trastejamento em uma única casa

    Autor Mensagem
    vitor_svp
    Veterano
    # set/08


    Bom, vamos lá, minha guitar (eagle strato sts-001) trasteja em algumas casas de algumas cordas como de praxe, mas especialmente na corda G (sol), na casa 11, ela trasteja de tal forma q não se escuta a nota soar, só o chiado from hell, só quando eu dou um bend nesta nota é q ela aparece um pouco. alguém tem ou ja teve este problema? Como resolve-lo?


    Obs.: Já havia visto um tópico deste, mas com meu intelectu inferior não entendi os termos técnicos.
    Obs².: Quando a gente troca as cordas e pede prum luthier regular, ele ajusta o tensor e a altura dos carrinhos né?
    Obs³.: Ja me falaram em outro tópico que para regular a altura destes carrinhos, é necessário uma tal de chave Allen, e o cara falou q é mais negócio comprar um kit com essas chavinhas, ai eu chego na loja de ferragens e peço o q, um jogo de chavinhas Allen? Um Kit de chavinhas Allen?...
    Obs¹¹²³¹²³¹²³¹²³¹²³¹²³¹²³.: Aki ond eu moro (meio do mato) não tem luthier!

    Ant--
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Amigo,
    se não tem Luthier aí, sugiro que procure um músico mais experiente com instrumentos que deve saber como te ajudar.

    Se ela trasteja em "algumas casas", vai precisar de um nivelamento geral dos trastes. No caso da corda SOL na casa 11, pode ser uma das duas coisas:
    1- O traste 11 está baixo, muito rebatido no meio (as outras cordas não trastejam e quando vc dá um bending, fugindo com a corda SOL para a parte de cima do traste melhora... sinal de que o traste está realmente baixo no MEIO DELE.
    2- O traste 12 está alto demais NO MEIO. Daí o efeito contrário.

    Vc pode identificar isso no olhômetro, mas sugiro procurar ajuda.
    Boa sorte,

    Ant

    vitor_svp
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ant--

    Valeu cara, to procurando professor novo, quem sabe ele naum saiba.
    Mas o trastejamento normal das outra cordas pode ser retirado levantando os carrinhos né?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08 · Editado por: japaubatuba
    · votar


    vitor_svp

    eu sempre digo isso!

    descubra qual traste que ta trastejando e martela!

    zoeira! nao faz isso nao!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    vitor_svp
    Cara, isso é muito comum em guitarras de baixo custo, os trastes vem desnivelados, e vc deve levá-la a um luthier para que ele proceda o "rebatimento", nivelamento e polimento dos trastes (além da regulagem geral necessária).
    Abç

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cara as chaves Allen voce deve pedir na loja simplesmente "chaves Allen", dai provavelmente o tio vai te perguntar qual numero ou qual tamanho, dai voce pede para olhar quais ele tem, muito provavelmente alguns tamanhos absurdos apareceram, compre só as que possivelmente tu ira usar, desde as bem pitocas até as médias, em alguns lugares de fato tem um kit, se for o caso ele ira te mostrar, mas a principio peça para ver as chaves Allen.
    Espero ter ajudado.
    Abraço

    Zero Zen
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    vitor_svp
    Renan Vuorinen

    As chaves Allen, ou hexagonais são fabricadas em Milímetros ou Frações de Polegada.

    Alguma medidas são muito próximas, como por exemplo, 3mm e 1/8 de polegada (3,17 mm).

    Aviso: Elas não são intercambiáveis. Usar uma no parafuso de outra pode danificar o encaixe do parafuso.

    Este cuidado deve ser tomado, em especial no que se refere ao parafuso do tirante (alma, tensor), de substituição bem complicada.

    As vezes, uma barbeiragem neste parafuso implica em uma despesa que inviabiliza o conserto do instrumento.

    T+.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Zero Zen

    Concordo.

    O legal talvez seja adquirir varias e testar, pois não creio que venha em algum demonstrativo da guitar ou algo do genero as medidas de seus parafusos, e se alguem comprar uma chave errada, mas que "da mais ou menos", pode detonar a guita.

    Ant--
    Veterano
    # set/08
    · votar


    vitor_svp
    Valeu cara, to procurando professor novo, quem sabe ele naum saiba.
    Mas o trastejamento normal das outra cordas pode ser retirado levantando os carrinhos né?



    Para um bom trabalho é preciso saber o que se está fazendo. Primeiro, estudar a atuação do tensor com o calibre das cordas que mais te agradar (o braço deve estar bem próximo de reto, com uma leve curvatura no meio... coisa de menos de meio milímetro) depois nivelar os trastes e por fim procurar a melhor relação entre a ação das cordas, afinação (oitavas) e dinâmica (sua pegada).
    Nunca mexa em nada (principalmente no tensor) a não ser que tenha certeza do resultado.

    Dito isso, acho que agora voce vai valorizar mais o trabalho de um bom Luthier :)
    Alguém na sua cidade é Luthier. Procure e acharás, talvez não seja Luhtier em tempo integral... esse professor guitarrista antigo deve saber te orientar.

    Boa sorte,

    Ant

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a trastejamento em uma única casa