Review da SX 57

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Echo Delta
thmenezes_RJ
Realmente ela é bem barata. Mas o que me impressionou foi a excelente relação custo-benefício. Claro que ela não é uma Fender, mas a qualidade do madeiramento e do acabamento (pelo preço), é imbatível.
Só não sei por quanto tempo elas virão assim, com essa qualidade...
Os chineses compraram enormes estoques de madeira a preços baixos de todas as partes do mundo (inclusive dos EUA) ao final dos anos 90 e instituíram um programa de qualidade industrial para seus instrumentos. O resultado é esse...
O que me deixa ressabiado são duas coisas: A exploração da mão-de-obra (embora não haja comparação entre as condições de um operário e de um camponês chineses), mesmo com o alto grau de automação, e o superconsumo dos recursos naturais (por isso, todos nós pagaremos caro em um futuro à médio prazo).
Questões de ordem crítica à parte, é um bom investimento principalmente como 2ª guitarra.
Abçs

Zero Zen
Veterano
# set/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Echo Delta

É. Falavam tão bem destas SX que resolvi arranjar uma backup da backup da backup.

Eu achei uma SX a preço de melado e não resisti. Pelo preço é uma bagatela. G.A.S. total, pois eu não preciso de mais uma guitarra, uma quarta strato.

Também tinha a venda uma Shelter vermelha metálica, trastes mais altos e espelho escuro por R$ 260,00. Barato demais, fiquei me coçando para levar as duas. Mas a Shelter tinha "aquelas" tarraxas, o que impunha uma despesa de uns 140,00 numas Gotoh e serviço de luthieria. Deixei prá lá.

A que eu comprei é Two Tone Sunburst, aparentemente com o corpo contituído de 3 ou 6 partes. Sabe como é, o sunburst permite estas coisas. Três pranchas na frente e três no fundo com as bordas escurecidas escondendo as emendas.

De qualquer forma, peças muito parecidas, com emendas difíceis de serem observadas a primeira vista. Melhor que muita Squire por aí.

Não dá prá saber quantas partes. Mas não importa, minha Crafter Convoy Trans Amber é feita com várias partes e é bem interessante.

As de cores sólidas podem apresentar madeiramento mais composto e complexo. hehehe

Mas ela me pareceu bem apanhada e equilibrada no geral. Até as tarraxas, copiadas das Fender/Gotoh vintages me deram uma ótima impressão, pois não tem folga aparente. A durabilidade e a qualidade do metal só o tempo vai dizer. (Molikote e Graxa de Lítio nelas)

A ponte é muito semelhante às Fenders Mexicanas, com os "saddles" iguais em desenho aos modelos usados nas MIMs mais baratas, as mesmas que vem com tarraxas semi-blindadas e logo em preto sólido.

O que me pareceu mais "low end" foi o acabamento/pintura, um tanto macio e fácil de riscar. Tem seu lado bom, pois ele vai ficar com "relics" ligeirinho. hehehe

Eu adquiri a SX pensando em uma guitarra/projeto, para testar com uns singles/stacks. Fazer uma "Poor's Man Big Apple Strat".

Por isso a pergunta para o Bertola.

Mas ela acabou se mostrando pouco ruidosa, até mesmo quando comparada com minha Squier/95, Coreana. Tenho que testar com o volume beeeeeeeeem alto para dar uma palavra final.

Por enquanto fica como está, só vou fazer um Clapton's Mod(travar a ponte com um bloco de marfim) e tacar umas .010. com afinação bemolizada.

Claro que não colocaria um Stellfner ou qualquer outro cap na minha Fender. Seria um absurdo, alterar uma concepção clássica, afinal ela é uma Americam Custom Classic. Ela nasceu e deve continuar como originalmente projetada. Colocar humbuckers nela seria uma heresia. Neste caso eu deveria ser anatematizado pelo Papa. hehehehe

As duas são de Alder, a mesma madeira (estou brincando viram !) Mas a Fender é em duas partes.

Quanto aos pickups, o fato é que eu olhei o site da Stellfner e achei interessante eles produzirem captadores com medidas de distância entre polos diferentes para Bridge e Neck (52 e 50 mm). O Middle você escolhe.

É um diferencial que no meu modo de ver demonstra uma grande preocupação com qualidade, aperfeiçoamento e atenção a um detalhe, que a própria Fender, passados sessenta anos não foi capaz de corrigir.

Saudações.

Zero Zen
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A sua preocupação com os recursos naurais é pertinente, mas é interessante notar que estes instrumentos, parecem ser produtos duráveis, que com alguns cuidados e manutenção podem passar de geração em geração.

Afinal de contas, quantas Gianninis, Finchs, Ookpiks, Tonantes, Snakes e Veroneses circulam por aí até hoje.

Basta que o usuário tenho um certo cuidado com o instrumento e não resolva bancar um guitar hero, ou o Jimi Hendrix, ateando fogo na guitarrinha.

Acho que o respeito ao meio ambiente também se pode fazer através do cuidado com aquilo que possuímos, independente do preço pago.

Abraços.

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen

Cara, discordo de vc. Se houvesse consciência sobre o uso dos recursos, se o mundo tivesse uma outra ótica, que não a do mercado, você poderia até ter razão em relação a durabilidade e o fato de se poder passar de geração em geração. Mas o que predomina é o consumismo. Tem gente que não sabe nem montar um acorde e tem 10 guitarras em casa. Tanto que é muito mais fácil comprar uma nova na loja do que uma usada.

E não é que os recursos vão se esgotar. Já se esgoram, em grande medida.

Zero Zen
Veterano
# set/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


maniac123

Cara, discordo de vc. Se houvesse consciência sobre o uso dos recursos, se o mundo tivesse uma outra ótica, que não a do mercado,

Eu não consigo encontrar razão para que você possa discordar de mim, afinal de contas eu não pretendi discorrer sob a ótica global ou de mercado ou descrevê-las.

Era apenas o meu ponto de vista, como eu lido com o que eu compro e consumo. Não como eu acho que o mundo é.

Sempre procuro comprar o bem de melhor qualidade a minha disposição, entendendo-se, também, o mais durável. Por exemplo, ferramentaria industrial ao invés de produtos hobby.

Agora, é impossível negar que os produtos "low end" são uma exigência da própria classe menos abastada, que quer possuir, ainda que seja um sucedâneo mais barato ou similar. O mercado apenas supre a necessidade. Quem cria a necessidade é o próprio consumidor.

Quanto ao fato de alguém possuir 10 ou 100 guitarras, bem, isso pouca importa. Se ele cuidar delas e conservá-las corretamente ele terá muito maior responsabilidade ecológica do que aquele que possui uma de cada vez e destroi ela em pouco tempo, seja pelo uso incorreto, abusivo ou mesmo desleixo.

Mas, se pensarmos com um pouco mais de profundidade vamos ver que o nó górdio da questão ambiental não é o consumo dos bens, mas o consumo do sexo irresponsável que leva ao excesso populacional.

Imagine um mundo com um décimo da população atual. Acho que teríamos muito mais florestas, animais silvestres, mais comida, mais recursos naturais.

Os recursos são finitos, não importa quanto nos limitemos como consumidores, chegará um dia em que precisaremos reconhecer que o problema não é o consumo, mas o excesso de consumidores, ainda que o consumo se restrinja à algumas gotas de água.

Tem gente que não sabe nem montar um acorde e tem 10 guitarras em casa. Tanto que é muito mais fácil comprar uma nova na loja do que uma usada.

Esta carapuça também não me serve, pois dos nove instrumentos que possuo, apenas três foram adquiridos novos.

Daqui a pouco você vai estar criticando o Smithsonian Institute ou outros museus por possuirem instrumentos que não são usados e representam matéria prima sub-utilizada. hehehehehe

T+.

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen
Mas, se pensarmos com um pouco mais de profundidade vamos ver que o nó górdio da questão ambiental não é o consumo dos bens, mas o consumo do sexo irresponsável que leva ao excesso populacional.


Velha tese de Thomas Malthus.

O problema não é a quantidade de pessoas, mas o uso irracional que se faz dos recursos.

Se tudo se explicasse com tanta facilidade apenas pelas leis de oferta e procura.

Zero Zen
Veterano
# set/08
· votar


maniac123

Velha tese de Thomas Malthus.

Por mais que você negue, vai chegar uma hora que só Jesus Cristo descendo de novo para repetir o milagre da multiplicação dos peixes.

A matemática é uma ciência exata, chegará o momento em que ou alguns comerão e outros não ou todo mundo passará fome em maior ou menor grau.

Assim, alguns morrerão e o fornecimento de alimentos, os recursos alimentares serão suficientes para a menor demanda.

Queira ou não, a natureza é auto-regulatória. Se o alimento é abundante as ninhadas são grandes e profícuas. Quando o alimento escasseia, os mais fracos morrem e a oferta/demanda se equilibra.

Só o homem é que imagina poder ludibriá-la. Só imagina.

Os tempos de "Soylent Green" não estão longe.

T+.

Payday
Veterano
# set/08
· votar


Puxa infelizmente não deu para adquirir uma dessas.Tomara que venham mais SSTs 57 pelo mesmo preço e mesma qualidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen
Quanto aos pickups, o fato é que eu olhei o site da Stellfner e achei interessante eles produzirem captadores com medidas de distância entre polos diferentes para Bridge e Neck (52 e 50 mm). O Middle você escolhe.
Cara, a Stellfner é uma empresa séria. Eu atesto isso peremptóriamente. Outro dia mesmo um dos próprios responsáveis pela empresa ligou para minha casa apenas para confirmar uma discrepância de depósito, que aliás tinha sido erro meu de digitação. Um respeito e um profissionalismo que deveria ser a tônica de todas as empresas.
Abç

Zero Zen
Veterano
# set/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Echo Delta
Mauricio Luiz Bertola


Me esqueci de uma coisinha: Embora a SX se proponha a ser uma cópia econômica de um modelo 57, o raio do "fretboard" é bem diferente, pois a Fender se notabilizou por espelhos bem curvos, '7, '9,5, '10, enquanto que a SX parece apresentar um raio de '12 polegadas.

Eu até prefiro espelhos mais retos, pois me ecostumei com o violão de nylon.

Quanto aos pickups da Stellfner, só posso parabenizar o produtor por esta preocupação com a distância do polos.

Como dizem : É um "plus" a mais. hehehehehehehe

Nunca testei nenhum, mas gostei da atenção ao detalhe. É um bom indício.

Saudações.

Em tempo

Bertola :

Que produto devo usar para limpar a escala de maple ? Fluído de isqueiro, benzina ?

T+.

thmenezes_RJ
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen

Uma das coisas que eu mais gosto na Stellfner é que os produtos deles apresentavam algumas falhas... no início. Assim como o atendimento, inclusive houve problemas aqui mesmo no forum. E eles souberam enxergar os erros e mudaram pra melhor.

O fato é que a empresa analisou bem o mercado em que estava inserida, soube se enquadrar e tirar proveito disso, e hoje em dia, eu não tenho dúvida quanto ao custo benefício dos produtos deles. Bem como em relação a excelente qualidade do atendimento.

Se eu fosse trocar de captador de novo, colocaria Stellfner de novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen
O raio de escala original das Fenders até 1979 éra 7,25pol, medida agora só encontrada nas MIJ (os modelos "vintage") e nas reedições. A escala padrão agora é 9,5pol. O radianp da SX é 11pol.
Não se usa nada para limpar escala clara, apenas pano limpo e sêco, eventualmente um lustra-móveis.
thmenezes_RJConcordo.
Abç

Zero Zen
Veterano
# set/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Em razão deste espelho com curvatura bem acentuada é que eu nunca me agradei muito de Fenders. A minha tem raio de 9,5 pol. Eu já estranho bastante.

Um detalhe. Acho que as Fenders equipadas de fábricas com Floyd Rose deve ter um raio de escala maior que 10, pois, salvo engano, os raio dos Floyds sempre foi 12 polegadas e não tinha cordas com regulagem de altura individual.

Uma diferença pequena ou marginal ainda é aceitável, mas uma muito grande é desagradável para tocar.

Você já encontrou uma destas Fenders da era Van Halen ? Como a Fender compatibilizou raios da ponte e escala ?

thmenezes_RJ

Valeu a dica. Se eu resolver trocar vou considerá-la.

Saudações.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen
As guitarras que vinham equipadas com pontes de microafinação (não apenas tipo "Floyd-Rose"), tinham radianos maiores mesmo.
Abç

Zero Zen
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fui descobrir após uma pesquisa recentíssima, que os primeiros Floyds tinham radiano '10, sendo que os posteriores e os atuais tem radiano '12.

Por outro lado, algumas Fenders, SRV, Eric Johnson e Robert Cray Custom Shop tem radiano de 12 polegadas.

Ou seja, a SX está muito bem acompanhada. hehehehe

Outro detalhe interessante é que o escudo da SX tem a furação muito próxima da Fender American, se não for igual. (não cheguei a desmontá-las para saber se são intercambiáveis)

Já o escudo da Squier MIK é completamente diferente no que tange ao aparafusamento.

T+.

jprpfera
Veterano
# set/08
· votar


eu vi essa guitarra hj na loja pena q nau mdeu tempo nem pra olhar o preço...axei ela muito bonita e me interessei....mas eu jah tenho uma giannini master sonic rola eu comprar e fik com as duas strato?ou vender a giannini?
e outra coisa vi um video de um kra usando uma azul bb q eh a q eu qro....eh dificl axar ou o kra q pintou?vlw

jprpfera
Veterano
# set/08
· votar


axo q me confudi...eu axo q vi foi essa http://www.teamintlco.com/SX/ProductsShow.asp?ProductType_ID=2&Product SubType_ID=17&ProductSub2Type_ID=32&Product_ID=208
¬¬

R81
Veterano
# set/08
· votar


Tô atrás duma dessa tb...,

P.U.L.S.E
Veterano
# set/08
· votar


Pergunta (não quis criar um tópico só pra isso): Vale a pena vender uma Condor RX-30 para comprar uma guitarra dessa? Ela é realmente tão melhor assim ou não? Porque, tipo, eu acho a minha RX-30 bem legal, e só venderia se valer muito a pena.

Grimc
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Realmente, quando adquiri a minha SST 62 eu queria a 57 pela escala clara, etc, mas essas guitaras ainda nao se encontravam pelo menos aqui em floripa

A minha SX tem um bom custo beneficio mas as ferragens e a captação deixam um pouco a desejar. Eu colocarei em breve umas gotoh com trava e uns caps TexMex, será que fica rox ou você teria outra sugestão?

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


P.U.L.S.E

na minha opinião..a SX é uma guitarra mto boa..só que a condor tbm é..neste caso específico vc não seria "contemplado"com grandes melhorias...talvez ate estranhe a falta do humbucker...

sem sombra de dúvidas algo mais interessante seria se vc colocasse um jogo de caps stellfner mesclando stacks com humbucker na ponte...sua guitarra deste jeito seria bem superior até algumas tagimas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


P.U.L.S.E
É melhor sim.
Grimc
Detesto os TexMex, são muito estridentes, prefiro os Malagoli Alnico Blues ou Alnico 50, ou os Stellfners Strators.
Slave of hell
A madeira do corpo das SX é superior (e com maior espessura), e o braço, mais robusto.
Abçs

Grimc
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esses captadores seriam mais caros?

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

me diz uma coisa..os alnico blues achei mto gordo ja ouví e axei mto agressivo pra Single

o alnico 50 me fala um pouco mais sobre ele?ele soa equilibrado e vintage?

PanthFinder
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pow cara..muito bons esses seus reviews, soh tah faltando de alguma Squier neh?! hehehe ;D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Slave of hell
Sim, os Alnico 50 tem um som mais "vintage", mais para Fender 57.
Grimc
Não, são mais baratos que os TexMex. Confira no site www.captadores.com.br
PanthFinder
Cara, de uma forma menos específica eu já fiz sim.
Abç

Broderick
Veterano
# set/08
· votar


Bertola vc podia fazer um review deltahado da condor cpl 2, tem muitos interessados, inclusive eu heheh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Broderick
Assim que puder eu faço.
Abç

Beatlemaniac
Veterano
# set/08
· votar


porra acabaram essas sx57 no mercadolivre !
alguem sabe outro site ou lugar que venda esse modelo especificamente ?
to doido atrás de uma preta, pra colocar um escudo tb preto e fazer uma david gilmour strat aehuaehaeu

EdsonKT
Veterano
# set/08
· votar


Aliás, alguém sabe dizer onde tem em Sampa ou online dessas SX57? Talvez também algum som gravado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review da SX 57