Nomenclatura dos Power Chords

    Autor Mensagem
    wagnergrav
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: wagnergrav


    Eaí pessoal, seguinte

    tem milhões de tópicos nesse fórum relacionados a power chords, gastei um bom tempo pesquisando mas nenhum deles tirou minha grande dúvida..

    bom, eu toco guitarra a um tempinho ja, toco punk/hc bem e tal, mas eu aprendí tudo sozinho com a ajuda da internet, desde o violão C, D, E, F, G, A, B, C até os rifs e powerchords da guitarra, e o meu grande problema com eles é a nomenclatura, hehe

    Tipo, eu sei que é a tônica, a quinta e a oitava (opcional), e tem mtas variações como a 'oitavada', mto usada por bandas como Blink 182, e funciona da seguinte maneira:

    Vou dar uns exemplos que sei o nome, a tônica + quinta ficaria:

    F C
    -- --
    -- --
    -- 5
    3 5
    3 3
    1 --


    e tal, isso eu fiz seguindo o raciocínio da tônica, agora vem a dúvida: Como eu vou saber qual é o power chord de Ré, que é uma nota lá das 3 primeiras cordas? Oo'

    Já vi em uns 'dicionarios dos power chords' como é, mas quero saber PORQUE ele é naquele lugar, totalmente diferente da cifra 'D'

    e os powerchords abaixo por exemplo, correspondem à qual nota?

    7 9 6
    5 7 4


    Obg...desculpa pelo texto longo. (:

    marcio_zav
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Vc tem que aprender a localizar as notas no braço.
    Em cada corda, cada casa ;D

    Soulface
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Não entendi direito oq exatamente vc qr saber...
    Mas aconselho vc a estudar uma pouco de escalas, intervalos e formação de acordes.

    Kamus23
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Kamus23
    · votar


    wagnergrav

    Porque utiliza a tonica da corda Lá...

    Na quinta casa na corda Lá tem um Ré...

    Editado:

    Estuda bem as notas da corda Lá e corda Mi

    Porque é ali geralmente que estão as tonicas...

    wagnergrav
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: wagnergrav
    · votar


    Kamus23

    Uhm, é que eu sou muita prática e pouca teoria, então, poderia me dizer COMO eu faço pra saber que por exemplo na guita casa na corda Lá te um Ré?

    e os powerchords que são abaixo, por exemplo:

    -
    -
    -
    9
    7
    -

    :s


    Marcio_zav

    É, tem algum tutorial ou algo do tipo ?
    Vlws (Y)

    Kamus23
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Kamus23
    · votar


    wagnergrav

    Você pega e começa...

    A quinta corda solta é Lá...


    C - D - E - F - G - A - B - C
    T - T - ST - T - T - T - ST
    T = Tom
    ST = Semi Tom

    Entre o Lá e o Si tem 1 Tom de Distancia...

    Então da corda Lá solta, você pula a primeira casa e na segunda casa você tera um Si...

    Entre o Si e o Dó é Semi Tom, então você não pula uma casa de distancia, então a Terceira casa da corda Lá é um Dó...

    Assim você vai indo mapeando o braço de sua guitarra...

    guitarg3
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    as duas ultimas cordas da guitarra, la e mi, determinam o nome da nota no power chord. o power chord consiste em um acorde soh q sem sua terça, q dizeria se a nota eh maior ou menor. Resumindo, uma nota "normal" tem pelo menos 3 notas: a tonica, q vai determinar o nome do acorde, a terça, q vai determinar se o acorde é maior ou menor, e a quinta. O power chord foi criado pra simplifcar na hora de solar, tirando a terça, possibilitando com q o guitarrista solasse tanto em maior como em menor, por exemplo se a nota fosse C, ele poderia solar em C ou em Cm.
    Votando a sua pergunta, como disse as duas ultimas cordas, as mais grossas, determinam o nome da nota. O primero exemplo q vc deu, o powerchord eh fá pq a nota mais grave, representada pelo numero 1 ta no fá. Se a primera corda estivesse solta e as duas d baixo apertadas na segunda casa seria um mi pois a corda mais grave, a tonica, eh o mi.
    a nota acima por exemplo eh um mi tb. basta vc contar

    Soulface
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guitarg3
    Lembrando apenas:
    Nota é uma coisa. Acorde é outra.

    (Eu sei q vc sabe disso. Mas no seu post vc misturou tudo)

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    5° corda solta Lá, apertando na 1° casa La#, 2° casa Si, 3° casa Dó, 4° casa Dó#, 5° Ré, e assim sucessivamente.

    Elton Murray
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Elton Murray
    · votar


    guitarg3
    Não sei se essa do powerchord foi inventando para facilitar na hora de solar, no caso do exemplo de C que você deu, o que vai determinar se é C ou Cm vai ser o tom, eu acho que em determinadas circunstancias que essa liberdade não é tão concedida assim.
    Eu acho que o powerchord foi inventado para que soe bem mesmo com distorção, pq pelo que eu sei as terças apesar de serem consideradas consontantes, são levemente dissonantes, e com distorção essa leve dissonancia fica bem acentuada.
    (Se eu estiver errado me corrijam, mas tenho quase certeza que é isso).
    Quanto a nota mais grave representar a tônica isso tem variações, as vezes pode ter uma inversão, Blackmore usava muito isso.


    e--------
    B--------
    G----- 5-
    D--3--3-
    A--3--3-
    E--1----


    Ambos são powerchords, o primeiro um F5, normal o segundo pode ser uma inversão do mesmo F5, ou ainda um C com sua quarta que são as mesmas notas, com o básico de intervalos da pra vc sacar bem isso.

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu acho que o powerchord foi inventado para que soe bem mesmo com distorção

    Pronto, matou.

    pq pelo que eu sei as terças apesar de serem consideradas consontantes, são levemente dissonantes

    É quase isso, nesse tópico tem uma explicação.

    mazellan
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Minow
    Muito legal esse seu tópico....

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Bom dia!!!

    guitarg3
    as duas ultimas cordas da guitarra, la e mi, determinam o nome da nota no power chord.
    Como o nosso camarada Elton Murray comentou, essa sua afirmação não está toda correta, pois Power Chords também admitem Inversões. Além disso, também é possível construir Power Chords em outras cordas além da 5a e 6a cordas.
    Valeu!!!

    wagnergrav
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Agora sim, aprendí!

    Muito obrigado a todos que postaram, minha dúvida foi completamente esclarecida, e eu já decorei a paradinha dos tons de distância:
    C D E F G A B C
    T, T, ST, T, T, T, ST

    Obg, espero que esse tópico sirva de exemplo pra muitos outros guitarristas que estejam com essa dúvida ao usar a busca

    guitarg3
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Elton Murray
    Soulface
    Penta_Blues


    vlw pelas correçoes.. estava com sono na hora de digitar e priguiça ms qeria tentar dar uma ajuda ao camarada com o q sabia.. desculpem os erros

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nomenclatura dos Power Chords