Rewiew da Shelter Nashville Les Paul

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08


Olá pessoal,
Ontem trabalhei em uma Shelter Nashville Les Paul do meu amigo Raphael Lopes (com quem toquei no Expresso da Noite e eventualmente toco).
Bem, a guitarra é legal, bem construída, o corpo de basswood proporciona um som cheio (mas não como o mogno, claro) e com boa sustentação para uma guitarra barata, a pestana (de plástico, material inferior) estava mal instalada e a ação das cordas era alta, dificultando a digitação.
Os trastes estavam oxidados e necessitavam de polimento, bem como de alguns desnivelamentos, que portanto exigiram um rebatimento.
A ponte é razoável, mas estava totalmente desregulada, na ação e na entonação (coisa assaz comum em todas as guitarras novas), bem como um ajuste de tensor (estava frouxo).
PORTANTO HÁ A NECESSIDADE (COMO QUALQUER INSTRUMENTO) DE LEVÁ-LA A UM LUTHIER ASSIM QUE SE COMPRA.
O acabamento, em verniz PU era pouco espesso (podendo lascar com facilidade) e apresentava manchas, mas, no geral era razoável (por esse preço!).
As tarrachas eram de qualidade razoável, e precisaram de reaperto. Recomendo firmemente o uso de cordas 0.11.
O ponto fraco são os captadores, que "apitaram" bastante quando ligados a um Bertola's Super Fuzz, Mini-Fuzz e GDI-21, necessitando serem trocados por outros de melhor qualidade.
Pelo preço é um instrumento legal, mas que precisa de troca de captadores.
Abçs

Rodrigues
Veterano
# abr/08
· votar


Nada melhor do que um review de quem sabe o que faz....

MarcosBorba
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vlw pelo review, eu to doido com uma lespaul, soh ta faltando grana, então esta se torna uma boa opção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


MarcosBorba
Sim, é uma boa opção, desde que se sigam as dicas acima e não se espere a qualidade e a sonoridade ímpar de uma Gibson.
Abç

eusebio
Veterano
# abr/08
· votar


Nada melhor do que um review de quem sabe o que faz.... (2)

A propósito, Bertola, vc jah viu esses novos singles em forma de humbucker caps da Stellfner? Sabe se eles são bons?

thigsm
Veterano
# abr/08 · Editado por: thigsm
· votar


eusebio
Aonde tem alguma coisa sobre isso?


obs: sem querer desvirtuar o tópico hehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


eusebio
Sim, são, já fiz vários "up-grades" em stratos com eles, e recomendo (Stellfner Neodymiun).
Abç

eusebio
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não, não esses
Uns novos, saíram agora, chamam SplitGuitar.

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mauricio, mas comparando com as Dolphins e Phoenix ela é melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


eusebio
Esses eu não usei, mas se seguirem o mesmo padrão dos Neodymiuns, pode confiar.
Kamus23
São identicas 9com pequenas variações), creio que são construídas até mesmo na mesma fábrica.
Abçs

filipe p marcato
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza de Review, valeu bertola!

Diego_Serafim
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
To pensando em Comprar uma Les Paul da Dolphin ou essa Shelter...mas so tenho dinheiro pra tocar a captação mais tarde...
Vlw pelo Review! tiro muitas dúvidas minhas!

filipe p marcato
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara vc já trabalhou em algum modelo de strato california da shelter?

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Excelente Review ! A guitarra, horrível !

Como é possível que um instrumento saia da fábríca necessitando correção ou retífica de trastes.

A Shelter é muito porcalhona no acabamento.

Isso é inadmissível.

Depois tem gente que desfaz das Epipocas Special, só porque são de laminado. Acho que são melhor acabadas, e mais baratas.

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar


Zero Zen


Mil vezes uma guitarra em basswood solido que precisa retifica de trastes do que uma de laminado que não precise...

Abraços

Zero Zen
Veterano
# abr/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Kamus23

Mil vezes nenhuma delas ! hehehehe

Basswood sólido ! Acho que você quis dizer "Many Basswood Glued Parts" (o que não é necessariamente ruim)

A Epipoca é apenas feita com mais partes (várias camadas de madeira), é mais barata e eles conseguem um acabamento melhor !

Numa comparação de som, não vejo vantagem em nenhuma das duas, são igualmente ruins.

Se começarmos a comparar porcarias, alegando que uma troca de pickups pode melhorar o instrumento, uma melhor ferragem, tarrachas, ponte, blindagem, etc..., nós vamos parar longe.

Então, que tal trocar o corpo da Epi. Com a diferença no preço você pode até cogitar !

Acho que em ambos os casos, é botar dinheiro bom em cima de dinheiro ruim.

O melhor é comprar, usar, vender e fazer um upgrade para um instrumento melhor. E olha que tem instrumentos baratos bastante bons no mercado.

Saudações.

Dorff
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
comprei justamente essa guitarrinha pra poder tocar coisas normais e estudar, sem ter q ficar mechendo na regulagem da minha ibanez q eu afino em Drop C pra tocar na minha banda...
eu tava quase jogando no lixo...
então ela tem jeito mesmo ?
não tem como vc me add no msn pra gente trocar uma idéia ?
rodolfo.g2@hotmail.com
abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


Zero Zen
Cara, essa Shelter é MUITO SUPERIOR às famigeradas Epis Specials, nem há o que comparar.
E seu argumento também não procede, pois a guitarra em questão não é confeccionada em compensado (material por sí só inadequado), e posui braço colado e acabamento superior às Specials, ademais, são MAIS BARATAS que elas.
Claro que ela nunca será uma Gibson ou mesmo uma Epi standard, mas com a instalação de 2 bons capts de médio custo (Malagoli/Sound, Spanich, Stellfner, GFS ou mesmo Cabrera), ela, por um preço muito menor que o de uma Epi standard, responderá muito bem.
Quanto aos procedimentos que fiz, eles são padrão em qualquer guitarra, mesmo Fender ou Gibson novas.
De fato, comprar uma guitarra de baixo custo e ficar fazendo um monte de "up-grades", é improdutivo, porém, com bom senso e tendo em mente a relação custo-benefício, pode-se ter uma guitarra bem melhorada em relação a que se comprou na loja.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Dorff
Não tenho MSN.
Quanto a "jeito"... Bem, claro que tem, ela só precisa do óbvio: Um bom luthier.
Abç

Curly
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

segundo o usuário e negociador de instrumentos George.del, que é um cara que conhece muito bem guitarras, a primeira safra dessas shelters eram as melhores:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168252/p0#4763800

e seu review confirma o que eu li uma vez na revista 'Guitarrist': o que derruba os instrumentos baratos é o setup...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


Curly
Cara, não creio que seja só isto, mas também o controle de qualidade, pois alguns instrumentos vem com certos defeito bem estranhos; esse é o preço que se paga pela produção em massa. O fato é que o comprador deve testar vários instrumentos antes de comprar (de preferência na companhia de um amigo mais experiente ou professor), e ter em mente que vai precisar fazer algumas modificações, algumas o próprio luthier resolve (como o caso da pestana), outras, tem que trocar mesmo (caso dos capts).
Abç

AgSarola
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tu é o meu herói... to pra comprar uma segunda guitarra pra mim e estava de olho na LP Nashville mas as opiniões nem sempre são de pessoas gabaritadas e estava na dúvida. Eu tenho como primeira guitarra uma sg epiphone g-400 e tava querendo uma guitarra legal pra ser a segunda guitarra mas com boa qualidade. Tirei minha dúvida, vou comprá-la pois com 500 contos é difícil compra uma LP digna. Valeu pelo review, obrigado mesmo de coração. Assim que comprar mando minha sg e minha Lp pra vc dar uma acertada. Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


AgSarola
Obrigado cara, mas não esqueça das criticas que fiz a esse instrumento.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# abr/08
· votar


Claro que ela nunca será uma Gibson ou mesmo uma Epi standard

cara, não há algo mais barato e tão bom quanto uma Epiphone Standard?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


MANFREDINI
Talvez a Cort M600.
Abç

DENNYS_GJA
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
concordo com vc cort m600 tão boa quanto epiphone

Zero Zen
Veterano
# abr/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

CALMA AÍ DR. BERTOLA ! heheheh

Não ponha palavras na minha boca !

E seu argumento também não procede, pois a guitarra em questão não é confeccionada em compensado (material por sí só inadequado)...,

Jamais afirmei que qualquer uma delas é feita de compensado, alias, desconheço guitarras feitas com este material.

Conheço guitarras com o corpo de madeira laminada, o que é diferente. É o caso das Epipocas Special I e II.

No caso das Shelters, elas não são feitas de laminado, mas de VÁRIAS PARTES COLADAS DE BASSWOOD, ou em bom vernáculo anglo-saxônico: MANY BASSWOOD GLUED PARTS !

Como afirmei, a Epipoca é feita de várias (e finas) tabuinhas sobrepostas e coladas, enquanto a Shelter é confeccionada em vários blocos de madeira colados juntos (possivelmente em número menor de peças que as Epi's).

Muda um pouco o número de peças e o seu formato, mas nem tanto assim !

Não é o caso de discutir qual o melhor sistema, pois considerando a faixa de preço estaremos dentro da filosofia de Max Weber, a Ética do Possível, adaptada a fabricação da guitarra.

A verdade é que encontraremos defensores de ambas as técnicas para o uso das sobras e rejeitos de madeira, dando-lhes um fim aproveitável. Não custa lembrar que diversos instrumentos de boa qualidade são feitos de várias partes de madeiras diferentes.

Da mesma forma, muito bons violões utilizam madeira laminada na sua composição, comprovando a qualidade do material.

Além destes sistemas construtivos, poderíamos ressaltar as Ibanez feitas de Resonwood (MDF), as Dan Armstrong em Acrílico, as Fenders em Lucite, as Tony Zemaitis com partes em Alumínio ou mesmo as Kramer com braços em Alumínio, Corpos em Acrílico por aí, vai. Nenhum deles era instrumento categoria "Low-End". Alguns são bem caros mesmo.

Todas elas com materiais "não-naturais ou orgânicos".

...e possui braço colado e acabamento superior às Specials, ademais, são MAIS BARATAS que elas.

A questão de terem braço colado, NA MINHA OPINIÃO não é uma vantagem, mas problema, eis que dificulta e encarece a manutenção do instrumento (alteração do angulo braço/corpo) e uma eventual troca do braço no caso de acidente ou queda.

Prefiro os instrumentos mais facilmente desmontáveis para manutenção.

Em minha opinião os braços das Epi, em colocação de trastes, nivelamento, polimento e coroamento são muito superiores aos das Shelters.

Quanto a questão de preço temos experiências diversas, pois aqui na minha região, uma Epi Special nova custa em torno de R$ 600,00, enquanto as Shelters giram em torno de R$ 800,00.

É verdade que tem um case de diferença em favor da Shelter, mas é preciso lembrar que nesta faixa de preço (dinheiro contado) um case não tem muita importância, mas sim os 200 reais.

Claro que ela nunca será uma Gibson ou mesmo uma Epi standard, mas com a instalação de 2 bons capts de médio custo (Malagoli/Sound, Spanich, Stellfner, GFS ou mesmo Cabrera), ela, por um preço muito menor que o de uma Epi standard, responderá muito bem

Evidentemente um instrumento não vai mudar sua natureza, vai ficar melhor, mas com uma despesa que entendo injustificável.

No lugar de comprar um instrumento de R$ 800,00 e gastar mais 300,00 em pickups e instalação, acho preferível adquirir uma guitarra como a Cort Viva por menos do que esse total, pois é uma guitarra com o corpo de poucas peças e captação Mighty-Mite.

Ou mesmo outros modelos da Cort no formato Les Paul e captação EMG, que custam em torno de R$ 1000,00

Quanto aos procedimentos que fiz, eles são padrão em qualquer guitarra, mesmo Fender ou Gibson novas.

No que se refere aos procedimentos e ajustes do instrumento ao gosto pessoal do usuário e às cordas instaladas, nós concordamos.

Porém no que se refere à REBATIMENTO E NIVELAMENTO DE TRASTES e TENSOR FROUXO, cumpre dizer que em instrumentos novos, NA MINHA MODESTA OPINIÃO, isso é motivo para troca imediata do instrumento, fazendo uso dos direitos protetivos do consumidor.

De fato, comprar uma guitarra de baixo custo e ficar fazendo um monte de "up-grades", é improdutivo, porém, com bom senso e tendo em mente a relação custo-benefício, pode-se ter uma guitarra bem melhorada em relação a que se comprou na loja.

Concordamos, desde que o músico compreenda as limitações de seu instrumento e não pretenda trasformar sua Epipoca numa Gibson Heritage.

Saudações.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Zero Zen
Meu Caro,
Se coloquei "...palavras em sua bôca...", me desculpe, não foi minha intenção.
Inúmeras guitarras são feitas de compensado (poderia citar várias aqui), inclusive as Epis Specials. Não sei ao que vc se refere a madeira laminada (talvez vc esteja traduzindo direto do inglês: Laminated Hardwood, que, juntamente com plywood, significa exatamente compensado em nossa língua).
Eu mesmo já tive várias guitarras dessas em minhas mãos, inclusive um cliente me pediu que fizesse um corpo de madeira de verdade (no caso cedro) para uma dessas, e confirmo: O material é COMPENSADO.
a Epipoca é feita de várias (e finas) tabuinhas sobrepostas e coladas: O que é isso senão o velho compensado! Não confundir com a técnica de colagem de tampos, utilizada na Gibsons Les Pauls, no qual são coladas peças de diferentes madeiras com objetivos timbrísticos (e estéticos)
Shelter é confeccionada em vários blocos de madeira colados juntos (possivelmente em número menor de peças que as Epi's).
: Exatamente, peças de madeira maciça! A Shelter Nashvile do meu amigo Raphael tinha 4 emendas, ou seja, 5 peças. Esse tipo de colagem é usual em lutiería e marcenaría, e eu mesmo já utilizei essa técnica em alguns instrumentos confeccionados por mim.
Essa técnica é totalmente diferente do uso de compensado, pois as vibrações propagam-se pelo corpo em sentido "vertical", do braço para o corpo e vice-versa, assim, a influência "inibidora" de peças de madeira coladas "lateralmente" nessa propagação é bem menor.
Nenhuma das guitarras ao qual vc se referiu como "usuárias" de "materiais alternativos" deu bom resultado (nem mesmo comercial), eu mesmo já experimentei algumas (a com corpo de "Lutite"), e o resultado não é bom, exceção feita à caríssima fibra de carbono (dos baixos Steinberg e Modulus Grafite).
A sua preferência pelos braços aparafusado é plenamente justificável, mas, eu me referí à dificuldade inerente à este processo de construção, que o torna mais caro, e à óbvia vantagem no caso da sustentação proporcionada ( que, dadas algumas condições, no geral é superior às de barço aparafusado).
Quanto a questão de preço temos experiências diversas, pois aqui na minha região, uma Epi Special nova custa em torno de R$ 600,00, enquanto as Shelters giram em torno de R$ 800,00.
Aqui vc se enganou, pois a Shelter Nashville custa MENOS DE R$ 500! Portanto é mais barata que a Special (uma guitarra inferior em TODOS os aspectos!).
A questão dos "up-grades" é clara: A guitarra custou menos de R$ 500, mais a colocação de 2 captadores Malagoli/Sound Traditional HB (por exemplo), cujo preço é de R$ 53 cada, teremos, mais o custo da instalação, cêrca de R$ 650 à R$ 750, ou seja, um custo bem razoável.
[i]Porém no que se refere à REBATIMENTO E NIVELAMENTO DE TRASTES e TENSOR FROUXO, cumpre dizer que em instrumentos novos, NA MINHA MODESTA OPINIÃO, isso é motivo para troca imediata do instrumento, fazendo uso dos direitos protetivos do consumidor.
Cara, essa É a realidade de 90% dos instrumentos de baixo custo do mercado, e inclusive outros bem mais caros, realidade esta com a qual lido sempre em meu trabalho de lutiería, por isso recomendo firmemente que, ao se adquirir um instrumento, mesmo novo, uma visita a seu luthier (ou um indicado pela loja), faz-se necessária.
Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


Zero Zen
Cara, me desculpe mas ocorreram alguns erros no uso do itálico no texto acima.
Abç

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu vi que não apenas as Shelters podem vir com os trastes desnivelados, tava olhando no ML e vi as dolphins e vi que a propria loja esta cobrando 20 reais a mais por um nivelamento de trastes feito pelo luthier que trabalha lá. Até colocaram as fotos e tudo bonitinho.

Então acho que nenhuma dessas marcas que possuem LP de 400 a 500 reias escapam nesses fundamentos.

O que é uma pena, mas será que isso é só com as LPs?

Porque será que strato já se consegue algo melhor com 500 reais?

Abraços

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Rewiew da Shelter Nashville Les Paul