Review da SX 57

Autor Mensagem
will789
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola, essa guitarra se "tunada" com peças tops de linha como seymour, fender e gotoh, ela ficaria uma guita do nivel de quais outra guitas? a qualidade de madeira dela se compara a de q guitas mais caras?
abçs

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


will789
Olha, fica uma guitarra muito boa pelo que dizem...mas o que rola mesmo é trocar captação e tarraxas...o resto passa!!!

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar


will789
bertola, essa guitarra se "tunada" com peças tops de linha como seymour, fender e gotoh, ela ficaria uma guita do nivel de quais outra guitas? a qualidade de madeira dela se compara a de q guitas mais caras?
abçs


Sem querer me intrometer mas já fazendo.
Você pode colocar tudo isso na guitarra..mas ela NUNCA SERÁ UMA FENDER.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Raizen

Quando li tive a impressão que ele queria ouvir isso....Fica igual a uma Fender...hehehe..

Esquece.

Paulo Heineken
Veterano
# jul/10 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


Olha, deixando as boas SXs de lado agora, e falando de guitarras X "pra trocar tudo depois e aproveitar a madeira", tem uma coisa me intriga.

eu nunca vi muita vantagem em pegar uma guitarra pra ficar trocando tudo depois...

trocar captador é legal!? logico que é!!!..mas e depois!?
ai vc troca, captador...braço...tarracha, ponte, potenciometro, e que guitarra fica?!

conheço uns 3 caras que fizeram isso, gastaram uma fortuna em busca do timbre perfeito, de guitarra "x" com madeira "x" que com captador "x" , ponte "x" e tarracha "x" ficariam com um som "X".

no final, o som ficou horrivel...e minha squier japonesa, dava pau na "frankstein" dele...

isso parece até aquelas minas complexadas, que por mais gatas que elas sejam, vivem mudando o corpo, ai no final, fica tudo desproporcional...

ou seja, se vc procura uma strato, procure comprar uma guitarra que já tenha esse som caracteristicos de strato, pegada de strato, visual de strato, e que vc possa passar um bom tempo com os captadores originais dela...mesmo serve pra les paul


as vezes compensa mais segurar a onda, e comprar ela chapada logo, doque ir montando feito um quebra-cabeças...até porque, nem sempre achamos as peças certas..

tem guitarra boa pra tudo que é bolso hj em dia..e os asiaticos de vez em quando acertas umas bolas cheias..

Obs: não me refiro a guitarra do criador do topico não.

abraços

will789
Veterano
# jul/10
· votar


ogner
Raizen
kra naum queria q ele fale q fica igual a uma fender deluxe, msm pq eu sei q naum ficara, mas talves como uma fender MIM, pq pelo q falaram eu acho q pode ficar.
flw

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar


will789
Bem...você vai acabar gastando em hardware o que você gastaria para comprar uma MIM...ou até mais.
Então...por que não comprar uma MIM ou MIJ/CIJ?

Dá pra comprar um gol caixinha e fazer ele correr mais que um BMW...(na reta, pelo menos)...Mas você ainda vai ter um gol caixinha....mas com preço de BMW.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


will789

Cara, vc tem que entender que guitarra é um conjunto...vc pode ter uma guitarra de 50 reias que tenha uma pegada boa, um braço incopreensivelmente confortável, mas o resto nao presta, e ter uma gibsion que vc simplesmente detesta o braço....

Essas comparaçoes na pratica, se vc realmente pretende comprar um instrumentrom são vazias e sem cabimento pratico, cada guitarra tem um jeito, as medidas são diferentes, o desenho do corpo diferente...Uma guitarra não é feita apenas de madeira, captadores e hardware...

Abço


Essa historia de up em guitarra ta enchendo o saco já!! Na boa Will, isso não é direcinoado pra vc, ok..

Concordo muito com o Paulo Heineken.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Paulo Heineken
Raizen
ogner

Concordo com o pessoal. Ainda, penso que a madeira e a construção são fatores importantes; diria que é o conjunto que diferencia uma guitarra da outra e as tornam diferentes, mesmo sendo iguais! hehe

Eu, particularmente, não vejo marca, mas oportunidades. Se aparecer uma Fender MIM ou AM por um preço legal e me der bem com ela (pegada legal), tô dento. Se aparecer um "frankie" legal e achar que uma troca de captadores for interessante, tô dentro também. Se for pra comprar tudo separado idem ou comprar um prontinha, tá bonito. Topo qualquer negócio desde que seja interessante pra mim, é óbvio. Veja o caso do Curly que montou sua guitarra. Pra ele foi uma puta vantagem, ainda é sua "signature" hehe.

Então, o que eu espero de uma guitarra é boa pegada, afinação certinha e que não fique chiando! hehe

Se eu fosse o Will789, levaria num luthier e perguntaria o que fazer! hehe

Abs

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

olha só essa aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=cRYKJ0k9MFU

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Isso. Quero explicar que não sou contra upgrades em guitarras que valem a pena, mas pra variar o bom senso e a falta de noção tomam de assalto o FCC. Por exemplo, a galera compra uma strato já pensando em colocar humbs, floyd, colocar lock nut, etc...pô...

O grande ponto é que parece que o pessoal não atenta pras medidas, os milimetros das especificaçoes, do braço, escala, nut, desenho do corpo etre outras.....Eles fazem uma GRANDE diferença também..

Se uma ponte é tremolo, e vc troca por floyd, certamente a medida ponte/nut vai mudar..e aí?? Vai conseguir entonação legal?? Pra exemplificar...

Acredito que ate as guitarras vagabas tem um projeto de fabricação com especificações, propria ou copiadas, ou seja, se ficar mudando muita coisa, vai pro beleléu!!

Sei também que construir uma guitarra não é igual a um foguete, mas tem suas manhas e particularidades.

Bigtransa
Veterano
# jul/10
· votar


will789
nunca será uma fender mas tb não precisa ser uma...... e falar que uma guitarra é do mesmo nível que outra é relativo...... na minha opinião a grande diferença esta no acabamento...... na sx é mais fácil encontrar defeitos como falhas na pintura, verniz escorrido, trastes mal colocados...... o hardware e captadores das fender mex e japan são melhores mas tb não são grande coisa e vc acabaria fazendo os mesmos upgrades..... Na minha opinião (que é geral) a guitarra vale muito pelo preço e esse custo/benefício se mantém se vc for comedido nos upgrades. Se for pra gastar 2000 em peças e o custo da guitarra ficar em 2500 é melhor pegar uma fender USA usada.... Na minha opinião o ideal é pegar essa guitarra e colocar um set gfs ou similar em alnico por 100 conto, levar ao luthier pra uma geral e pronto.....

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Por exemplo, a galera compra uma strato já pensando em colocar humbs, floyd, colocar lock nut, etc...pô...

Sou contra isso! Acho que, antes de qualquer coisa, o cara precisa conhecer o instrumento. Pra que gastar centenas de reais se vc mal sabe afiná-la? Parece que muitos users aqui acham que pedais, amps e captadores fazem milagres e te ajudam a "ser melhor", entanto o que importa meeeessssmo, é tocar bem!

O Curly, que citei, é um guitarrista macaco velho, assim como vc. Isso faz toda a diferença pq vc tem noção do que estão fazendo. Essa noção é fundamental.

Curly

O Y2B aqui tá dando erro direto...

Abs

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Curly

Ficou linda hein, não é muito o meu estilo mas ficou show?? Conseguiu saber quanto o cara gastou pra montar??

E outra coisa, estou sem meu laptop e perdi meus favoritos. Nele estava uma loja de partes de corpo que vc sempre indica, lembra qual é?? pode mandar novamente??

Inté

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

O Curly, que citei, é um guitarrista macaco velho,

bem que gostaria de ser menos, rsrs...

ogner

olha, as peças da warmoth são as melhores (e mais caras) penso que chegariam aqui corpo + braço por uns 1500, impostos inclusos. Lá no site do dodo audrin ele está vendendo partes da Allparts inclusive um corpo de tele bem parecido. acho que a loja foi essa aqui. allparts lá tá em promoção. foi lá que comprei o braço mightymite:

http://www.aampselectricguitarstore.com/

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Curly

Esse site mesmo, velhão!!

Obrigado!

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


ogner
MauricioBahia
Bigtransa
Curly
Raizen
will789
Paulo Heineken
Aí sim...eu que comprei uma Fender Am. Trad. há 10 anos atrás, só fui trocar captadores no final do ano passado e olhe lá!!! Bom, tb acho que já comprar pensando e fazer isso ou aquilo é muito mais ideia que vc tem pela opinião dos outros do que pela sua mesmo...

Num tópico desses respondi pra um cara que ele deveria tocar na sua guitarra (original, claro) por muito tempo, depois pega uma ou outra de um camarada, fala pra ele tocar com a sua (vc pode descobrir que não tem nada errado com sua guitarra, mas sim com sua mão), ouve alguns discos e passe em algumas lojas...depois vc pensa em algo do tipo "ah, vou colocar captador XYZ"

Sobre montar, eu acho legal!!! Logo montarei uma stratocaster Will Bejar Signature...hehehehe...logo mais...

Paulo Heineken
Veterano
# jul/10 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


quero deixar, bem claro,que eu sou a favor de upgrades, desde que haja um bom senso.

por exemplo, na minha squier, fiquei com o captador dela a uns 5 ou 6 anos, sei lá...os primeiros dela.

penso em trocar agora, pq quero dar uma cara nova ao som mesmo...
mas nunca penso em comprar uma guitar, já logo pensando em trocar tudo

Nunca se esquecer que uma SX será sempre uma SX...
ai o sujeito fala:
"há, mas o timbre comparado fica igualzinho de uma fender e bla bla bla bla"
pode até por ventura ficar....
mas vc gasta uma fortuna
e na hora de vender, não terá o retorno...

Em teoria.
guitarra top, vc sempre vende por preço de guitarra top.
guitar "não top", vc sempre vende por preço de guitarra não top, mesmo tendo pago o preço indiretamente de uma guitarra top..


seria mais facil, comprar um corpo, um braço, as tarrachas, ou ir no luthier, e manda montar uma, né não?

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Paulo Heineken: guitar "não top", vc sempre vende por preço de guitarra não top, mesmo tendo pago o preço indiretamente de uma guitarra top..

Se você compra a guitarra pensando em vendê-la no futuro, sem dúvida, a marca é fundamental.

Nunca se esquecer que uma SX será sempre uma SX...

E se lixar o nome do Headstock? hehe Aí será somente mais uma guitarra feita de madeira e outras propriedades intrínsecas a um instrumento elétrico, de cordas. Eu prefiro tratar um guitarra assim, apesar de também gostar das marcas "top" pq, de certa forma, elas me passam confiança, mais ainda sim, se lixar o nome do head, vira mais uma guitarra "perdida" no mundo, no meu entender.

Abs

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
A guitarra que eu vou montar vou colocar meu nome onde nas strato "normais" estariam as marcas...o projeto está sendo desenvolvido, mas ainda vai demorar um pouquinho pra eu montá-la...hehehehe

Marcosrcf
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar
vou colocar meu nome onde nas strato "normais"

Eu fiz isso! hehe

Fiz um logo com meu nome em japonês, levei na galeria do rock e fiz uma tela de silk! Fica show de bola!

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Marcosrcf
O meu eu vou fazer a minha assinatura mesmo...talvez copie da fender o "Stratocaster" estilo 70s...hehehe

Paulo Heineken
Veterano
# jul/10
· votar


Paulo Heineken: guitar "não top", vc sempre vende por preço de guitarra não top, mesmo tendo pago o preço indiretamente de uma guitarra top..

Se você compra a guitarra pensando em vendê-la no futuro, sem dúvida, a marca é fundamental.

Nunca se esquecer que uma SX será sempre uma SX...

E se lixar o nome do Headstock? hehe Aí será somente mais uma guitarra feita de madeira e outras propriedades intrínsecas a um instrumento elétrico, de cordas. Eu prefiro tratar um guitarra assim, apesar de também gostar das marcas "top" pq, de certa forma, elas me passam confiança, mais ainda sim, se lixar o nome do head, vira mais uma guitarra "perdida" no mundo, no meu entender.

Abs


Então, mas sempre tem esse aspecto, até pq não podemos prever o futuro..a possibilidade de revenda nunca é nula.

quanto ao lixar o headstock, bem, ela continuara sendo uma "não top",e na maioria das vezes perde mais ainda o valor no mercado...e as oportunidades aparece quando agente menos espera.

agora lixar um headstock de guitar top, já pensou?
a não ser que tenha alguem louco(ou rico) o suficiente pra pegar uma gibson custom, e lixar o headstock, hahahahahahahaah

Mas com certeza é sempre bom tá pegando marcas renomadas..e não to falando mal da SX não, alias, é uma otima marca pra comercializar...

ai entra a questão do bolso do guitarrista tb, e aonde ele se enquadra
se o cara for famoso...ai qualquer guitarra que ele tocar, vende...

no final das contas é mais ou menos assim que funciona o comercio...

ou a guitarra tem marca(fenders, gibsons, ibanezs, Sxs, Corts, Crafters, signatures e etcs)

ou o musico é a marca...(Ardanuy, van halen, Satriani, Santana, Vai, Tom morelo, Pepeu Gomes etc)

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Paulo Heineken: agora lixar um headstock de guitar top, já penso

:-) hehe. Ela perderia a identidade, fora o valor de revenda, que você bem falou. Falei hipoteticamente, é claro.

ou o musico é a marca...(Ardanuy, van halen, Satriani, Santana, Vai, Tom morelo, Pepeu Gomes etc)

Pior que é! Esses, mesmo com o head lixado, a guitarra que eles tocam automaticamente são consideradas ótima. :-) Aliás, ver um cara desses com uma guitarra "x" é até motivo de eu achar que a guitarra "x" seja especial. Afinal, pq não estão usando uma Fender ou Gibson? O que essa guitarra "x" tem? Muito provavelmente, o cara fez a guitarra a seu gosto, sem marca, mas é a guitarra "do cara". Meio conflitante tudo isso... hehe

Abs

Zero Zen
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Will Bejar
ogner
MauricioBahia
Bigtransa
Curly
Raizen
will789
Paulo Heineken


Eita discussãozinha que não termina nunca. É uma história sem fim ! hehehe

A alegria e o prazer de uns é uma tragédia para outros. Se alguém quer pintar sua guitarra com ouro em pó, cravejar o headstock de brilhantes de cores e gostos duvidosos. Deixe que ele faça. Quando e "se" precisar vender, ele fará a matemática.

Por exemplo: Todo mundo sabe que comprar uma guitarra pronta e já montada na fábrica sai muito mais em conta que comprar cada uma das partes e montá-la. Só a pintura já inviabiliza um encontro de contas. Com automóveis é pior ainda.

No entanto, nada se compara ao prazer de tocar com um instrumento que tem sua marca pessoal, mesmo que seja apenas o fato de ter escolhido e comprado cada parte separadamente e ter visto o projeto nascer e tomar corpo.

Ainda que uma pedaleira seja muito mais barata que pedais separados, ninguém nos impede (ou diz que é errado) montar o nosso próprio "board", fazendo uso de nossas escolhas, critérios, testes nos limites do nosso bolso.

Como diria o grande Mastercard: Certas coisas não tem preço !

Guitarras e Gear tem, mas o nosso prazer em conviver com elas e eles, não !

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


Zero Zen: Eita discussãozinha que não termina nunca. É uma história sem fim ! hehehe

Sem fim!

;-)

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


Zero Zen

essa discussão não tem fim até porque as coisas estão sempre mudando. Já tem umas semanas que um vendedor têm vendido várias fenders americanas no ML por cerca de 3k. Muamba ? Possivelmente sim, mas fato é que as fotos do anúncio mostram instrumentos autênticos e pelo fato dele ser do RJ muitos poderiam retirar em mão, então, em princípio considero o anúncio como sério. Depois desses anúncios, vários dealers lá baixaram os preços.

Mas a questão é que esse patamar de preços muda as coisas. Eu montei uma "american standard" por 1800 mas peguei algumas peças usadas, se tivesse pego tudo novo teria gasto uns 2.500

Ora, se uma Fender Americana nova custa 6k a montagem da réplica por 1k8 ou 2k5 vale muito a pena, já que a qualidade é a mesma.

Mas se pego uma autêntica nova por 3k definitivamente não vale montar por partes. A questão para mim não era sentimental, queria apenas uma strat top pelo menor preço.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Curly
Eu montei uma "american standard" por 1800 mas peguei algumas peças usadas
Aí sim...comprou braço e corpo pelo Ebay ou mandou fazer algo por aqui??? Passa umas infos aí pra galera...rs..valeu

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215182/

Zero Zen
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Curly

essa discussão não tem fim até porque as coisas estão sempre mudando. Já tem umas semanas que um vendedor têm vendido várias fenders americanas no ML por cerca de 3k. Muamba ? Possivelmente sim, mas fato é que as fotos do anúncio mostram instrumentos autênticos e pelo fato dele ser do RJ muitos poderiam retirar em mão, então, em princípio considero o anúncio como sério. Depois desses anúncios, vários dealers lá baixaram os preços.

Baixa de preços é sempre bem vinda. Principalmente pelo preço dos produtos Fender no Brasil. Injustificáveis. IMHO

Mas a questão é que esse patamar de preços muda as coisas. Eu montei uma "american standard" por 1800 mas peguei algumas peças usadas, se tivesse pego tudo novo teria gasto uns 2.500

Ora, se uma Fender Americana nova custa 6k a montagem da réplica por 1k8 ou 2k5 vale muito a pena, já que a qualidade é a mesma.

Mas se pego uma autêntica nova por 3k definitivamente não vale montar por partes. A questão para mim não era sentimental, queria apenas uma strat top pelo menor preço.


Claro que os preços mudam, surgem oportunidades, bons negócios, etc...

Mas não é esse o mote de minha manifestação. Não se trata de vantagem econômica, mas de opção pessoal. Pelo simples prazer de fazer suas escolhas.

Mais. Algumas vezes estes projetos são encaminhados ao longo do tempo, com modificações no percurso ou escolhas que o produto de fábrica não possui. Tenho duas Fenders, uma Strato e uma Tele, as duas com 9,5 de radiano, mas gosto mais do perfil da escala da minha G&L, que tem 12 pol. de raio. Fenders com 12 pol. de raio não são comuns, embora existam.

Detalhes como esse fazem diferença para mim. E nestes casos a gente pode se dispor a pagar mais.

Outro exemplo. Todos sabemos que o acabamento Sunburst tem um acréscimo de preço. Mas ele muda o som da guitarra ? Não. O que muda é o prazer que sentimos ao olhar elas. hehehehe

Sequer podemos dizer que são madeiras melhores. São, na verdade, mais bonitas. Podem até não soar tão bem ! A apresentação estética é o fundamental.

A pergunta é: Hoje, considerado o novo preço das Fenders MIA, você abdicaria de seu projeto ?

T+.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review da SX 57