"Índice" para estudar Guitarra/Violão

    Autor Mensagem
    tempe
    Veterano
    # abr/08


    Opa, td bom?
    Antes de tudo, pesquisei, mas não achei exatamente o que to procurando.

    A idéia inicial do tópico é montar um índice, feito por quem já tá nisso a anos e até quem dê aula de violão e/ou guitarra.

    ---

    Creio que há aqui e haverá muitos cadastrados que por alguma razão ou outra não condições de ter um professor pra dar aulas. Seja pelo tempo, dinheiro ou ausência de um.

    Normalmente quem vai iniciar no violão ou guitarra não sabem nem por onde começar, ou começam de maneira errônea, por exemplo, só querendo saber dos solos deixando acordes e exercícios de lado.

    Para todos os que sabem por onde começar e que queiram colaborar...há como elaborar esse índice?

    Seria interressante o aluno ir seguindo esse "passo-a-passo" (não de trata de uma receita, e sim uma forma de orientar), pra ir procurando com colegas, amigos ou até aqui no fórum pelo devido material a ser estudado, na ordem mais correta, ao invés de começar pelo lado errado. Ou seja, estudar uma coisa de cada vez.

    Marisco, Helder Bello, LeandroPanucci, Vinicius de Abreu, alexdiffer, Bog, Penta_Blues, Soulface e muitos outros...se não for pedir muito...teríam como nos ajudar? :)

    Acredito eu que deva ser melhor o aluno começar com exercícios e acordes, do que pular pra escalas e coisas do gênero, é disso que me refiro com esse índice.

    Me perdoem qualquer bobagem, tbm sou iniciante.

    leandro_standart
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    tempe

    Excelente ! Tive essa mesma idéia, mas fiquei com preguiça de vasculhar a busca pra ver se já tinha algo relacionado... Normalmente se encontra material sobre um determinado assunto, e o máximo que achei aqui foram cronogramas que o pessoal usa pra estudar, como uma hora pra improvisação, outra pra composição etc... Mas seria uma boa elaborar uma lista, seguindo uma ordem do que deve ser dominado primeiro, com os respectivos assuntos relacionados à teoria e técnica. uPP !!

    tempe
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    leandro_standart, valeu pelo apoio cara! =)

    E então? O que me dizem? :D

    Sumerrew
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Espero que dê certo man!
    Sou iniciante e começar sozinho é foda mesmo. =/

    marcio_zav
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Bacana.

    Mas toma cuidado com essas 'propagandas' nos outros tópicos.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Mas toma cuidado com essas 'propagandas' nos outros tópicos.

    (2)

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    tempe
    Cara, já houveram outras tentativas de se elaborar um índice ou roteiro de estudos, mas isso tem na minha opinião uma série de dificuldades.
    Para vc ter uma idéia, cada professor tem sua Metodologia e, portanto, uma forma e uma sequência a usar para ensinar. Outra coisa é o nível de experiência do aluno, e outra ainda é o que o aluno deseja alcançar com o aprendizado.
    Como se não bastasse, cada um tem suas próprias preferências além de um desenvolvimento muito particular; tem mais dificuldade em alguns assuntos e menos em outros.
    Este é o preço quando se tenta ser autodidata: buscar fontes de consulta e montar o próprio método. Caso contrário, a melhor forma ainda é procurar um bom professor, pois o máximo que podemos fazer (eu particularmente) é esclarecer uma ou outra dúvida quando o assunto está dentro do nosso conhecimento.
    Valeu!!!

    tempe
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Penta_Blues, eu tava buscando algo melhor do que índice e, graças a ti, achei: "roteiro de estudos", assim é mais explicado ^^
    -
    "Cada professor tem sua Metodologia e, portanto, uma forma e uma sequência a usar para ensinar."

    Realmente, confesso que na hora que criei o tópico esqueci desse detalhe.

    O preço quando se tenta ser autodidata: buscar fontes de consulta e montar o próprio método.

    Buscar as fontes de consulta não é um caminho curto, e depois que achar, por onde começar? Aí é que eu tava pensando...

    tempe
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Quanto a criar um método, se eu fosse fazer um, ou juntar tudo o que eu encontrasse em livros/internet (com base em exercícios e coisas que já existem), isso seria plágio?
    Ou seria plágio se eu copiasse e dissesse que fui eu que fiz?

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Bom dia!!!

    tempe
    Buscar as fontes de consulta não é um caminho curto, e depois que achar, por onde começar?
    Não existe caminho curto ou atalho pra se chegar ao conhecimento.
    É certo que a internet por um lado "democratizou" o conhecimento, mas por outro lado o excesso de informação realmente pode complicar as coisas. Para resolver isso, nada melhor que um bom professor para direcionar seus estudos de acordo com sua capacidade.

    Ou seria plágio se eu copiasse e dissesse que fui eu que fiz?
    Sim copiar textos e assumir sua autoria é plágio.
    Agora, pesquisar um determinado assunto e redigir um texto, apesar de repetir certos conceitos, não é plágio.
    Imagina fazer um texto explicando sobre Escalas e Notas sem poder usar o nome Escala Maior ou Dó, Ré, Mi Fá Sol, Lá Si sob pena de dizer que é plágio...

    Valeu!!!

    Edson Marquezani
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu sou iniciante em guitarra. Toco violão há muitos anos, mas nunca aprendi pra valer, e não sei uma vírgula de teoria. Aprendi tudo sozinho, de ouvido, ou de "zóio", vendo vídeo dos outros tocando. (Tô querendo fazer aula, mas ainda não tô folgado economicamente pra isso.)

    Tô sentindo várias dificuldades e gostaria de um material único, conciso, consistente pra estudar. Detesto ficar catando coisa picada na internet, porque ao trabalho de aprender soma-se o de filtrar, compilar o material, cruzar as informações.

    Não procurei muito, é verdade, mas também não vi nada completo, que ensina desde o começo, daquele tipo de material que pega na mãozinha da criança e atravessa a rua com ela, hahahaha. Geralemente eu só aprendo bem as coisas seguindo um guia com encadeamento lógico, subindo os degraus certos mesmo, um de cada vez.

    Tô com umas dificuldade básicas demais, do tipo, notação de partitura, como usar o metrônomo, essas coisas. Além disso, não sei por onde começar: se faço exercício de digitação, se estudo escalas, sei lá eu.

    Vocês têm alguma sugestão, mesmo que seja um livro bacana pra comprar? (Ou não pode falar isso aqui? =)

    tempe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    No caso então: se eu achar e juntar material, basta eu informar não ser de minha autoria, e de preferência informar quem é o autor...

    P.S. E quanto aos livros lançados para venda, mas digitalizados e transformados em pdf? Como que fica?

    Edson Marquezani diz: "material único, conciso, consistente pra estudar..."
    "detesto ficar catando coisa picada na internet, porque ao trabalho de aprender soma-se o de filtrar, compilar o material, cruzar as informações..."

    E o pior é o tempo que a "filtragem" de material consome... =/
    (tempo esse que poderia ser gasto no instrumento)

    alexdiffer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    tempe
    Marisco, Helder Bello, LeandroPanucci, Vinicius de Abreu, alexdiffer, Bog, Penta_Blues, Soulface e muitos outros...se não for pedir muito...teríam como nos ajudar? :)


    Bom na minha opnião os seguintes assuntos são o básico a se saber de cor e salteado
    como diz meu supervisor de orquestra...


    teoria
    Pentagrama
    Formulas de compasso
    Clave de sol
    Nome das Notas
    Tom e semitom
    Acidentes musicais
    Solfejo
    Escala cromatica
    Escala maior
    Escala menor
    Escala diminuta
    Escala meio diminuta
    Acorde maior
    Acorde menor
    Acorde diminuto
    Acorde meio diminuto
    Tom
    Campo Harmonico
    Modos gregos
    Triades
    Pentatonica
    Penta Blues

    tecnica para guitarra

    Palhetada alternada
    Palhetada Sweep
    Afinando os bends
    Exercicios aranha ou 1234... para a mão esquerda (destros)
    Repertorio

    e pra ficar com a tecnica em dia 26horas por dia de estudo com metronomo rsrs...


    Bom não sei se era isso que voces precisavam....mais é com o que posso contribuir
    o resto é com voces....

    Eu aconselho a algum dos interessados fazer uma pesquisa sobre cada topico relacionado
    acima e postar aqui usem a busca do proprio forum tem bastante coisa...nao vao copiando
    e colando textos da net em geral pois não sabemos se os mesmos possuem direito autoral


    Para mais informações sobre aulas em SP-Capital email para alexdiffer@bol.com.br

    murilo meine
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: murilo meine
    · votar


    alexdiffer

    Como assim afinando os bends?

    alexdiffer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    murilo meine
    No caso dos guitarristas muitos não se apegam a esses detalhes de afinação oque acaba comprometendo a execução....

    suponho que voce saiba oque é um bend e tambem como é horrivel um bend desafinado.....acho importante estudar a altura dos bends tipo de 1/2, de 1 até 2 tons....

    Robson Alviani
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    murilo meine

    Eu acho que é tipo não subir demais nem subir pouco..
    deixar o bend na nota dentro da escala que ta usando...
    acho que é isso :P

    tempe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mais alguém tem alguma sugestão?

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    tempe
    Estude muita leitura.

    FsongB
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    up

    FsongB
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    se possivel postem mais conteudo pra quem estuda sozinho isso aq e otimo vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Índice" para estudar Guitarra/Violão