Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Pergunta para quem conhece muitos modelos de guitarra

      Autor Mensagem
      Bog
      Veterano
      # ago/08 · Editado por: Bog


      Estou aqui com uma curiosidade, e queria saber se os GASeificados de plantão podem me esclarecer.

      Existe alguma guitarra que, de fábrica, tenha o braço com todas as seguintes características?

      1. Escala mais curta que o padrão de uma Strato "normal" - ou seja, menor que 25.5". Exemplos: Les Paul (24.75"), Gretsch Duo Jet (24.6"), Fender Mustang (24").

      2. Curvatura da escala de 10" ou menos. Exemplos: Strato (9.5" ou menos), Rickenbacker 620 (10"). Isso ou aquelas curvaturas mistas, que variam de acordo com a parte do braço.

      3. Parte traseira "média", não muito estreita (como algumas Ibanez) e nem muito larga (como uma Rickenbacker 360).

      4. Parte traseira sem pintura envernizada ou verniz. Exemplo: o bom e velho braço em maple de algumas Stratos e Teles.

      5. Escala em rosewood OU em maple com acabamento natural, sem verniz. Novamente, o exemplo fica como algumas Stratos e Teles.

      Extra: além dessas características do braço, uma guitarra que não tenha o som muito grave ou encorpado. Nada de super alto-ganho. Idealmente, os caps deviam ser SS, SSS, HSS, ou humbuckers SE forem mais agudos que os típicos de uma Les Paul (exemplo: os filtertrons, da Gretsch).

      Se alguém quiser saber: o motivo da pergunta é curiosidade mesmo, mas é que eu decidi que vou guardar dinheiro por uns anos para comprar uma guitarra que seja A guitarra. E andei notando que, por mais fantásticas que sejam as guitarras que eu vejo, sempre tem alguma coisa que não fica exatamente como eu queria... Será que existe alguma coisa muito errada com essas características que eu mencionei acima, ou simplesmente elas não são tão comuns?

      SaldanhaPessoa
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      não sei se com exatamente todas essas caraterísticas.. mas dá pra resgatar alguma PRS q te agrade. No mais, percebi q o amigo tem um gosto próximo do meu, eu cada vez mais estou tendendo a mandar fazer uma guita em luthier. Minha primeira idéia é uma Firebird (estilo a V da Gibson).. com caps mini-humbuchers e tal. Já q c tá no Japão, experimenta essa guita, pode ser q vc curta.

      gucrispim
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Muitas Custom Made tem essas características! =DD

      be5
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      cara, se eu fosse vc não pensava 2 vezes.

      eu mandava fazer essa "A" guitarra no melhor luthier que eu encontrasse :)

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      SaldanhaPessoa
      be5

      É, o problema é mais que aqui no Japão, guitarra de luthier é luxo! Sério! No Brasil, luthier fica precendo alternativa barata para quem não pode comprar Fender e Gibson. Aqui, comprar um dos modelos "normais" (não vintage/deluxe/custom shop da vida) da Fender ou Gibson sai bem mais em conta do que mandar fazer uma guitarra.

      Talvez eles aceitem encomendas na Fujigen... Sei que eles montam guitarras sob demanda, mas não sei se eles topam essas especificações, exatamente.

      O chato é que simplesmente não consigo achar uma guitarra que tenha, ao mesmo tempo, um som perfeito, conforto ótimo para as minhas mãos (tenho a mão um pouco pequena e grudenta, argh) e que ainda seja bonita, heheh.

      mazellan
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bah, acho que vc qr uma N4 e não sab....

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      mazellan

      Washburn? Mas ela não tem nada a ver com o que eu postei ali... =P

      gucrispim
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog
      Cara, ve com o Soulface aki do FCC... quem sabe....

      mammb2000
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bixo, procure um luthier ...
      vai sar a guitarra perfeita pra vc.

      Luthier é como um puteiro ... vc sempre acaba saindo de lá satisfeito com a mina dos seus sonhos cara. Mas tudo tem seu preço!

      O FÁBIO SEIJI faz umas guitas muito fodas .. esta em São bernardo do Campo... se estiver longe tem outros caras,
      o Bertola no RJ ... por ex.

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      mammb2000

      Como eu disse ali em cima, eu tô no Japão, e guitarra de Luthier aqui é artigo de luxo... :( Por aqui, Fender Japan é que é barato, hehehe.

      be5
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog

      putz ai é tenso cara...

      Qual o modelo de guitarra tradicional (não o q vc sonha :D) que mais te agrada?!

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      be5

      Hahah, aí entra outro problema: eu gosto de guitarras e mais guitarras!

      Tenho uma Les Paul. Como ela é muito boa e eu não vou me desfazer dela, acho que queria algo que soasse bem diferente. No quesito conforto, ela é quase perfeita: o braço tem o tamanho certo, e não tem verniz atrás (é acabamento faded). A única coisa que eu mudaria nessa guitarra seria colocar uma escala um pouco mais curva, de 10" em vez de 12". Fora isso, ela é ótima para o tipo de som que se propõe a fazer.

      Dito isso, tem 2 guitarras que me fazem pensar "ah, um dia eu ainda compro uma dessas":

      1. Gretsch Duo Jet, a com Filtertrons (humbuckers). A melhor que eu já toquei tinha captadores TV Jones. Essa guitarra só tem 2 coisas que me desagradam: a escala podia ser mais curva, e o braço podia ser sem verniz atrás. O som é ótimo, e a escala em ébano é lisa lisa lisinha.

      2. Rickenbacker 620. Som super macio e ao mesmo tempo brilhante. Essa também só tem 2 coisinhas que me desagradam: verniz na escala (eca) e atrás do braço.

      Às vezes também penso que esse tipo de guitarra é muito extravagante, e que o melhor mesmo seria procurar uma boa e velha strato com um humbucker na ponte e a escala em maple sem verniz. Aí, o único problema é o tamanho do braço, que eu acho meio descofortável, comprido demais.

      O problema todo é que são instrumentos caros, e eu guardaria dinheiro por 1 ou 2 anos para comprar. E só posso comprar um deles, hehehe. Aí tem que ser A escolha, porque depois que voltar para o Brasil, não vou poder ficar consumista assim por muuuuuito tempo.

      SaldanhaPessoa
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog

      cara essa sua implicância ae com braço de strato e tele n duraria mto tempo se vc comprasse uma boa guita (fender ou melhor). Eu já acho o braço da minha strato hiper confortável.. e não compro uma lp por medo de n me acostumar com o braço. Se o amigo testasse com carinho uma strato com características bem vintage num bom ampli valvulado, provavelmente fecharia o tópico assim q chegasse em casa. Strato é a guitarra!

      Rod Turtle
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog
      Uma jaguar ou uma jazzmaster tem todas essas especificações aí.

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      SaldanhaPessoa

      Opa cara, valeu, mas eu TENHO uma boa tele, novinha, uma G&L Tribute (2a linha) ASAT Special. Realmente, o conforto foi uma coisa fundamental para a minha escolha - foi com ela que eu vi o quanto uma escala de 9.5" pode ser mais confortável que uma de 12". É bem confortável sim, mas eu ainda prefiro o comprimento de escala da Les Paul. Mas veja bem: eu não 'exijo' que a guitarra tenha essas características, em grande parte, perguntei por curiosidade...

      No mais, você está certo: a grande vantagem de uma Strato é que ela é tipo uma "guitarra-padrão" - ela faz um pouco de tudo, é simples, direta e sem maiores firulas. Por isso é que eu chego a pensar em simplesmente pegar uma Strato, em vez de guitarras mais "exóticas", hehehe. Outra vantagem da Strato é que, por ser tão popular, existem centenas de opções: cores, tarraxas, captadores, escudos, e por aí vai. Com uma guitarra mais "exótica", eu teria muito menos opções.

      Rod Turtle

      QUASE! Eu também achava isso, heheh. Por isso, na última terça-feira eu fui na loja brincar com elas. A Jazzmaster tem o braço um pouco mais comprido do que eu queria. Teria sido a minha escolha de "sonho de consumo" se não fosse um porém: o som das Jazzmaster "pagáveis" é muito parecido com o da ASAT que eu já tenho!!! Já a Jaguar, todas as que eu vi tinham uma pintura super desconfortável na parte de trás do braço, não gostei.

      Agradeço os comentários do pessoal! É legal discutir e refletir sobre o assunto, e conhece a opinião da galera. Lembrando sempre que é apenas uma curiosidade, um "sonho de consumo para daqui a alguns anos", heheh.

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Up, mais alguém? Acho legal discutir essas coisas! :P

      Rod Turtle
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog
      Bah cara sobre o timbre da jazzmaster sempre se pode mudar os caps né?As jaguars que testei não tinham pintura atrás não,só um verniz mesmo,mas se fosse sem seria melhor.

      B.Frusciante
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog
      Nossa!!

      Você é o cara mais exigente que eu conheco heuhehauhue


      boa sorte na procura

      B.Frusciante
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog
      Já pensou em mandar fazer pelo menos o braço de alguma guitarra?

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Rod Turtle

      Heheh, é verdade, mas o timbre ser parecido com o da guitarra que eu tenho é uma coisa BOA da Jazzmaster - afinal de contas, eu escolhi a minha porque o timbre era bom! =P

      B.Frusciante

      Hhaha, não cara, eu não disse que esses são requisitos MÍNIMOS para uma guitarra. Nenhuma das que eu tenha é assim, e eu pergunto exatamente por não conhecer nenhuma que seja. Então não é uma "exigência", é só uma questão de procura. Mesmo que a guitarra não tenha tudo isso, eu já tenho aqui na minha listinha um punhado de opções super-fodonas. ;)

      Já pensei em mandar fazer o braço, mas antes teria que testar uma guitarra que fosse assim. Vai que eu mando fazer o braço e descubro que era uma péssima idéia, hehehe.

      guilhermerizzo
      Veterano
      # ago/08 · Editado por: guilhermerizzo
      · votar


      Bog

      Não sei as medidas exatas do braço, mas talvez a Cort G260

      Slave of hell
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      pow mano..de boa...acha o som em uma guitarra boa que voce queira e aprende a usar ela..se acostuma...nós podemos nos acostumar com tudo..e isso acontece de forma natural mesmo sem stress

      tipo..eu toco violão e guitarra e consigo tocar nos dois grande parte do que sei tocar...

      se vc quer algo mto específico aí vai ter que pagar caro por isso

      existe no mundo do violão erudito uma chinesa virtuosa...pra que mãos menores que a de uma chinesinha além de pequena aparenta ser frágil..isso em braço de violão viu?

      diego gr
      Veterano
      # ago/08 · Editado por: diego gr
      · votar


      Então...a minha Washburn X16 é mais ou menos assim:
      Corpo de strato tradicional (sem os chifres pontudos a la Ibanez RG)
      Escala de les paul 628mm 24 trastes
      Headstock bico de papagaio na cor da guitarra (foda demais!!!!!!)
      Braço "quase" fino que nem uma Ibanez
      Parte de trás do braço acho que é envernizada (num sei)
      Escala em rosewood, acho que também é envernizada (num sei tbm xp)
      Raio da escala 320mm=12"
      Aqui tem os dados completos dela:
      http://www.music.co.th/product_model.php?product_model_id=111202

      André Arraiano
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      na boa, esses numeros realmente importam? nenhuma guitarra q vc testou vc axo confortavel? sei la uma sg...

      mammb2000
      os puteiros ai sao bons hein! sai com a mina dos sonhos o.o

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Slave of hell

      Eu também toco violão cara, e sou bem acostumado. Tenho um punhado de instrumentos, e já toquei em muitos outros. Só queria saber se existe uma guitarra com um braço/escala que reúna todas as características que eu gosto. Não é uma coisa do tipo "se não for assim não brinco". =P

      André Arraiano
      esses numeros realmente importam? nenhuma guitarra q vc testou vc axo confortavel? sei la uma sg...

      Os números importam apenas na medida em que eu queria saber se tem uma guitarra que reúna várias características que eu gosto. Como já disse, não é pré-requisito. A Rickenbacker 620 tem verniz na escala E atrás do braço, e nem por isso deixa de ser um dos instrumentos mais bem feitos nos quais eu já toquei. A minha LP foi comprada, em parte, por causa do conforto - já disse ali que a ÚNICA coisa que eu mudaria era colocar uma escala mais curva. Isso não quer dizer que eu ache o braço dela ruim: eu não troco essa guitarra por nenhuma outra, no máximo, compro outras para fazer companhia, hehe.

      Leonardo Mencarini
      Veterano
      # ago/08 · Editado por: Leonardo Mencarini
      · votar


      ótimo post... tenho uma strato e adoro o braço dela, mas nem tinha me ligado nessas medidas!

      pq vc ñ tenta uma tele com HH... acho q tem modelos fender custom assim, deve ser legal!
      ou uma American Deluxe Sunburst com HSS e escala em rosewood!! (sonho meu! ^^)

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Leonardo Mencarini

      Putz, eu hoje fui numa loja e toquei em algumas Stratos americanas. Definitivamente, não é a minha praia. Acho o som legal, o acabamento ótimo, mas não é nada que me fizesse sorrir sem perceber ou pensar "OOOHHH!".

      Tele eu já gosto mais, tanto que comprei uma outro dia, hahaha. Já vi uma com humbuckers, acho que era semi-acústica, guitarra boa demais! Mas ainda acho que as duas que estão no topo do meu ranking são a Rickenbacker 620 e a Gretsch Duo Jet.

      Leonardo Mencarini
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Bog
      Falar isso é pecado!!! huahuahuahua

      qual tele q vc comprou?

      Bog
      Veterano
      # ago/08
      · votar


      Leonardo Mencarini

      G&L Tribute ASAT Special

      É da 2a linha da G&L, porque a guitarra cara eu vou comprar só daqui a uns anos, heheh. Mas gostei muito do som dela, é basicamente uma Tele vitaminada.

      japaubatuba
      Melhor interpretação
      Prêmio FCC violão 2008
      # ago/08
      · votar


      q cor vc comprou?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta para quem conhece muitos modelos de guitarra

      305.572 tópicos 7.892.492 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital