Tecnica de oitavar a nota na palheta.

    Autor Mensagem
    Weverson.sales_metalprog
    Veterano
    # jul/08


    Galera me ajudem tem muitas musicas de metal e outras que eu crio que tento fazer essa tecnica mas naum consigo. A tecnica e um seguinte quando vc vai dar o bend ou vibrato tipo assim vc conseguir oitavar a nota com a palheta ou o dedo, ja tentem de varias formas mas naum consigui me ajudem nessa ai galera...

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Weverson.sales_metalprog
    Seria harmônico artificial?
    Se for, raspe a ponta do dedo quando for palhetar, pra isso basta segurar a palheta mais "pra trás", de modo que a ponta do dedo esbarre levemente na corda logo após palhetar.
    Normalmente é o dedão que é utilizado, mas pra fazer harmônicos existem várias formas...

    Nefelibata
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Weverson.sales_metalprog

    Eh da maneira que o zaqueu_grunge esplicou, soh q naum funciona bem em qualquer lugar da corda e diferentes lugares dão harmônicos diferentes, tem lugares específicos q sai mto bem.

    Procura tutoriais no youtube q tem.

    Weverson.sales_metalprog
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pow vlw eu vou ver na you tube entaum, mas continuem postando pra mim ver opiniões diferentes e quem ja postou vlw pela ajuda...

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    não é harmonico artificial não

    é tipo tapping harmonico

    vc dá um toke de leve no traste da oitava nota da casa que vocÊ ta tocando

    espero ter ajudado ;)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Weverson.sales_metalprog
    Tecnica de oitavar a nota na palheta.

    É a técnica harmônico artificial ...

    Veja a vídeo aula:




    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Weverson.sales_metalprog

    Como o Jg Destroyer comentou tem como fazer comtapping harmonico ( vc dá um toke de leve no traste da oitava nota da casa que vocÊ ta tocando) ...

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    É isso aí que falaram... tenta encostar o dedão na corda simultaneamente à palhetada.... é chamado harmônico artificial...
    Como falaram aí, dependendo do lugar que você der a palhetada sai um harmônico diferente.
    Pra oitavar a nota você tem que dar o harmônico na distância que seria de 12 trastes.
    Se você tocar uma nota na casa 5 e fizer um harmônico artificial na casa 17 a nota sai oitavada. Nesse caso seria melhor dar um tapping bem em cima do traste 17 e tirar logo o dedo, que sai um harmônico também.

    Weverson.sales_metalprog
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Era essa Tecnica ai msm cara pow galera to assistindo o video aki repentinuamente pra ver se eu pego msm... Vlwwwwwww

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Weverson.sales_metalprog
    repentinuamente

    Não seria repetidamente ?

    Weverson.sales_metalprog
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pedrobrito
    KKKkk
    que burrice minha cara liga naum hauahauahau

    Nefelibata
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pedrobrito

    Repentinozes

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Weverson.sales_metalprog

    hahah acontece

    guschard
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    alguem sabe a explicação física do harmonico artificial?? sempre fiquei curioso pra saber que eh a logica dele
    huuahhuauhahua

    farewell
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guschard
    da uma olhada em qualquer livro de fisica na parte de ondas - cordas vibrantes
    mas em resumo, eh q com a raspada do dedao na corda voce muda o comprimento de onda na corda e com isso muda a frequencia.

    essa parte da fisica tambem ajuda na hora em q vai mudar a afinacao e se deseja manter a tensao das cordas, inclusive no site da dadario tem ate a formula pra isso

    nicida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guschard

    ouvi dizer que o som é composto de várias frequências, e esbarrando o dedo você abafa as mais graves e o som fica agudão...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Weverson.sales_metalprog
    E aí cara ... conseguiu executar a técnica????

    nicida
    ouvi dizer que o som é composto de várias frequências, e esbarrando o dedo você abafa as mais graves e o som fica agudão...
    É tipo por aí mesmo ... esses frequancias podem inclusive ser calculadas matemáticamente ... deve-se usar a Série de Fourier para calcular ...

    Tataum
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    mais um topico da série: Einsteins da guitarra...

    desculpa, num resisti.... mas achei o maximo, apesar de saber sobre as ondas e tal, achei legal falar disso... inclusive o Fernando de almeida que manja as formulas da coisa...

    achei o maximo... uhauhauah

    Abraço

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    É tipo por aí mesmo ... esses frequancias podem inclusive ser calculadas matemáticamente ... deve-se usar a Série de Fourier para calcular ...

    Só não vale tirar a calculadora do bolso no meio daquele solo fuderoso!!!

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    nicida

    Quando a corda vibra, ela gera a nota fundamental e os harmõnicos naturais. A nota fundamental está relacionada ao comprimento total da corda e os harmônicoa naturais estão relacionados aos submúltiplos deste comprimento, um fenômeno primo-irmão da ressonância.

    A nota fundamental é a que tem maior peso na sonoridade final. 2º harmônico, correspondente à metade do comprimento, já tem um peso bem menor, (é menor que a metade porque a relação não é linear) e assim sucessivamente...

    Isso tem uma explicação bem simples, fisicamente falando, que consta na ementa de física 1 do primeiro ano científico, 2 anos antes do pré-vestibular.

    Quando encosta em qualquer parte da corda, você elimina sim as frequências mais graves, porque está dividindo o comprimento da corda e quanto menor o comprimento de onda, mais agudo o som.

    LuizJu88
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Inclusive esse fenômeno físico explica o porque de um acorde maior soar tão agradável ao ouvido =]
    Caso queria saber mais procure sobre série harmônica ou ressonância.

    Tataum
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    caraca.... faço tudo isso com o dedão? (faço com o indicador tb) noix é foda... uhauhauah

    Hail guitar players...

    Abração..

    introza
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ae galera tenho uma gfx8 mas não to conseguindo uma equalização legal. se alguem tiver poste ai valeu?!!!

    G Canivel
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: G Canivel
    · votar


    Galera ja falo tudo!

    Harmnico Artificial -> tocar a corda com a palheta e dedo (mão direita) ao mesmo tempo
    Harmonico Natural -> tocar a corda normalmente, porem o dedo da mao esquerda nao preciona a corda, apenas fica encostada de leve sobre o traste da casa desejada... tente nas casas 5-7-12... apos isso na casa 3... voce pode tentar em todas as cordas
    Harmonico Artificial usando tapping -> Você pode tocar uma nota qualquer exemplo... Corda 3 Casa 7... para conseguir um harmonico artificial... de um tapping no traste da casa desejada, porem o tapping é rapido, TOCA e TIRA... bem rapido e sem utilizar muita forca, é mais jeito... a casa a se tocar para conseguir o harmonico seria a 3-5-7 da nota... exemplo, você toca um G(Sól)... para conseguir o harmonico de o tapping na nota B(Sí) ou D(Ré) ou F#(Fá Sustenido).
    Ps: a 3-5-7 podem variar dependendo da nota... Você tenque avaliar se é b3 ou 3 - b5 ou 5 ou 5# - b7 ou 7... Você descobre isso olhando a nota no seu campo harmonico!
    ps2: Apos conseguir harmonizar com essas notas, experimente outras notas como uma 2 ou 6... quebre as regras e faça o seu som!

    espero ter ajudado!!


    Faloww!!

    _FrEd_
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    introza

    Kr, me passa seu msn que eu tb tenho uma...

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Bom dia!!!

    G Canivel
    Harmnico Artificial -> tocar a corda com a palheta e dedo (mão direita) ao mesmo tempo
    Harmonico Natural -> tocar a corda normalmente, porem o dedo da mao esquerda nao preciona a corda, apenas fica encostada de leve sobre o traste da casa desejada...

    Esta explicação está um pouco equivocada.
    O Harmônico Natural é gerado, como o próprio nome diz, naturalmente ao se tocar a corda solta.
    Qualquer forma de alterar o padrão vibratório da corda, seja ela solta ou tocada em qualquer traste, de maneira que qualquer Harmônico soe mais do que o fundamental, é Harmônico Artificial.
    Valeu!!!

    has4
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Só pra ter mais noção pesquisando mais vídeos, sugiro estes:

    http://www.youtube.com/watch?v=5I5O8P-r5Rk&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=3P86iJF4D7E&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=2bmou13DGyk&NR=1

    Harmônicos feitos com a mão esquerda (estilo piano jazz):
    http://www.youtube.com/watch?v=jLHQ-Knl06g&feature=related

    Pô, uma vez vi um video de um japonês que usa a alavanca da guitarra de forma diabólica rsrsrs mas não achei o video novamente rsrsrs alguém sabe qual é o referido vídeo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnica de oitavar a nota na palheta.