:::JAM Fcc Maio - Radio Surfing - Baixe e Comente!:::

Autor Mensagem
Leblues
Veterano
# jun/08 · Editado por: Leblues
· votar


Deji
A cara to ligado..... mas po quem eh que vai colocar seymour em guitarra ruim? mas enfim.. sei la neh... tem uns timbres magrinhos que nao parecem ter saido de um captador poderoso nem a pau...... falo isso porque tinha uma guitarra com seymour e outra sem, e era nitida a diferenca entre os 2....

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Leblues
placa de som ruim muitas vezes fode cara... e pegada fraca tb!

Leblues
Veterano
# jun/08
· votar


Deji
ehh, mas se eu falar de pegada fraca aqui nego vai me crucificar rsrsrsr

_FrEd_
Veterano
# jun/08
· votar


Leblues

Claro que tendo um SD ou um Dimarzio o timbre tende a ficar melhor, mas com td essa tecnologia de hj em dia, geralmente nem se lembra tanto dos caps no timbre (nem se percebe tanto...). Tem mt gente que os caps da guita valem mais que a propria guitarra original... Pra mim isso eh loucura e o timbre n fica nd bom...

pedrobrito
Veterano
# jun/08 · Editado por: pedrobrito
· votar


Fico lendo algumas coisas aqui, e na moral, até desmotiva participar de JAM's... comentários maliciosos recheado de dor de cotovelo, outros que não são capazes de assimilar uma critica, mesmo quando a mesma faz todo sentido...
É uma pena que o clima é esse, todos perdem de crescer como músicos e como pessoas!
Evidentemente que temos boas excessões aqui =]


Concordo plenamente... tem gente que gosta de dar desculpas ao invés de aceitar as fraquezas e tentar melhorá-las... isso é foda...

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Leblues
mas é um fato, e que crucifiquem, eu notei que tinha pegada ruim quando comecei a gravar, e comparar....
Ainda é fraca, mas t trabalhando nisso!

Zero Zen
Veterano
# jun/08
· votar


Deji
Leblues

Afinal de contas, o que é a tal da "pegada" ?

Todo muito fala tanto disso, mas nunca encontrei alguém que definisse o termo com precisão. O mesmo ocorre com a famigerada "Vibe".

É a forma com que guitarrista ataca as cordas?

É a força com que ele percute a corda?

É o "timing" entre a percussão da corda e a digitação?

Dêem suas opiniões ! Só não vale dizer que é tudo isso junto. hehe

Alysson PA
Veterano
# jun/08
· votar


qew
vixi c lembbra ainda do solo wasting love xD, faz tempo hehe

Leblues
Veterano
# jun/08
· votar


_FrEd_
eh bem nessa mesmo cara, nao vale por caps bons em guitarra ruim.... eh que sei la nao sei se tem gente que faz isso... mas tendo uma guitarra boa com caps bons jah ajuda muito.... tira graves indesejados, ruidos etc... mas concordo com o Deji.. pegada faz toda a diferenca, alias vibrato faz toda a diferenca... e digo mais, timming tambem.. falo isso porque estou comecando a me tocar dessas coisas soh agora e estou percebendo uma mudanca radical no meu som e timbre, melhor que qualquer evolucao na velocidade etc... velocidade vem com o tempo, e se voce sabe tocar BEM lentamente, voce tocara BEM rapido tambem!

Leblues
Veterano
# jun/08 · Editado por: Leblues
· votar


Zero Zen
Cara pegada pra mim sao 3 coisas:

Bends afinados
Vibratos
Timming
dinamica na palhetada etc..
tocar a nota certa na hora certa....

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Leblues

tem cara que toca rapido, mas nao tem timming pra tocar lento, não tem aquele swing na mão pra tocar alguam coisa mais funkeada, não tem aquela palhetada forte e com controle preciso de dinamica de palhetada...
E isso, meu amigo, é o que mais temos, a nusca pela velocidade da luz... e dexando de lado a musicalidade...

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen
vou explicar nao man, sorry xD

Deji
Veterano
# jun/08 · Editado por: Deji
· votar


Leblues
faltou intesidade e dinamica da palhetada... por isso é dificil explicar pegada, são infinitos fatores

Leblues
Veterano
# jun/08
· votar


Deji
exato.... estou passando por essa fase, de descobrir a musicalidade, de aprender a desenvolver meu vibrato, desenvolver dinamica.. acho que essa fase eh a melhor fase para um guitarrista porque da impressao que voce descobre um guitarrista muito melhor que voce era dentro de voce mesmo.....

Leblues
Veterano
# jun/08
· votar


Deji
verdade...

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Leblues

é... e o melhor de tudo é acertar a mão em cheio em um bom bend com vibrato, da muito tesão =]

Leblues
Veterano
# jun/08
· votar


Deji
nossa pode crer, aquele que da ate choque rsrsrsrs essa sensacao faz voce comecar a sentir que ta virando um guitarrista relativamente bom hehe

Zero Zen
Veterano
# jun/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Leblues

Bem se vê que é um termo muito ambíguo.

Pra mim "bends" são "bends", vibrato é vibrato, eles não se confundem com pegada.

Se você entende "tocar a nota certa na hora certa" como "opção melódica", ela também não é pegada (na minha opinião). É o caso de ter "feeling", fazer uma boa escolha de notas.

Mas se você quer se referir a execução precisa, sem notas mascadas, acho que se confunde com o "timing".

Realmente é um termo dúbio, que comporta diversas interpretações e, o pior é que a gente não ajuda a esclarecer. heheheheh

Na minha opinião, ele seria um sinônimo de energia e confiança na execução, até pelo fato das outras características dadas aos guitarristas estarem já estabelecidas e melhor definidas, tais como "feeling", precisão, limpeza de execução, palhetada suja, etc...

Saudações.

_FrEd_
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

Afinal de contas, o que é a tal da "pegada" ?

É a forma com que guitarrista ataca as cordas?

Pode ser isso kr... Mas n eh questão de força ou mesmo técnica, mas "vontade"... O kr pode tocar fraquinho com pegada, assim como pode arrebentar as cordas e soar horrivel. O kr pode tokar com "n" palhetas diferentes e soar ruim, assim como pode tokar com um pedaço de papelão e soar ótimo. Pq pegada vem da mão/dedos da pessoa. E uma pessoa que toca com vontade, com convicção, sentindo o que ta tocando, geralmente tem uma pegada monstruosa.

Mas, sei la, pegada n eh uma coisa que vc defini mt bem, mas que vc sabe bem quem tem ou n.

Leblues

nao vale por caps bons em guitarra ruim.... eh que sei la nao sei se tem gente que faz isso...

Puts ta cheio disso por ae... A maioria eh de carinha que começou a tokar com uma guitarra ruinzinha e ae pra dar um "upgrade" no som acha que trocando os caps vai fazer milagre. Pelo menos da pra aproveitar os caps pra uma guita no futuro...

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

pegada:



Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen
pegada



_FrEd_
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen

Na minha opinião, ele seria um sinônimo de energia e confiança na execução

eh bem por ae mesmo kr!

Zero Zen
Veterano
# jun/08
· votar


Deji

A figura do vídeo manda bem na pauleira. hehehe

Duas questões:

Ele toca com confiança e intensidade (o que eu considero ter pegada).

Ele também toca com velocidade e mão direita pesada (dá para ouvir as cordas estalando no "fretboard" . Estas características eu não considero pegada, pois tem guitarristas lentos, como o David Gilmour, mão levíssima como o Allan Holdsworth, Bret Garsed, que tem muita pegada.

É fácil confundir. (Principalmente por não termos uma definição adequada para o termo)

T+.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Deji

Fico lendo algumas coisas aqui, e na moral, até desmotiva participar de JAM's... comentários maliciosos recheado de dor de cotovelo, outros que não são capazes de assimilar uma critica, mesmo quando a mesma faz todo sentido...
É uma pena que o clima é esse, todos perdem de crescer como músicos e como pessoas!
Evidentemente que temos boas exceçoes aqui =]


Concordo em tudo. Só retruco quando é algum desafeto comentando pois você percebe a malícia, mas normalmente estes não participam das JAM´s então basta ignorar e tá tudo certo.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Pra mim "bends" são "bends", vibrato é vibrato, eles não se confundem com pegada.

Discordo. É uma mistura... bends afinados, vibratos afinados, como o cara ataca as cordas, ter um mínimo de técnica é essencial... mescle tudo isso e você analisará a "pegada" do guitarrista.

Acho que você confundiu execução (base) de uma música com (solo)... mas mesmo em uma base pode-se ter boa "pegada".

Abraço...

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Leblues
opa, obrigado ein !

eeheahea

abç

Nick_Oliveri_Guitar
Zero Zen
_FrEd_
Deji
Leblues
pegada é que nem amp valvulado

nao tem explicação , voce precisa tocar pra sentir a macies do som
assim é a pegada..

leva um tempo e experiencia para notar a pegada

nao é um simples conceito que a define

mas o que o ZERO ZEN falou esta correto

na minha opiniao o PSICOLOGICO afeta muito sim no resultado final.

abç

Homem Cueca
Veterano
# jun/08
· votar


Pegada envolve segurança e estilo.

Apenas e unicamente isso.

O que diferencia a pegada é o estilo, mas sem segurança no que se toca, voce jamais tocará com pegada.

Zero Zen
Veterano
# jun/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Você não é muito específico quanto a interpretação da pegada.

E não está sozinho, evidentemente.

Mas a verdade é que todo mundo fica usando o termo sem saber exatamente o que ele significa. Isso acaba gerando confusão, pois cada um acha que um guitarrista tem pegada ou não tem, por razões absolutamente diversas.

Se fica difícil se chegar a um consenso quanto ao significado das palavras, dá para imaginar o "ruído" e a confusão na comunicação.

Na prática não estamos falando a mesma língua, pois cada um tem uma interpretação diferente do que foi dito. hehehe

Senão fica esta M****, igual a tal da VIBE que eu mencionei acima. Todo mundo usa e niguém concorda com o significado.

Acho que vou encomendar o meu International Universal Translator Tabajara. kkkk

T+.

Homem Cueca
Veterano
# jun/08
· votar


Zero Zen
Mas a verdade é que todo mundo fica usando o termo sem saber exatamente o que ele significa. Isso acaba gerando confusão, pois cada um acha que um guitarrista tem pegada ou não tem, por razões absolutamente diversas.

Exato.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Acho que vou encomendar o meu International Universal Translator Tabajara. kkkk

Idem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a :::JAM Fcc Maio - Radio Surfing - Baixe e Comente!:::