Capinha do captador Gibson tava fazendo ela apitar

    Autor Mensagem
    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: PEMAMETAL


    E ae Galera beleza?

    A um tempo atras criei um tópico com um problema que tava me incomodando pra caralho. Tinha comprado uma Les Paul Standard e não conseguia tocar alto sem microfonia.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/179978/

    Esses dias eu removi a capinha que fica em cima dos captadores por que eu particularmente acho que fica mais bonito sem, quando liguei de novo o amp pra tocar, a microfonia sumiu!!!!!

    Ela simplesmente parou de apitar depois de remover a nickel cover. Agora eu posso tocar alto pra caralho e com distorção no talo sem aquele barulho irritante. A microfonia parecia de alguma forma estar relacionada com a capinha.

    Pode não fazer muito sentido, mas alguem tem uma explicação pra isso?

    Vale lembrar que quando eu tirei a capinha, ela estava com parafina por dentro, mas não totalmente preenchida. Tinha parafina entre o captador e a parafina.

    Falo!

    gucrispim
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    PEMAMETAL
    pode ser pela altura do captador, falta de parafina no cover, tecnicamente nao sei o q eh, mas...
    Freud explica.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    pode ser pela altura do captador

    Isso não é por que antes de eu tirar a capinha eu fiz esse teste, abaixei pra caramba a altura do captador e ele continuou apitando.

    falta de parafina no cover

    Sei lá ele tnha parafina no cover or dentro, a não ser que não estava muito bem feito o parafinamento


    Ninguem tem outra opinião?

    blima
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O que aconteceu é que a capinha não estava soldada corretamente na base do captador e estava vibrando quando você tocava, causando a microfonia.
    Esse é um problema comum com Gibsons, a melhor coisa é tirar a capinha mesmo.

    Iago
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    PEMAMETAL
    Esses dias eu removi a capinha que fica em cima dos captadores por que eu particularmente acho que fica mais bonito sem, quando liguei de novo o amp pra tocar, a microfonia sumiu!!!!!

    falta de parafina por dentro da capa com certeza (esse cap ja veio com ela ou vc pos depois?).

    Leve num luthier gabaritado pro cara dar uns banhos de parafina nela, caso voce queria usar o captador com a capa.

    o banho de parafina quando bem feito preenche as cavidades entre as bobinas do humbucker e a capa de nickel, assim eliminando espaços vazios entre os dois (ar), que permitem vibração, o que causa a microfonia.

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    pode ser o que o blima comentou, ou pode ser que a frequencia de ressonancia sem a capinha do captador mudou, e assim, nao apita mais...

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Iago

    Quando eu tirei a capa tinha parafina dentro, mas parecia meio irregular a coisa, não tava totalmente preenchido. Eu não poderia comprar uma barra de parafina, derreter numa panela e depois jogar no captador? Ou isso é um serviço mais especializado?

    Henrique S.

    A capinha tava soldada no captador em dois pontos, pra romove-la eu tive que tirar a solda com uma chavinha de fenda, pode ter sentido o que o que o Blima falou, nas mudar a frequencia eu não sei. Sempre achei que a capinha só enfeitava, mas ja ouvi gente dizendo que ela deixa o som um pouco mais agúdo, eu acho que é lenda

    Danielt
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Parametal, me identifiquei com seu tópico.

    Estou com uma Gibson SG e estou sofrendo com microfonia ou humming, sei lá. A guitarra apita quando não estou com a mão nas cordas.

    Mas minha Gibson não tem capinha nos captadores para tirar. Alguma sugestão com sua experiência? Alguém mais pode opinar?

    A microfonia ocorre com pedal OS-2 Boss ou com a distorção só da caixa, Marshall ou Laney. Seja em casa ou em estúdio.

    Obrigado.

    Danielt
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pemametal, digo.

    Junior AJNB
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Danielt

    Eu ja vi (e ouvi) Epiphones apitarem, mas Gibson nunca, estranho...

    Talvez seja problema do captador ter sido mal parafinado, ou tambem tu esteja tocando com a guitarra muito perto da caixa, ou tu esteja tocando com distorçao com muito ganho

    Eu acho que o captador foi mal parafinado, eu acho que tem como parafinar os caps, mas nao sei direito, mas mesmo assim é estranho pelo fato de ser Gibson, eles nao iriam deixar de parafinar os caps

    Tenta levar num luthier e perguntar pra ele se é problema do captador ser mal parafinado e ver o que ele pode fazer

    mudo.tagarela
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Junior AJNB
    mesmo assim é estranho pelo fato de ser Gibson

    por isso que é superfaturada
    Gibson é uma guitarra contruída numa fábrica como qualquer outra, só que com componentes de alta qualidade em todos os estágios de produção, além de ser tudo muito tradicional, tão tradicional que elas nem tem blindagem no circuito, que ao meu ver é ridículo numa guitarra de mais de 2mil dilmas...

    Danielt
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Junior e Mudo,

    Isto acontece mesmo se estou longe das caixas. Talvez a única saída seja um luthier mesmo. Meus conhecimentos não me permitem entender o que está acontecendo sozinho...

    Abraço.

    Danielt
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    A microfonia acontece se coloco o ganho acima de cinco e com volume um pouquinho mais alto. Minha caixa é uma Marshall VS65 e lá pelo volume 4, 5 já começa a apitar.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Danielt

    Cara, microfonia é uma coisa que sempre, sempre, sempre me perseguiu. Praticamente todas as guitarras que eu tive tenho algum tipo de problemas com microfonia, umas mais outras menos, mas hoje em dia desencanei disso e toco com o ganho no talo mesmo e controlo a microfonia desligando rapidamente o boost que eu uso no JCM 800 ou diminuindo o botao de volume da guitarra imediatamente que paro de tocar sem que seja perceptivel.

    Até semana passada estava com duas Gibson Les Paul Custom, uma normal com captadores EMG e a outra era uma reissue 1957 VOS com captadores classic 57. As pessoas achariam o contrario, mas a que dava mais microfonia era a que tava com EMG. Uma coisa te garanto, a frequencia do captador influencia muito. Os EMG são mais agudos e abertos que o classic 57, ainda tinha o maple top pra deixar mais aberto, enquanto a reissue 1957 era só mogno, ela não tinha maple top combinando com um captador muito mais cremoso e com menos mordida, o resultado era esse, a custom com classic 57 apitava bem menos. Mas ambas apitavam dependendo do ganho

    Agora semana passada troquei a Reissue 1957 por uma Reissue 1959 que vem com burstbucker 2 que não é parafinado, a guita tem maple top e braço de rosewood, tudo pra abrir o som, resultado, ela da bastante microfonia também.

    A minha conclusão é que eu toco muito alto, com muito ganho e um quarto muito pequeno, por isso tenho esse problema. Eu descobri isso por que quando eu saio do quarto e passo o cabo da guita por baixo da porta e fecho ela, eu posso por o master do meu JCM 800 no 7 com boost ligado no talo+wah wah que não da microfonia. Tente fazer isso, saia com a guitarra fora do ambiente que voce toca e feche a porta, se não funcionar é por que alguma coisa esta errada mesmo!

    Danielt
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Obrigado pelas opiniões.

    Vou levá-la ao luthier para ouvir a opinião de um especialista.

    Assim que eu tiver uma resposta posto por aqui.

    Abraços.

    Danielt
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pessoal,

    Acabo de pegar minha guitarra no luthier. Aprendi algumas lições com o tópico e com o episódio:

    1) Eu realmente toco com drive e ganho muito elevados. Preciso aprender a me satisfazer com menos.

    2) De acordo com o luthier, meus captadores produzem a microfonia com maior facilidade porque são vintages (490R e 490T). Por isto, não havia como eliminá-la, mas reduzi-la. Para isto, ele parafinou (com parafina e cera de abelha) meus captadores. O trabalho ficou ótimo. Reduziu a microfonia em torno de 60%/70%. Agora consigo aumentar o ganho consideravelmente e ficar sem ela.

    Aproveito para elogiar e indicar o trabalho do luthier. Não o conhecia e fui conhecê-lo por indicação de meu tio. O cara é apaixonado pelo que faz e, além de conhecimento prático, possui um embasamento teórico invejável.

    Luthier de Curitiba: Seu nome é Ludgero e seus contatos são: "ludgero.thomaz@gmail.com" e 41 99832199. Sem erro!

    Abraço e obrigado pela ajuda dos demais.

    G.Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Galera,
    Desculpem ressusitar esse tópico mas achei melhor do que abrir outro. To com o mesmo problemas que alguns colegas do forum tiveram.
    Adquiri em julho de 2012 uma Gibson Les paul faded equipada com burstbuckers pro. Um amigo trouxe dos EUA pra mim logo não tem como reclamar.
    Meu setup é: Boss pw-10 wah, Boss SD1, Samsamp triac, Oliver BF-20 e um Boss DD7.
    Em casa toco plugado num pequeno crate gx- 20 usado apenas pra estudo e nos ensaios uso ampli do estudio normalmente um Gianini Tremendão ou num Fender frontmam 2X12 100W.
    Toco numa banda de pop rock gospel

    O Meu problema é que essa guitarra apita demais, principalmente em ambientes fechados. toda vez que aciono a distorção do do tria-c ela apita, tenho que reduzir consideravelmente o volume pra não apitar, mas na hora do ensaio com a banda a guita fica baixa demais, o interessante é que já toquei com outras guitarras com meu equipo e esse problema nunca aconteceu.
    É dificil admitir que seja um problema da guitarra pois comprei esse modelo depois de pequisa aqui no forum e a guitarra tem uma tocabilidade que para mim é perfeita! por favor me ajudem!

    markoantoni-o
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Os captadores da Gibson geralmente tem esse problema... só que geralmente é com muito ganho que eles costumam apitar! Eu fiz um teste bem bacana, tirei a capa do captador da ponte e deixei o do braço (A lá Jimmy Page) e aí o da ponte não apita e o do braço apita, mas porque uso muito ganho (assim como o Jimmy usava)...

    Enfim, os captadores da Gibson passam por um esquema que eles são fechados a vácuo junto com essa parafina que é para diminuir a microfonia... Então é normal, agora se tu trocar a capa de chrome por nickel é possível que diminua, a minha Lp é uma Traditional e eu tirei as duas capas para ver como eram as cores dos caps (ponte é black e braço zebra) aí deixei só o da ponte sem capa pois uso muito ganho e aí não dá tanta microfonia, mas dá ainda!

    Parar com essa microfonia eu só consegui comprando o pedal ISP decimator, ele é muito bom para isso e não 'come' o timbre da guitarra... ele é o melhor pedal que eu já vi e conheço nessa linha de tirar chiado ou microfonia! Dá uma olhada nele...

    Espero ter ajudo,
    Abraço

    Danielt
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    G.Guitar,

    Procure um luthier e parafine seus captadores. Agora, passado algum tempo de minha experiência, posso garantir: minha microfonia reduziu significativamente! Não me causa mais transtorno!

    Somente sugiro que procure um bom luthier, porque o serviço é delicado.

    Abraço,

    GabrielRhoads
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu tinha uma Traditional, e tive o mesmo problema, foi só removendo os covers mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capinha do captador Gibson tava fazendo ela apitar