:: Duvidas sobre palhetadas, apoio e dedao ::

    Autor Mensagem
    DarkMakerX
    Veterano
    # jul/08


    como nunca tive aulas, nesses dias fiquei com algumas duvidas duvidas que podem ser meio bestas mas é bom saber (não sei se já tem aqui no fórum e não tenho tempo para dar uma procurada melhor em todos os assuntos):

    1. quando toco solos, ou mesmo exercicios propostos aqui, minha mao da palheta fica apoiada na sexta corda, o que ajuda pra mim, mas não sei se é errado e pode me prejudicar depois.

    2. fazendo exercicios, aqueles que vão da sexta corda até a primeira, minha primeira palhetada é pra baixo e as vezes antes trocar de corda a palhetada está para cima e sinto que fica mais dificil fazer com velocidade ( ja que com a palhetada pra baixo voce quase ja pega a outra corda )

    3. já li em muitos lugares que o dedao da mao esquerda deve ficar atras do braço. e não em cima, mas quando toco a sexta corda parece que com o dedao em cima do braço tenho mais firmeza ( já vi muitos videos com guitarristas com o dedao em cima tb)

    XD

    john_joao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DarkMakerX
    1. quando toco solos, ou mesmo exercicios propostos aqui, minha mao da palheta fica apoiada na sexta corda, o que ajuda pra mim

    não existe postura formal para se palhetar, existe acomodação da técnica ao seu biotipo.

    e pode me prejudicar depois.


    o máximo que pode acontecer é te dificultar a fazer algumas coisas como por exemplo salto de cordas, pizzicatos, e etc. mas de qualquer maneira não existe uma fórmula de palhetada que lhe confira a capacidade realizar todas as estripulias virtuosas na guitarra.

    3. já li em muitos lugares que o dedao da mao esquerda deve ficar atras do braço. e não em cima, mas quando toco a sexta corda parece que com o dedao em cima do braço tenho mais firmeza ( já vi muitos videos com guitarristas com o dedao em cima tb)

    teoricamente faz sentido, mas na prática não faz sentido algum, já vi gente tocando com o polegar quase em cima da corda ré em velocidades absurdas.

    Dorff
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    1 - apoiando na corda vc a estará abafando, treine desse forma (em todas as cordas) e treine sem abafar, as duas maneiras são usadas.
    2 - os dois jeitos são usados, cada um tem uma particularidade, um efeito, treine os dois jeitos pra usar qq um deles qdo quiser.
    3 - o dedão atrás do braço é apenas um posicionamento padrão, não é regra, vc usa do jeito q ficar mais confortável pra vc, preste atenção nesses mesmos guitarristas q vc viu, se eles estão com o dedão em cima é pq estão fazendo algum bend, mas qdo estão executando alguma escala, o dedão provavelmente vai estar atrás do braço.

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DarkMakerX

    3. já li em muitos lugares que o dedao da mao esquerda deve ficar atras do braço. e não em cima...

    Só pra lhe tranquilizar... veja alguns vídeos de Jimi Hendrix como Purple Haze por exemplo. Ele usa o dedão em cima do braço para pressionar a sexta corda.

    DarkMakerX
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    john_joao
    Dorff
    Makaha

    valeu pelas dicas!
    realmente fiquei mais aliviado pq esses sao vicios que iam ser muito fodas de tirar
    XD

    obrigado

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Cara, o lance do dedão atrás do braço é até uma questão de saúde... quanto mais reta estiver sua mão é melhor pra evitar tendinites e derivados... aconselho a treinar sempre com o dedão atrás e a mão retinha... mas nem eu que falo toco assim então fazer o que né rsrs

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DarkMakerX
    1. Se você mesmo não está vendo problema algum nisso, pq mudar? Como disseram aí, não existem uma postura padrão pra isso.

    3. Novamente, não há muitos problemas na posição do dedão. Faça do jeito que vc se sentir mais confortável, ou do jeito que trouxer menos problemas pra você.
    A posição do dedão atrás do braço é padrão no violão clássico, e possibilita uma maior abertura dos dedos.

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    3. Novamente, não há muitos problemas na posição do dedão

    Vai nessa então...

    felipegoffi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    você pode fazer acordes usando o dedão, mas para solos deixe a ponta dos seus dedos bem firme na corda e formando o mais perto possivel de 90º, não deixe os dedos meio deitado!

    Levy Fialho
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    mermao

    o importante eh tocar a nota certa na hora certa

    edalko
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pedrobrito
    Cara, o lance do dedão atrás do braço é até uma questão de saúde...

    Cara, isso é MUITO importante.

    Na verdade não se trata de frescura, mas sim, de técnica.

    Lembro até hj de um "professor" que tive que ele falava que o correto era apertar a corda com a mão esquerda com muita força contra o braço (???) e que os guitarrsitas famosos faziam caretas durante a apresentação por causa da dor que tinham ao fazer isso...(?????)

    PQP, hj se eu encontrasse ele, com certeza eu iria preso...

    Lógico que na época não acreditei nisso, pois mesmo sendo muito jovem, achei aquilo meio idiota. Mas vai que algum desavisado começa a praticar usando dessas pseudo técnicas...

    Lembrando que vc deve tocar o mais natural possível. O mais tranquilo, sem esforço e, principalmente, sem dor.

    Se estiver sentindo dores nos dedos, antebraço, braço ou ombro, alguma coisa está errada.

    A posição das costas tbém é importante para não dar problemas lombares.

    Hj pode ser que as pessoas não reflitam sobre postura, ou que a posição de tocar não tem qualquer problema, mas as consequencias de uma má postura começará a se revelar após os 40/50 anos, e daí já é tarde.

    Todo cuidado é pouco.

    É bom ainda lembrar àqueles que possuem guitarras muito pesadas (les pauls, etc) que já existe uma alça que distribui o peso nos dois ombros, diminuindo o risco de algum trauma.

    Abraços

    DarkMakerX
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    hum....

    bom saber

    valeu pelas dicas
    nao sinto dor ( agora pelo menos XD ) entao vou tentar dar uma treinada assim

    mas eh q sempre falaram q era errado.... fazer o q....

    edalko
    essa de apertar as cordas com muita forca nunca tinha ouvido nao o.O

    XD

    Leo.rt
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    1:tente apoiar a mao no corpo ou na ponte, ou ate tente usar a alavanca como apoio, mas evite apoiar nas cordas

    3: acho q eh melhor deixar o dedao atras mesmo, eu tocava com o dedao um pouco acima, pois minha mae eh grande demais e eu acabava dobrando demais os dedos, mas com o tempo fica dificil de faser hammers e pull-offs com a mao mal colocada

    john_joao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Hj pode ser que as pessoas não reflitam sobre postura, ou que a posição de tocar não tem qualquer problema, mas as consequencias de uma má postura começará a se revelar após os 40/50 anos, e daí já é tarde.

    ainda bem que nosso amigo Jimi não passou dos 27! :)

    marcioguita
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Prá quem toca muito tempo seguido aquecer é importante, antes e depois. Vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a :: Duvidas sobre palhetadas, apoio e dedao ::