Lixar o braço da guitarra

    Autor Mensagem
    Eduardo Cad
    Veterano
    # set/08


    Bem galera, dei uma pesquisada e só achei tópicos muito vagos, então aqui vai:

    Tenho uma guitarra SG, com braço colado e pintado e naquela grossura "taco de baseball". Sempre que eu toco por muito tempo a pintura/verniz fica toda grudenta devido ao meu suor e eu nao consigo deslizar bem pelo braço. A questão é, existe maneira de lixá-lo para que fique sem pintura e também mais fino?

    Slave of hell
    Veterano
    # set/08
    · votar


    lixar a pintura é fácil..mais fino vai descarecterizar a pegada SG tradicional...se vc lavar as mãos bem e desengordurar bem o braço dela..isso vai diminuir bastante...

    mas quem conhece a velocidade que o violonista Yamandú costa toca...com violão de cordas de náilon num braço de 7 cordas envernizado atrás...como eu conheço ..iria te aconselha a se adptar

    Hansen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    iria te aconselha a se adptar (2)

    Pois é... evitar o problema não é solucioná-lo. Tenta colocar um lustra-móveis, de repente rola.

    maniac123
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eduardo Cad

    Compra uma Ibanez, ganha uma floyd de brinde. E completa o conjunto com cordas 0.9.

    axleWs
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eduardo Cad
    se vc não quiser fazer o que os outros acima disseram, poderia procurar um luthier pra estudar a possibilidade de pintura satin (fosca) que daria um pouco mais de "liberdade"

    Schelb
    Veterano
    # 04/mai/24 09:29
    · votar


    Eai pessoal! Queria um conselho aqui e achei esse tópico o mais próximo do meu caso. Eu tenho uma Ibanez RG220que tem mais de 20 anos. Ela sempre teve um acabamento no braço que quase nao parece verniz, bem aspecto de madeira, inclusive já escureceu em muitos pontos.
    Acontece que há algum tempo o braço começou a ficar meio pegajoso atrás e não conseguindo melhorar de forma mais suave, acabei optando por usar uma bucha de cozinha, do lado verde, pra lixar de leve o braço atrás. O resultado foi ótimo, não mudou nada visualmente porém acabou o problema que eu tava. Mas .. eu fiquei um pouco preocupado de deixar o braço desprotegido, porque quando usei a bucha saiu um pozinho cor de madeira.

    Nesse sentido, queria saber se devo usar algum produto pra garantir a proteção do braço da guitarra, tipo uma seladora ou óleo, ou cera de carnaúba, sei la (um detalhe é que eu não queria lixar atrás do headstock porque tem um número de série ali que parece estar beeem superficial). Ou se pode deixar como está sem medo..

    Lelo Mig
    Membro
    # 04/mai/24 11:27 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Schelb

    Se eu fosse você optava por uma proteção simples e fácil (não requer expertise para aplicar) e que dá um acabamento gostoso e bonito: Cêra.

    O único inconveniente (prá mim não chega a ser) é que não têm a mesma durabilidade de um verniz e exigirá uma nova remoção (com a buchinha verde) e nova aplicação de tempos em tempos.

    Mas, vamos aguardar a opinião do King of Homemade ou Master of do it yourself, também conhecido por JJJ.

    ejames
    Membro Novato
    # 04/mai/24 13:43
    · votar


    Schelb

    Eu não passaria nenhuma cera ou óleo, pois você não sabe se realmente removeu totalmente o acabamento anterior, que pode impedir do material novo penetrar na madeira e como resultado voltar a ficar pegajoso.

    Não creio que haja perigo real para a madeira, o único problema seria o braço ficar manchado em alguns pontos com o uso, por causa da gordura das mãos, suor, etc.

    Schelb
    Veterano
    # 04/mai/24 16:30
    · votar


    Quem sabe o JJJ aparece por ai .. hehe .. ele eu vejo sempre usando o óleo dinamarques.
    Vendo alguns vídeos de manutenção em guitarras do mesmo modelo da minha, eu acredito que não tirei a proteção não, acho que a madeira teria ficado mais clara. O que eu acredito é que a finalização que a Ibanez da no braço dessas guitarras deva ser bem simples, que me dá essa impressão de ser bom renovar. Ao mesmo tempo, num queria ficar renovando não .. e cera tem esse problema ne. Às vezes eu num faço é nada.

    LeandroP
    Moderador
    # 05/mai/24 19:56
    · votar


    Schelb

    Eu já lixei o braço da minha guitarra (por outras razões) e também tive a mesma preocupação.

    Utilizei bombril pra lixar e retirar todo o verniz do braço. Ficou muito, mas muito melhor. E ainda passei parafina no braço pra ficar mais rápido. Técnica de surfista que passa parafina pra prancha deslizar melhor. O lance é passar a parafina e esfregar forte com um pano pra aquecer mesmo por atrito. De modo que a parafina se acomode nas microfissuras da superfície do braço e permita que a mão deslize melhor.

    Contras: nenhum! Diziam-me que o braço poderia escurecer por estar desprotegido. Toquei por anos e não percebi nada significativo. Por outro lado, a escala ficou muito mais rápida.

    Tenho hoje outras guitarras e só não fiz o mesmo porque não vi necessidade. E se eu achar que precise, farei sem medo de ser feliz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lixar o braço da guitarra