Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Oque ensinam numa faculdade de musica?

Autor Mensagem
      CrenteLouco
      Veterano
      # ago/08 · Editado por: CrenteLouco

Eu gostaria de saber.. oque eles ensinam por lah?
      tem um curso especifico pra tal instrumento?
      como eh lah?
      alguem ja fez?
      como eh a prova?

Jim Marshall
      Veterano
      # ago/08 · Editado por: Jim Marshall
      · votar

CrenteLouco

Muitas coisas...desde História da música, regionalidades, história da Arte...até leitura, estruturas modais , composição e regência...mas depende do rumo que o curso e as matérias de cada faculdade tomam.

Estudar música não é apenas o fato de tocar um instrumento, por isso os vestibulares para tais faculdades são tão dificeis, normalmente é exigido que o vestibulando já tenha conhecimentos bem aprofundados de teoria, leitura , e prática.

O que pode ser feito é um curso preparatório em algum conservatório ( como o Souza Lima por exemplo) daí então depois de ter adquirido uma certa "bagagem" você presta o vestibular.

Faça uma busca na internet por faculdades de música e dê uma olhada nos cursos de graduação.

Abraço,

See ya !

CrenteLouco
      Veterano
      # ago/08
      · votar

Jim Marshall
      blza cara... Vlw...
      vou procurar msm..
      mas c sabe me dizer qnto custa a mensalidade numa faculdade dessa?
      eu sei q eh mto variável, mas sempre tem uma média.. :D

Renan Vuorinen
      Veterano
      # ago/08
      · votar

O que se aprende numa faculdade de musica é bem de acordo com o que voce escolher, Licenciatura ou Bacharelado, a primeira é bem voltada para a educação e pedagogia, nesse contexto existem algumas faculdades que nem prova especifica impõem, é só fazer o vestibular e entrar, lógico que ha suas desvantagens pois o ensino é bem geral e enxuto, eles ensinam noções basicas e possibilidades para se usar em sala de aula.
      No caso do bacharelado, voce escolhe o instrumento para o qual ira se especializar, a prova é relizada com ele, voce deve tocar algumas peças e alguns exercicios pré estabelecidos, depois tem a prova teórica e em algumas faculdades prova oral, estando la dentro voce ira trabalhar muitos conceitos musicais com muito aprofundamento, teoria e pratica direto.
      Dizem que para fazer a licenciatura nas faculdades que tem prova especifica o ideal é que o aluno domine muito bem a pratica e a teoria pois la dentro não estudará a fundo essas questões, mas isso são rumores que surgem entre o pessoal da academia.
      Abraço, espero ter ajudado

Jim Marshall
      Veterano
      # ago/08 · Editado por: Jim Marshall
      · votar

CrenteLouco

mas c sabe me dizer qnto custa a mensalidade numa faculdade dessa?
      eu sei q eh mto variável, mas sempre tem uma média

Neste caso entra outro detalhe...a maioria das Faculdades de Música não são particulares, ou seja, somente há a taxa de inscrição...ou então você pode ir super bem na prova e conquistar uma bolsa,e eis o motivo de ser tão dificil entrar e galgar uma bendita vaga, é que em cursos de graduação de música na faculdade as turmas são reduzidas...dependendo da Faculdade são apenas disponibilizada 20 a 30 vagas por semestre.

O jeito é pesquisar mesmo...não tem jeito....mas já adianto ...caso queira prestar USP ....vai ter que suar a camisa (caso não tenha conhecimentos em leitura,teoria,percepção e arranjo)...o vestibular da USP é surreal...rs

Abraço,

See ya !

PGilbert
      Veterano
      # ago/08
      · votar

CrenteLouco
      Na unicsul o curso é grátis.

Mas é só no período da manhã.

Renan Vuorinen
      Veterano
      # ago/08
      · votar

Jim Marshall
      É isso ai, não é facil mesmo.

Kamus23
      Veterano
      # ago/08
      · votar

Aqui na minha cidade a Faculdade de musica funciona assim:

Você aprende historia da musica e talz, só que chega um momento que você faz violão classico, ou teclado (piano).

Ai você aprende como tocar ou o violão ou o teclado...

Minha ex-professora de violão ta fazendo, e ela me que era assim e disse:

"Tenta ganhar 50% da bolsa de estudos e faz musica, faz violão classico"

E eu estou pensando bem serio, pois ja tenho uma profissão bem definida, pois é de familia (Refrigeração)...

Abraços

zodiaco10001
      Membro Novato
      # 03/dez/17 21:56
      · votar

É melhor fazer um curso tecnico em musica ou uma faculdade??

Ken Himura
      Veterano
      # 04/dez/17 15:43
      · votar

zodiaco10001
      Depende do seu interesse. Muita gente fez os dois - eu mesmo só não fiz por falta de tempo na época, mas agora já tô na pós-graduação de música.

Geralmente o curso técnico é mais leve que a faculdade da mesma matéria. Digo geralmente porque tem umas exceções brabas, uns técnicos muito pesados. Mas hoje em dia não sei a quantas anda a média.

Jabijirous
      Veterano
      # 04/dez/17 15:46
      · votar

zodiaco10001
      Se tu tiver idade faça a graduação. Aconselho a fazer licenciatura, pois tu pode trabalhar em escola particulares e fazer concurso. E se nada der certo na música, tu pode fazer concurso fora da área de música e ainda vai ter aumento de salário por causa da graduação!!! :P

zodiaco10001
      Membro Novato
      # 04/dez/17 18:05
      · votar

Estou pensando em fazer os dois vai levar muito tempo mais acho q valera a pena, mas eu nao quero fazer licenciatura pq nao quero dar aulas, quero algo mais pratico, o bacharelado pode me satisfazer

Jabijirous
      Veterano
      # 04/dez/17 18:35 · Editado por: Jabijirous
      · votar

zodiaco10001

Fazer os dois é perda de tempo!! Tu vai "ver a mesma coisa"!!! Foca no bacharelado que já vai tomar uma parte do teu tempo!!

Ken Himura
      Veterano
      # 04/dez/17 23:39
      · votar

zodiaco10001
      Concordo com o Jabijirous. A propósito, que instrumento você pretende prestar no vestibular?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Oque ensinam numa faculdade de musica?

303.879 tópicos 7.863.316 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital