Ajuda pra formar um trio de jazz

    Autor Mensagem
    Bolo de laranja
    Veterano
    # mai/08


    Bem,me surigiu a oportunidade de tocar um trio de jazz;

    junto com a oportunidade,surgiu o desespero,pretendo gravar o ensaio daqui a 1 mês.

    Meu primo toca com o francis hime,e vive comigo,e o baixista é um super amigo que toca jazz também.

    Eu sou o mais novo deles,o que eu tenho de saber pra tocar jazz?

    OBS:Os dois são EXELENTES músicos,formados.

    Estou quase acabando meus estudos de harmonia com o livro do chediak e os de leitura com o do paul hindemith.

    Alguém me ajuda,por favor!

    eusebio
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ouça Miles Davis, John Coltrane, Wes Montgomery. isso te dará a base.

    makumbator
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Bolo de laranja

    Será guitarra, baixo e batera?

    Acho que vc deve procurar acertar com eles um repertório inicial(para não ter que tirar 80 músicas da noite para o dia). Uma opção é baixar um desses real books, que tem melodia e cifras de standards de Jazz e escolher com eles. Não se desespere!
    Como recomendações, destrinche a harmonia de cada tema, pensando em escalas para improvisação, mas não ficando apenas no pensamento escalar, tente dar um sentido aos solos, ou seja, conte uma história com eles, que é muito melhor que ficar subindo e descendo escala. Outra coisa, é não focar o estudo apenas na improvisação e esquecer de tirar muito bem tirado a melodia dos temas e definir suas harmonizações e seu acompanhamento para solos do baixo ou bateria. Mais um detalhe é não ficar solando direto feito um alucinado, ou seja, faça trechos mais em acordes, outros em chord melody, outros em baixo e melodia, imite os comp de naipes de sopros de jazz...em suma, varie bastante.
    E não esqueça: Em jazz existe o cuidado com a dinâmica, portanto vc pode e deve brincar com os volumes das frases, e valorizar esse aspecto.

    Eu toco contrabaixo acústico(além do elétrico e um pouco de guitarra) e participo como baixista de um trio de jazz aqui na minha cidade, mas no caso é o trio "clássico" de jazz, ou seja, piano, contrabaixo acústico e batera. Vai fundo que é uma maravilha tocar jazz em grupos pequenos, mas tem que ensaiar e estudar muito!

    gucrispim
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Francis Hime é phoda! adoro ouvir ele com o Chico.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Ouça mto jazz e tire o máximo de temas q tu puder.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    eusebio

    Ouça Miles Davis, John Coltrane, Wes Montgomery. isso te dará a base.

    Além disso eu escuto tom jobim,joe pass,entre outros.

    Será guitarra, baixo e batera?

    Sim.

    Acho que vc deve procurar acertar com eles um repertório inicial(para não ter que tirar 80 músicas da noite para o dia). Uma opção é baixar um desses real books, que tem melodia e cifras de standards de Jazz e escolher com eles. Não se desespere!

    Valeu!

    Já tenho 3 músicas no repertório,giant steps,all blues e wave.

    Achei um site só com partituras de jazz!

    Como recomendações, destrinche a harmonia de cada tema, pensando em escalas para improvisação, mas não ficando apenas no pensamento escalar, tente dar um sentido aos solos, ou seja, conte uma história com eles, que é muito melhor que ficar subindo e descendo escala.

    valeu!!!!

    Outra coisa, é não focar o estudo apenas na improvisação e esquecer de tirar muito bem tirado a melodia dos temas e definir suas harmonizações e seu acompanhamento para solos do baixo ou bateria.

    Poxa,não posso me esquecer disso,já arranjei um acompanhamento pra giant steps!

    o tema inicial tocarei em chord melody!

    (só não gravo porque quando aperto o rec fica um chiado insuportável)

    Mais um detalhe é não ficar solando direto feito um alucinado, ou seja, faça trechos mais em acordes, outros em chord melody, outros em baixo e melodia, imite os comp de naipes de sopros de jazz...em suma, varie bastante.

    Esse é o meu defeito,fico solando que nem um alucinado.

    é isso que tenho de tentar!

    mas valeu pela dica!

    E não esqueça: Em jazz existe o cuidado com a dinâmica, portanto vc pode e deve brincar com os volumes das frases, e valorizar esse aspecto.

    Eu toco contrabaixo acústico(além do elétrico e um pouco de guitarra) e participo como baixista de um trio de jazz aqui na minha cidade, mas no caso é o trio "clássico" de jazz, ou seja, piano, contrabaixo acústico e batera. Vai fundo que é uma maravilha tocar jazz em grupos pequenos, mas tem que ensaiar e estudar muito!


    Pô,eu to estudando feito um condenado!

    Enquanto aos outros membros eu não preciso nem me preocupar,eles são muito bons!!!!!

    Vai ser o meu primeiro trio,toco faz 2 anos,tenho 13 anos.

    gucrispim

    Francis Hime é phoda! adoro ouvir ele com o Chico.

    que legal,cara!

    também acho!

    Ouça mto jazz e tire o máximo de temas q tu puder.

    Tô tirando uma porrada de tema e ouvindo muito jazz!

    Mas assim,na hora do "vamos ver",como que fica?

    Curly
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bolo de laranja

    Eu sou o mais novo deles,o que eu tenho de saber pra tocar jazz?


    jazz

    Erotomania
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ouça Pat Metheny também cara !
    Tenho a discografia aqui e é MUITO foda.

    MarcosBorba
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu sou o mais novo deles,o que eu tenho de saber pra tocar jazz?

    Acho q vc formulou mal a pergunta. Vc já deve saber jazz num eh? Se não souber ainda eh cedo pra entrar num trio. se já sabe, aprenda o máximo de músicas e aprenda a interagir com a banda, tocar em banda eh completamente diferente de tocar sozinho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda pra formar um trio de jazz