataum

    Tou achando que é desgaste mesmo,mas se for,levantando um pouco a ponte o problema amenizaria ou serve apenas pra confirmar?

    Fanderslash
    Veterano
    # out/08
    · votar


    E outra,é possível comprar trastes por unidade?
    Se sim,quanto é?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Amigo, como eu já disse, eu reintero. Isso é desalinhamento dos trastes.
    O luthier tem que dar uma polida neles e tirar eles e colar de volta. Custa *Aki pelo menos*, de 70 a 100 reais.

    Nao acho que seja questao de comprar trastes novos. Mas respondendo tua duvida, nao vende individual e custa os olhos da cara pra trocar todos * uns 250 reais*

    Ren44
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CHAMA O BERTOLA!!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ren44

    HAUHAUH pior que foi a melhor dica até agora hauhauah

    Soulface
    Veterano
    # out/08
    · votar


    O luthier tem que dar uma polida neles e tirar eles e colar de volta.
    hauehaheuhaeuhaeuhauehuaheuhaeuhaeuhaheuaea!!!
    Boa essa!!!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Velho... Polir os trastes não adiantaria nada. Só os deixaria com mais brilho.
    Pra se fazer uma retífica, é preciso meter a lixa mesmo.

    E uma vez retirado, não tem como se colocar o traste de volta na escala.
    Qr dizer, até tem, mas o serviço fica porco demais.
    Qndo se retira o traste, vc acaba entortando ele todo. E por masi q vc tente voltar ele ao normal, é praticamente impossível.
    Se tirar, tem q trocar.

    Fanderslash
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Hum...

    Facada!!

    Se for 100 pra realizar o serviço mais o preço de todos os trastes novos como disseram,já vai passar de 300.

    Isso sem contar que não tem luthier em minha cidade,talvez tenha em campinas que é bem próximo,mas ai já teria mais custos como gasolina...

    Aiai

    infoleon
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Estou com um problema semelhante.
    Tem cordas que estão trastejando. Já levei em um luthier e ele me enrolou (não conheço nenhum outro na região).

    Alguém sabe como posso fazer o serviço em casa? Tenho uma oficina em minha disposição.

    Para alinhar os trastes, é só colocar uma "regua" em cima e desgastar até ficar tudo reto?

    Valeu.

    wagnerbutterfly
    Veterano
    # out/08
    · votar


    infoleon

    man, dá uma olhada nos videos pra sentir mais ou menos o peso da sua empreitada...
    tipo esse:
    http://www.youtube.com/watch?v=U-l0Cg9Vs8U&feature=related

    Soulface
    Veterano
    # out/08
    · votar


    infoleon
    Para alinhar os trastes, é só colocar uma "regua" em cima e desgastar até ficar tudo reto?
    Não é tão simples assim.
    Primeiro vc tem q ajustar o braço para q ele fique reto sem as cordas.
    Depois vc vai alinhar os trastes.
    E depois disso, vc precisa de uma ferramente específica para arredondar as bordas dos trastes que ficaram retas durante o alinhamento.

    Os luthiers cobram caro para trabalhar com trastes pq realmente dá MUITO trabalho.

    infoleon
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Caramba. O cara no vídeo é bruto com o violão!
    Achei que, na prática, era um serviço mais delicado.

    Eu dei uma comida nos trastes com uma lima meio gasta (pra ir devagar e não acabar com o traste) onde estava trastejando (corda A, em algumas casas). Melhorou, mas precisei limar, colocar tensão nas cordas, testar se está trastejando, voltar a limar e etc... Fique um bom tempo fazendo isso, já que não sou experiente. Nem ferrando que quero acabar com meus trastes, por isso a demora.

    Eu tomei o cuidado para não limar com o braço curvo, mas valeu.

    No meu caso, é pouco serviço. A guitarra já veio de fábrica assim. Foi apenas uns retoques, para não trastejar e a corda não ficar em uma altura de 3 ou 4 mm no meio do braço.
    Gosto de cordas altas, mas nem tanto! (é bom pra descer o braço na criança, esses dias minha mãe pensou que eu estava quebrando a guita!)

    Espero que as guitarras mais caras e novas sejam feitas com mais capricho ou que já venham regulada de fábrica.
    Não é facil encontrar um bom luthier no interior. E se tem, ninguém fica sabendo deles!

    Não consegui deixar os trastes curvo, apenas uma lixada nas quinas que eu mesmo fiz e depois um polimento bem tosco (passei uma palha de aço). Mas, como disse, melhorou bastante! Fiquei contente! Ligado no amp nem da pra perceber.

    Valeu pelos conselhos.
    Abçs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com trastes(casas)