Tópico destinado a Reviews de Les Pauls - Qualquer modelo e marca

Autor Mensagem
Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


jimmy vandrake
Cara, ta dando pala aqui e naum ta abrindo de jeito nenhum....

o endereço ta certinho mesmo??? Agora fiquei na pilha de ver essas guitas

Abrax

masc073
Veterano
# out/08
· votar


Essa SG da Yamaha é muito legal.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Jimmy Vandrake

Tá faltando a fotinho sexy ... huehuheuheuhehehueuehuehu

P.S.: caramba, o tópico já deu 6 páginas? valeu ai pessoal!

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


Só acho que poderia mudar o nome do tópico para algo do tipo:

Les Pauls - Reviews

Para não ficar tão restrito!!!

ABrax

jimmy vandrake
Veterano
# out/08
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Regnum_irae

Acho que agora funciona

Esta foto apesar de ser de celular mostra
as duas

Vou fotografar direitinho as duas e fazer um rewiew da Yamaha.

jimmy vandrake
Veterano
# out/08
· votar


Quem quiser conferir o solo de Stairway to heaven gravado com a Lespa, The Killer guitar, seja bem vindo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/197242/

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


Eitcha, a moderação tá eficiente, até acertou o título do tópico!!!! Holy Crap!!!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Algum modera mudou o nome do tópico ... muito obrigado, vai ficar muito mais claro pra todo mundo, e provavelmente aumentará o nº de reviews...eu não conseguia mais alterar o nome, valeu por quem mudou, muito obrigado mesmo!

Abraços.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


jimmy vandrake

Velho, esse é você? Que legal cara, tú parece aqueles Les Paulzeiros de carterinha, você tem cara de roqueiro velho, tem estilo próprio, hoje em dia, a maior parte de caras que usam Les Paul e que são famosos, usam franja e chapinha também.

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


jimmy vandrake

Finalmente consegui ver as fotos da Gibbo.....e essa Yamaha aí ta clássica demais!!!! Congrats!!!

Ricardo Jatoba
Veterano
# out/08 · Editado por: Ricardo Jatoba
· votar


Epiphone Les Paul Standard Herritage Sunburst

Peguei a minha dia 27/10/2008... tinha pego uma Ibanez Rg 350 e me arrependi por ser guitarra de "moça"... brincadeira .. rsrsrs.. e tive que voltar na loja fazer a troca

Captação - Nota 6 - já que já tive Les Paul com SD JB e 59 e sai a diferença entre uma captação fraca e uma boa.

Corpo - - Nota 9 - só vai agradar quem gosta de Lesd Paul mesmo.

Acabamento - Nota 8 - pelo preço, podia ser melhor, mas num adianta a gente esperar o mesmo cuidado que tem o acabamento de uma gibson

Versatilidade - Nota 9 - se colocar 2 seymour duncan com push pull, tocara quase de tudo...

Peso - Nota 9 - ela ser pesadona, é esse o barato da coisa,,, naum tem muita graça guitarra leve, a Les Paul mostra que ela ta ali e pronto

Braço - Nota 9 - muito confortável, naum gosto do braço nem de Ibanez e nem das Strato da vida

Custo Beneficio - Nota 9 - pra quem naum pode ter uma Gibson, coloque bons caps na Epiphone e terá uma guitarra excelente.

Levei a minha pro Luthier trocar os caps e dar uma geral nela... vai ficar show de bola...

Varajão
Veterano
# out/08
· votar


Galera,
Tenho duas epiphone lp std. Aí vai um pequeno comparativo sobre elas:

Epiphone Les Paul Standard HoneyBurst (original - made in Indonésia) X Epiphone Les Paul Standard WineRed (capas Gibson 496R e 500T - made in Korea)

Captação:
É aqui que elas são mais diferentes.
A HoneyBurst está com os caps originais. PAFs genéricos, tipo Gibson Desined. Apenas razoáveis. O cap do braço, em sons mais distorcidos chega a "apitar", é preciso domar os agudos e médio agudos, senão....O cap da ponte é legal para solos, mas tem pouca saída. Nota 6,0

A WineRed com os 496R e 500T, tem um puta sonzão encorpado, definido. O 496 é um tesão para bases limpas ou sujas. O 500T é animal para solos com drives encorpados. Vale muito a pena essa dupla numa les paul. Nota: 10

Tarraxas:
Grover bilndadas idênticas nas duas guitarras, seguram a onda, mas não suportam bends muito radicais. Nota: 9,00

Conforto:
São idênticas nesse quesito. Um pouco pesadas, mas não dá pra reclamar de peso em les paul. Mogno maciço né? Braço e escala confortáveis e com boa pegada. São instrumentos robustos. Nota: 8,0

Acabamento:
Nesse ponto a HoneyBurst (made in Indonésia) leva ligeira vantagem sobre a WineRed (made in Korea). O acabamento do verniz na Honey é mais brilhante , um espelho. A Wine um pouco mais opaca e o nut de osso não foi perfeitamente instalado (apenas um detalhe - não compromete o som ou a afinação). Notas: 8,0 a Wine e 9,0 a Honey.

Versatilidade:
A WineRed é mais versátil pois tem caps que podem levar do jazz e blues ao heavy metal. A Honey, com seus pafs genŕicos, vai bem do jazz e blues, no máximo até um classic rock. Notas: 8,0 a Wine e 7,0 a Honey

Sustain:
A Wine tem bem mais sustain em função dos caps gibson. Notas: 9,0 Wine e 6,5 a Honey.

Trastes
Nas duas guitarras os trastes estão muito bem colados às esaclas, sem sobras e bem nivelados: nota 9,0

Ponte:
Tune'o'matic nas duas. Tradicionais pontes, prática e proporciona ótimo sustain. nota 10,0

Madeira:
As duas são muito bem construídas com madeira sólida (Mahogany) no corpo (em uma só peça) e braço e tampos de flamed maple.Destque para o tampo da HoneyBurst que é maravilhoso, todo tigrado. As duas tem escala em Rosewood. A escala da Honey está um pouco mais clara e mais lisa, acho melhor que a da WineRed. Notas: 8,0 Wine e 9,0 Honey.

Resumindo:

São guitarras das mais honestas, valem cada centavo. Excelente custoXbenefício. Poderia vir com caps um pouco melhores de série.
Vale muito a pena trocar os caps. A WineRed, com os caps gibson cerâmicos é uma guitarra mais irada que a outra toda original. O conforto das duas é semelhante, mais na hora que liga uma e liga a outra a "tunada" é muito mais guitarra!!! Vou trocar os caps da HoneyBurst. Pretendo colocar a dupla 59' e JB da SD ou similares da Malagoli.
Como dizem, o corpo da guitarra, suas madeiras, são fundamentasi para um bom timbre. Agora, a alma, são os caps. É a união desse dois e mais alguns detalhes, que fazem uma boa guitarra.

abraço a todos.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Ricardo Jatoba
Varajão

Ótimos reviews, muito obrigado mesmo!

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


Madeira:
As duas são muito bem construídas com madeira sólida (Mahogany) no corpo (em uma só peça) e braço e tampos de flamed maple.Destque para o tampo da HoneyBurst que é maravilhoso, todo tigrado. As duas tem escala em Rosewood. A escala da Honey está um pouco mais clara e mais lisa, acho melhor que a da WineRed. Notas: 8,0 Wine e 9,0 Honey.


Não quero parecer chato, amigo.
Seu review está muito bom mas, normalmente, nem a Gibson Standard vem com corpo em uma única peça de mogno.
Normalmente, a Gibson é feita em duas peças de mogno.
Alguns modelos mais caros são de uma única peça.

As guitarras Epiphone Standard então, normalmente são em mais de 2 peças de mogno (aí vai variar de fábrica para fábrica, e de modelo para modelo).

Para vc ter uma idéia, a Elitist, que é modelo top da Epiphone (Made In Japan) tem corpo em 2 peças de mogno e braço com única peça. Mas isso não é regra geral.

Não vou afirmar que o som da guitarra vai variar bruscamente se tiver 1, 2, 3 ou 4 peças de mogno. Vai depender, acredito eu, da qualidade da madeira e também do cuidado no processo de colagem.

Acredito apenas que fazer guitarra com corpo em peça única aumente os custos. Por isso que a Gibson só faz isso nos modelos Top dela.

Abraços.

Varajão
Veterano
# out/08
· votar


masc073
Já tive uma Epiphone G-400 coreana e essa sim tinha o corpo em três peças. A minha era vermelha (translucent?) dava para ver as emendas do corpo, tanto na frente quanto atrás.
Já nas minhas epi lp std, como relatei, olhando as costas delas, procurei e não encontrei emendas. Tenho a nítida impressão que são sim peças únicas de mogno. Como as duas tem maple top, pela frenre da guita não dá pra ver nada, mas pelas costas, nada de emendas, parece mesmo uma só peça. Será que estou enganado??? Minha HoneyBurst meu luthier já atestou que é uma peça única. Disse que por ser feita na Indonésia e abastecer o mercado francês pode ter um padrão superior de qualidade. A WineRed, comprei faz pouco tempo, usada e nem passou nas mãos dele ainda, mas, vai passar e vou pedir para ele avaliar. Agora, acredito sim que o mogno (mahogany) usado nelas não seja tão selecionado e bem tratado quantro os das Gibson.
Valeu!

PEMAMETAL
Veterano
# out/08
· votar


masc073
Não quero parecer chato, amigo.
Seu review está muito bom mas, normalmente, nem a Gibson Standard vem com corpo em uma única peça de mogno.
Normalmente, a Gibson é feita em duas peças de mogno.
Alguns modelos mais caros são de uma única peça.


De onde voce tirou esta informação cara? Na minha cabeça, todas as Gibson eram sempre one piece mohogany. Procurei no site da gibson as informações da standard e das customs e não diz nada sobre o 1 piece mohogany

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


todas as Gibson eram sempre one piece mohogany

PEMAMETAL

Cara, eu acho que não são todas não. Alias, acho que são poucas com confeccionado em 1 peça inteira de mogno. "One piece neck" tudo bem, mas "one piece body" já é outra coisa. Vou até confirmar isso dando uma pesquisada.


Abs.

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


PEMAMETAL

Vi lá no fórum Mylespaul e li alguns relatos de que é comum 3 peças nas Gibsons LP Studio e mesmo nas Classic. Nas Standard 1 ou 2 peças.

Abs

um-tecladista-thiago
Veterano
# out/08 · Editado por: um-tecladista-thiago
· votar


troquei minhas ephipone les paul por gibson les paul e mais uma guitarra condor com muito excelente som,troquei os captadores da condor por seymon duncam,:)

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia

Hj em dia soh Guitarra Custom, ou VOS, ou reedição ou de Luthier pra ser pedaço único!!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Regnum_irae

Pois é! O papo é sobre a "raridade" da peça única mesmo. O nosso amigo Varajão afirma que as duas Epihone dele tem corpo em peça única de mogno e ficou a dúvida se existiriam Epihones com essa característica.

Abs

fabãorenato
Veterano
# out/08 · Editado por: fabãorenato
· votar


Bom, com um pouco de vergonha por não ter gibson ainda, vou colocar o review da minha Les Paul golden.
Já tem um aqui e o link é este: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/192330/
tem toda a história do dia que a comprei.
Com o tempo fui gostando mais ainda do som dela, vamos lá.

Tarrachas são genéricas mes aguentam bem, tanto é que toco nos fds e durante a semana pego pouco na guitarra e a afinaççao não muda muito. Só muda muito quando meu irmão pega ela para tocar, digo, desafinar rsrsrs. Mas irei colocar grover! Mas aproveitando a deixa, qual modelo grover? Qualquer um para Les Paul?

CAPTADORES segundo a fábrica os caps da gld são wilkinson. Tem aquele som estalado bem vintage e estalado, mas me surpreenderam quando saturados pois não parece que saem abelhas do amplificador. E olhe que a distorção do meu amplizinho de 30w é um lixo!!! Esses caps têm 2 condutores apenas.
Só não gosto do cap do braço quando ligo a distorção e ele fica extremamente abafado. Daí comprei o Custom Alnico HB da malagoli (muito bem, bem encorpado e definido) e o som melhorou sensívelmente, mantém o brilho, coisa que o original não fazia, só não ficou tão estalado no clean que é muito definido, mas de longe suportam a distorção no máximo bem mais definido que o original, e o sustain nem se fala, muito bom também, mesmo que o antigo não deixasse a desejar. Vou trocar o cap da ponte também, bem como os potenciômetros. Vou trocar tudo de uma só vez, mais por versatilidade.

Corpo é em basswood, com tampo em maple. Ao abrir a guita para trocar o cap, vi que eram 2 peças e NÃO É DE COMPENSADO, são realmente duas peças. Não gostei do acabamento interno das cavidades onde ficam os pots, nem do caps. Ali deveria ter mais caprixo, têm muita pó de madeira e dá para ver resquícios de cola. Além de no furo do jack, na parte voltada para dentro tem uma parte que não está lixado. Mas a ressonancia é boa, pois sem ligar a guitarra dá para sentir bem a vibração das cordas, e o som também.

braço em maple é bem confortável para mim que estva acostumado com violão. Não gosto muito de braços muito finos pois acabo tocando nota que não deve, por estas e outras prefiro as Les Paul. A escala é em rosewood, com madre pérola. Os trastes não apresentam desnível e são bem confortáveis. Só achei o braço um pouco curvado na direção do corpo da guitarra, mas vou mandar um luthier regular isto, as cordas vieram muito altas, mas já regulei a altura e está muito confortável tocar, e parece que as cordas estão frouxas, mas é pq é 0.10 e vou trocar para 0.11.

acabamento aguitarra é de baixo custo e por isto é bem simples, mas tem frisos tanto na parte de cima onde ficam os caps quanto atras, e também no braço. A tinta olhando bem de perto apresenta na "fronteira" com os frisos marquinhas bem pequenas, e no braço na região onde é colado no corpo aparece uma milimétrica falha de tinta, e no corte do corpo onde se chega nas ultimas casas tem um puquinho de pó de madeira no verniz. No mais, a cor branca dá um visual bem legal.

No geral a guita é legal, de baixo custo, mas legal e sei que ao trocar o cap da ponte e os potenciômetros ela vai ficar show.

masc073
Veterano
# out/08
· votar


Varajão
Só um detalhe, o acabamento da guitarra às vezes esconde as emendas. Existem guitarras de Epiphone feitas com várias peças de mogno (3 ou mais). Só que nem sempre é possível enxergar facilmente todas essas divisões.

Sei que guitarras Fender, por exemplo, são feitas em duas ou até 3 peças de alder ou ash. E isto não diminui a qualidade da guitarra. A Ibanez do Steve Vai tem braço em 5 peças de maple. O que ocorre é que existe um cuidado na construção dessas guitarras. A colagem das peças faz parte do processo. Se for feito um trabalho "porco", aí sim afetará o som em geral - diminuindo a qualidade da guitarra.

Varajão
Veterano
# out/08
· votar


masc073
Entendi perfeitamente o seu argumento.
Não estou tentando convencer ninguém - ou a mim mesmo - que a minhas são peças únicas, apenas disse que tenho a impressão que sim. Não manjo do assunto e o site da epiphone não diz isso. Alías até o luthier que falou isso de uma delas é questionável , pq descobri que ele é meio bração, já nem levo mais minhas guitas pra ele.
Concordo plenamente que mesmo com mais peças, pode-se obter ótimas guitarras. Tenho um baixo Gianini de 1985 tipo jazzbass, que foi construído com 3 peças de caxeta, visíveis, e além de ter um puta som, é muito bonito também.
Isso ae.

masc073
Veterano
# out/08
· votar


fabãorenato
Além de trocar os captadores, é interessante uma regulagem dos trastes, que pode melhorar a tocabilidade da guitarra.

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom,

Vou postar aqui (até para concentrar informações num mesmo topico) sobre a minha Condor CLP Set Lemon Drop, transcrevendo as palavras do luthier Mauricio Luiz Bertola, que fez a review desta guitarra em outro post somente sobre ela, com mais fotos etc..


CONDOR CLP SET LEMON DROP

Origem: Coréia

Preço: R$1.599,00 (13/09/08)

Tarrachas: As tarrachas são Grover, apresentavam algumas folgas, que foram devidamente apertadas por mim.*

Captadores: Marca G&B (não conheço), com bom timbre, acheio-os corretos, nada mais (um tanto "comprimidos" em equalização).*

Corpo: Em mogno com duas emendas e tampo em maple com boa espessura. A guitarra é tão pesada quanto uma Gibson Standard e a madeira é de qualidade, não haviam espaços internos grandes, como constatei na Epiphone Black Beauty.

Acabamento: Padrão, Poliuretano, sem falhas, o visual do tampo é muito bonito, os trastes necessitaram de um ligeiro polimento. Como importante detalhe, a parte interna da guitarra é toda pintada em tinta condutiva, proporcionando uma redução de ruídos.*

Braço: Muito bem confeccionado, não houve necessidade de rebatimento de trastes, que estavam bem fixados e sem "rebarbas", a pestana é de plástico, material inferior, e seria uma boa a troca por osso ou latão.*

Ferragens: Cromadas, tipo padrão (ponte tune-o-matic).*

Conclusão: Excelente instrumento! Superior às Epiphones Standard e Black Beauty, construção muito boa, com madeiras de alta qualidade, eu diria que está muito próxima de uma Gibson Studio ou mesmo da Standard. Com o "up-grade" de captadores, tornar-se-á uma guitarra profissional. Espero que essa série possua um controle de qualidade tal que as boas características que percebi nesse instrumento específico se mantenham em todos os outros.*


* palavras do luthier Mauricio Luiz Bertola.
obs.: Texto em itálico por ser uma transcrição.
ps. estou comprando 2 caps Seth Lover SD-55 para ponte e braço e zé fini!!! \o/

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia

Essa tua guitarra é um show a parte, que top mais FODA!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Regnum_irae

Eu estava há 8 meses, pesquisando, em busca de uma Les Paul até R$2.000,00. Acho que valeu! Ainda sobraram R$400,00 pra investir em captadores melhores, que é o que estou fazendo agora.

Abs

fabãorenato
Veterano
# out/08
· votar


Fico pensando: quando será que terei uma Gibson? A Les Paul da Gibson mais barata (nos eua tá uns 900 dólares, será que presta?
Imaginem esta Lemon Drop da Condor, da mesma maneira que é feita, sem tirar nem por. Agora imaginem q ao invés de Condor no headstock esteja escrito GIBSON. De 1600 ela passaria para quanto mesmo?

fabãorenato
Veterano
# out/08
· votar


masc073
O problema é que tenho medo de deixar com alguém (luthier) pois não conheço nenhum. E por por conta da guitarra ser de baixo custo, o cara não ter o cuidade devido...sei lá quem tá acostumado a mexer em guitarras de 200 mil raeais, pegar uma de 500 deve dar desânimo. Vou entrar em contato com o Bertola assim que tiver com grana.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico destinado a Reviews de Les Pauls - Qualquer modelo e marca