Acordes a Nona Finalizem este topico

    Autor Mensagem
    BeckerPreacher
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: BeckerPreacher


    Vi em algums tópicos mas acho que pode ser explicado melhor
    sem ofensas pq estou perguntando tbm..

    o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G

    mas A9 nao seria Lá com nona?
    o A eh A, C#, E
    Com a nona fica A, B, C#, E


    eu posso alterar G por G#..pq há o G ?? Sétima no caso..
    e o C# é por que o acorde é Maior?? Terça.. no caso para menor seria C ...????

    O B seria a segunda nota, pq nona??

    Obrigado a Resposta...

    nettoroses
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    "o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G "

    não, ai seria A7/9

    "mas A9 nao seria Lá com nona?
    o A eh A, C#, E
    Com a nona fica A, B, C#, E "

    Sim

    "eu posso alterar G por G#..pq há o G ?? Sétima no caso.."

    Poder pode, mas ai o lá passa de mixolídio para lá jônio

    "e o C# é por que o acorde é Maior?? Terça.. no caso para menor seria C ...????"

    Isso

    "O B seria a segunda nota, pq nona??"

    Isso é por causa da oitava, a oitava não é a mesma coisa da tônica? então, siga esse raciocínio, ai o B seria a nona, isso vai de acordo com a oitava da nota.

    Bigtransa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O G seria a sétima do acorde.... mudando o G pra G# vc esta mudando a 7° de menor para maior.... a sétima menor em acordes maiores é característica do V grau do campo harmônico maior (dominante ).... A sétima maior em acordes maiores é característica do 1° e do 4° grau do mesmo C.H..... ou seja.... vc pode alterar a sétima.... mas muda a característica (função) do acorde.... os acordes dominantes (V grau) são acordes de tensão.... os do I grau são de resolução....

    e o C# é por que o acorde é Maior?? Terça.. no caso para menor seria C ...????
    Sim, isso mesmo

    sim, isso mesmo///

    O B seria a segunda nota, pq nona?

    pense na próxima oitava..... 7 + 2 = 9

    Leblues
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G

    o A9 nao tem G..... a nona eh o B....

    Richard Guitar
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Muita gente escreve A9 se referindo a A, C#, E, G, B mesmo. Sendo T, 3, 5, 7, 9

    Assim como A11 fica implícito a presença da 7 e da 9.

    E o A13, implícito a 7, 9, 11.

    O B pode ser a segunda nota, mas em se tratando de acorde o mais apropriado é tratá-lo como a 9 mesmo.

    Isso vem de Intervalos Melódicos e Intervalos Harmonicos

    O Intervalo Melódico se baseia na escala, por exemplo uma escala Mixolídio tem os Intervalos Melódicos:

    T, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

    O Intervalo Harmonico se baseia na caracteristica do acorde. Por exemplo um acorde Mixolídio tem os Intervalos Harmonicos:

    T, 3, 5, 7, 9, 11, 13.

    _FrEd_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    nettoroses
    "o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G "

    não, ai seria A7/9


    O A9 se refere ao A7/9, assim a sétima fica implicita... Por isso que aparece o G ali no meio... Se n me engano, essa notação eh mais usada em livros estrangeiros. Fica uma confusão danada!

    BeckerPreacher

    Com a nona fica A, B, C#, E

    A notação desse acorde eh A(add9)!

    N confunda com A(sus9) que seria o acorde de La maior adicionando-se a nona pela suspensão da terça. Ou seja, vc omite a terça e no lugar toca a nona. E sim, sem a terça o acorde, isoladamente, n eh nem maior nem menor. Porém, aplicado em um contexto (um campo harmonico) vc pode defini-lo maior ou menor!

    BeckerPreacher
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: BeckerPreacher
    · votar


    Sobre Tríades e Tétrades ..se obter nota a mais como se chama??..ou seria classificado como ex..Tétrade(add mais uma nota no caso 9..ou 11..13) ??

    _FrEd_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    BeckerPreacher

    Tétrade com nota adicionada, ou mesmo triade com nota adicionada (o que n seria necessariamente tétrade se caso adicionasse uma nota além das três, porque a triade eh um acorde formado com 3 notas separadas por terças, e a tetrade eh a mesma coisa, soh que com 4 notas separadas por tal intervalo. Ou seja, tétrade seria o acorde com sétima, mas se tocarmos um C(add9) isso n eh tétrade, mas triade com nota acrescentada!)

    A notação pode ser "X"(add"y"), mas depende...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes a Nona Finalizem este topico