Como melhorar pegada no Bend?

Autor Mensagem
CrenteLouco
Veterano
# set/08 · Editado por: CrenteLouco


Já usei a busca, não achei nada que me ajudasse.
Seguinte galera. Nas duas gravações minhas que já postei aqui, a galera disse que eu preciso melhorar muito os bends e os vibratos.
Melhorar a pegada. Minha maior coisa, é com o bend !
Já ouvi algumas músicas, em que o ben falta é falar !! o//
Parece mesmo q o bend eh um grito da guitarra. Eu sei q nao é simplesmente pressionar a corda, e puxar... Tem algo mais. Vou tentar explicar oq eu vi. Antes de da o bend, o guitarrista palheta todas as cordas, tipo.. da um bend na corda B, de C pra D, tenho a impressao q ele bate a palheta em todas as cordas antes de puxar a corda, mas o som nao fica sujo, ele abafa as cordas?
Como eh isso?
Como chegar ao bend perfeito?
Ajudem, por favor.

john_joao
Veterano
# set/08 · Editado por: john_joao
· votar


Como melhorar pegada no Bend?

treine os bends lentamente, foque-se num tom e tente alcançá-lo a partir de outra nota através dos bends. Ex.: você está em c# e quer chegar em d.Mas faça isso de (1)forma gradual. (2)subindo o tom rapidamente, e (3)depois mais devagar.

tentando fazer o mesmo em intervalos maiores de C#para E por exemplo.

e de mais a mais, tire alguma coisa do Steve Ray Vaughan para os bends e vibratos, e algo do malmsteen para vibratos também.


Como chegar ao bend perfeito?

tal coisa não existe (como dizem alguns amigos do fórum.)

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco

Eu faço bastante isso de palhetar as outras cordas.. Não sei o nome.

É isso aqui


e------------------------------------------------------
B------15b------------------------------------------------
G------x------------------------------------------------
D------x------------------------------------------------
A------x------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Sim, é abafado as outras cordas, demorei muito tempo pra conseguir isso fluir naturalmente. Bend e vibrato é com o tempo cara.

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco

e----x------------------------------------------
B----9b------------------------------------------
G----x------------------------------------------
D----x------------------------------------------
A----x------------------------------------------
E----x------------------------------------------


Quem faz muito isso de palhetas todas as cordas é o John Frusciante, e se não me engano o pioneiro nesse estilo de tocar foi o Jimmy Hendrix, ao qual o Frusciante paga um pau lazarento hhaaeuhaeuhaeuhauhhaa
Só que o John Frusciante faz riffs e solos abafando as outras cordas também, não sei como ele consegue tão rápido, pois quando se abafa as cordas com o indicador, ficam livres os outros dedos porém com uma abertura bem menor pois o indicador tem que ficar ali em posicao de pestana
Pra treinar esse lance de tocar só uma nota palhetando todas as cordas eu treino com a guita desplugada.

CrenteLouco
Veterano
# set/08
· votar


Vinicius Nogueira
diego gr
Muito obrigado pelas dicas.
diego gr, é pra abafar as cordas com o indicador da mao skerda? ou com a palma da mao direita [palm mute] ?
valeu

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco

Cara, esqueça John Frusciante...

Eu abafo no palm-mute.

CrenteLouco
Veterano
# set/08
· votar


Vinicius Nogueira
Beleza cara.. Valeu mesmo !!
Eu nem conheço John Frusciante... xD
mas valeu ae..
ahh
se nao for pedir muito, c pode avaliar um som que eu gravei?
eu preciso da aviação de muita gente, preciso que aponte onde eu devo melhorar. Estou sempre buscando melhorar ( creio que todos aqui procuram isso xD )
aki vai o link:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/195291/

Edu_Afram
Veterano
# set/08
· votar


escalopar a guitarra ajunda tb, rsrsrsrs brincadeira, n precisa escalopar pra ganha pegada...

CrenteLouco
Veterano
# set/08
· votar


Edu_Afram
O_o
eiUAHIEuae
me diz, eu nunca soube ao certo, oque é escalopar..
é elevar a altura dos trastes?
deixando mais alto, sei la...
tipo algumas guitarras fender q eu ja vi
sao assim apartir da 12º casa

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco

O que vc usou pra gravar?

Achei o timbre abelhudo demais, baixo, agudo e sem presença. Precisa melhorar urgente.

A base está irritante, o chorus atrapalhou e o volume da base está mais alto que o solo.

Vc ainda tem muita insegurança em fazer um solo, dá pra perceber isso. A próxima nota não flui naturalmente dos seus dedos, seu bend está fraco e não tem vibrato. Precisa treinar bastante amigo.

Abraço.

jimmy vandrake
Veterano
# set/08
· votar


Bend e pegada é treino e emoção, treine que vem com o tempo.
O violão (aço) ajuda muito nos bends.

CrenteLouco
Veterano
# set/08
· votar


Vinicius Nogueira
Usei uma zoom 505 II
eiUAHEIUhaeiae
Valeu pelas dicas !!
Tem pouco tempo que eu toco, começei em fevereiro se nao me engano...
Eu procuro primeiramente saber da bends e vibratos ótimos, pra depois treinar algo com mais velocidade... Tenho em mente, que bend e vibrato sao duas coisas fundamentais num guitarrista..
Valeu pela dica

CrenteLouco
Veterano
# set/08
· votar


Vinicius Nogueira
outra coisa que eu me preocupo eh justamente com o timbre.
Ja tentei.. Tentei de novo. E tentei varias vezes timbrar alguma coisa boa na zoom 505, mas nao consigo. Eu sei que com ela, é dificil conseguir algo muito bom. Mas nao é impossivel.
Eu procuro timbres melódicos, algo no estilo das baladinhas do satriani. Aquilo é um tesão !!
Gosto muito dakeles timbres...
Ficaria grato se pudessem me ajudar

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


Bend e pegada é treino e emoção, treine que vem com o tempo.

Essa afirmação pra mim é bastante perigosa.. não está totalmente errada, mas pode iludir. Bend é uma técnica de guitarra como outra qualquer.. como vibrato, tapping, enfim. Claro q talvez seja aquela q a emoção mais interfira.. porém pode interferir pro bem e pro mal.. mas n vamos flr disso.

O q vc tem q fazer é treinar seu ouvido. Toque a nota desejada, e faça o bend. Melhorando sua percepção auditiva, seus bends serão afinados. Isso é o primeiro passo.

O segundo é aquele q dá mais vida ao bend. A técnica do vibrato. Essa pra mim é a técnica mais complicada no universo guitarrístico. Não há no meu ver o vibrato correto, há o vibrato q se encaixa melhor na intensão q a música passa. Portanto, treine-os!!

Por fim, treine vibratos e perceba as ondulações e tempos das músicas. E treine seus bends através de exercícios de percepção auditiva.

essa é a minha opinião

CrenteLouco
Veterano
# set/08
· votar


SaldanhaPessoa
Valeu brother. Isso sem dúvida, vai me ajudar muito !!
Eu vou treinar bastante isso. Depois vou gravar outra coisa, pra vocês avaliarem de novo, se melhorei nos bends e vibratos, ou se nao..
Valeu mesmo..
Abraço

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco

Cara, tente deixar o mais simples possível o timbre. O negócio é conseguir uma definição boa, sem abelhas.

E com a 505 ll é meio difícil.

Mas só se preocupe com equip mais pra frente.

Toque com sua guitarra até ela não te atender mais.

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco

é isso aí cara. E no mais, paciência. Não bitole só em técnicas.. tire músicas.. guitarra deve ser um motivo pra relaxar e curtir (pra mim ela n passa disso) tb.. abuse do youtube e do guitar pro.. toque "junto" com seus ídolos (repita várias vezes as músicas).. e aí vc vai entender o lance da pegada. Mas tudo com paciência. Felizmente as coisas não vêm de imediato.. isso ocorre justamente como prêmio para os q realmente merecem.

abraço

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco
Bom o esquema é você dar o bend, chegar até o tom certo e depois disso que complica, coloca um vibrato que não pode desafinar e não pode ser rápido que fica feio! Treine devagar os bends, até conseguir chegar sempre no tom! Depois você treina esses vibratos...

o guitarrista palheta todas as cordas, tipo.. da um bend na corda B, de C pra D, tenho a impressao q ele bate a palheta em todas as cordas antes de puxar a corda, mas o som nao fica sujo, ele abafa as cordas?
Como eh isso?



Eu gosto bastante de fazer isso! Você tipo da uma "porrada" em direção a corda que deseja dar o bend, mas com a mão direita você vai abafando as outras cordas para não ficar sujo como você disse! Mas não é sempre que eu uso isso, depende muito da intenção, da música etc... É legal dar isso quando você quer algo mais "agressivo" mais forte, não necessariamente pesado....

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco
diego gr, é pra abafar as cordas com o indicador da mao skerda? ou com a palma da mao direita [palm mute] ?
tem os dois tipos de técnica, e há também um terceiro tipo, que é abafando com as duas mãos ao mesmo tempo
enfim....boa sorte
hahehheuaheuahe

pedrobrito
Veterano
# set/08
· votar


Treina fazendo bend + vibrato e deixando afinadinho, fazendo vibrato com o pulso e não com os dedos.

MANFREDINI
Veterano
# set/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar




se você entender inglês, você vai poder escutar a verdade, que leva tempo pra aprender (o segredo é o treino), bends e vibratos, é questão de tempo, mas treina solos do Kiss, Ace Frehley era bem "locão" com os bends

jimmy vandrake
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco

Quando for treinar bends, tente reproduzir com precisão, 1/2 tom acima, depois 1 tom acima 1,5 até 2. A cada tentativa certifique-se que está afinado. Nota por nota, sem acompanhamentos, só a guita e o ampli mesmo.

balck7
Veterano
# set/08
· votar


CrenteLouco
escalopamento e "cavucar" a escala, e não subir os trastes, a escala fica com pequenas fendas entre os trastes, assim sua mão não encosta mais na escala, só nas cordas... tornando a execução mais leve, e confortavel... exelente pra velocistas...

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


balck7
porém o escalopamento pode fazer com que as notas saiam desafinadas quando se aperta com mais força (seria como se estivesse fazendo um pequeno bend)
isso se percebe mais em acordes

mas pra solos, o escalope é ótimo!

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


bend na corda Si faz assim

E


e----------12--------------------------------------------
B----------15b--------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


balck7
Veterano
# set/08
· votar


diego gr
sim.... uma guitarra escalopada é mais pra solos mesmo....

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


bend na corda Si faz assim

E


e----------12--------------------------------------------
B----------15b--------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


diego gr

porém o escalopamento pode fazer com que as notas saiam desafinadas quando se aperta com mais força

essa afirmação partiu de uma conclusão pessoal, ou foi do q o amigo ouve falar? Porque eu ja toquei em várias guitarras escalopadas (de várias profundidades) e nunca notei essa "desafinação" ao fazer acordes.

jimmy vandrake
Veterano
# set/08
· votar


Putz o cara quer apenas dicas simples sobre bends e vcs estão falando em guitarra escalopada. Vamos com calma rapaziada.

MANFREDINI
Veterano
# set/08
· votar


e vcs estão falando em guitarra escalopada

tá vendo, tudo culpa daquele gordo saturado >(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como melhorar pegada no Bend?