Braço de guitarra

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # jun/08


    Pessoal, no que influencia o tamanho do braço da guitarra? Os tamanhos strato (25,5"), SG (24,75"), jaguar (24") influenciam na pegada? Muda a tensão do encordoamento? Qual é melhor?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fiz o tópico pq não consegui achar a informação se o tamanho do braço muda a tensão do encordoamento.

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Essas medidas q vc citou são as distâncias entre o nut e os saddles. É o comprimento da escala.
    Escalas mais curtas, consequenemente tensionam menos as cordas.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    Bom dia!!!

    Johnny Favorite
    Cara, talvez vc necessite acostumar sua pegada por conta dessa distância entre nut e ponte, além de uma diferença no timbre tb.
    Valeu!!!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface
    Essas medidas q vc citou são as distâncias entre o nut e os saddles. É o comprimento da escala.
    Escalas mais curtas, consequenemente tensionam menos as cordas.


    Mas é que assim, não dá pra afirmar isso sem ter testado. Vai que no final só tem que apertar mais as cordas até a tensão ficar igual.

    Penta_Blues
    Cara, talvez vc necessite acostumar sua pegada por conta dessa distância entre nut e ponte, além de uma diferença no timbre tb.
    Valeu!!!


    Pode crer, isso com ctz. Mas eu curto tocar mias em Sg (que tbém tem essa distância curta) do que em Strato.

    Valeu!

    Gasoline
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Johnny Favorite
    A tensão fica diferente na mesma afinação. Foi isso que o Soulface quis dizer.

    Por exemplo, muita gente diz que uma Les Paul, com 0.10, em afinação padrão, tem a mesma tensão de uma Strato com 0.009 em afinação padrão.
    A strato, por ter a escala mais comprida, tensiona mais as cordas, na afinação padrão.
    É possivel chegar a mesma tensão com uma LP em .009, é, porém a afinação vai estar mais alta que a padrão.

    Quanto a diferenças timbristicas, realmente não sei dizer.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Gasoline

    ahh sim, isso memso que eu queria saber. Quanto a tensão, quanto mais tenso mais sustain né? A minha idéia é usar uma guitarra de escala curta, uma Sg por exempo, mas com um encordoamento mais pesado..0.11 ou 0.12 mas que eu tivesse a mesma dificuldade para fazer bends que eu tenho na strato com 0.10. PEnsei também em usar tarstes jumbo ou dar uma leve escalopada.

    Iago
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Gasoline
    Por exemplo, muita gente diz que uma Les Paul, com 0.10, em afinação padrão, tem a mesma tensão de uma Strato com 0.009 em afinação padrão.

    eh o que eu sinto.

    Johnny Favorite
    quanto a diferenca de timbre eh muito subjetivo. O que voce vai sentir mesmo sao as cordas ficarem mais moles, mais facil de se dar bends. talvez vc sinto o som ficar um pouco menos metalico.. isso eh mais facil de se eprceber com single-coils.

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tá...
    Mas a tensão das cordas não se define apenas pelo comprimento da escala.
    Em uma comparação entre LPs e Stratos, por exemplo.
    As LPs tem o headstock angulado, e a ponte tune-o-matic q tensionam mais as cordas tb.
    Coisas q não existem nas Stratos convencionais.

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface
    o amigão aproveitando o topico,
    como não estou conseguindo mandar recados.
    Meu contra-baixo, está descolando a imenda entre o braço e o headstok, isto é normal, com 6 meses de uso isto aconteceu.

    vlw..

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rodrigo Frejat
    imenda
    Q emenda???

    O seu baixo tem scarf joint e está descolando?

    Bom... isso não é normal não. Nem com 30 anos de uso, muito menos com 6 meses.
    Q baixo q é?
    Tá na garantia ainda???
    Vc derruubou, bateu em algum lugar? Ou simplesmente começou a descolar do nada?

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface
    á imenda é aquela coisa porca que a giannini faz para inclinar a chamada "mão" do braço que é onde fica as tarrachas, tipo que tem um corte na madeira do braço para a "mão" do baixo.
    eu consegui mandar um email pra giannini para eles consertarem pq ja estava fora ga garantia, ele descolou quando eu estava afinando " do nada "

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface
    marca giannini sonic x chines

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rodrigo Frejat
    Tem foto?

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    não tenho esqueci de tirar. vou dar uma olhada na net pra ver se acho coisa parecida.

    diego gr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pessoal, no que influencia o tamanho do braço da guitarra? Os tamanhos strato (25,5"), SG (24,75"), jaguar (24") influenciam na pegada? Muda a tensão do encordoamento? Qual é melhor?
    Eu tenho essa mesma dúvida. Minha guitarra é strato, mas tem escala de les paul e ponte tuneomatic õ.O
    Ouvi falar que em escala de les paul é mais macio de tocar, mas não sei se perde timbre ou entonação em comparação à escala de strato

    axleWs
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    diego gr
    Johnny Favorite

    lembro de me terem dito, se não me engano foi o herbívoro Soulface, que com escalas mais curtas, mais sustain (SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE não me engano)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço de guitarra