diferença entra cordas 0.09 e 0.10

Autor Mensagem
T-head
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen
lição de moral ein, abaixem as cabeças e reflitam
ashusahuashusahuashuashusahuashaushaushas

lam777
Veterano
# mar/08 · Editado por: lam777
· votar


Mas considerando que o Luthier regulou sua guitarra, ele pode ter deixado as cordas bem mais altas e você não sentiu diferença ao usar 0.09.... Se sua guitarra estava com problema muito sério, por exemplo trastejando muito, ele foi obrigado a levantar as cordas e pode ser isso que aconteceu...

Aí você disse não tem diferença ao usar 0.09, ou 0.10, mas nossa oloko, se não é 0.10, é só ir na loja e comprar 0.09... ?
E outra a diferença de preço é muito pequena(existe apenas em algumas marcas, se é que existe), e ele não iria te sacanear nesse sentido certo?

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


T-head

Nada a ver.

O Soulface é um cara prestativo, gente boa, sabe muito, só que desta vez ele deu uma informação incompleta.

As vezes dá preguiça de escrever. Não é ?

Mas o importante é que os foristas tenham a informação mais completa possível.

Alguns estão começando e não sabem "nadica de nada".

De repente eles tem um paquimetro vernier em casa e não usam porque acham que só o digital funciona.

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen

Este não sabe que existem instrumentos para medida, acredita que apenas a pegada pode esclarecer.


pssssssssssss

cara, imagina isso, que eu não sei mesmo, por acaso eu tenho um micrometro, entre outros equipamentos de medida, em varios aspectos (até osciloscopio eu tenho)

só que me diga uma coisa, quantas pessoas nesse pais tem um micrometro em casa????

de boa, eu dei a sugestao no mais simples.

cara, não é só tu por aqui que sabe alguns truques e conhece alguns "brinquedos" de engenharia....

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique S.

Que bom que você sabe !

É uma pena que não mencionou isso no seu post.

Você disse apenas isso:

vira macho e poe uma 11 ai rapa!

ehuahuaeeuahuehahuaeueahueauhaehueuah!!!!

brincadeira, cara so na pegada pra saber


Como se vê, a informação que você prestou não menciona instrumentos de medição, fez apenas um gracejo de conotação sexual e indicou que a pegada era o único jeito de saber.

Você queria que eu advinhasse seus conhecimentos? Não dava né !

Ainda não fiz curso com o URI GELLER. hehehehe

Não sei quantos micrômetros e paquimetros estão presentes nos lares brasileiros, mas sei que se os guitarristas possuissem mais deles e se interessasem no seu uso e aplicações, teríamos muito menos guitarristas enganados por pseudo "luthiers", verdadeiros artesões paraguaios.

Agora, não custava nada você dividir as informações que você possuia. É pra isso que serve o forum. Informações sobre algum equipo que voce quer comprar, problemas com o instrumento, etc...

Muita gente quebra a cara e danifica instrumentos e equipamentos por informações incompletas ou equivocadas.

As vezes é preciso ser muuuuuito didático, pois o guitarrista está recém começando.

Fico feliz que você possua e conheça o uso do que você chama de "brinquedos" de engenharia. Você vai poder ajudar mais.

Eu, na minha ignorância, pois sou apenas curioso, os conhecia como "Instrumentos de Medição", usados na indústria em MRO (Medição, Reparação e Operação).

Você deve estar com a razão, pois é muito melhor equipado, eu não tenho osciloscópio e não entendo bulhufas de eletrônica.

Qualquer dia vou solicitar seus conhecimentos para testar umas válvulas que tenho aqui sobrando.

Não se estresse por bobagem.

Saudações.

anonymous4
Veterano
# mar/08
· votar


Bom, a unica maneira agora seria saber qual corda ele "colocou".

Pelo menos a marca... Aí tenta comparar com uma outra que você realmente sabe a tensão.

ou então recorre ao paquimetro haha

De qualquer forma, tente comparar, não tem jeito mais simples.

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen

sim cara, sem stress

é que de boa, um paquimetro desses nao é em toda esquina que tem, nem no severo roth acho que tem aqui em poa, alem de ser um aparato caro.. (ta mais de 200 conto um)

ah eu tenho meus trecos, mexo com o que nao faço a minima ideia, e tento descobrir "qual é a da parada" rsss

até to com um "Vacuum tube tester" que deve ter umas 4x a minha idade huaehuaehueahueuahehua
mas nao esta funcionando, vou tentar ver se alguem sabe como faz esse treco fungar hehe

saudaçoes compatriota hehehhehe

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique S.

Você também é de Porto Alegre.

Dá uma olhada na FG Ferramentas Gerais, lá na Voluntários quase esquina da São Pedro. É uma loja de quadra inteira.

Você vai achar paquìmetros Mitutoyo e Starret, digitais e escala vernier. Normalmente medem em fração de polegada e milímetros, em cima e em baixo respectivamente.

Os digitais são muito mais fáceis de ler, mas são bem mais caros.

Os com escala vernier são mais chatos de aprender a fazer a leitura.

Não sei se eles ainda fabricam aqueles de relógio redondo. mas o Vernier ainda é o mais barato.

Você pode optar por outras marcas menos conceituadas, ou mesmo paquimetros chineses. São muito mais baratos e bastante adequados, desde que sejam feitos de inox.

Você pode encontrá-los na Casa dos Parafusos, na Avenida Azenha.

Apenas, certifique-se que eles medem em milésimos de polegada, .001 , pois de outra forma você não poderá usá-los para medir os mizinhos.

Os micrômetros já são mais difíceis de encontrar em frações de polegada, pois nós usamos o sistema métrico.

São ferramentas muito úteis, você pode medir muita coisa. Numa guitarra então: Parafusos, Altura e Largura de Trastes, das Cordas, do Nut, Distância entre as Cordas (Pitch), Braço, etc...

Saudações.

Gambá do Rock
Veterano
# mar/08
· votar


A diferença é 0,01...

Ninguém sabe calcular essa porra não?

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Gambá do Rock

Acho que não !

A diferença é 0,001 de uma polegada ou 0,0254 milimetros.

Gambá do Rock
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen

Meu Deus... do céu.... mais um analfabeto!!!

0.10 - 0.09 = 0.01


se você puder realmente discordar disso, elabore uma tese de Doutorado contestando a matemática e ganhe um prêmio Nobel e talz...

bbX
Veterano
# mar/08
· votar


se você puder realmente discordar disso, elabore uma tese de Doutorado contestando a matemática e ganhe um prêmio Nobel e talz...

0.010 - 0.009 = 0.001
Perdeu preiboy
Quem disse que a corda é 0.10? haha
vai olhar um jogo de cordas por favor

Gambá do Rock
Veterano
# mar/08
· votar


bbX

que seja...

mas ambos estamos certos... em cálculos.


0.10 - 0.09 = 0.01

e/ou

0.010 - 0.009 = 0.001


e quem discordar disso que elabore... bla, bla, bla...


abrax

Leblues
Veterano
# mar/08
· votar


Rapha_krust...
ardanuy usa 0.8

Soh se for no teu cd..... Ardanuy nao usa 0.8 mais nem fodendo!!

maizena e o um
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen

Vai gostar de confusão assim lá na casa do Nelson.

Sobre o tópico:

A diferença pela sensação física é muito pequena, só o aparelho pra ter a medida exata.

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Gambá do Rock

Acho que você anda bebendo demais. hehehehe

Pelo menos leia uma embalagem de cordas:

1st - .009
2nd - .011
3rd - .015
4th - .024
5th - .032
6th - .042

Se alguém aqui é analfabeto, não sou eu ! Eu sei ler !

Manera na birita !

Se você não está vendo o ponto antes dos zeros é porque já bebeu demais. uahauahauahua

CaioPrimo
Veterano
# mar/08
· votar


nosfsf
lespaul com 0.9 é para fracos AOSHIEhasoieaose, =) lespaul ehbem macia corda é so de 010 pra cima, 0.9 ateh desafina facil

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


maizena e o um

Desatenção e Precipitação "RULE"

Quando a gente não sabe a diferença entre um décimo (.10 ou 0,10), um centésimo (.01 ou 0,01) e um milésimo (.001 ou 0,001) não dá pra vomitar sabedoria, Né não ?

As vezes é melhor não esquentar a cabeça e deixar os caras no CONFORTO DA IGNORÂNCIA. (No sentido de desconhecimento).

Mas quando o cara chama a gente de Analfabeto e complementa com uma Asneira ... heheheh

Bem, eu sou ZEN, então deixa prá lá !

Ele que fique com seus"conhecimentos e teorias" e seja feliz.

Sobre o tópico:

A diferença pela sensação física é muito pequena, só o aparelho pra ter a medida exata.


Para quem faz "bendings" faz uma boa diferença, tanto que o Jeff Beck começa as turnês com .009 e depois passa para .010, quando os dedos estão mais acostumados.

Eu fico com a segunda.

Marcosrcf
Veterano
# mar/08
· votar


Se você não sabe usar um paquímetro ou não tem dinheiro pra comprar, você pode ver na guitarra de algum amigo seu que usa 0.09. Toca nas 2 guitas e ve se a sua tá diferente...
Se vc tiver algum jogo velho parado também pode comparar uma ao lado da outra....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Não considero 0.9 um calibre de corda adequado para 90% das aplicações.

Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!
Bom, com toda essa informação, e desinformação; com todas essas "idas e vindas", já que na minha opinião o tópico foi desvirtuado várias vezes; com esse monte de conselhos que nem mesmo o Patropi daria, sugiro ao nosso camarada nosfsf que, se realmente estiver em dúvida, compre um encordoamento .010 e instale em sua guitarra, pois é, na minha opinião uma linha de ação muito mais simples e barata do que comprar, emprestar e aprender a manusear instrumentos de precisão para a única finalidade de constatar qual o diâmetro do encordoamento instalado na sua guitarra...

nosfsf
Se vc não confia em seu luthier a ponto de nem mesmo tirar essa dúvida com ele, afinal quem melhor que o próprio pra responder que encordoamento instalou na sua guitarra, sugiro que procure outro profissional...

Valeu!!!

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues

se realmente estiver em dúvida, compre um encordoamento .010 e instale em sua guitarra, pois é, na minha opinião uma linha de ação muito mais simples e barata do que comprar, emprestar e aprender a manusear instrumentos de precisão para a única finalidade de constatar qual o diâmetro do encordoamento instalado na sua guitarra...

Tens razão. Mas isso eu já tinha dito antes, no post do dia 20/03, as 15:55, veja:

Em caso de dúvida, troque o encordoamento, pois os micrômetros e paquímetros com a precisão necessária para este tipo de medição são bastante caros. Especialmente os da Mitutoyo e da Starret. hehheheh

De qualquer forma, repito algo que disse acima, sobre as outras utilidades deste instrumento...

São ferramentas muito úteis, você pode medir muita coisa. Numa guitarra então: Parafusos, Altura e Largura de Trastes, das Cordas, do Nut, Distância entre as Cordas (Pitch), Braço, etc...

Saudações.

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Boa tarde!!!

Zero Zen
O comentário não foi direcionado a um post específico, mas sim ao rumo que o tópico tomou.
Quanto às várias utilidades dos aparelhos de medição, estou absolutamente certo que elas existem. Resta saber se o nosso camarada nosfsf, após seguir o conselho de usar tais instrumentos para sanar sua dúvida, continuaria utilizando-os para medir parafusos, altura e largura dos trastes, das cordas, do nut, etc, etc, etc...
Valeu!!!

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Penta_Blues

Boa Tarde !!!

Hehe ! É verdade que o tópico foi desvirtuado, apenas fiz questão de mostrar o desejo de simplificá-lo desde o início, no dia 20.

Se outros esclarecimentos foram dados, também foram no interesse do forista Henrique S. que demonstrou interesse no instrumento e dificuldade em localizá-lo.

Lembro que a curiosidade é, via de regra, a razão do aprendizado!
Creio que deva ser estimulada e satisfeita.

Saudações.

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Boa tarde!!!

Zero Zen
Se outros esclarecimentos foram dados, também foram no interesse do forista Henrique S. que demonstrou interesse no instrumento e dificuldade em localizá-lo.
Realmente. É a velha história do "um assunto puxa o outro"...rs

Lembro que a curiosidade é, via de regra, a razão do aprendizado!
Creio que deva ser estimulada e satisfeita.

Perfeito! Concordo plenamente, meu camarada!

Valeu!!!

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen

Acho que a maioria desses medidores é mais necessario para a luthieria, principalmente na construção, o resto um BOM PAQUIMETRO (nao aqueles de 1,99 hahahha) e paciencia para manusea-lo esta de bom tamanho (acredito que a unica coisa que precise de tanta precisão seria na hora de cortar os slots de trastes, para nao comprometer a entonação, mas até os "jigs" disso se encontra hj em dia)

Enfim, a FG é um sonho de loja, acha de tudo, as vezes se encontra essas ferramentas caras no balaio por ter pouca saida, tenho um "corta fio de LAN (aquele azul)" que nao saiu nem 10 reais, o mesmo num site americano custa cerca de 30 dolares (tava em promoção por que ninguem comprava hahha)

saudaçoes!

(tu que escreve no site zero zen? heuahuea)

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique S.

(tu que escreve no site zero zen? heuahuea)

Não. Não tem nada a ver.

O Zero se refere a minha qualidade como guitarrista.

O Zen é meu estado mental para enfrentar as críticas.

Quanto à FG, bem, é um sonho de loja, principalmente para alguém como eu que gosta de ferramentas e do ramo DIY.

Saudações.

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen
Se for assim eu me chamo 10 Negativo Débil

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a diferença entra cordas 0.09 e 0.10