Entendendo a elétrica de sua Guitarra

Autor Mensagem
Henrique S.
Veterano
# jul/08


Entendendo a elétrica de sua guitarra.

Bom, não é raro encontrar pessoas que tem duvidas acerca do funcionamento dos componentes elétricos da guitarra, outros reclamam do chiado achando que é em função dos captadores serem de uma única bobina (single-coil) entretanto, o chiado normal passa longe de uma "caixa de abelhas" hehehe.

Então, mãos a obra!!

1)O que é uma blindagem eletrostática e como ela atua:

Quando você recorre a alguém, reclamando do excesso de ruído em seu instrumento, o que sempre lhe dizem? Leve a um luthier para que ele faça uma blindagem, mas, afinal, o que é essa tal blindagem?

Bom, um pouco de historia então: no século XIX um físico chamado Michael Faraday, conduziu um experimento na qual um objeto eletrizado teria todos os seus elétrons deslocados para as extremidades, o objeto escolhido para estudo, foi uma grande gaiola.

Faraday comprovou que dentro dessa gaiola eletrizada, nada sofria alguma interferência eletromagnética externa, pois estava "protegido" pelas cargas elétricas existentes nas extremidades da gaiola. Com mais experimentos, Michael observou que esse fenômeno era presente em todos os sistemas compostos por materiais condutores de eletricidade que estivessem eletrizados. Assim surgiu a Gaiola de Faraday.

Então amigos, esse é o principio da blindagem, a folha metálica (normalmente Alumínio ou Cobre) que envolve a cavidade elétrica da guitarra fica eletrizada, e os elétrons, sempre se deslocam para as partes extremas do condutor (no caso a folha metálica) (uma esfera por exemplo, fica eletrizada apenas nas "bordas" e não no centro) e protegem contra interferências eletromagnéticas externas.

2)Potenciômetro de Tone:

O controle de Tone (ou Tom como se chama aqui) todos conhecem sua função, tem como principio, diminuir gradativamente a quantidade de agudos presente no sinal de saída.

Mas, por que ocorre esse corte de freqüências altas? Comumente se diz que o capacitor filtra os agudos, entretanto não é EXATAMENTE assim, o potenciômetro tem papel essencial em um filtro passa baixas (tem esse nome, pois só passa as baixas freqüências, os graves).

Então vamos lá!

Um filtro passa baixas (nosso controle de Tom) é composto por um Resistor (no caso o potenciômetro) ligado a um Capacitor em que uma de suas pernas esta aterrada.

A "formula" do filtro é basicamente essa F= 1/ 2xPixR(resistor)xC(capacitor)
No filtro passa baixa, todas as freqüências ACIMA da freqüência encontrada pela fórmula são cortadas.
Ai vão me perguntar "mas tio, então com o Tom as freqüências estão sempre sendo cortadas?" a resposta é NÃO!

Quando o potenciômetro está no 0, a resistência é igual a 0 logo a "formula" dá resultante 0 logo, o filtro inexiste!


3) Controle de Volume: Basicamente, o volume tem função de comutar o sinal, entre o bypass (direto para o Jack, ou controle de tom) ou para a "massa" (ground, terra, negativo etc)


Bom, acho que é isso, se faltou algo ai, é só falar!

Manubio
Veterano
# jul/08
· votar


stick

kiki
Moderador
# jul/08
· votar


da série "topicos pra depois mandar usar a busca"

muito legal, mano henrique se mostrando didatico no forum.

rbrazz
Veterano
# jul/08
· votar


é isso aew
valeuu

raphael_ss
Veterano
# jul/08
· votar


tá aí, gostei de ler isso.
obrigado pelo conhecimento.
;)

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Manubio

valeu!

kiki

até que perguntam pouco, mas ajuda as vezes! hehehe
valeu!

rbrazz

vlw!!
raphael_ss
blza, qqr coisa só perguntar ae!

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


porra cara, seus topicos sao otimos..

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


markolino

valeu cara!

eu gosto de contribuir no que for possivel, como eu sou um zero a esquerda em teoria, e luthieria ja tem o blog do Soulface (que nessa parte manja bem mais que eu) vai na parte eletrica hehehe

nao sei
Veterano
# jul/08
· votar


Po, valeu! Interessante o post!

Slash Hammett
Veterano
# jul/08
· votar


topico mto bom!!!

JC_Junior
Veterano
# jul/08 · Editado por: JC_Junior
· votar


tem um engano no seu post.....

o qnd o knob está na posição zero, o valor da resistência é o máximo...... a medida que você vai deixando o knob no zero você está aumentando o valor da resistência....


e o controle de tom funciona como um filtro passa altas.... pois ele atua somente nas freqüências altas


A "formula" do filtro é basicamente essa F= 1/ 2xPixR(resistor)xC(capacitor)

Quando o potenciômetro está no 0, a resistência é igual a 0 logo a "formula" dá resultante 0 logo, o filtro inexiste!



você já estudou limites alguma vez??? se a resistencia nessa formula tender a 0 o valor da frequencia iria pra um valor muito alto!!!

e não existe divisão por zero......



isso ae comprova que é um filtro de passa altas....... pois quando o valor da resistencia do potênciometro está próxima de 0 (que é quando o knob está próximo de 10) ele deixa passar os valores altos de frequencia....... e quando valor da resistencia aumenta, o valor da frequencia vai diminuindo......

Aero
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.

Muito bom tópico!
Merece stick! =)

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/08
· votar


Muito bom cara, bela iniciativa. Aproveitando o tópico, quando custa em média mandar blindar uma guitar??
abraço!

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


JC_Junior

vo responde por cima que to meio corrido aqui


tem um engano no seu post.....

o qnd o knob está na posição zero, o valor da resistência é o máximo...... a medida que você vai deixando o knob no zero você está aumentando o valor da resistência....


bom, 0 e 10 são só referencia, na realidade tanto faz, eu mesmo uso o 0 no 10 e o 10 no 0 por achar mais facil hehhehe


e o controle de tom funciona como um filtro passa altas.... pois ele atua somente nas freqüências altas


isso ai varia conforme autores, ja vi falarem que sao passa alta por atuarem nas altas frequencias e passa baixa por só seguirem as frequencias baixas, no meu caso, tomo por referencia o autor David E. LaLond que caracteriza o passa baixa como um filtro de frequencias altas (assim como postei)

JC_Junior
Veterano
# jul/08
· votar


bom.... pelos livros que eu estudo..... o filtro passa-altas é caracterizado pela saída ser obtida do resistor (no caso potenciômetro) se observar o esquema elétrico da guitarra verá que a saída é obtida a partir dos potenciômetros..... e não do capacitor (que caracteriza o filtro passa-baixa)

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


JC_Junior

bom, que eu sei, o Passa baixa é caracterizado por ter um resistor ligado a um capacitor aterrado, que é o caso
aqui

http://www.physics.emich.edu/molab/lock-in/lpcircuit.gif

e aqui

http://www.gibson.com/Files/schematics/lespaul2.gif

o passa alta é o contrario, o resistor esta aterrado, ou utiliza indutores associados a capacitores como num Varitone

Marciocp
Veterano
# ago/08
· votar


Henrique S.

Legal seu topico cara!!

Estou com uma Strato aqui e eu vou refazer a parte eletrica dela, só que eu estou na duvida de qual tipo de poteciometro colocar nela.

Sei que tem diferença do pot de volume do de tone, e tem também pot logaritimo nao sei oq!

Da uma luz ae se poder... Vou comprar os pots CTS e tenho q comprar tb o capacitor que tb tem varios tipos tenho q ver isso tb. Os caps sao Custon Shop. Texas Special, muito bom por sinal.

Acho que ficou meio confuso, mas não estou conseguindo expressar com maior claresa minha duvida..

Ajuda eu! :D

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


Marciocp

o comum é usar logaritmicos no volume, pois a percepção do volume é logaritmica tambem, e lineares no Tone,claro que nada impede que aja mudanças nisso (tem quem prefira linear no volume tambem) o comum é utilizar um capacitor de .022 (22nF)

markolino
Veterano
# ago/08
· votar


Henrique S.
cara, voce que manja
onde posso comprar componentes de qualidade para meus pedais(estou fazendo handmades) ?

abç

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


markolino

bom cara, na minha opinião, componente é tudo a mesma coisa (nao tem diferença pratica pra pedais entre um resistor made in brazil e um Surplus, Ohmite, etc. Esse papo de "ah, o handmaker X usa só componentes carissimos que garantem fidelidade" é papo de vendedor..

e capacitores, os Siemens BR são muito bons e não devem nada pra Xicon, Mallory e philips, claro que os Sprague (Orange Drop) são melhores, mas custam 5x mais hehehehhe

só potenciometros e chaves que são realmente criticos, os melhores são Alpha e CTS..

enfim, falei muito, mas se mesmo assim, preferir por componentes importados

http://www.smallbearelec.com/StoreFront.bok

B r u t u S
Veterano
# ago/08
· votar


topico interessante.

podia ser incluso nele, a dedução da instalação elétrica da guitarra. como fazer a instalação de captadores single, humb e ativos a partir do zero. nada de layout pronto do site da seymour ou emg.

axo q seria de um acréscimo interessante ao tópico e ao stick neh.

markolino
Veterano
# ago/08
· votar


Henrique S.
bom , beleza se tu ta dizendo ok

eu sou quero optar por pots melhores..
percebe-se que esses que comprei nao sao aquelas coisas
essa marca ALPHA realmente deve ser boa
tem no direct drive..

valeu !

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


markolino

os alpha tem um contra (eu acho um pouco) se for usar em guitarras: eles sao meio "firmes", fica dificil de fazer aquele lance de som de violino na strato..

mas em pedais nao tem problema nenhum, até é bom pq fica mais dificil de algum controle "andar" sozinho hehehe

ah, cara, faz um OCD handmade, e compara com o teu ai! heheh

markolino
Veterano
# ago/08
· votar


Henrique S.
tem esquema do ocd por ae?
tem que ser confiavel..


e a respeito do alpha, é pra pedal mesmo..

abç

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


markolino

me lança teu email q eu tenho 2, ambos funcionam (foram testados pelo pessoal do Handmades)

markolino
Veterano
# ago/08 · Editado por: markolino
· votar


Henrique S.
uia..

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


markolino

mandei lá carinha, pode editar =)

markolino
Veterano
# ago/08 · Editado por: markolino
· votar


Henrique S.
valeu , recebi..
mas é verificado mesmo estes???

e voce se importa se eu compartilhar com uma galera ae ?
abç

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


markolino

funciona sim, pode passar, alias esses layouts sao do forum Handmades, entao é "semi-publico" heheheh

eu só mandei por email pq eu nao tenhos os links

markolino
Veterano
# ago/08
· votar


Henrique S.
engraçado, eu procurei lá mesmo e nao achei !

ehaehaehaeha

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entendendo a elétrica de sua Guitarra