Que mais que falta?

Autor Mensagem
muka gibson
Veterano
# set/08


galera,


é o seguinte, eu não consigo improvisar!!!


num sei porque, eu jah sei umas escalas básicas e tals, mais eu não sei solar!!!

do que que eu preciso mais???

ViniMGS
Veterano
# set/08
· votar


Procura um amigo baixista ou até um guitarrista pra tocar junto. Ou faz que nem meu professor me recomendou, quando não tiver muito tempo pra estudar em vez de tocar as musica improvisa um solo com alguma escala. Nesses solos põe uns bends qu fica massa.
Obs.: Dica de novato.

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


muka gibson
Falta você saber que você não poder se prender nos desenhos das escalas, nos padrões melódicos etc... Você tem que criar e pegar alguns licks legais, e ir soltando seus dedos... Claro, isso tudo no tom da música.

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


muka gibson
bom, acho q oq vc precisa pra solar é:
- conhecer as escalas q vc quer usar
- saber q escalas usar dependendo do tom da música
- se quiser, algumas tecnicas, como bend, hammer-on, pull-off, etc.
- criatividade...
- escutar mta musica, e tocar mta musica! quando mais frases vc conhecer, melhor. vc pode usar frases q ja existem, dai pode fazer algumas modificações nelas quando tá usando nos seus improvisos... e por ai vai

acho que com isso já dá pra fazer bastante coisa!

abraços!!

muka gibson
Veterano
# set/08 · Editado por: muka gibson
· votar


GuitarHome


sim, e, como eu faço isso?

PedroShinzato

valew!!

Sleave
Veterano
# set/08
· votar


Acrescentando o que o PedroShinzato falou, tenta arrumar alguém que faça uma base no violão pra você, e tu vai improvisando nisso.

O ideal mesmo é pegar umas frases, e ir modificando, ou se fazes aula, pede pro teu professor te dar umas dicas, ele faz a base, e tu no feeling vai vendo o que fazer. Vai muito da tua criatividade e do que tu tá sentindo no momento.

Bom, é mais ou menos isso..

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


muka gibson
Treinando e treinando!
Tudo é na base dos treinos... Improvisa, vai aprimorando seu fraseado, sua pegada, seus licks que seu improviso vai crescer!

muka gibson
Veterano
# set/08
· votar


valew galera, vou tentar seguir as dicas!!

MauricioGT
Veterano
# set/08
· votar


To tentando fazer algo aki na escala pentatonica de G , fico andano pelas notas ao longo do braço , mas não sai nada T_T !!
não fica com jeito de solo. Ja ouvi dizer Tb q velocidade não importa muito , alguem me ajude ^^

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


muka gibson

Não tem como alguém te ensinar a solar cara... É vc pegar a pentatonica menor ou maior, e ficar passeando nela, até que ela vai começar a fluir naturalmente dos seus dedos, e vc vai criando suas próprias frases.

Pentatonica pra vc começar.

Treine muito, mas muito mesmo bend e vibrato.

Boa sorte.

El Musicista
Veterano
# set/08 · Editado por: El Musicista
· votar


muka gibson

Quando eu comecei a solar, eu subia e descia a escala pentatônica.
Era ridículo!
Mas com o tempo, você vai assimilando o som de cada nota, e a emoção que ela passa dependendo da hora em que ela é utilizada...
O negócio é você pegar uma música e sarrafear em cima...

E como o amigo Vinicius Nogueira disse...

Treine muito, mas muito mesmo bend e vibrato.

Salvam a pele de qualquer guitarrista...

Grande abraço!

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


MauricioGT

Recomendo que vc primeiro aprenda a tocar solos de musicas conhecidas, assim vc vai começar a entender o que são e como se utilizam os licks!
Ai depois vc vai tentando criar o solo vc mesmo, juntando licks diferentes e modificando eles!!

Se vc ficar só passeando pela escala, não vai adiantar muito...

MauricioGT
Veterano
# set/08
· votar


BaNdAiD

Vc poderia me passar algo pra mim ir treinando ? Qualquer ajuda é super bem -vinda !!

rsf
Veterano
# set/08 · Editado por: rsf
· votar


muka gibson

num sei porque, eu jah sei umas escalas básicas e tals, mais eu não sei solar!!!

cara, como me considero um recente ex-iniciante...ainda tenho muito viva em minha memória certas dificuldades...algumas até que quase me fizeram desistir de continuar a tocar....e uma dessas dificuldades era exatamentee a falta de criatividade para solar...sempre repetindo as mesmas notas, aleatoriamente...sem sentido nenhum e extremamente cansativas, auditivamente falando...

hoje, com um certo distanciamento desse começo, consigo fazer uma avaliação da minha dificuldade...que talvez te sirva para alguma coisa...

prestenção....

ESCALAS:
o que vc quer dizer exatamente com " jah sei umas escalas básicas e tals"?

vc já as memorizou? vc precisa pensar em como é o shape da escala? ou vc simplesmente consegue visualisá-las ao longo do braço da guitarra?

pois bem, esse era o meu maior problema. Eu sabia como era o shape da escala, mas precisava pensar onde aquele shape ficava..o que dificultava em muito a digitação, já que eu perdia tempo localizando as notas de um determinado shape...

o que eu fiz para resolver isso....
inicialmente, peguei dois shapes de pentatonicas e fiquei treinando (e muito) até decorá-los sem ter que "pensar" nos desenhos...e depois mais dois e assim por diante... o que aconteceu?
comecei a ter mais possibilidades...ao invés de ficar "solando" apenas em um shape....comecei a "solar' em dois desenhos diferentes ao mesmo tempor....e assim sucessivamente.. Hoje, consigo visualisar os desenhos das escalas tão logo definido o tom em que vou tocar...não preciso pensar.....

FRASES:

Passe a pensar da seguinte forma....criação de frases, com inicio, meio e fim...
mesmo que as frases sejam ridiculamente sem criatividade...não interessa...o principal aqui é vc criar uma frase...utilize uma bt para isso...já que é interessante vc ter "tempos" determinados para que suas frases iniciem e terminem dentro desse tempo..
treine isso bastante...isso fará com que vc deixe de digitar as notas aleatoriamente, seus ouvidos é que irão dizer qual a proxima nota que deve ser tocada para aquela parte da frase...
logo, logo, dependendo do tempo que vc irá dispor para treinar, vc terá os shapes memorizados e um "vocabulário" bastante interessante....

por ora, era isso...

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


MauricioGT

Qual o seu nível de habilidade? vc gosta de quais bandas?

markolino
Veterano
# set/08
· votar


muka gibson
feeling

sem isso voce nao vai a lugar nenhum...

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


Vamos lá.. vou dar dicas q servem pra mim tb.

- Escute (prestando atenção) música pelo menos 1 hora por dia.

- Já decorou vários shapes? ótimo, sugiro q vc comece a "esquecê-los".. em vez de pensar em "formas" comece a pensar em notas. Sugiro q vc procure estudar ciclo das 5ª e das 4ª (mmmmto simples..). Além de começar a estudar o braço da guita..nota por nota.

- Use e abuse de recursos como guitarpro e youtube (lógico.. sem esquecer de treinar o ouvido). Vá pegando músicas de bandas e guitars q vc curte.. mas lembre-se: Não aprenda O lick, aprenda DO lick.

- "Tudo" vale na hora do improviso.. tente aprender de tudo um pouco (mas se der, se aprofunde) no tocante a técnicas. Tudo vem com o tempo.. mas se vc passar esse tempo dormindo, só virão remelas.. então treine!

- No final das contas, surgirá aquilo q os guitars denominam de Pegada! Que não quer dizer nada além do q: Maneira de um músico se expressar. E aí é como voz.. em regra (fora os plagiadores), cada um tem a sua.

Talvez, vc leia o q eu disse.. e vc vai dizer, "sim, e daí?" Realmente, ao ler não mudará nada.. vc não vai estar improvisando melhor ou pior.. mas se vc ler mais umas 10 vezes.. e tentar seguir +/- o q eu disse.. ajude em alguma coisa.

espero de alguma forma tê-lo ajudado, abraço

rsf
Veterano
# set/08 · Editado por: rsf
· votar


SaldanhaPessoa



Já decorou vários shapes? ótimo, sugiro q vc comece a "esquecê-los".. em vez de pensar em "formas" comece a pensar em notas. Sugiro q vc procure estudar ciclo das 5ª e das 4ª (mmmmto simples..). Além de começar a estudar o braço da guita..nota por nota.


essa é a maneira mais fácil de desistimular um iniciante....
isso que vc disse é importante, mas em um 2º momento....

MauricioGT
Veterano
# set/08
· votar


BaNdAiD

Pearl Jam, Nirvana, AC/DC ,Metallica, Led Zepelin, Pink Floyd ...

minha habilidade? Na verdade estou começando, mas sei formar escalas pentantonicas maiores e menores, alem das diatonicas :p

qualquer coisa q me passarem sera de muita ajuda, alías , esse topico em si ja ta quebrando um galho .. Hehe

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


rsf

sem dúvida. Mas, ao ler o primeiro tópico do cara foi isso q me pareceu.. q ele estaria nesse "segundo momento". Enfim, essa nova percepção me ajudou mto, talvez, em algum momento o ajude tb..

rsf
Veterano
# set/08 · Editado por: rsf
· votar


SaldanhaPessoa

beleza,então....

muka gibson
Veterano
# set/08
· votar


valew galera, vou tentar melhorar !!!

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


muka gibson

bixo, se eu consegui tirar teu estímulo.. me desculpa ae.. só depois do rsf ter falado foi q eu fui me alertar para o fato de q vc deve tá bem no início.. num leva mto em conta o q eu disse n.

abraço

edilsonaragaojr
Veterano
# set/08 · Editado por: edilsonaragaojr
· votar


Já decorou vários shapes? ótimo, sugiro q vc comece a "esquecê-los".. em vez de pensar em "formas" comece a pensar em notas. Sugiro q vc procure estudar ciclo das 5ª e das 4ª (mmmmto simples..). Além de começar a estudar o braço da guita..nota por nota.

Sou obrigado a discordar dessa afirmação...Nada de eskecer shapes...Justamente o contrário, decore-os...Repita os shapes zilhões de vezes ateh ficar mecânico...a palavra eh essa mesma...mecânico! Depois q você decorar os shapes, jah vai tah sabendo mais ou menos a sonoridade q a nota subsequente tem em relação à anterior (ouvido relativo), aí vai ficar fácil vc "escolher" a nota de acordo com o sentimento q vc ker dar à música...Esse negócio de ciclo das 5as serve para quando vc ker harmonizar ou então quando vc estiver criando um solo...Na hora de fazer um solo vc não vai ter tempo de parar, pensar: "Peraí, qual eh a 5a de lá maior? Ah eh mi!! Então deixa eu procurar o mi aki...e depois do mi? Isso não rola cara...O máximo q DAH TEMPO de pensar eh qual eh a Tônica (nota q define o tom no qual o solo está inserido) e qual sua relativa menor (isso se vc tiver uma certa velocidade de raciocínio)...EU sugiro vc a decorar os shapes dos modos gregos e aprender a usá-los...São sete modos, o q jah eh um infinito de possibilidades (com eles vc usa o braço inteiro da guitarra pra solar)...E basta saber qual o tom do solo, aí vc faz o shape usando a tônica no 1o modo (Jônio) e a partir daí vc descobre por tabela os outros modos...Ou então vc diminui um tom e meio e usa seu modo relativo menor (eólio)...os outros modos são adjacentes, então bastar saber usar esses dois...Pronto...Se não tiver entendido...vah por mim...Estude modos gregos!!! Aprenda os shapes, mesmo q vc não entenda os intervalos q os formam, vc soh precisa saber de 3 coisas:
- O tom em q está o solo
- O shape do 1o modo (jônio) e seu relativo menor (eólio)
- Decorar os outros shapes e a "distância" q os separa no braço da escala

Exemplificando como seria...
Supondo uma progressão de acordes
G-D-C-G-D-Am

Essa eh conhecida, está presente por exemplo na música knockin on heaven's door do guns n' roses...

1.) O tom da música GERALMENTE eh a primeira nota dela...Há exceções, mas 70% dah certo...com o tempo vc saberá o tom das músicas soh pelos acordes q a compõem ou então estudando um pouco de harmonia...Mas nesse caso, o tom é Sol Maior...E como eu faço para descobrir o seu relativo menor? Simples, basta pegar esse sol maior e diminuir um tom e meio...Sol menos um tom = Fá...Fá menos meio tom = Mi...Agora vc pega esse Mi e acrescenta a palavra menor...= Mi menor...Mas pq isso? Bom, aí eh harmonia, tem a ver com intervalos...O q vc acabou de fazer foi achar o 6o modo ou modo relativo menor (eólio) do primeiro modo (jônio)...Mas não eh necessário vc saber isso profundamente agora...

2.) Sabendo q a música está no tom de G ou então Em, vc jah tem dois modos gregos: o primeiro (jônio) e o sexto (modo eólio, ou relativo menor)...Agora decore os dois shapes...Se vc for usar o shape do modo jônio, decore o shape e COMECE PELA NOTA G...Se vc for usar o sexto modo, decore o shape do 6o modo e COMECE PELA NOTA E...Pronto...simples...Essas serão as suas "notas de partida"...Começando por ela e seguindo o desenho do shape, todas as notas q vc tocar desse desenho (se vc tiver decorado certo) estarão no tom, não precisa se preocupar, eh soh brincar de escolher a nota q vc ker...

3.) Esses são soh 2 dos 7 shapes, agora eh soh decorar os outros e saber como eles se relacionam, a distância entre um e o outro...numa maneira horizontal e vertical...quando vc juntar os 7 desenhos, vc irá solar usando todo o braço da guitarra...lembrando q depois da 12a casa da guitarra as notas se repetem...

Pronto...mais fácil q isso soh mamão com açúcar...

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


edilsonaragaojr

acredito q o amigo tenha lido rápido.. ou talvez n tenha entendido meu comentário.

Eu não disse pra esquecer os shapes.. eu disse pra "esquecer" os shapes. Apesar de miudas, as aspas têm relevância singular.

Expus meu ponto de vista no sentido de q o amigo muka gibson já tinha passado por td o processo mto bem relatado por vc: o treino muscular e mecânico dos shapes das principais escalas. Essencial pra todos os guitarristas que pretendem entender bem a dinâmica dos solos. Mas, não passa disso.. DINÂMICA. Decorar e executar shapes não ensina a solar. Ensina apenas por onde solar.

Por isso tentei indicar q ele fosse mais a fundo.. investigasse de onde surgem os shapes e as escalas..os ciclos..a formação de acordes, enfim.. Sugiro tb o estudo exaustivo de bends, vibratos, ligatos, e outras técnicas (esse estudo fica mais confortável ao tirar músicas.. daí citei guitarpro e youtube).

Mas, em momento algum eu expressei q decorar e treinar shapes não fosse algo fundamental... daí o uso das aspas.

Ressalto q esse seu tópico pode ajudar mta gnt cara. Precisa e clara exposição sobre um tema tão procurado pelos os iniciantes (onde eu me enquadro). Agradecimentos

Abração!

muka gibson
Veterano
# set/08
· votar


SaldanhaPessoa

eu entendi o q vc falow!!

vc disse que é melhor eu usar todos os shapes com um soh do que como vários diferentes!!


edilsonaragaojr

saquei, mas eu preferi começar com as pentas!!

Faca na Caveira
Veterano
# set/08
· votar


Baixa o guitar pro no emule, monte suas linhas de bateria e baixo e desce a mão!
Eu tô fazendo isso, tô começando a pegar uns macetes legais... estimula a criatividade!

edilsonaragaojr
Veterano
# set/08
· votar


muka gibson
entendo...a maioria das pessoas preferem começar pelas pentas mesmo...entretanto, eu achei mais fácil pelos modos, pq ajuda em MUITAS outras coisas...como por exemplo CH, intervalos e talz...tudo se relaciona com os modos...

SaldanhaPessoa
Eu entendi cara, eu soh kis dizer q o q importa realmente eh a PRÁTICA, não tem pra onde correr...Eu entendi a função das aspas q vc usou, soh acho q o cara aí de cima não tem intenção de pensar como um "jazzista" (espero q vc tenha entendido agora a função das aspas)...Eu soh acho q para o cara aew não vai ser tão útil o ciclo das quintas...tem q ser algo mais prático...As quintas eu posso achar todas elas através dos powerchords...afinal de contas, caso o amigo não lembre, os powerchords são formados pela tônica + 5a justa...Então pra q perder tempo aprendendo o ciclo das quintas????O problema eh q muitas vezes a solução do problema está bem em frente aos nossos olhos e a gente não vê...Teoria musical eh fácil...A gente eh q complica...Pronto um jeito bem prático de achar as quintas sem precisar cair na teoria de ciclo das quintas...Eh dessas coisas q eu estou falando, a praticidade, eu acho as 5as desse jeito, rapidinho...Um cara pode ler livros e livros de teoria, como o Almir Chediak e na hora não sair nada...O máximo q vc puder simplificar para a sua vida, melhor...não eh? Duvido q na hora do solo vc use o ciclo das quintas para pensar nas quintas e pôr num solo...Tem gente q não sabe nem o q eh escala e improvisa...eh disso q eu tou falando...

pedrobrito
Veterano
# set/08
· votar


Vai treinando TODO DIA e dê tempo ao tempo, essa é minha dica.

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


edilsonaragaojr

perfeito. Levando em conta apenas a prática e aquele momento "H", vc está coberto de razão. A intimidade com as escalas, e aí é bem o q vc e o amigo pedrobrito falaram, muito treino. Pra isso, aí cada um escolhe o modo q mais agrade.. eu prefiro agregar um pouco de cada..tem coisa q eu prefiro tocar usando pentas.. outras ficam indiscutivelmente melhor no lance das 3 notas por corda.. enfim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que mais que falta?