Será que estudar com foco mais em REPERTÓRIOS é de boa eficiência?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jul/08


Será que estudar com foco mais em REPERTÓRIO é de boa eficiência?

Pensei em estudar com foco mais em REPERTÓRIOS e conforme as TÉCNICAS (e outros fatores, por exemplo, harmonia, escalas, etc, necessários para executar a música) forem surgindo nas músicas eu estudo-as ...

Será que rola??? Ou é melhor estudar TUDO separado e quando for estudar repertório aplicar o que já sabe por ter sido estudado previamente???

Falow.

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


sim, é só ir evoluindo aos poucos... pelo nivel de dificuldade com a musica.

mas em pararelo a isso, é bom fazer exercicios separados

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida

estude mais REPERTÓRIOS e conforme as TÉCNICAS forem surgindo nas músicas estude-as...
quando for estudar previamente as TÉCNICAS aplique o que já sabe nos REPERTÓRIOS

[desvirtuando]
Como voce consegue sons limpos no seu amplificador? Ele é single channell, né? Tem tópico falando a respeito?
Obrigado.
[/disvirtuando]

Deji
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
sim,muito bom, áí vc pode virar um musico e nao uma maquininha de tocar guitarra

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


leviribeiro
sim, é só ir evoluindo aos poucos... pelo nivel de dificuldade com a musica.
mas em pararelo a isso, é bom fazer exercicios separados

Então, mas o meu interesse é fazer os exercícios conforme a necessidade da música do repertório que estarei estudando ...


Luiz Almeida
Como voce consegue sons limpos no seu amplificador? Ele é single channell, né? Tem tópico falando a respeito?
Oi cara ... então, não fiz um tópico exclusivo sobre meu ampli, mas vamos conversar no tópico do link abaixo (tópico do meu setup).
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/186486/


Deji
sim,muito bom, áí vc pode virar um musico e nao uma maquininha de tocar guitarra
É exatamente assim que me sinto as vezes ... vou improvisar e o que sai??? Aquele exercício que estudei durante a semana ... hehhehheeeeee estou tocando exercícios durante meus solos ... (bom tenho que confessar que tem uns que ficam bem legais, mas outros todos percebem que é exercício hehehehheeeee).

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
concordo com Deji.

Gosto de estudar conforme repertório. E se eu acho que não estou conseguindo evoluir, simplesmente tento tocar algo mais dificil.

Mas tenho dado mais importância a musicalidade, fluência, e interpretação (expressão), do que a técnica propriamente dita.


De "máquinas de tocar guitarra" o mundo está cheio.
Precisamos de guitarristas que sejam músicos. (e isso não é sinonimo de tocar devagar, antes que se desvirtue para algo do gênero).

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Gasoline
(e isso não é sinonimo de tocar devagar, antes que se desvirtue para algo do gênero).
heheheheeeeee tô ligado .... Sei que é possível fazer boa música sendo slow hands e sendo fritador ..... heheheheeee


leviribeiro
Deji
Gasoline
Caras, por favor, me indiquem músicas (por enquanto uns Blues e Rock - em todas as variações dos mesmos, seja fritando ou devagar, seja com 2 notas ou trocentas, seja pop rock seja heavy metal, seja R&B ou blues tipo BBKing, etc -) que seja legal de se estudar.
Abr.

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida

Caras, por favor, me indiquem músicas (por enquanto uns Blues e Rock - em todas as variações dos mesmos, seja fritando ou devagar, seja com 2 notas ou trocentas, seja pop rock seja heavy metal, seja R&B ou blues tipo BBKing, etc -) que seja legal de se estudar.

Europa - Santana (Musicalidade e improvisacao)

Cliffs of Dover - Eric Johnson (Musicalidade e tecnicas com salto de cordas, Palhetadas hibridas, arpejos e muito mais.)

Have you met miss Jones - Joe Pass (Musicalidade, substituicao de acordes, Chord melody entre outros)

Texas flood - SRV (Musicalidade, blues licks e pegada eh claro.)

Breezin' - George Benson (Musicalidade, jazz licks, velocidade sem ligados, palhetada entre outros)

Nao sei se te serve, mais me serviu muito.

Abraco

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Rabbit
Nao sei se te serve, mais me serviu muito.

Pô, vai servir e muito .... Se não for abusar, vou pedir que se for possível aumentar essa lista que me seria de grande ajuda.
Abr.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Rabbit
Cliffs of Dover - Eric Johnson (Musicalidade e tecnicas com salto de cordas, Palhetadas hibridas, arpejos e muito mais.)

Tô estudando essa ... treta ...

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida

Eh meio osso neh. Mas comeca bem devagar depois aumenta a velocidade. Depois veras que tua tecnica melhorou muito.

Ateh hoje nao consigo tocar na velocidade correta.

Boa Sorte.

Tataum
Veterano
# jul/08
· votar


Cara... a gente não vê o Gilmour fritando a guitarra... estudar sempre é bom pra saber o que se está fazendo... mas tem sempre que treinar os ouvidos... improvisar sem recorrer às escalas que decorou.... vou citar 2 fritadores... mas perceba as diferenças entre eles.

Edu Ardanuy (dr. Sin) e Michel Romeo (Symphony X)

Particularmente eu acho que tem hora pra dar akela fritadinha mas sem exagero.... estude o repertorio, mesmo pq é muito mais divertido.... e faça seus exercicios em separado... a não ser que vc queira virar akilo que o Della Vega virou... eu não tiro o mérito dakilo, mas não é musica.

Abraço.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Cliffs of Dover

TRETAAAAAAAAAAAAA

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Poxa, depende MTO......

Se vc for paciente e, principalmente, observador, pra tentar trabalhar em cima das suas dificuldades em cada repertório...
Só acho que o grande problema é saber escolher um repertório bom pra isso!

Acho mto mais agradável estudar desse jeito. O único problema é que eu tenho um certo problema com repertório... =S

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Achei este assunto interessante, merecia estar no música em geral. Bom, vou tentar falar deste assunto num sentido mais amplo, isso porque toco violão e bateria.

Bom, este lance de estudar baseado em repertório eu prefiro muito mais. Só que você pode se deparar muitas vezes com uma música na qual existe uma técnica que você não tem, e isto é meio frustrante. Já percebi, porém, que consegui tocar uma música um tempo depois de ter tentado e não ter conseguido.

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Eu acho que pode ser bacana sim!
Mas tem que saber escolher o repertório.
O ideal é você mesmo escolher, porque só você sabe suas limitações e o que tem que melhorar.
E não esquece de variar de estilo no repertório!

Marcelo R.
Veterano
# jul/08
· votar


amigos ...
eu tenho oito anos que toco guitarra e violão...bem
não consigo achar material na net de coisas diferentes pra
estudar entao tenho mais tirado musicas mesmo...
sempre pego uma e tiro ate ficar legal ai depois passo pra outra.
Ja tenho uma boa pegada e conheço até bem bastante coisa...será
que só ficar nisso vou evoluir? ou preciso estudar mais?
não tem oito anos que estudo..mas ja manjo bem..
abraços

Slave of hell
Veterano
# jul/08
· votar


Estude exercicios e músicas completas....

estude música erudita...Paganini,Bach ....tem q saber ler partituras

bem...eu só estudo erudito mesmo....a musicalidade e a técnica são execelentes..oq fode tudo é a falta dos efeitos da guitarra mesmo..bends e talz...mas isso vc pode ornamentar depois com calma...sem perder o bom gosto afinal de contas...se tratam de gênios(deuses na minha opinião) e suas peças foram concebidas daquela maneira....

vc pode começar com Bandinerie de bach.depois tentar alguns trechos de paganini,ou Rondo alla turca from sonata n 11 in A maior

é isso aí

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Slave of hell
vc pode começar com Bandinerie de bach.depois tentar alguns trechos de paganini,ou Rondo alla turca from sonata n 11 in A maior

Cara...com todo respeito... mas ninguém tem que aprender música clássica não. Eu particularmente gosto e sei tocar algumas, de villa lobos, bach e beethoven.
Mas conheço caras que odeiam música clássica mas que arregaçam em outro estilo, e nunca vão precisar tirar nada de música clássica.
Sei que sua intenção foi boa mas acho que sua sugestão não se aplica na maioria dos casos, se é que me entende!

Slave of hell
Veterano
# jul/08
· votar


Cara...com todo respeito... mas ninguém tem que aprender música clássica não. Eu particularmente gosto e sei tocar algumas, de villa lobos, bach e beethoven.
Mas conheço caras que odeiam música clássica mas que arregaçam em outro estilo, e nunca vão precisar tirar nada de música clássica.
Sei que sua intenção foi boa mas acho que sua sugestão não se aplica na maioria dos casos, se é que me entende!



com tdo respeito tbm mas...

estou tentado ajudar ao Fernando,,então que tal ele dar seu parecer?

eu disse que alguém precisa aprender musica erudita?(classico é um período apenas,como barroco etc..e não é um rótulo como vc escreveu)tdos estão sugerindo algo aqui e esta é minha opinião!..pra quem se diz execultar obras como de Villa e Bach,vc cometeu um erro até Besta falando isso..

Eu conheço guitarristas que adoram música erudita e arregaçam na guitarra tbm...e dai?

Minha intençao foi boa sim...como a de qualquer bem intencionado que tentem ajudar aquele que esta com "problemas"..oq falei funciona pra mim ,pq não poderia funcionar pr amais alguém?

desculpa Fernando,não sabia que vc tinha acessoria de imprensa...e se minha opinião não serve a vc,existem mil coisas a se fazer.

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Slave of hell

Cara... parece que você ficou meio ofendido aí, não falei nada nesse sentido.
Falo da Minha experiência própria... convivo e conheço vários guitarrista e a maioria não toca nem nunca tocou música erudita(obrigado pela correção).
Saindo desse raciocínio, acho que seria mais apropriado indicar músicas que normalmente são tocadas na guitarra, mas eu concordo que a maioria das músicas eruditas são ótimos exercícios de técnica e mesmo de aprimoramento musical.
O problema é que a música erudita sozinha não vai dar prum guitarrista a maioria das coisas que particularmente considero importantes na guitarra. Guitarra tem muito de swing, pegada mesmo, agressividade, muita dinâmina(nisso música erudita pode ajudar).
Bom, é isso aí... minha opinião!

Cadarn
Veterano
# jul/08 · Editado por: Cadarn
· votar


edit

Slave of hell
Veterano
# jul/08
· votar


okay então...é q eu não estou te vendo nem vc a mim...e podemos interpretar de mil formas algum trecho escrito...bem ..axei meio agressiva sua colocação...por isso fui tbm,mas percebo agora q se trata de ilusão,,,peço desculpa a vc por algo,não tenho intenções negativas aki..talvez oq funcione p mim seja uma merda p fulano,ou bom p beltrano...mas ta aí,um caminho que pode ser seguido,este que apresentei...música erudita pra se render 100 % do que os "caras" dizem,,,é bom saber de paritura e principalmente harmonia tradicional...bem estas coisas fazem parte de meu estilo,por isso funciona pra mim!..e me deixam mto felizes...eis o verdadeiro "tcham!"

fazer oq gosta é mto importante tbm Fernando,pois virá daí o estímulo,pra ligar os fios chatos no pedal,tirar a guitarra do bag e tocar

Slave of hell
Veterano
# jul/08 · Editado por: Slave of hell
· votar


sim fui imperativo,mas num tinha esta intenção..falei naturalmente mesmo...l


mas na verdade queria apenas apresentar minha concepção ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;refazendo


"vc pode estudar música erudita,e seria bom saber partitura"


:) melhorou ?

Cadarn
Veterano
# jul/08
· votar


auheaieuasauehu
é que nem você disse, podemos interpretar de mil maneiras um trecho escrito ^^

morreu.
:X

nicida
Veterano
# jul/08
· votar


acho que uma música boa para técnica é a painkiller do judas priest

tem uma boa variedade de técnicas no solo, ele mistura tapping com alternada e tem até alguns sweepzinhos...

mas o melhor dessa música é que é um classico e não fica chato nem com cara de exercício, boa por que se diverte aprendendo!(essa frase me soou familiar de algum lugar... hmmmm...)

só não sei se é facil demais, EU acho difícil, mas só toco a um ano, então num tenho muita noção...

Cadarn
Veterano
# jul/08
· votar


Falando em Judas Priest, eu gosto do solo da You got another thing comin'. Dá uma conferida ^^

Slave of hell
Veterano
# jul/08
· votar


acho judas dificil eim???sei n!:)

maniac123
Veterano
# jul/08
· votar


Repertório é bom, mas nada como estudar um bom método de cabo a rabo...

erico.ascencao
Veterano
# jul/08
· votar


Meu cunhado tem esta vivência de estudar tirando música. Tanto que agente vai tocar nos lugares e a galera paga um pau pra ele tocando, porque ele tira várias músicas direitinho, solos e tal. Mas ele fala que gostaria de fazer aula porque ele não sabe improvisar. Aí é que o bicho pega.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que estudar com foco mais em REPERTÓRIOS é de boa eficiência?