Encoramento 0.10 (ja usei a busca)

Autor Mensagem
P4NT3RA
Veterano
# mar/08


Troquei meu encordamento antigo , XL D'áddario 0.09, pra um Elixir 0.10.
Pra não forcar muito o braço da guita deixe a afinação meio tom abaixo, Eb, e regulei a ponte como de costume, só q a guita ta mentindo um pouco, com a corda solta e afinação exata ( >Y< ), na primeira 8ª, ou seja casa 12, fica um pouco fora ( Y<<),e na segunda oitava, volta a afinação exata...

emfim, o braço trabalhou eu sei, q q eu faço?? eh obrigatorio levar no luthier?
se eu deixar assim pode comprometer o braço permanentemente?
a regulagem de oitavas na ponte pode amenixar ou "curar" o caso?
tentar mexer sozinho no tensor eh a solução??(digam q não.. rsrs)

da uma luz ai....

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
eh obrigatorio levar no luthier?
obrigatorio nao..é aconselhavel

se eu deixar assim pode comprometer o braço permanentemente?
acredito q nao..a mudança de tensao nao foi tao grande assim..mto dificil estragar o braço mudando de 09 pra 010..ainda mais mudando a afinação como voce fez


a regulagem de oitavas na ponte pode amenixar ou "curar" o caso?
talvez sim..o problema pode ser ai sim...
mas qual a ponte? é floyd rose?


tentar mexer sozinho no tensor eh a solução??
pra quem sabe é a solução sim...
mudando de 09 pra 010..nao exige tantoo do tensor nao..
ja vi guitarras q nao precisaram nem mexer no tensor..talvez 1/4 de volta ja seja suficiente..depende da guitarra

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


mas qual a ponte? é floyd rose?
eh, o nome da ponte eh Double Lock II, a guita eh uma Cort X6-fg, linda.. rsrsr

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
vendo a afinação..da corda solta...dps fazendo harmonico na casa 12..e dps harmonico na 24..a afinação muda?
só qdo vc aperta nas casas q muda?
se os harmonicos tiverem corretos..a regulagem da oitava ta certo

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P


não entendi..

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
vc disse q afinação ta um pouco alterada na casa 12 num eh?

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P
exato e na 24ª ta ok...

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
entao...
mas verificando a afinação na casa 12..sem apertar as notas da casa..apenas dando harmonico no traste 12..
essa alteração continua?

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


cara, se não dá conta de mexer leva em um luthier, mas afina a guitarra normalmente, o braço geralmente é regulado depois que se coloca as cordas, afine normal, regule, com o encordamento de sua preferencia, espere o braço se acostumar (um dia basta), depois olhe, se ele empenar (pode empenar, mas é pouca coisa), gire o tensor de leve, no máximo 1/4 (é recomedável girar sempre de 1/4 em 1/4, não tem mistério nenhum, deixe descansar sempre no mínimo 4 horas, mas não precisa mais que um dia, como falei, não fique girando o tensor de meia em meia hora)

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


outra coisa, o harmônico, pra regular as oitavas, é uma referência para o OUVIDO, o que acontece é que a corda tem que ficar afinada em uma nota, e quando você tocar na 12ª casa tem que soar a mesma nota, é sempre bom regular as oitavas com um bom afinador (que seja preciso, e não um cheio de frescuras que faz torrada e assa nuggets, engraxa sapato, toca mp3 e etc...)

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


qualquer coisa se sair merda, leve em um Luthier, aqui em Brasília, no Doca, é 10 reais pra regular o tensor, tensor é baratinho de regular...

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P
kra nem tentei dar harmonico nela(agora q caiu a ficha.. hehe), to no trampo agora mais chegando em casa eu tento e te respondo...

MANFREDINI
pq tenho um amigo q fudeu como uma baixo goldem dele pq mexe no tensor, (ele ainda usou as minhas chaves, tenho parte na historia.. rrs) ai por isso fico receoso em mexer..e quanto a essa estoria de descansar a guita, só deixa ela la, "jogada" no canto?? rsrs

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


MANFREDINI
eu falei pra ele conferir no harmonico..
pra verificar a regulagem de oitava da ponte..distancia da corda na escala!
pq as vezes qdo a corda solta e o harmonico sao iguais...
e apenas qdo aperta nas casas q muda..o problema é curvatura de braço e trastes desnivelados!
mas como vc falou..a nota tem q ta correta na hora de apertar..ja q a gente toca apertando hehehe

MANFREDINI
Veterano
# mar/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


P4NT3RA

não, deixa descansar só o tensor, pode tocar (opa! no bom sentido, rsrs) tranquilo, basta seguir as dicas que te dei que você não vai foder com o tensor, agora, se o cara sai rodando o tensor todo de uma vez achando que o braço vai desempenar instantaneamente como passo de mágica, fode o braço todo, todo tensor tem um "limite" quando chega nesse limite ele não roda mais, você só vai foder com tudo se você ultrapassar esse ponto em que ele "endurece" (UI!), o normal é ele ficar "mole" (UI!) [/Soulface]

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


MANFREDINI
de manha quando vi "uma curva" no braço tentei dar uma mexida do tensor não mexi nem 5min, e a madeira do braço estralou um monte, num sei se ela tava exitada, mais tava meio duro.. hehe sera q era pq eh a primeira vez dela??? huauahauhuahua

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


MANFREDINI
então troquei o encoredamento hj de manha, deixo pra ver o tensor amnha de manha... pro braço se acostumar com o encordamento novo ou isso só vale se eu mexer no tensor?

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
voce girou o tensor com as cordas afinadas?
as vezes faz um barulho sim..e as vezes ta duro tb..mas eh pq ta virgem msm!
e as vezes ta duro pq ta com problema

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


deu uns estralos bem estranhos como se a escala estivese soltando do braço.. kra passe um cagaço sem tamanho.... parece q as escala tava trincando bem estranho o barulho ai parei ...

aki na minha cidade não tem luthier, e um kra na cidade vizinha mexe com isso, cobra 45$ pra deixa-la filé, mais 25$ de busão... fica meio salgado neh.. hehe


tenho um amigo marcineiro q eh pianista ah uns 10 anso,tem escola de musica e tals, vo da uma passada la a tarde e leva a guita pra mexermos juntos, ai pelo menos posso por a culpa em alguem tbm ... huahuahuahuha

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P
isso ja estavam afinadas meio tom abaixo como disse...

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


então troquei o encoredamento hj de manha, deixo pra ver o tensor amnha de manha... pro braço se acostumar com o encordamento novo

isso memso! o braço tem que se acostumar com as cordas

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
oq eu quis dizer..se no momento em q vc girou o tensor..as cordas estavam afinadas...
pq o certo é afrouxar as cordas..pra dps afinar d novo!

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P
isso ja estavam afinadas meio tom abaixo, como disse...

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA

qualquer alteração no tensor ou na tensão das cordas tem que esperar o braço se acostumar primeiro, o tensor está duro? se não estiver pode mexer, e lembre-se, 1/4 (um quarto) de cada vez!!! 5mm é meio centimetro, deve dar 1/8 mais ou menos~

e as vezes ta duro tb..mas eh pq ta virgem msm!

tá louco mano P? rodar o tensor duro? vai foder tudo...

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
afina as cordas normalmente pro braço acostuma e já regula as oitavas direitinho, amanhã você mexe com o tensor

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


MANFREDINI
normalmente qdo eh a primeira vez q mexe no tensor...
ele fica um pouco agarrado antes de começar a girar..
literalmente pq ta meio virgem sim!
oq eu quis dizer ´q o tensor nao ta girado no maximo e nao anda mais! e´q ele ta agarrado msm!
tem mto caso assim..q fulano acha q nao gira mais..mas eh pq o tensor ta virgem! hehehe

P4NT3RA
Veterano
# mar/08
· votar


5mm é meio centimetro, deve dar 1/8 mais ou menos


não foi 5mm, e sim 5 minutos, ou seja 1/4 de volta eh 15 minutos, eu gitei bem menos q isso, 3 vezes menos, eh só vc olhar pro relogio e ver a quanto da 5 minutos.. hehehe


PS: relogio digital num da ... hehehe

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA
entao..isso deixa o tensor mais duro ainda..
voce tem q afrouxar as cordas..pra dps apertar o tensor..
dps afinar d novo..e ve se deu certo!

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


P4NT3RA

a sim, deveria ter colocado 5' pra ficar mais entendível

Juliano P
o meu veio molinho, porque a guitarra já saiu da loja toda reguladinha, pra 009...
mas ai eu botei 010 e já regulei tudo, tá tudo certo =)

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


MANFREDINI
legal... :D
eu vi um video uma vez num lembro onde..nunca mais achei
de um cara ensinando a "amolecer" os tensores virgens!
pq o tensor pode ta duro..se ele chegou no fim e nao gira mais...
pode ta duro se as cordas tiverem tensionadas...
e podem ta duro qdo vem de fabrica..meio agarrados..dai tem q "pegar no tranco" hehehe...
mas nem lembro como era..

P4NT3RA
Veterano
# mar/08 · Editado por: P4NT3RA
· votar


MANFREDINI
q guita q eh a tua??

Juliano P
vo desafinar ela e tentar fazer isso..
só pra relebrar em "passos",rsrs:

Afino ela em afinação Standart( E, B, G, D, A e E), ai deixo ate amnha cedo....regulo a ponte de novo e tals..

desafino ela... dou 15', 1/4, 2/8, 4/16 de volta.. hauuauahuahu

afino de novo e regulo a ponte..

caso num der certo ai sim levo no luthier.... ok??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encoramento 0.10 (ja usei a busca)