Upgrade de pobre em strato baratinha

    Autor Mensagem
    Bigtransa
    Veterano
    # ago/08


    To postando um upgrade feito por um amigo meu em uma dolphin strato.... achei legal pelo fato de ser a guitarra mais barata no mercado.... o resultado foi surpreendente..... a guitarra depois de reguladinha e com cordas 0.11 ficou muito gostosa de tocar.... o shape do braço é bem legal.... diferente das stratos normais.... é bem fininho.... e esses spirit tem um puta som..... medidas simples como a troca dos abaixadores, do nut e dos saddles resolveram bem os problemas do hardware fraco.... e o melhor de tudo é q ele acabou gastando muito pouco....


    Guitarra: Dolphin Stratocaster R$175
    3 captadores spirit quick lead R$112
    2 abaixadores roller R$8
    Jogo saddles cromo satin com roller nut R$30
    par de molas adicionais para a ponte R$10
    roller nut R$ 12
    regulagem geral+instalação+blindagem R$ 120
    ---------------------------------------------------------------
    TOTAL R$ 467

    alexfs0
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    legal man, nao sei se vale a pena customizar uma dolphin strato.... mas ficou baratinho, e pelo que vc descreveu ficou legal.

    ai que vem a questao, customizar uma dessas ou comprar uma guitarra de 500 pila? qual das 2 tem um melhor som? hehe..


    vlw

    Slowhand-
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    alexfs0
    se for só hobby sem maiores pretenções eu ficaria com uma dolphin customizada justamente por isso: customizada :)
    mas a longo prazo, acho que uma guitarra de 500, pq dá pra dar upgrades quando sobrar grana e no fim das contas ficaria melhor...

    Rafa-Ban
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    se vc realmente gosta do instrumento,mesmo sendo uma tonante fender,vale a pena investir nele,mesmo que não fique uma beleza

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    alexfs0
    qual das 2 tem um melhor som?

    com certeza a stratinho..... e tem q ver q o total gasto inclui o trampo do luthier.... qqr strato de 500 reais iria requerer os mesmos upgrades ou similares....

    edukotzen
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Sem duvida bigtransa!! tunei minha michael strato, e ficou com um som muito melhor, regulei ela também, e coloquei cordas 0.10 eu não me desfiz dela justa mente por ter acostumado com ela, e achar o braço dela muito macio e gostoso

    coloquei o Hb hot alnico e dois alnico blues da sound, agora so vou trocar as tarrachas!!

    Se a madeira da sua guitarra e maciça e você gosta dela, compensa muito tunala!!

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    edukotzen
    a grosso modo a grande diferença entre as guitarras mais baratas e mais caras hj em dia esta no hardware e na parte elétrica..... olhando bm antes de comprar pra ver se não tem nenhum problema grave de construção e fazendo os upgrades certos fica tudo maravilha....

    edalko
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cara... acho que se vc compra uma guita barata, o esquema de trocar por peças um pouco, mas muito pouco mesmo superiores, vale só pelo trabalho e maior conhecimento do equipamento, porque sonoramente dá elas por elas.

    Vale a pena se vc pega um equipo bom e põe ferragens top. Daí sim.

    Mas ficar mexendo em equipo podre, não compensa não.

    Melhor guardar 100,00 que seja, botar na poupança, e no futuro trocar de guita.


    Já fui assim e te digo: não compensa!

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    edalko
    resolvi postar este upgrade pra mostrar que existem alguns detalhes e medidas simples fazem toda a diferença.... pra que servem a ponte e as tarraxas de uma guitarra senão pra segurar a afinação e garantir uma tocabilidade boa? a meu entender se vc puder resolver tais problemas sem trocar ponte e tarraxas melhor.... e a guitarra no caso é uma dolphin mas poderia ser qqr outra.... garanto que tem muito moleque por aí q escuta falar q tal guitarra tem tarraxas e captadores ruins e q o legal é trocar por gotoh e SD e qr trocar tudo sem nem saber afinar a guitarra direito....

    filipe p marcato
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bigtransa

    Legal sua iniciativa, a um bom tempo venho enrolando para pegar uma strato de pobre... Estou cogitando tudo... entre Cruiser by Crafter St-50, essa dolphin, Memphis mg32, eagle, e condor rx-20... qual vocÊ acha melhor... lembrando que vou trocar os caps! Eu digo no aspecto de construção e acabamento, qual você prefere?

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    filipe p marcato
    eu gostei da dolphin por causa do shape do braço.... já fiz algo parecido com o q esta neste tópico em uma tele dolphin.....entre as q vc citou gosto tb da cruiser e da condor..... a condor tem o melhor acabamento..... acredito estarem todas no mesmo nível.... vale perder uma tarde testando....

    filipe p marcato
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bigtransa

    A condor já testei bem legal mesmo, agora a dolphin e a cruiser eu não tenho visto aqui em Campinas-SP!

    jigo__
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bigtransa
    Tp se eu coloca tarrachas com trava nela ela num desafina qdo eu dé alavancada???
    obrigado

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    a galera esquece q gastando em upgrade não é jogar dinheiro fora, pois um captador, um nut ou até mesmo uma ponte, pode ser retirada e colocada em um intrumento melhor posteriormente caso surja a necessidade.

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bigtransa
    Jogo saddles cromo satin com roller nut R$30

    saddle é o "carrinho" da floyd?!?

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    jigo__
    Não necessariamente.... existem vários fatores q podem estar influenciando na afinação de sua guitarra.... o nut pode estar prendendo, a ponte pode não estar bem colocada, as molas da ponte podem estar colocadas de forma que uma esteja mais tensionada que a outra (assim qdo vc usa a alavanca a tensão não é uniforme em toda a ponte), os carrinhos podem estar com os parafusos espanados.... se o problema não for nas tarraxas não vai adiantar nada botar tarraxas com trava.... o ideal é levar a guitarra no luthier para regular direitinho.....

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Bigtransa
    · votar


    Diino
    sim.... são os carrinhos.... e não é floyd..... é tremolo de strato normal.....

    edalko
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bigtransa

    Opa... pois é, mas só os caps que não são lá essas coisas custou quase o preço da guita, e na hora de vender será um investimento que não será computado.

    Troca de nut,molas essas coisas ainda vá, mas caps, etc não acho que valha a pena.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar


    Bigtransa

    Então Bigfuck, dentro do que vc disse, eu trocaria o roller nut por um nut padrão, mas de grafite, que na minha opinião funcionaria bem melhor, acho roller nut uma bela porcaria.

    Seria bem legal colocar umas tarrachas com trava, faz diferença, põe da Condor que é baratinha e bem firme... ajuda legal na afinação. Por uns 50,60 paus teu amigo compra o jogo.

    Quanto a ponte, trocaria as molas mesmo , ou então travaria com o cotoco de madeira... não curto usar ponte de strato barata, mesmo com boas molas (não tenho segurança). Na verdade, vou fazer um teste na minha SX, ver se consigo um resultado melhor com a troca de molas, daí vou ter um diagnóstico melhor.

    Trocar os caps foi uma boa sim cara, eu não conheço os spirit mas se vc diz q são bons, então valeu. Eu catei um trio de Stellfners, 150 paus + frete, os captadores são excelentes.

    No fim, a guitarra vai ficar melhor q muita guitarra "famosa" por aí... claro que os donos delas nunca vão admitir isso, mas também, isso é o que menos importa.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    edalko

    Cara, mas sei lá, acho q customizar uma guitarra dessas, independente de colocar captadores ou não, é perda de valor comercial mesmo... não tem jeito. É uma coisa que vc faz pra vc, se for fazer pensando em vender, aí não vale a pena trocar nem o botãozinho do potenciômetro... Nunca pagarão numa eagle ou qualquer guitarra barata bem customizada o valor dela.

    Curly
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    não se perde dinheiro em investir em caps, desde que vc guarde os originais. o upgrade em questão foi bem pensado, com exceção da roller nut, acho que não acrescenta muito

    edukotzen
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    como foi dito acima, tarrachas, captadores e ponte não são um mal investimento, esses mesmos podem ser tirados, e colocados em outra guitarra!!

    rsf
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    thmenezes_RJ


    acho roller nut uma bela porcaria.


    por que?

    tenho um guardado, mas ainda não tive coragem de mandar instalar...

    rsf
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    thmenezes_RJ


    e aí, roller nut é uma bela porcaria pq?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Bigtransa
    Eu falo isto desde que entrei neste fórum, e, como vc, recomendo que se faça, principalmente para se ter uma melhoria sonora e confiabilidade, principalmente no caso de uma segunda guitarra, e desde que se respeite a relação custo-benefício.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade de pobre em strato baratinha