Guitarra "base" x guitarra "solo"

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# set/08


Queria levantar a discussão sobre estes dois termos, que eu acho a maior babaquice. Eu acho ridículo aqueles caras que saem falando: "Ah, eu sou o guitarrista solo". Cata a sua guitarra e vai tocar sozinho!

Pra mim não existe "solo' nem "base", o que existe são duas guitarras se completando - isso em bandas boas.

Megamedes
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Por isso que na que eu toco, não existe base e solo e sim 1 e 2.

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

Bandas como Guns N Roses, Slash é o guitarra solo.

Na minha igreja, sou eu que faço os solos, logo sou o guitarra solo..

Acho que esse termo se aplica sim.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/08
· votar


Por isso que na que eu toco, não existe base e solo e sim 1 e 2.


O 1 é o solo e o 2 é o base?

wppereira
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

na maioria dos casos existe sim guitarra solo... Mas existem casos, como o da minha ex-banda que eu e o outro cara revezávamos...ele era o solo em algumas músicas e eu era em outras...

Tataum
Veterano
# set/08
· votar


cara, tem que ter uma guitarra solo e outra base, que podem se revesar ou não, eu por exemplo, sou muito melhor como guitarra solo, mas sou uma bosta pra fazer bases... conheço em cara aki que faz base como poucos... saca? qdo eu faço base, fica um treco meio morno, qdo ele faz, fica legal, preenche os espaços mesmo...

ou seja... as 2 tem a mesma importãncia.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Mas em muitas bandas o guitarrista que faz arpejos ganha o título de "solista", acho que isso não tem nada a ver.

Bandas como Iron Maiden eu acho interessantes, pois têm guitarristas 1 e 2. E esse tipo de banda que aproveita bem a dupla de guitarristas é raro.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


sou guitarrista base com orgulho!

o/

Drifter
Veterano
# set/08
· votar


Você não vai na loja e pede uma guitarra solo, muito menos uma guitarra base. Quando você toca guitarra, não deve se limitar a esses termos, pois você é um guitarrista.

Brown
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Na minha banda nós revezamos, em algumas músicas eu faço o solo, em outras não.

Acho que o que você quis dizer é sobre o guitarra "base" ter sua importância diminuída. E isso não tem nada haver, a base é tão importante quanto o solo e, além disso, tem músicas que a base é muito mais bem trabalhada que o solo.

Abraço

El Musicista
Veterano
# set/08 · Editado por: El Musicista
· votar


Brown

Acho que o que você quis dizer é sobre o guitarra "base" ter sua importância diminuída. E isso não tem nada haver, a base é tão importante quanto o solo e, além disso, tem músicas que a base é muito mais bem trabalhada que o solo.

De fato!!! Mas tem muito Zé Mané (e não é difícil de se encontrar não), que estuda horas e horas por dia p/ ficar mandando sextinas a 180 bpm, mas na hora de mandar uma base de peso e feeling, treme que nem vara verde...

Eu tiro muita, mas muita pira em bases dissonantes, e admiro quem sabe executá-la com competência. Sempre que posso uso e abuso desses acordes (principalmente mesclando o uso de cordas presas e cordas soltas), tanto p/ guitarra quanto p/ violão. Esses acordes viciam... Ashuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuaaaaa...

Clauber guns
Veterano
# set/08
· votar


Eu acho q isso é ridiculo!

Ñ existe guitarrista solo, ninguem aprende a tok só fazenu solo.
o q existe é banda com 2 guitarristas em q cada um tem sua função assim como vocal,baixo, batera etc...

edukotzen
Veterano
# set/08
· votar


e por isso que não gosto de outro guitarrista em minha banda hahah eu gosto de tomar conta de tudo hahahhaha um tecladista e um guitarrista já da conta do recado

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


Bandas como Iron Maiden eu acho interessantes, pois têm guitarristas 1 e 2
Iron tem 3 guitarras...

Tem certas bandas que na maioria dos solos apenas um guitarrista faz... Outras que os guitarristas revezam, as vezes um faz os mais técnicos e o outro faz o resto, que é o caso do Metallica!

Tataum
Veterano
# set/08
· votar


El Musicista

De fato!!! Mas tem muito Zé Mané (e não é difícil de se encontrar não), que estuda horas e horas por dia p/ ficar mandando sextinas a 180 bpm, mas na hora de mandar uma base de peso e feeling, treme que nem vara verde...

Num é por que é Zé Mané, eu por exemplo, não fico subindo e descendo escala como muita gente faz, mas eu estudo muito improviso em cima de backing tracks, por que é o que eu gosto de tocar, raramente faço base, pq nem gosto, mas como vc deve ter visto em um post meu aí em cima, valorizo muito a base e tenho até inveja de quem sabe executar uma boa base (não apenas um punhado de power chords). é questão do que cada um gosta de fazer...


Clauber guns

Ñ existe guitarrista solo, ninguem aprende a tok só fazenu solo.

ninguem aprende tocar só fazendo solo, mas existe quem prefere estudar solos e escalas.... como é o meu caso.. :D

no mais, abração pra todos...

-Dan
Veterano
# set/08
· votar


Isso tudo é papo de guitarrista-base.

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


Você não vai na loja e pede uma guitarra solo, muito menos uma guitarra base. Quando você toca guitarra, não deve se limitar a esses termos, pois você é um guitarrista.

putz..

erico.ascencao

Tudo depende de conjuntura cara.. tem banda q têm dois guitars q curtem e SABEM desenrolar um solo.. aí, geralmente os dois solam..existem outras bandas q um cara sola e outro curte mais fazer base.. nada mais normal.. apesar de existir preconceitos por parte de alguns.. quem toca bem, fazendo base ou solo, vai chamar atenção e ter moral de toda forma.

O fato é.. gera-se desconforto quando o guitar-base não sabe fazer solo..mas adoraria estar nos momentos de guitarhero do outro guitar q faz os solos da banda... melhor do q ele se sentir menosprezado, é q ele treine e vá pouco a pouco pegando espaço em alguns solos na banda.. e assim vai. (palavra de quem já esteve nos dois lados da situação)

Ridículo é a acomodação e a inveja desmedida..

abraço

El Musicista
Veterano
# set/08 · Editado por: El Musicista
· votar


Tataum

De fato!!! Mas tem muito Zé Mané (e não é difícil de se encontrar não), que estuda horas e horas por dia p/ ficar mandando sextinas a 180 bpm, mas na hora de mandar uma base de peso e feeling, treme que nem vara verde...

Num é por que é Zé Mané, eu por exemplo, não fico subindo e descendo escala como muita gente faz, mas eu estudo muito improviso em cima de backing tracks, por que é o que eu gosto de tocar, raramente faço base, pq nem gosto, mas como vc deve ter visto em um post meu aí em cima, valorizo muito a base e tenho até inveja de quem sabe executar uma boa base (não apenas um punhado de power chords). é questão do que cada um gosta de fazer...


Eu não quis generalizar não. Leia melhor o que escrevi. E eu li tudo o que você escreveu aí p/ cima...

Eu disse que tem muito Zé Mané sim, que estuda p/ ficar querendo "ser o mais rapidinho da turma" (conheço gente assim).
O que eu escrevi é longe de ser uma generalização.

Acho extremamente válido e interessante seu estudo sobre as BT (eu nunca tinha ouvido falar em BT até chegar no FCC), tanto que eu pretendo pegar umas BT's também e treinar em cima, sou muito fã de guitarra solo também. Ôrra... Acho massa bagaray...

Se você sabe fazer um bom uso do seu estudo de solo. Parabéns! Creio que seu objetivo (assim como o meu quando eu estudo solos) seja aprender a dar vida aos mesmos, saber usar os vibratos de modo a arrepiar a alma (os meus ainda são péssimos, mas estou treinando p/ melhorar), dar bends afinados, ligados com vida, estou certo???

Não me leva a mal não cara, minha intenção jamais foi de generalizar os "Zés Manés" como caras que passam horas e horas estudando por dia, e muito menos o fato do cara curtir mais guitar solo do que base. Até porque se assim fôsse, seria um desrespeito da minha parte à opinião alheia. Concorda comigo?

Espero que você tenha me compreendido. Grande abraço!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


El Musicista
Concordo contigo. O vocal da minha banda foi tocar com um cara que descia o cacete nas escalas, fazendo arpejos na velocidade da luz... mas se fosse pedir pra ele um D7, fudeu.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Eu também levantei este tópico porque às vezes acho bobagem certas bandas terem duas guitarras - não estou nem falando dos emos da vida, esses sim às vezes precisam de umas três.

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

Concordo contigo. O vocal da minha banda foi tocar com um cara que descia o cacete nas escalas, fazendo arpejos na velocidade da luz... mas se fosse pedir pra ele um D7, fudeu.

Q conversa é essa rapaz..? Eu não conheço nenhum bom guitar solo q não tenha uma ótima noção de acordes e da formação deles.. papo frouxo esse seu.

jimmy vandrake
Veterano
# set/08
· votar


Na banda em que toco somos dois guitarristas, ambos fazemos base e solo, não existe este rótulo. Nossos estilos são completamente diferentes, enquanto eu estou voltado ao estilão dos guitas anos 70, meu companheiro toca estilão anos 80 pra frente.
Não fossem nossas diferenças nossa banda não teria graça nenhuma.

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar


jimmt vandrake

estou passando pela a mesma experiência atualmente. Estou numa banda com um monstro aqui do forum chamado EdilsonJr.. arrepia o cara. E o estilo dele é bem hard rock e metal modernos. O meu já fica ali no Led Zeppelin, Deep Purple, Free... hehe

Irado, Abraço cara!

The Root Of All Evil
Veterano
# set/08
· votar


fazendo arpejos na velocidade da luz... mas se fosse pedir pra ele um D7, fudeu.


Logo arpeggios, que precisa ter um bom conhecimento de acordes?

jimmy vandrake
Veterano
# set/08
· votar


SaldanhaPessoa

Tenha certeza que sua banda terá uma sonoridade espetacular.
Eu vejo com a maior admiração meu companheiro solar, PQP toca pra cara%¨$. O legal é que abusamos de improvisos, nem ele nem eu sabemos solo de ninguém, sempre fazemos ali na hora. Então sempre tem aquela surpresa que um ou outro apronta, ai fica aquela olhadinha de admiração recíproca. É engraçado, saudável e inexplicável a sensação de poder dividir solos com guitarristas de outro estilo ali ao vivo e a cores.

Fábio Goll
Veterano
# set/08
· votar


Tataum
raramente faço base

Tu só toca na hora do solo então?? Ou fica solando a música toda??

Eu acho massa se tem 2 guitarristas, os 2 solarem, dá mais versatilidade, cada um tem seu estilo, fica muito mais bacana.

Tipo Kiko e Rafael... =P

Isso se os 2 souberem/quiserem solar é claro...rs

Leblues
Veterano
# set/08
· votar


guitarristas base tem injeva pois nao tem tecnica pra solar!

[/modo tumulto off]

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


Drifter
Reza a lenda que o BB King nao curte fazer base pq não sabe muito bem, segundo o próprio.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


SaldanhaPessoa
Não cara, tava só dando um exemplo de como um "solista" nem sempre pode ser fodão...

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


Guitarrista base tem que ficar atrás do palco.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Guitarra "base" x guitarra "solo"