como afinar em B (si)

Autor Mensagem
rocker01
Veterano
# mai/08


galera precizo aprender a sequencia para a afinaçao em B (si) em C (do) e em D (re)

obrigado a todos pela atenção

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


rocker01
Sabe afinar em E?

rocker01
Veterano
# mai/08
· votar


sei sim, no caso so precizo da sequencia que eu afino pelo afinador

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


rocker01
Se precisa de afinador, é pq não sabe afinar. Oras...

Mas enfim, pense pelo lógico.
Se vc qr mudar a afinação, é só ver qntos tons vc tem q alterar na 6ª corda. E fazer a mesma alteração nas demais.

rocker01
Veterano
# mai/08 · Editado por: rocker01
· votar


entao vc quer dizer q o seu ouvido e absoluto e vc sempre afina em E maior haha

se for pra pegar e afinar mais ou menos eu afino sem afinador (oq nao e correto)

mais em todo caso eu agradeço a dica

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


rocker01
entao vc quer dizer q o seu ouvido e absoluto e vc sempre afina em E maior haha
se for pra pegar e afinar mais ou menos eu afino sem afinador (oq nao e correto)

Não é questão de ter ouvido absoluto.
Qualquer pessoa q se de ao trabalho de pelo menos acostumar com o timbre da guitarra, consegue afinar uma de ouvido.
É só deixar de ser preguiçoso.

E afinar de ouvido, quando se tem um ouvido decente, nunca fica mais ou menos.
Até pq, vc vai tocar para um bando de ouvidos. E não para uma platéia de afinadores.
Ou seja, a afinação tem q soar bem aos ouvidos.

eu agradeço a dica
Não foi uma dica. É o modo correto de se afinar.

rocker01
Veterano
# mai/08
· votar


arrogancia a parte eu agradeço a sua aula de como afinar

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


rocker01

Se for só para abaixar a afinação de sua guitarra mantendo os mesmos intervalos tá fácil...é só vc pensar em termos de intervalo...da 6a. para a 1a. corda...de Mi até Sol vc tem intervalos de quarta justa....de Sol para Si um intervalo de 3a...e de Si para Mi outro intervalo de quarta justa...
Agora...se for para mudar a afinação para outros intervalos...vc tem que dizer o que vc quer....por exemplo se vc quer um Open D ( uma acorde Ré aberto ao tocar as cordas soltas)...aí o papo já é outro....
Abraços...

rocker01
Veterano
# mai/08
· votar


entendi eu precizo mudar pra ficar com o som mais pesado entao vo precizar mudar todas mesmo

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


rocker01

É provavel que vc queira saber como afinar em "Drop B", certo?
Se for, afine assim (da mais grossa pra mais fina)

B, F#, B, E, G#, C#

Se for só em B, normal mesmo, é assim ó:

B E A D F# B

Lak Lak
Veterano
# mai/08
· votar


lembrando que dedo 1 na casa 5 da corda 6, e corda 5 solta, tem q soar igual numa afinação "simetrica" por assim dizer.

abraços e boa sorte.

rocker01
Veterano
# mai/08
· votar


vlw aos dois
BaNdAiD
Lak Lak

era exatamente essa afinação que eu queria, vlw mesmo

Rodrigo Frejat
Veterano
# jul/08
· votar


rocker01
Eu afino em C
Sequencia:
E A D G B E

sonora_studio
Veterano
# jan/13
· votar


Mas rodrigo essa cifra C vai contra a afinação citado por vc no qual vc postou a seguir: E A D G B E essa como todos sabem seria uma afinação em E (mi) corrija para que os iniciantes não aprendam errado ou até mesmo se confundir, falou?! Obrigado.

sonora_studio
Veterano
# jan/13
· votar


E aew galera, blz?

Gostaria saber de alguém com mais experiência no assunto!!!

Estou com um set muito bom e uso o 'Whammy da Digitech' e a dúvida é: É necessário eu trocar as cordas q uso .009 por .010 uma vez que uso afinação em Si "B" ?? Eu penso o seguinte, trocando as cordas para .010 usando a afinação em "B" oitavando com o Whammy vai ficar saturado demais!!! Por favor peço que alguém me ajude pois tenho os melhores equipamentos só falta uma mãozinha de alguém aki. Desde já, muito OBRIGADO !

william_1985
Veterano
# out/14
· votar


Vou desenterrar, tenho uma guita encostada aqui e quero dar uma utilidade a ela (deixar semelhante a uma 7 cordas), o encordamento mais proximo do 0.10 de uma 7 cordas seria o 0.13 para a de 6?

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


william_1985

" do 0.10 de uma 7 cordas seria o 0.13 para a de 6?"

Não necessariamente! A graduação de calibres (bitolas) de uma corda para a outra é o grande diferencial.

No teu caso, pelo que me pareceu que você deseja, aconselho comprar um encordoamento (para guitarra 6 cordas) mas especial para afinação Drop C. Elas possuem uma escala de calibres um pouco diferente e uma 0.12 de prima, por exemplo, terá 0.60 no bordão. Bem próximo ao encordoamento para 7 cordas.

Procure por "Electric guitar strings Drop C Tunning" e variações.

O primeiro que apareceu no Google, como exemplo:

http://www.musiciansfriend.com/accessories/daddario-xl148-nickel-wound -drop-c-tuning-electric-guitar-strings

william_1985
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo mig

Vlw, me ajudou bastante.

Rachmaninoff
Veterano
# nov/14
· votar


william_1985
deixar semelhante a uma 7 cordas

Compra um encordoamento de 7 cordas e não usa a mizinha.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Fazendo um gancho... A menção inicial, de "soar bem ao ouvido", seria a o desvio da afinação pitagórica? Ou seja, afinar pelas quartas, para soar mais "redondo" (escrevi pensando numa birra kkk)

william_1985
Veterano
# nov/14
· votar


Rachmaninoff

Entao essa era a minha duvida, se o .13 equivale a o .10 da 7 cordas, dever ser mais barato comprar o 13 do que um encordamento de 7

Morgaroth
Membro Novato
# fev/15
· votar


um bordão de .052 é grosso o suficiente para afinar em B? E em A?

ALF is back
Veterano
# fev/15
· votar


Morgaroth
em A acho exagero pra esse calibre, ficaria bamba demais pro MEU gosto, mas vai que vc goste?
já pra B vc tem melhor chances de sucesso...depende tbm da sua escala...é 24 3/4 ou 25 1/2?

william_1985
Veterano
# fev/15
· votar


Morgaroth


0.52 fica muito frouxa, ate em drop C

e_merson
Veterano
# fev/15 · Editado por: e_merson
· votar


Aproveitando o assunto... faz um tempo que tô querendo deixar minha Schecter Omen 6 em drop A... já até comprei cordas Elixir 12-68. Vocês acham que é o encordamento mais adequado nesse caso?

(edit. complementando)
Esse aqui:

Elixir Baritone NanoWeb Electric Guitar Strings (12-68) Full Set

.012, .016, .022, .038w, .052w, .068w

guitarfilth
Veterano
# fev/15
· votar


Uma das minhas guitarras é afinada em Drop A, uso encordamento SG signature do Andreas Kisser 0.13 (013; 017; 026; 036; 046; 056), da pra tocar de boas, e alem de bom esse encordamento é muito barato, paguei cerca de 13,00 reais nele.

guitarfilth
Veterano
# fev/15
· votar


E também comprei um encordamento da Cleartone, o Monster Heavy Series Drop A que é 014; 018; 024; 046; 058; 080. só que o 080 não entrou no buraquinho da tarraxa, muito grosso.

e_merson
Veterano
# fev/15
· votar


guitarfilth
E também comprei um encordamento da Cleartone, o Monster Heavy Series Drop A que é 014; 018; 024; 046; 058; 080. só que o 080 não entrou no buraquinho da tarraxa, muito grosso.

Haha caraca! Vai usar uma furadeira pra alargar o buraquinho?

william_1985
Veterano
# fev/15
· votar


guitarfilth

Pagou esse valor onde?

Morgaroth
Membro Novato
# fev/15
· votar


ALF is back

Sobre a escala, quanto maior é melhor ou pior para baixas afinações?

É 25.5" Scale

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como afinar em B (si)