Você acredita em dom?

Autor Mensagem
lam777
Veterano
# mar/08 · Editado por: lam777
· votar


Nick_Oliveri_Guitar escreveu
- Você acredita que possa mesmo existir pessoas com o dom de tocar guitarra?
Não. Seria a mesma coisa que dizer "Zequinha tem o dom de limpar privadas, limpa como ninguém."


Eu concordo com você sobre não existr dom, mas tenho duas criticas a fazer:

Primeiro: Eu conheço varias pessoas que limpam privada e são muito dignas. Minha mãe é uma delas....

Segundo: Não vejo muita semelhança entre uma guitarra, e uma privada.... mas fazer o que ?

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


que, eu não acredito em nada, só acredito em um tal de Jimi Hendrix...

Koisa
Veterano
# mar/08
· votar


Kllaw

Eh, mais antes eu não trabalhava =/

TakeN

Eh serio.. Eu era moh vicio em CS..

1up
Veterano
# mar/08
· votar


Claro que sim, dom eh uma coisa normal!
Todo mundo tem um dom.
Seja pra falar bem, se comunicar bem, falar outras linguas, ou tocar instrumento...

Uma das coisas que indicam se voce tem um dom, geralmente eh o quanto vc gosta do que faz...

Nao sei de ninguem que tenha dom pra cantar por exemplo, e nao goste de cantar.
E o mesmo vai pra tudo...
Mas tem dom que de repente vc descobre um dia qualquer, vai saber.

torresmo vermelho
Veterano
# mar/08
· votar


- Você acredita que possa mesmo existir pessoas com o dom de tocar guitarra?
Não. Seria a mesma coisa que dizer "Zequinha tem o dom de limpar privadas, limpa como ninguém."


Metáfora mais tonta do ano.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


lam777

Primeiro: Eu conheço varias pessoas que limpam privada e são muito dignas. Minha mãe é uma delas....

Não entrei no assunto dignidade pessoal de ninguém.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


torresmo vermelho

Pior é você entrar no tópico, não comentar sobre o assunto e ainda escrever: "Metáfora mais tonta do ano".

Coisa de membro novato, normal.

RockGuy
Veterano
# mar/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Não. Seria a mesma coisa que dizer "Zequinha tem o dom de limpar privadas, limpa como ninguém."

Cara, desculpa, mas você foi infeliz na colocação acima. Limpar privada qualquer um faz. É lógico que, quem não tem experiência vai ter dificuldade no começo, mas em pouco tempo aprende.
No caso da guitarra é totalmente diferente. Envolve cordenação motora, habilidade e raciocínio rápido. Acho que para limpar privada não precisa de tudo isso né? Ou estou errado?

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# mar/08
· votar


pra compor musica com certeza, tem pessoas que escrevem poemas e tal na maior facilidade e ate sentem nescessidade de escreve, eu demoro uma hora pra consegui inventa uma frase que eu goste

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


Vamos esclarecer o ponto de vista do "limpador de privadas" para os que ficaram boiando.

Eu quis dizer o seguinte... assim como qualquer coisa na vida há tb o bom limpador de privada, aquele que limpa muito bem (ótimo guitarrista que teve anos dedicação) e o limpador ruim, aquele que deixa restos indesejáveis e tem preguiça (o guitarrista que dá várias bola fora, fica perguntando qual o tom da BT nas JAM´s... enfim)... é uma ação, requer coordenação SIM... esforço... dom é para quem fica esperando milagre cair do céu... e é como dizer: "O Zequinha limpa privadas como ninguém" - resumindo, todos podem.

Hendrix tinha facilidade com a guitarra... sim... mas ele teve professores e ralou muito para chegar onde chegou.

No pain, no gain.

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
opa...eu entendi oq voce quis dizer sim!
Mas realmente voce nao precisa ter "facilidade" pra aprender limpar privada...qualquer um q treinar vai limpar bem.
Já na musica, qualquer um que treinar logico que vai melhorar...mas existem uns que aprendem mto mais rapido e tem uma criatividade fora do comum.
Concordo que todo mundo pode chegar la..ralando e treinando!
E entendi perfeitamente oq voce quis dizer..
Mas realmente limpar privada é uma coisa q nao necessita muito treino nem dedicação..nem mto desenvolvimento do cerebro!

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
hehehe
O q eu quis dizer...
q se pegar 1000 pessoas que nunca limparam privada...
e 1000 q nunca tocaram guitarra..
e começar ensinar os 1000 a limpar privada..e os outros 1000 a tocar guitarra!

Claramente os 1000 q aprederam a limpar privada vao desenvolver quase igual..e vao ser tornar quase igual.

Já os q aprederam guitarra...vai ter mta diferença entre eles.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P

Vai depender do esforço de cada um.

Sendo que são coisas distintas... são apenas exemplos e não comparações.

Isso é que todos estão confundindo.

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
É..a duvida aí o povo levou na comparação msm!
pq eu entendi que voce disse limpador de privada só como um exemplo simples...
voce quis dizer um esforço em matematica, na musica, ou futebol...ou etc..que treinando voce chega la!
mas é isso aí...abração aí cara!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Gostei de algumas definições aqui.

Vou colar um texto que escrevi em outro fórum

É sobre canto e tem umas 'porradas' que nada tem a ver com o pessoal daqui, nem com esse tópico. Vou cortar algumas coisas, outras não farão muito sentido, mas a essência é mesma.

---------------------

Todo ser humano é igual. Todos, naturalmente, tem duas oitavas em média de tessitura natural, quando trabalhadas após o desenvolvimento (muda) vocal. Alguns, por estímulos desde de criança, conseguem mais elasticidade muscular. É como, por exemplo, o caso de contorcionistas chineses, que são preparados desde criança para a função. Crianças treinadas e condicionadas a cantar desde pequenas, seja por aptidão (que não é dom e sim afinidade com música) ou por obrigação (pelos pais) acabam desenvolvendo mais a voz. Eu tenho 3 oitavas de voz plena na tessitura hoje (G1 a G4), e apesar de cantar desde pequeno, desenvolvi muito mais recentemente: Há 5 anos atrás tinha 1 oitava e uma 7ª. Toda a mudança foi fruto de estudo.

(...)


Sobre o Pavarotti, a citação querendo coloca-lo como 'alguém com dom' demonstra a total falta de conhecimento a respeito da carreira do cantor. Em primeiro lugar, ele recebeu exatamente o estimulo que comentei no parágrafo primeiro, desde de criança, já que começou a cantar aos 8~9 anos com no coral que o pai regia e mantinha. Sua primeira apresentação foi aos 26 anos (e só aconteceu por que o tenor titular do papel ficou doente). Foi criticado como um tenor de 'péssima atuação', porém de boa dicção. Passou a estudar freneticamente após isso e só começou a ter destaque profissional depois dos 31 anos. Aos 36 ele fez a sua primeira apresentação como solista principal, com uma técnica já bastante apurada. Exatamente por isso ele é considerado por muitos, o exato exemplo do que que determinação e estudo é capaz de fazer, em antagonismo a palavra DOM, pois teve sua iniciação depois de uma determinada idade, que é considerada avançada no canto lírico para se começar.

------------------

E em outro tópico:

------------------

Dom vem de Donu do latim. Tem conotação de 'Dádiva' (algo concebido por Deus, para os que acreditam), dotes naturais, nativos.

Eu acho que isso não existe para nenhuma finalidade, mas ai seria entrar em questões religiosas. No canto, eu posso afirmar que isso é balela. Como já disse, o que existe é aptidão e talento, que são facilidades coordenatórias mentais. Só.

---------------------

Em resumo, existem facilidades nativas, de fato. Mas é bom desvencilhar da palavra dom. Um garoto com facilidade com futebol tem mais inteligência espacial e coordenação motora, assim como uma pessoa com facilidade para a música tem coordenadores, ouvido, inteligência musical, entre outras coisas.

Somos todos diferentes, como já disseram, todos temos alguma facilidade. Alguns tem várias facilidades. Mas embasar dom na concepção da palavra, como algo divino é apenas uma desculpa para não se esforçar, já que 'eu não tenho mesmo o dom'.

Abraços.

Alex_Guitar
Veterano
# mar/08 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


Você acredita em dom?
Se o que vc. chama de DOM for uma aptdão, para alguma coisa, eu diria que sim.

Mas também acredito que esta aptdão é fruto de um tipo de inteligência que já nasce desenvolvida em cada um. Existem vários tipos de inteligências: lógica, emotiva, lingüística, coroporal cinestésica, musical e por aí vai...

Muitas pessoas nascem com mais de uma inteligência desenvolvida muito acima da média das outras, daí elas ganharem um certo "status" ou "evidência" quando executam algo que se faça necessário o uso deste tipo de inteligência fazendo-se assim serem descobertas e inserirem-se no meio das outras da sua "comunidade de inteligência". Porém, se fizessem um teste de um outro tipo de inteligência nestas mesmas pessoas verão que elas, neste tipo de inteligência em específico, é uma pessoa digamos, normal.

Então, na minha opinião, encaro a palavra "DOM" como um certo tipo de inteligência pré-desenvolvido em uma pessoa e que um cara que tem a inteligência corporal cinestésica com a musical desenvolvida, pode em pouco tempo, desenvolver técnicas e estudos teóricos musicais que uma outra pessoa que não tem este tipo de inteligência desenvolvida levaria muito mais tempo para desenvolver.

Desculpem o tamanho do post.... :o/

Se quiserem ler mais sobre o assunto, procurem sobre "Inteligência Coletiva", mais especificamente sobre um camarada chamado Pierre Lévy que é um dos pioneiros a apontar este conceito.

Pri Linkin Park
Veterano
# mar/08
· votar


O "dom" nada mais é do q a "paixão em fazer algo". Vc adora tocar guitarra, mas para isso acontecer foi, e é ,necessário estudar... As pessoas tem o costume de dizer (geralmente na parte artística) "ah! ele é bom pq tem o dom"... Q nada! Ele é bom pq é algo q faz parte de seu interior, tipo, tah no sangue, é algo do qual não consegue viver sem... Só q para alguns essa "paixão" revela-se mais tarde do q para os demais (não q seja o seu caso).
A palavra "dom" confude as pessoas... Pq uma coisa é vc GOSTAR DE FAZER e outra é apenas SABER FAZER...

Espero q tenha entendido o q eu quis dizer!

lam777
Veterano
# mar/08
· votar


Pri Linkin Park

Sua resposta resume tudo...

lam777
Veterano
# mar/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Desculpe, apenas um mal entendido então, mas boto fé nisso que Dom seja apenas gostar de algo...
e por isso se dedicar a ele...

Então concordo com você esse negócio de dom não existe ...

Marcio Baron
Veterano
# mar/08
· votar


Caras, eu acredito realmente que exista dom.
Isso ninguem me tira da cabeça.
Mas existem os esforçados.



Só que todo DOM precisa de seu estopim para aparecer.

Abraço.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Alex_Guitar
Muito bom, falamos a mesma coisa, praticamente na mesma linguagem.

:)

Abraxx

ClaudioSF
Veterano
# mar/08
· votar


o dom existe sim, mas para você se tornar um bom guitarrista você precisa ter 10% de inspiração e 90% de transpiração.

ivan_puppets
Veterano
# mar/08 · Editado por: ivan_puppets
· votar


TakeN
Não, DOM não existe. Cara, eu treino pra caramba, vai fazer 2 anos que toco em Junho.
(Não me considero bom, me considero ruim)

E eu toco umas coisas legais, to tirando DragonForce pra tocar na banda, um pouco de Iron, Metallica.

Me esforço como um maluco, e vem nego me dizer que eu tenho DOM ?

Isso é 'fugitiva' de alguem que não tem consciencia nem teimosia pra treinar e ficar bom.

__Minha Opinião.

Bolo de laranja
Veterano
# mar/08
· votar


o pessoal aqui tá confundindo dom com dedicação.

por mais tosco que eu seja,conheço caras que em 20 anos não tocam mais que gente que toca faz 6 meses.

será que isso seja o dom?

mesmo que haja essa confusão,eu acredito em dom sim.

Dogs2
Veterano
# mar/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Minha opinião é muito diferente das até então colocadas.

Eu não acredito em DOM.
Eu acredito que certas pessoas que tem mais facilidade não é por uma aptidão natural, e sim porque souberam aprender no momento certo, na fase certa e do jeito certo PARA ELAS.
Cada um tem sua própria e única forma de aprender algo, e é muito difícil saber qual é a maneira mais fácil de você absorver o conteúdo. Eu não me considero um cara com dom, mas sim que eu tive a felicidade de aprender da melhor forma para minha pessoa. Eu sou uma pessoa prática, aprendo mais com improvisos e exemplos do que com teoria. Eu garanto que se eu aprendesse teoria desde pivete, não seria tão bom quanto sou (modéstia a parte).

Mas claro que tem pessoas com pré-disposição para certas coisas, só não acho que isso seja fator determinante nunca. Stravinsky era péssimo de percepção, se bobear não sabia (ouvindo) a diferença de um Dó pra um Fá sustenido, mas ele foi o pai da música moderna, um dos grandes gênios da música de todos os tempos. Ou seja: ele não tem pré-disposição nenhuma, apenas soube absorver a música da forma na qual seu cérebro mais se sentiu confortável para criar.

leviribeiro
Veterano
# jul/08 · Editado por: leviribeiro
· votar


Você acredita em dom?
Sim!

Dom existe?
Óbvio que existe.

Qqr um aqui pode até negar, mas todos nó sabemos que cada um tem suas aptidões e facilidades...

Por exemplo, qqr um aqui deve conhecer alguém, que mal se esforça pra cantar e tem mó vozeirão, alguém que tu diz: "canta isso aí ó" e a pessoa vai lá e canta afinadinho..

assim como algumas pessoas tem uma facilidade incrível com matemática... lógica e tal..

Tipo, vou citar eu mesmo com exemplo.
Eu nunca havia subido num palco nem nada na minha vida..
E me convidaram pra ser jesus, numa apresentação da paixão de cristo, na páscoa. E assim, incorporei mesmo, e descobri que eu tenho o dom pra interpretar, sempre me chamam em gincanas e coisinhas locais pra fazer algo teatral. Mas nunca procurei uma escola de teatro nem nada. Na faculdade, teve uma aula só pra trabalhar apresentação, falar na frente das pessoas e tal... A professora perguntou se eu fazia teatro xD

Tem certas coisas, que podem ser trabalhadas e alcançadas...
Por exemplo, se vc toca mal, vc pode sim, treinar duro e chegar lá.

Mas, se vc tem os dedos deformados, ou tem alguma deficiencia física, sinto muito....
Ou ainda, tem pessoas fisicamente perfeitas e tal, mas nao tem o minimo dom, essas, vc sabe que NUNCA chegarão a tocar bem.

Outro exemplo que vou citar é a voz.
Quem nasce com uma voz linda, e com o dom pra cantar, canta e deu pra bola.
Agora se tua voz é razoavel, e vc nao tem o dom, vc pode treinar duro e chegar lá.
Ou ainda, se a pessoa te aquela voz HORRIVEL, e nao tem a mínima aptidão, NUNCA será cantor.

É duro, mas é a real, se você tem a voz feia, se ferrou, neguinho!

Eu queria saber jogar futebol =/
Mas eu sei que nunca vou ser um bom jogador. Mas sou bom goleiro, tenho ótimos reflexos.

Vou ainda mais longe.
A dupla sandy e júnior.

não se pode negar, a sandy tem uma voz linda, e deve ter toda a assistencia técnica e professores.

Já o júnior tem os mesmos privilégio, assistencia e tal...
Mas ele NUNCA vai cantar bem como ela.

É a realidade... como diz o ditado..

"A formiga só trabalha porque não sabe cantar como a cigarra."

EnrickAlves
Veterano
# jul/08 · Editado por: EnrickAlves
· votar


Eu não acredito em dom, eu acredito em aptidão.

Eu tiro por exemplo meu primo. Ele toca violão desde os 7 anos, mas sempre naquela de vai e volta (na verdade, com 7 anos o tio dele, que toca na banda dos bombeiros aqui da cidade, quis ensinar a ele umas coisas, mas ele não prestou muita atenção).
Ele ficou um ano sem tocar e voltou a tocar com 9 anos. Depois parou de novo e voltou a tocar com 10 anos, quando o tio dele deu um Di Giorgio pra ele.

Ele, mesmo com o violão em casa, não estudava. Só veio querer aprender mesmo quando o pai dele comprou um violão novo pra ele (o Di Giorgio tava acabado). Vendo ele tocar, quis aprender também (não só ele, mas vendo outros amigos tocarem também). Eu tinha 12 anos. Hoje tenho 15 anos, ele tem (ou vai fazer neste ano) 13 anos, e eu ensinei e ensino algumas coisas a ele. Meus amigos também acham que eu toco bem, mas eu não acho isso verdade. E eu não acredito que eu toque violão há 3 anos, pois parei de tocar violão durante mais de um ano (8 meses, quando tinha 12 ou 13 anos, 3 meses, quando comprei minha guitarra, e agora mais um mês, nas férias.)

Estudei pouco, quase tudo que sei é por meio de pesquisas na internet, fiz aulas durante apenas 3 meses, e eram aulas de guitarra. E eles me consideram melhor que eles (eu não acho que isso seja verdade, eu sou péssimo em bases hehe). Agora eu imagino, se eu tivesse levado o violão a sério desde os 12 anos?

Agora estou correndo atrás do tempo perdido (minhas aulas de violão começam em agosto).

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Falem o que quiser mas eu acredito plenamente em Dom. Acho que tem algumas pessoas que nascem pra fazer certas coisas, e com um pouquinho de estímulo já atingem um nível que a maioria de nós nunca irá atingir.
Bom, é a minha opinião, e não a afirmação da verdade, mas fato nenhum e nada que li mudou o que penso.

diego gr
Veterano
# jul/08
· votar


Uma coisa que eu percebi é que muitos compositores tem uma certa habilidade na hora de compor porque eles conseguem criar a música antes de colocar no instrumento, conseguem "escutar" a música antes mesmo de tocar alguma coisa na guitarra.
E isso eu acredito que seja um dom, essa capacidade de criar a música na cabeça antes de tocar no instrumento.

Black Velvet
Veterano
# jul/08
· votar


Pra ajudar a desmitificar o "DOM"

Alguém aqui já ouviu falar na Teoria das Inteligências Múltiplas? Uma abordagem mto mais coerente, na minha opinião, sobre o "dom".

http://www.uepb.edu.br/eduep/rbct/sumarios/pdf/inteligencias_multiplas .pdf

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você acredita em dom?