Encordoamento - Indecisão

    Autor Mensagem
    Bereta
    Veterano
    # mai/08


    Olá pessoal!

    Olha, que coça que levei da minha guitarra pra trocar de encordoamento 0.09 pra 0.10. Arrependi-me duramente! Acho que a guitarra acostumou com as 0.09 =)

    Num entendi o porque, com a 0.10 num consigo regular a ponte 100%. A tensão das cordas sempre é maior que a da ponte, mesmo com os parafusos bem apertados e molas novas. Definitivamente, não consegui uma boa regulagem com a 0.10 e tou voltando pra 0.09.

    Estou num dilema du cacete com encordoamento: D'addario é boa, mas fica preta com uma semana; Elixir 0.09 fica brilhando, mas poca a Mizinha com umas 3 semanas. Percebi que elas desgastam-se demais em contato com a traste e pocam. Por ironia, o encordoamento D'addario, que parece ser mais forte, vem com 1 mizinha a mais =|; O Elixir 0.10 tem tensão muito maior que a das minhas molas e num consigo uma boa regulagem, enfim, em resumo, tá foda! Um enferruja e o outro quebra fácil. Sugestões? =)

    PS: Tá mais pra um desabafo, mas opiniões dos experientes é sempre muito bom.

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ~~coloca mais uma mola


    xD

    FelipeMassa
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    D'addario é boa, mas fica preta com uma semana
    Eu uso essa, mas nunca notei ficar preta em 1 semana.. alias, para mim dura até 20 dias.

    Você passa algum produto depois de tocar?

    Seguinte, para as cordas não enferrujarem basta passar um pano seco (aquele que não solta fio, tipo de monitor LCD, perfex) após o uso. A Planetwave tem um produto chamado String cleanner, basta passar um pouco no pano e passar 360º em cada corda. A limpeza das cordas tambem é importante para não enferrujar os trastes.

    Sobre a mudança de ação, eu tambem noto que quando há mudança de calibre de corda, a tensão das cordas demora um pouco para estabilizar.

    abs

    Bereta
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    luxos
    Tanto faz colocar acima ou abaixo da mola do meio, ou tem alguma manha?

    axleWs
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bereta
    vale lembrar que as elixir 0.10 são mais tensas que as 0.10 normais.

    em relação a durabilidade, vc pode aumentar fazendo como o amigo acima falou, e ainda passando wd-40 para aumentar ainda mais a durabilidade. uso e vale a pena.

    abraços

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    acho q naum tem nenhum segredo naum


    ai óó:
    http://fukushiro.cocolog-nifty.com/guitars_nap/image/arm_adja.jpg


    xD

    movz
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    FelipeMassa
    Seguinte, para as cordas não enferrujarem basta passar um pano seco (aquele que não solta fio, tipo de monitor LCD, perfex) após o uso. A Planetwave tem um produto chamado String cleanner, basta passar um pouco no pano e passar 360º em cada corda. A limpeza das cordas tambem é importante para não enferrujar os trastes.

    Eu uso o String Cleaner e Conditioner da DUNLOP..
    Mas eu não passo 360 graus nas cordas não, será que é preciso?

    axleWs
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    movz
    sim, afinal, as peles e suor não ficam somente na parte de cima da corda, ficam na corda toda.

    Bereta
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    FelipeMassa

    Você passa algum produto depois de tocar?

    Passo naum. Só pano seco. Sempre depois de tocar. D'addário comigo é demais, enferruja rapidasso.

    luxos

    Valeu amigo, vou testar isso.

    []'s

    movz
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    movz
    sim, afinal, as peles e suor não ficam somente na parte de cima da corda, ficam na corda toda.


    podicrer

    thebluesfell
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bereta
    cara , nao é uma boa trocar o calibre das cordas sem regular o braço..

    leva num luthier que é mais garantido e dor de cabeça 0

    Ant--
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    1) Que guitarra é? Marca/Modelo
    2) A que parafusos vc se refere quando diz "bem apertados"?

    Quanto a enferrujar as cordas, certas pessoas têm o suor mais ácido, sei lá, mais nocivo para as cordas de aço. No meu caso é o oposto. Demoram a enferrujar. Mas eu cuido bem também. Sempre limpo as cordas (somente com pano seco) após tocar e, talvez o mais importante, sempre lavo as mãos e seco muito bem antes de tocar. Se estiver no meio de um ensaio ou apresentação, pelo menos procuro manter as mãos limpas e secas. Não consigo tocar com as mãos ensebadas.

    Bereta
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ant--
    1) Que guitarra é? Marca/Modelo

    Ibanez RG320FM. Exatamente essa: http://www.equipo.com.br/br/produtos/detalhes.asp?id=6&prod_id=2216

    2) A que parafusos vc se refere quando diz "bem apertados"?

    Os parafusos das molas que puxam a ponte pra trás =)

    Eu tb costumo lavar e secar a mão. Acho que no meu caso é o suor mesmo.

    thebluesfell

    Acho que vou voltar pra 0.09. Tou me decidindo. Estava pensando na 0.10, mas li alguns posts sobre o possível dano ao braço...ainda num me decidi.

    thebluesfell
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bereta
    cara
    0.10 é muito melhor..

    a corda é mais resistente o timbre é mais encorpado

    meu conselho é
    leve num luthier para fazer a troca..

    valeu

    gildenlow
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: gildenlow
    · votar


    Cara, se as molas nao estão com tensão suficiente, simplesmente ponha mais uma mola ou coloque uma em diagonal.

    Eu uso 0.10 (com as 3 molas da floyd posicionadas assim: ||\ ) e nada me faria trocar pra 0.09. O timbre da 0.10 é mais ENcorpado (melhor agora, blues? :)) e a durabilidade é maior.

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bereta
    se vc estiver naum estiver satisfeito com a 0.009(naum sei pq) esperimente colocar mais uma mola q dá certo...agr o braço vc tem q reparar...se tiver alguma alteração ai vc procura um luthier

    pra ter esse trabalho todo eu preferiria continuar com a 0.009

    a durabilidade dela é boa...(eu uso d'addario)
    é só ter o cuidado de limpar e as vezes passar algum produto tipo o da planetwaves ou alcool etílico

    pode ficar sossegado...0.009 aguenta alavancadas e dura bastante

    hehe

    olha só edu ardanuy, joe satriani, eticetera...
    todos usam 0.009 e nem por isso deixam de alavancar e fazer umas coisas meio doidas


    humilde opinião

    xD

    abçs

    Homem Cueca
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    luxos
    0.009
    ????

    Nunca vi uma corda tão fina assim.


    0.09 é o correto.

    =)

    abraço

    thebluesfell
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    gildenlow
    0.10 é mais incorpado

    nao seria ENcorpado?

    mazellan
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: mazellan
    · votar


    elixir 010....sem mais....
    leve sua guitarra para regular, se for necessario troque as molas, ou ponha mais

    Homem Cueca

    pior q naum.....eh q a gnt abrevia...mas o correto eh 0.011 0.010, 0.009, 0.008

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Homem Cueca
    tem certeza????

    vide embalagem:
    http://www.opengroup.com/daddario/prodimages/EXL120.jpg


    http://www.musical-express.com.br/daddario/produtos/prod_detail.asp?id =12008&cod_familia=AABA

    hehe

    xD

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Leve em um luthier, vc regulou errado sua guitarra, eu usava 0.9 depois que coloquei
    0.10 nunca mais volto para calibre menor.

    O que manda tb é regular o braço direito, na minha qdo coloquei 0.10 tb não
    parava de trastejar, levei no luthier e voltou bala, ação baixinha e com a afinação
    100%, ok tem gotoh com trava, mas a ponte é a original dela, resumindo, leve
    em um luthier, ou tente com mais paciência fazer a regulagem.

    Casarin
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Cara, quanto ao calibre fica ao teu gosto, mas quanto a marca eu to tendo um ótimo resultado com elixir. To usando ela há 3 meses e ta que nem veio, mas estou usando junto o fast fret.
    Se tu não quiser comprar elixir por achar caro compra só o fast fret que já ajuda um monte e deixa tudo limpo, desse jeito fica mil vezes melhor pra tocar.

    leoxcort
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    vixiiiiii wh 40,e depois como que se toca mano com a corda toda lambusada e o braco da guita deve ficar uma maravilha!!!!eu usava d'ddario so que dai eu passei para ernie ball,te juru que a daddario durou bem mais que a ernie ball,na proxima agora vo colocar elixir 0,10

    Bereta
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Vou tentar responder a todos =)

    thebluesfell


    cara
    0.10 é muito melhor..

    a corda é mais resistente o timbre é mais encorpado

    meu conselho é
    leve num luthier para fazer a troca..


    Cara, sempre preferi a .009 (escrevendo direito agora) à .010, porém, minhas elixir têm pocado muito rápido e D'addario, apesar de num quebrar fácil, enferrujava e o timbre ficava um lixo. Fui experimentar a elixir .010 e deu no que deu (primeira guitar de ponte flutuante). Acho que vou ficar de .009 mesmo. Pelo menos são 3 semanas de timbre limpo =)

    Outro problema que tenho é a falta de um luthier de confiança aqui no interior. É foda!


    ogaitnas
    ...resumindo, leve
    em um luthier, ou tente com mais paciência fazer a regulagem.


    A questão do luthier é como eu disse acima e paciência não me faltou =) Afinal, foram umas 4 horas brincando com a guitarra e simplesmente não teve jeito com 3 molas (e inexperiência). Vou arrumar uma quarta para o caso de me aventurar novamente, porém como eu disse vou voltar à .009.


    Casarin

    Cara, quanto ao calibre fica ao teu gosto, mas quanto a marca eu to tendo um ótimo resultado com elixir. To usando ela há 3 meses e ta que nem veio, mas estou usando junto o fast fret.

    Cara, eu adorei a elixir, mas tive um azar (espero que seja azar+coincidência) de perder 2 encordoamento muito rápido, coisa de 3 semanas cada um. Vou procurar esses produtos de limpeza ae =)

    Bom galera, valeu ae pelas dicas! Deu pra aprender muita coisa e me decidir aqui. Valeu mesmo!

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    .009 (escrevendo direito agora)


    hehe

    xD

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    use 0.08 e seja feliz.....

    joabfarias
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tapinga
    Veja a data da última postagem.

    igor.schecter
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    pra ajudar aqui...se eu trocar o encordamento da minha lespa pra 0.10 ou pra qqr calibragem como va rgular a oitava? só afinar? eu troquei a tensao do violao dando uns esticoes na corda afinada
    e i afinando até ela para de desafinar...lacear as cordas se algm entende;;

    joabfarias
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    igor.schecter
    A regulagem das oitavas é feita ajustando os "carrinhos" de cada corda, na ponte. É importante também ajustar o tensor, caso o braço empene ao colocar cordas de maior espessura (maior repuxo).
    Na busca tu vai achar muito mais sobre isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordoamento - Indecisão