Problemas com afinação de Cort X6

    Autor Mensagem
    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08


    companheiros foristas.. rs

    o negocio eh o seguinte, quando troquei as minhas cordas d'adario 0.09 pra elixir 0.10, começou a novela, pra qm quiser saber da historia, clike em cima dessa escrita azul... hehehe

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/183985/

    enfim....

    troquei e deixei ela afinada em Eb(D#) mââss, por ordem do maestro(rs) tenho q voltar a afinação original.
    Tudo bem, la vou eu afinar a guita, o problema foi q eu não consegui..rs, por encrivel q pareça ela não afina em E, e quando a fina , a ponte(floyd rose) fica fora, uns 20° acima do corpo....
    então pensei logo em mexer o tensor mais a duvida veio..

    pra q lado..rsrs
    ja qubrei cabeça e nda, e o problema eh q não tem luthier aki perto o mais perto fica a uns 200 km..rsrs, mei inviavel neh..

    então ajuda ae...

    gordongin
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Boas,

    Espero que ajude...

    http://forum.somxl.com/index.php?showtopic=48423&st=0&p=753215&#entry753215

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87896/p0

    Abraço e boa sorte.

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    P4NT3RA
    Não mexa no tensor.
    Regule a ponte primeiro.

    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ja 'tentei' regular, a ponte, e não sou tão inesperiente assim, ja afinei a minha guita e a afinação dela permaneceu por 2 meses..
    o problema ta sedo q as molas ja chegaram ao limite da regulagem pre-definida, tipo os parafusos q regulam as molas da ponte estão no limite de aperto, não vão mais..(na verdade vão, ai eu teria q 'aumentar o buraco')

    e eu estava olhando o braço agora ele esta "bem" com uma pequena curvatura, concavo, o q pra mim eh normal , mais msm assim a guita afina em E, porem a ponte fica uns 15 a 20° acima do corpo...

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Quando você trocou se pediu pra um luthier regular ela pra receber as novas cordas? digo de 0.9 pra 0.10!

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    P4NT3RA
    Bom... Se as tensões ficam equilibradas, não há problema em deixar a ponte um pouco levantada tb.
    Não existe nada q impõe q a ponte deve ficar paralela ao corpo.

    Agora, colocar mais uma mola pode ajudar também. Já que estabiliza mais a ponte.
    Não sei se vc já deu uma olhada no meu blog, mas lá eu dou umas dicas sobre regulagem de floyd, e até do tensor.
    http://soulfaceguitars.blogspot.com

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    GuitarHome
    regular ela pra receber as novas cordas? digo de 0.9 pra 0.10!
    Cara... Na grande maioria dos casos, isso é totalmente desnecessário.
    Se for mudar de 0.09 pra 0.13, tudo bem.
    Agora, de 0.09 pra 0.10 não precisa de tudo isso não.

    Desde q, é claro, a guitarra já esteja devidamente regulada, e passe pelo luthier periodicamente.
    Se ela já estava "zauada", aí quanto mais mexe, mais fede mesmo.

    marcioguita
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Compense a maior tensão(010) apertando os parafuzos que prendem o conjunto de molas no corpo. deixe a afinação mais baixa pois tendera a subir a afinação ao tensionar o conjunto de molas Abçs

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    marcioguita
    Dá uma lida aqui cara...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/188675/#5240186

    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Então vai fica assim mesmo...

    Só não vai segura afinação entao?

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    P4NT3RA
    Se estiver regulada, segura sim.

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface
    Bom se você ta falando hehehe!
    Eu não arrisquei, quando troquei de 0.09 para 0.10 eu mandei em um luthier para fazer regulagem de tensor e aproveitei para fazer uma regulagem geral!
    Pelo menos nunca tive problemas com empenação do braço, trastejamento, problemas de afinação ou coisas do tipo!!!

    AbnerGospelRock
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara eu to com mesmíssimo problema...cabei de fazer um post parecido...por favor galera ajuda agente ai...

    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Só não vai segura afinação entao?
    P4NT3RA
    Se estiver regulada, segura sim.


    Soulface
    esse é o problema, ja q a minha ponte esta 'fora do nivel' ela não vai segurar a afinação isso q eu quiz dizer....

    estou pensando msm em colocar mais uma mola de tensão bem mais baixa.. para compensar a presão das cordas, seria uma boa opção, pq quanto ao "endurecimento'' da ponte pra alavancadas, eu só uso ela como tremolo, ou seja, nda de esforços expressivos...

    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    AbnerGospelRock
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/183985/

    foi eu msm q criei e me ajudou bastante.. na hora da troca

    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    hehe consegui..

    a ponte esta perfeita, bem alinhadinha com o corpo...

    fui num alto peças, e comprei a mola do acelerador da brasilia.. rsrs

    e deu certo cortei um pedaço dela(era mia comprida do q eu precisava) e instalei num dos 2 espaços vagos, afinei e regulei a ponte normalmente e ta la.. bem afinadinha, agora só falta ver quanto tempo a afinação vai permanecer..hehe

    vlw ae qm ajudou.....

    GuitarHome
    Soulface
    marcioguita
    gordongin

    grande abraço

    Alex_Guitar
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    P4NT3RA
    fui num alto peças, e comprei a mola do acelerador da brasilia.. rsrs
    ...risos... caramba !

    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: P4NT3RA
    · votar


    Alex_Guitar
    hahaha

    uns meses atraz falei a um amigo q a minha guitarra era a unica coisa minha q eu não tinha e nem queria fazer "cambiarra", bom agora não eh mais...
    rsrs

    Tataum
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    meu, é só compensar nos parafusos que dão tensão às molas, embaixo da tampa traseira... aperta eles... mas solte a afinação mais ou menos um tom antes, pq eles vão tensionar mais... acredito que não seja caso de mexer no tensor... de 0,09 pra 0,10 não...

    acabei de fazer isso... hehehe

    guitarrafuriosa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara, eu tinha uma guitarra dessas que comprei em 2.000... Ela veio de fábrica com defeito - segundo o Luthier da minha cidade a floyd rose veio desbalanceada, e a solução era a troca por outra ponte - nova - que ia me custar os olhos da cara... troquei de guitarra...

    P4NT3RA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tataum
    leia antes..

    o problema ta sedo q as molas ja chegaram ao limite da regulagem pre-definida, tipo os parafusos q regulam as molas da ponte estão no limite de aperto, não vão mais..(na verdade vão, ai eu teria q 'aumentar o buraco')

    ....

    guitarrafuriosa
    a minha ta otima só meu deu esse probleminha ate agora em uns 3 anos de uso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com afinação de Cort X6