Qual a diferença de booster para volume?

    Autor Mensagem
    -Dan
    Veterano
    # jul/08


    Faça um leigo feliz

    _FrEd_
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    -Dan

    Cara, tu ja viu alguem te falar " aumenta o booster ae?" ? Eles não são sinônimos, apenas o booster faz com que aumente o volume instântaneamente, pq ao vivo vc n tem uma mão extra pra fazer isso pra vc...

    Ateh pedais de overdrive, se eu n me engane, são usados pra dar um boost no som (mas ae ele ja da uma encorpada no som tb)

    danielmario
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    -Dan

    Booster é basicamente um aumentador de volume.
    Mas porque não usam volume como booster?
    É porque booster's tem certas características de aumentar o volume de maneira diferente para cada faixa de freqüências, e assim podem-se mesclar características distintas para formar um som único, com uma nuance do booster que você escolheu.

    markolino
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Booster = EXPANSÃO de FREQUENCIAS

    que para nossos ouvidos (ruins) é volume

    abç

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Velho, vou tentar explicar da maneira que eu entendo, se eu estiver errado me corrijam.

    Volume: Volume você tem na guitarra também, mas quando você baixa o volume na guitarra você perde na saída dela, consequentemente você perde ganho. Se você testar você vai ver que sua distorção fica meio xoxa, o limpo fica meio sem brilho, mas a principal diferença fica na distorção. Bom, o pedal de volume tem a idéia de eliminar esse problema. O pedal parece um daqueles aceleradores de video game. Quanto mais você aperta mais ele aumenta o som, quanto mais voce "desacelera" mais ele diminui, e elimina-se o problema do ganho perdido com o potenciomêtro da guitarra. Com o volume você consegue volumes intermediários entre o máximo e mínimo. Diferente do ....

    Booster: O booster é um pedal que quando apertado ele aumenta instantâneamente o som. É como se você estivesse tocando no volume 2 do ampli e de repente quanto apertasse ele fosse para o volume 5 automaticamente, sem passar pelo 3, 4 e então 5. Você pode usar qualquer pedal que possua controle de volume como booster, pode ser um overdrive, um distortion etc. Eu por exemplo uso uma distorção da onerr. Deixo o tone dele no meio (pra nao alterar muito a tonalidade da minha distorção do Bandit (peavey), deixo a distorção dele no ZERO, também pra não alterar e altero só o VOLUME dele. Fica com um puta brilho legal, eu gosto... Dá também pra colocar um pouco de distorção pro som ficar bem sujo. Fica legal dependendo do estilo de som!

    Espero ter ajudado!

    Abraços

    Eduardo Marin
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot

    Ajudou com ctz ehhehe

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    -Dan
    Aproveitando que vc é leigo, a dica é usar a BUSCA ou tentar algo no Fórum de Pedais, mais apropriado que o de Guitarra...
    Valeu!!!

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Boost é literalmente, amplificar, expandir, no ramo guitarristico o termo pode ser empregado para aumentar uma faixa de frequencias desejada (booster de graves medios agudos) ou comumente, booster de volume que da um aumento na amplitude da senóide em uma quantidade X de dB (isso pode ser tambem em apenas uma faixa de frequencia)

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eduardo Marin
    Haha, valeu Edu!

    Henrique S.
    Putz viajei nesses barato senóide, db, frequencia hehe! Essas parte técnica num manjo nada!

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot

    bom, pensa num Equalizador, cada banda ali, determina uma faixa de frequencia a ser cortada ou amplificada, isso seria um boost de frequencia, aumenta a amplitude daquela faixa em um numero x de dB

    http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/introducao/senoide. gif

    a "altura" da onda seria a amplitude dela

    um decibel é uma unidade utilizada para expressar a quantidade fisica de algo, ou uma referencia, mas é muito mais atribuida ao som...

    por exemplo, se eu dou um "boost" de 3 dB no volume de uma guitarra, teremos a sensação auditiva de que o volume dobrou, se for de 6db, que o volume quadruplicou e assim vai.

    nos filtros a coisa funciona ao contrario, se "corta" uma faixa de frequencia em um numero x de dB (se forem -3dB aquela frequencia é anulada) isso podemos "ver" no controle TONE da guitarra..

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Henrique S.
    Valeu cara, deu pra entender melhor a sua explicação agora!
    Eu andei procurando bastante sobre estúdio, pois to montando um em casa, e vi dessa porra de decibél... é tipo uma escala logaritmica né? Aumenta pouco na escala, mas sobe absurdo na real!
    Mas valeu, saquei a explicação! Abraço

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu uso um pedal de volume Boss FV-300H, ligado na saída da pedaleira para o loop do ampli. Este pedal lhe dá 2 opções de controle de volume (Recomendo). Em uma delas você pode escolher qual o volume mínimo que deseja abaixar, ou seja, quando você diminui completamente o volume vc pode deixar o mínimo relativo a 50% do volume presente. Então quando vc parte para solar, aumenta em 50% o ganho produzindo o volume necessário para acompanhar o volume geral da banda, e quando você sai do solo, pode baixar completamente o volume retornando para os 50% programados.
    A ligação está assim.
    Guitar - Ampli.
    Na pedaleira está assim. Line out - Pedal de volume -Return do ampli, Send do ampli - Line in da pedaleira.
    Funciona legal.

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot

    isso!

    o volume é uma sensação logaritimica, por isso usamos potenciometros Log no volume da guitar

    um exemplo, na tua TV, de 0 para 10 aumenta significativamente, agora do 90 pro 100 nem tanto

    o mesmo serve pra amplificadores, 100w não é o dobro de 50w (existe um calculo pra determinar isso) em volume, alias no talo, nao tem uma diferença tao absurda entre os 2 (existe, claro, mas nao é algo tao monstruoso)

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    jimmt vandrake
    Na pedaleira está assim. Line out - Pedal de volume -Return do ampli, Send do ampli - Line in da pedaleira.
    Funciona legal.


    Só pra ordem ficar mais legal pra galera ae que fico meio fora de ordem:
    Send do ampli - Line in da pedaleira - Line out da pedaleira - Pedal de volume - Return do ampli.

    matheno
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Boost em ingles significa aumentar , expandir, em termos de altura tamanho volume etc...

    no caso dos pedais o pedal de boost , (BOOST THE SOUND) ou aumenta o som.

    o de volume nao se pode aumentar o volume , voçe pode usaló somente para baixar o volume e voltar ao normal... no caso se voçe deixar seu ampli num som alto , e abaixar o volume com o pedal , quando voltar ao normal tera um som alto ou seja "BOOSTADO"

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot

    Exato.
    Aproveito para lembrar que depois de muitos testes, consegui com esta ligação o melhor resultado (Para minha necessidade). Por que ? A diminuição do sinal não interfere direto no sinal da guitarra, mas sim no pré do amplificador. Qual o resultado? Não há perda de timbre, ou seja mesmo com o volume mais baixo, vc continua soando igual, por que o amplificador continua recebendo o mesmo sinal do captador.

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    -Dan
    Resolvido carinha?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença de booster para volume?