resultado do desafio aos guitarristas!

Autor Mensagem
japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Kamo kun
Headstock invertido

msm sendo palmeirense guitarra verde nao rola hauhuahuahua!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba

agora chega uma besta perguntando se colocar captador igual do satriani vou conseguir um timbre igual o dele? pow da licensa ne meu satriani tem tonelada de equips e o cara acha q soh guitarra eh o sulficiente?

A única coisa que concordo com você.

tenho um violao que troquei o nut de plastico por um de osso nao mudou merda nenhuma!

Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra companheiro... essa comparação não é válida.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra companheiro... essa comparação não é válida.

vc tah falando besteira a frequencia eh a msm todas as cordas tem a msm afinacao das cordas de uma guitarra logo nao mudar
o que muda da guitarra para o violao eh a tensao ,timbre ,corpo etc mas nao a frequencia! =P

e msm em guitarra o mudanca de timbre eh irrelevante!

axleWs
Veterano
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
apesar de não ser válida pra tí, pra mim foi.

eu tenho um memphis ac-39 (violão barato) e como já disse atrás, sou horrível de ouvido.
a mais ou menos 1 ano e meio troquei o rastilho (acho que é esse o nome) que era de plástico por um de osso. e mesmo o violão sendo de nylon, a diferença foi tão gritante que até meus péssimos ouvidos notaram.

abraços

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba

vc tah falando besteira

Cara, eu fiz um curso sobre isso (freqüências).

É a mesma coisa de comparar um violino + violão + guitarra. Uma guitarra ligada em um amp comparada a um violão ligada em lugar nenhum é completamente diferente, isso é lógico. As saídas de som são diferentes, SIM, inclusive a vibração das cordas. Estude antes para não dizer merda.

axleWs

mesmo o violão sendo de nylon, a diferença foi tão gritante que até meus péssimos ouvidos notaram.

O nosso amigão aí acha que não muda... isso deve-se chamar cêra no ouvido. Em um violão eu não perceberia tanto mas em uma guitarra... é óbvio.

kiki
Moderador
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Desculpe, até mesmo pelo seu trabalho em gravar, mas esse teste é inútil.
concordo com muita coisa que voce disse, mas discorde desta parte.

acho que o teste cego foi util sim.

1.
pra mim, pra aprender a prestar mais atenção às diferenças de timbres de tipos de captador, já que leio muito sobre isso aqui, mas toquei poucas guitarras na minha vida (e todas de single coil).
infelizmente não tenho acesso a um arsenal como do nosso amigo japaubatuba, que fez a gentileza de tentar compartilhar um pouco desse equipamento conosco.
nas primeiras ouvidas do teste da ponte eu nao consegui descobrir nada de nada. dei uma lida nas respostas dos demais (inclusive a sua) e e re-ouvi. ai consegui fazer mais ou menos o teste do braço. acho que aprendi com isso.

2.
pra outros que possivelmente tanto ou mais inexperientes que eu aqui no forum, desmistificar esse lance de guitarra tal e captador tal.
já vi moleque que nunca tocou na vida comprar uma guitarra e querer trocar os caps, ou trocar de guitarra, por que leu aqui no forum que o cap X faz som de Y. se o rapaz não conseguir diferenciar os sons do teste, não precisa se preocupar em trocar nada.
fica pro arquivo de consulta do FCC.

O timbre é a identidade do guitarrista... até o timbre influencia na maneira de tocar
com certeza!
mas o timbre é a soma de todos os elementos da cadeia.
o nosso amigo japaubatuba fez um teste bacana, isolou um dos elementos - a guitarra, com modelo e caps especificos - e fixou o resto. já da algum parametro.

é isso!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08 · Editado por: japaubatuba
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Cara, eu fiz um curso sobre isso (freqüências).

ta eu tb sou formado em matematica estudei fisica durante 3 anos da minha vida isso tb inclui acustica e frequencia de ondas! e o que isso tem de mais?

As saídas de som são diferentes, SIM, inclusive a vibração das cordas.

cara vc tah falando de intensidade e timbre mas se mudar a frequencia pode ter certeza tem um instrumento desafinado!


faco das suas palavras as minhas!

Estude antes para não dizer merda.

SEGUE UM COMENTARIO SEU NO TOPICO DO TESTE!

Não... até pq estou desconfiado que você usou apenas 1 guitarra nesse teste depois de ouvir novamente com um fone bom.


preciso dizer algo mais?

segue um link de um bom topico para vc dar uma lida e aprender um pouco!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/191060/

axleWs
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba
cara uma ressalva, no vídeo eu vi o cuidado danado que vc tinha pra colocar a rg, era pra não encostar na lp? xD

abraços

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba

Não... até pq estou desconfiado que você usou apenas 1 guitarra nesse teste depois de ouvir novamente com um fone bom.


Sim, bastava você mudar a captação da mesma guitarra e mexer em ajustes do amp... ninguém diria qual guitarra era, ou seja, o teste é inútil. Até a intensidade no jeito de tocar faria diferença nessa hora. Algumas guitarras soaram parecidas... pq será? Sua pegada.

Já fiz esse tipo de teste aqui e todo mundo errou. Usei um POD 2.0 para que descobrissem o que era amp real e simulação. Não usei amp algum e muita gente não soube distingüir.

cara vc tah falando de intensidade e timbre mas se mudar a frequencia pode ter certeza tem um instrumento desafinado!

Pára vai... não tente consertar a merda que disse antes.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar



Sim, bastava você mudar a captação da mesma guitarra e mexer em ajustes do amp... ninguém diria qual guitarra era, ou seja, o teste é inútil.


Agora exagerou em

Tudo bem, pode ser com guitarra de humbuckers(afinal, todas tem a mesma merda de som), mas quero ver você conseguir fazer com que uma Strato soe como uma Tele, só mudando de captador ou ajustando a equalização do amp(não vale usar equalizador de 99 bandas), não consegue mesmo.

Rabbit
Veterano
# ago/08
· votar


Esfriemos.

Acho que o teste foi valido pela brincadeira. Mas acho que nao desmistificou coisa nenhuma, com todo respieito ao nosso amigo japaubatuba. Mesmo sendo um teste muito vago, a pequena parcela de pessoas que fez o teste soube diferenciar muita coisa. Nao quer dizer por que 10 pessoas fizeram um teste (a maioria inexperiente) que ja virou um estudo cientifico.

Acho que existe diferenca sim, em ateh guitarras de mesma marca e modelo. Estou numa loja de instrumentos toda semana, e toda semana tenho a oportunidade de colocar varias guitarras no meu colo. Uma vez consegui notar diferenca entre duas Gibsons praticamente identicas. Mas soh reparei porque ao meu lado estava um tecnico de som que me fez reparar a diferenca, pois antes dele me dizer eu nao tinha reparado nada. Tudo eh questao de perspectiva.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante

Basta "splitar" para ficar com som de single... já muda bastante. Não há exagero algum.

Kamo kun
Veterano
# ago/08
· votar


Headstock invertido
Mas uma PRS dessa tinha que ser exeção =/


O teste foi util,acho que foi só pra descontrair um pouco e ver +/- como estamos, mas não pra levar como referencia tbm ,pq quando é pra valer tipo em show ou album ai complica um pouco pra diferençia uma guitarra de outra
Comparar timbre de guitarras assim é facil, dificil é se alguem posta um som e falar pra vc dizer qual guitarra/marca/cap ta sendo usado
Mesma coisa um amp valvulado e um bom simulador, ouvindo de perto fica facil diferenciar, mas em uma gravação complica.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Rabbit
a ideia era a brincadeira ,mas , com o intuito de alguma forma tb poder ajudar o pessoal!
tb acho q nao vale como um estudo cientifico mas me esclareceu algumas duvidas qt ao povo como vc disse o pessoal soube diferenciar muita coisa!
e tb espero q ajude as pessoas no sentido de uma auto analise de como anda sua percepcao auditiva!

porem acho q nao serve como um argumento concreto em qlqr outra discussao que futuramente esse assunto venha ser discutido!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Kamo kun
Comparar timbre de guitarras assim é facil, dificil é se alguem posta um som e falar pra vc dizer qual guitarra/marca/cap ta sendo usado

brother falou tudo!

se assim o pessoal erra imagina tocando ao vivo pra um monte de bebado? vc acha que alguem vai tal ligando se o som da sua guitarra tah com um timbre de epiphone?

lol ponto pra vc!

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba
para mim esse teste foi bem eficiente no sentido de provar que:

Hehhe, acho que é um pouco menos, não chega a "provar", mas para reforçar algumas idéias. Diria que ele é mais "curioso" ou "interessante" do que "útil", mas não tem nada de errado nisso. ;)

1- msm quem toca guitarra tem dificuldade de distinguir guitarras totalmente diferentes agora imagine o povao que nem toca e soh que saber de beber?

Concordo. Tem muito mais "eu li em algum lugar que" do que diferença audível aí...

braco envernizado
escudo
trata se apenas de estetica!

Aqui eu já discordo um pouco. A questão nesses casos também tem a ver com conforto. Por exemplo, eu não conseguiria tocar numa LP sem aquele escudo erguido, e acho escala envernizada extremamente desconfortável.

5- perguntas relativas a cabos, tarrachas ,ponte ,ferragens em geral tb nao sao relevantes em relacao a timbre ,mas sim qt a qualidade e durabilidade

Qualidade no sentido de durabilidade, nível de ruído e afinação eu concordo. Tenho uma Tonante, e aquelas tarraxas não seguram afinação nenhuma, hehehe.

6- comparativo 1: gibson studio vs epiphone standard

tb nao tem relevancia qd o assunto eh tratado sobre timbre mas sim qd sao colocadas em xeque a aparencia e a tocabilidade e qualidade pode se descartar as diferenca de timbre


Neste caso, eu discordo parcialmente. Digo isso porque quando eu toquei uma Gibson LP Studio pela primeira vez, queria comprar uma Epiphone, e a diferença foi gritante o suficiente para me fazer mudar de idéia. O som era bem diferente.

9- comparativos entre as fenders (americanas ,japonesas e mexicanas)
esse comparativo tem mais a ver com influencias do que com as guitarras em si!


Concordo parcialmente. Como disse no teste, o som das duas teles era (bem) parecido. Uma era mais aguda, a outra mais anasalada, mas no meio de uma música barulhenta, é difícil imaginar alguém dizendo qual é qual.

10- deve usar mais o seu tempo livre estudando treinando do que ficar na paranoia com timbre

Isso acho já que vai de cada um. E você mesmo não entra em acordo com isso, já que tem equipamentos MUITO bons, mas não toca tão bem. Não acho isso errado, porque eu também acho que tenho equipamentos acima do meu nível. Por isso digo: estudar e treinar, comprar equipamentos e afins, isso vai de cada um decidir o quanto é bom para si. Guitarra, no MEU caso, é hobbie, então para mim a única medida que vale é a da diversão.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


kiki
agora, como é que os caras diferenciam as teles?

Eu sei que uma tinha o som mais anasalado e a outra mais agudo. Mas chutei qual era qual, hehehe.

axleWs
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
hehe, vc é muito feliz, o dia que eu diferenciar um A de um C to feliz pra caramba xD

abraços

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra

Hein?! Nunca ouvi falar disso! =O

japaubatuba
a frequencia eh a msm todas as cordas tem a msm afinacao das cordas

Opa, mas lembre-se que o som final não é simplesmente a frequência fundamental. Se fosse assim, tudo ia soar igual a um diapasão. Os timbres diferentes dos instrumentos existem por causa das diferenças nos harmônicos produzidos, aquele monte de informação que fica em volta da frequência fundamental. É por isso que alguns instrumentos soam mais "graves" que outros, ou que os captadores da ponte tendem a soar mais cristalinos que os do braço, mesmo tocando a mesma nota. O componente principal não muda, mas existem muitas outras frequências ali, definindo o timbre do instrumento.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


kiki
já vi moleque que nunca tocou na vida comprar uma guitarra e querer trocar os caps, ou trocar de guitarra, por que leu aqui no forum que o cap X faz som de Y.

É, aí também é exagero. Acho complicados os dois extremos: achar que a guitarra não faz diferença, que o timbre é TODO resultado da forma de tocar; e o oposto, achar que trocando a cor da parte de trás do headstock, o som muda radicalmente.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Bog
braco envernizado
escudo
trata se apenas de estetica!

Aqui eu já discordo um pouco. A questão nesses casos também tem a ver com conforto.


verdade esqueci disso tb! = P
6- comparativo 1: gibson studio vs epiphone standard
Neste caso, eu discordo parcialmente. Digo isso porque quando eu toquei uma Gibson LP Studio pela primeira vez, queria comprar uma Epiphone, e a diferença foi gritante o suficiente para me fazer mudar de idéia. O som era bem diferente

sei lah tenho vontade de fazer um teste desse tb pra ver se eh tao facil assim de saber o que eh gibson e o que eh epiphone!


9- comparativos entre as fenders
Concordo parcialmente. Como disse no teste, o som das duas teles era (bem) parecido. Uma era mais aguda, a outra mais anasalada, mas no meio de uma música barulhenta, é difícil imaginar alguém dizendo qual é qual.
no meio de uma musica barulhenta eh por ai msm ainda mais ao vivo!


10- deve usar mais o seu tempo livre estudando treinando do que ficar na paranoia com timbre

Isso acho já que vai de cada um.


eu acho q escrevi isso pra mim msm
vivo falando pra mim essa eh a ultima guitarra tenho q aprender a tocar =P

mas não toca tão bem

discordo de vc eu acho q nao toco porra nenhuma !


axleWs
cara uma ressalva, no vídeo eu vi o cuidado danado que vc tinha pra colocar a rg, era pra não encostar na lp? xD

vc ficou prestando atencao nisso? hauhuahuahu

tenho cuidado pra kct com todos! as fender america e a gibson nem fica no pedestal fica no case!

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


PedroShinzato
acho q vc podia escrever um livro falando dessa teoria de decifrar cores de guitarra de acordo com a palhetada!!

seja rapido... vai que alguem escreva o livro antes de vc, dai irá robar todos seus creditos!!

hehehe


Já pensou! No futuro, os caras abrem um topico em um forum perguntando quem tinha aperfeiçoado essa técnica e os carinhas respondem:

-Foi o Headstock invertido...Diz a lenda que ele frequentava o fórum!!!

hehehehehehe quem me dera!

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba
msm sendo palmeirense guitarra verde nao rola hauhuahuahua

Verdade...
Meu pai já teve uma Strato verde-cana...assustador!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Headstock invertido
Verdade...
Meu pai já teve uma Strato verde-cana...assustador!



verde cana e foda hein? huahuahuahua

ela foi customizada por ele?

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


E eu não li a parte dos cabos... essa foi foda.

Cabo muda drasticamente o timbre... basta pegar um Satã Angelo e um Planet Waves... você percebe a mudança de som na hora.

Bog

Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra

Hein?! Nunca ouvi falar disso! =O


Experiência com música vai te ensinar isso.

Baixa no sentido de vibração das cordas e resultado final de som... violão não tem o mesmo sustain também. São coisas muito distintas para o cara dizer que o nut não influencia.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Experiência com música vai te ensinar isso.

Como assim?

Baixa no sentido de vibração das cordas e resultado final de som...

Até onde vai o meu conhecimento, dizer que violão tem uma frequência 'mais baixa' que uma guitarra equivaleria a dizer que violões, no geral, produzem mais frequências baixas, e menos frequências altas. Seria o mesmo que dizer que violões têm naturalmente som mais "gordo" e menos "rico" que guitarras, o que é bem esquisito.

Mas pelo que parece, você está querendo dizer que uma corda 010 num violão precisa vibrar menos vezes do que numa guitarra para produzir a mesma nota. É isso?

Seja qual for a resposta (certo ou errado), você poderia citar uma fonte confiável que explique este fenômeno de forma mais detalhada? Nunca ouvi nada a respeito, e se for um fato conhecido, certamente existe um nome para ele e material disponível, não é mesmo?

r2s2
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba
para mim esse teste foi bem eficiente no sentido de provar que:
3- perguntas qt a mudanca de caps simples para duplo ,passivo para ativo sao relevantes! assim como tipo de cordas , amplificadores, pontenciometros ,blindagem

4- perguntas qt a diferenca de timpre entre guitarra branca vs preta ,escudo muda o som? ,pestana de osso muda o som? braco envernizado muda o som? etc.... essas perguntas devem ser ignoradas! trata se apenas de estetica!

5- perguntas relativas a cabos, tarrachas ,ponte ,ferragens em geral tb nao sao relevantes em relacao a timbre ,mas sim qt a qualidade e durabilidade

6- comparativo 1: gibson studio vs epiphone standard

tb nao tem relevancia qd o assunto eh tratado sobre timbre mas sim qd sao colocadas em xeque a aparencia e a tocabilidade e qualidade pode se descartar as diferenca de timbre

7- comparativo 2: ibanez RG (as top) vs Ibanez Jem (steve vai)
a msm digo aqui timbre "igual" ,tocabilidade "igual" , Durabilidade "igual" acabamento totalmente diferente a jem eh uma rg efeitada num teste cego soariam como a msm guitarra!

8- comparativos entre guitarras baratas e de baixa qualidade
nesse caso tratasse mais de qualidade do que de timbre uma vez que esses produtos sao (quase sempre) destinados a iniciantes de uma forma geral! uma vez passada essa fase normalmente a pessoa jah tem mais certeza do que quer!

9- comparativos entre as fenders (americanas ,japonesas e mexicanas)
esse comparativo tem mais a ver com influencias do que com as guitarras em si! uma vez q se trata de otimas guitarras porem com algumas diferencas na construcao e no material usado (eu particularmente ficaria com a mais bonita ou a que fizesse menos ruido ou ainda a q pudesse comprar com meu orcamento! O.o)


Muito legal o teste cara, bem revelador.

Mas quanto a isso que vc disse acima, eu discordo um pouco. O q vc disse se aplica a gravação, que corta muito do colorido do som. Ao vivo dá pra perceber bem mais algumas diferenças, e ainda mais quando vc está tocando, pq vc sente que aqui tem que apertar mais que ali para sentir o som de certa forma.

Em termos de fórum está ótimo, pq o q vemos aqui é o gravado mesmo. Sobre a validade do teste, creio que é útil sim.

r2s2
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Seja qual for a resposta (certo ou errado), você poderia citar uma fonte confiável que explique este fenômeno de forma mais detalhada?

Resposta:
Experiência com música vai te ensinar isso

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Bog

no geral, produzem mais frequências baixas, e menos frequências altas.

Errado.

Mas pelo que parece, você está querendo dizer que uma corda 010 num violão precisa vibrar menos vezes do que numa guitarra para produzir a mesma nota. É isso?

Não.

Bog

Seja qual for a resposta (certo ou errado), você poderia citar uma fonte confiável que explique este fenômeno de forma mais detalhada?

Não há fenômeno, é simples, entende quem quer (rs):

http://lazer.hsw.uol.com.br/violao5.htm

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Hehehehehehehehehe... tem certo usuário que calado é poeta. (rs)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a resultado do desafio aos guitarristas!