Você acredita em dom?

Autor Mensagem
TakeN
Veterano
# mar/08


Uma coisa me deixa p$#@ da vida...
Eu procuro estudar muito sempre, criar um sistema de estudo eficiente, pesquisar bastante, ler várias dicas, toco a mais ou menos 5 anos. Não me considero ruim, meu som é consequentemente proporcional ao tempo que passei estudando.

Mas há pessoas (conheço muitas) que tocam mais ou menos o mesmo tempo que eu, estudam menos do que eu mas em alguns casos tocam melhor que eu (assim considero).

Ontem eu tava pensando que talvez algumas pessoas possuam mesmo um dom pra alguma coisa.

- Você acredita que possa mesmo existir pessoas com o dom de tocar guitarra?
- Uma pessoa que estude MUITO pode superar uma pessoa "com dom" que estude menos tempo?

Abraço!

Kllaw
Veterano
# mar/08
· votar


Sim o dom existe.. .mas um dom não desenvolvido alem de um desperdicio é inutil.

Qualquer um pode tocar bem se trabalhar pra isso, mas uns tem mais faiclidade,e é isso q eu acho que é o "dom"...

Acontece com qualquer coisa, nã só com instrumentos...
TEm gente que tem facilidade com matemática por exemplo, tem gente que tem facilidade com biologia, depende...

Lu_boy
Veterano
# mar/08
· votar


bom... essa historia de dom, é sempre motivo pra discurssão...
há quem acredite e há quem não acredite!
na minha posição acho que existe sim, mas não na maneira que as pessoas pintam isso, eu acredito de uma maneira mais subliminar, como um ouvido mais aguçado capaz de ouvir um som e guarda-lo na memoria e posteriormente reproduzi-lo.

RockGuy
Veterano
# mar/08
· votar


Cara, Dom existe sim.

Não adianta, se o cara não tem esse dom, precisa de muita força de vontade e dedicação pra tocar bem.

Só pra explicar: o "dom" nada mais é do que o tamanho da área cerebral para determinada coisa. Tem gente que nasce com uma área maior para música, outros para lógica, e assim vai (até o Steve Vai).
É lógico que o cérebro pode se adaptar a, digamos, novos desafios, mas, para isso, é preciso realmente dedicação.

Quem não nasceu com esse "dom" musical... paciência

Kamus23
Veterano
# mar/08
· votar


TakeN

Dom até existe...

Mas acho que não funciona assim tipo, um cara que nunca tocou um instrumento na vida pegar e sair tocando como se fosse velho no assunto e bom...

diego gr
Veterano
# mar/08
· votar


TakeN
Eu acho que esse lance de "dom" pra tocar guitarra se confunde com guitarristas que tocam desde criança.
E também depende da realidade social da pessoa, porque esses artistas famosos em sua maioria são caras que não trabalhavam nem estudavam mas ficavam o dia inteiro tocando o instrumento.
Se a carreira de músico não desse certo eles estariam fudidos hoje em dia. Exemplo: vocalista do Metallica
Eh tipo a diferença que tem dessa geração atual (nascidos após 1988) para a dos avós (nascidos na década de 40) quando a questão é facilidade em aprender a usar novas tecnologias tipo computador, celular e etc.

Marcio Baron
Veterano
# mar/08
· votar


Dom existe, e eu não tenho.

Segundo um amigo meu tem 3 tipos de pessoas:

1ª As que não tem jeito
2ª As que não tem jeito, mas se esforçam pra caralho
3ª As que tem O dom

Me enquadro na 2 opção.

RockGuy
Veterano
# mar/08
· votar


Eu me enquadro na primeira

1ª As que não tem jeito

Luiz Rhoads
Veterano
# mar/08
· votar


Kllaw
Sim o dom existe.. .mas um dom não desenvolvido alem de um desperdicio é inutil.

Qualquer um pode tocar bem se trabalhar pra isso, mas uns tem mais faiclidade,e é isso q eu acho que é o "dom"...

Acontece com qualquer coisa, nã só com instrumentos...
TEm gente que tem facilidade com matemática por exemplo, tem gente que tem facilidade com biologia, depende...



Concordo plenamente.

Alguem que tenha mais facilidade por exemplo, aprende coisas em um mês que outra pessoa levaria meses para aprender.

Kllaw
Veterano
# mar/08
· votar


Luiz, mas isso não torna impossivelpra alguem "sem o dom" de tocar bem...

na verade eu acho que tem mais grandes guitarruistas no "trabalho duro" do que no dom se vc quer saber...

Luiz Rhoads
Veterano
# mar/08 · Editado por: Luiz Rhoads
· votar


Kllaw
Luiz, mas isso não torna impossivelpra alguem "sem o dom" de tocar bem...

Sim. Acho que o que mais vale é a vontade, humildade e dedicação de cada um. Não só na guitarra mas em tudo na vida.


na verade eu acho que tem mais grandes guitarruistas no "trabalho duro" do que no dom se vc quer saber...

Sim, como você mesmo disse:
Sim o dom existe.. .mas um dom não desenvolvido alem de um desperdicio é inutil.


*edit: substitui uma palavra no que eu escrevi.

Koisa
Veterano
# mar/08
· votar


Vou te contar a minha história:

- Eu era ruim no CS.. Ruim mesmo.. Mais ai quando eu ganhei o meu PC e botei um speedy eu ficava jogando em media de 8 horas de CS por dia em servidor pela internet.. Fiquei assim um ano.. Comecei a trabalhar e larguei do CS.. Cara, eu era moh nb no CS.. E hoje se eu vou jogar CS em algum servidor online eu sou banido porque os caras me chamam de xiter =/

- Eu sou moh bão em matematica, ontem a professora passou um exercicio e em menos de 30 segundos eu resolvi (usando logica).. E os cara la da sala levou uns 4 minutos pra resolver com um monte de conta.. Sim, eu manjo de matematica.. Mais e dai? Eu não gosto.. A maioria das pessoas que tem "facilidade" pra aprender algo não gostam de fazer isso.. Então eu estou fazendo o errado? Eu deveria estudar o que eu manjo? Mais eu acho que matematica da muita dor de cabeça e não gosto.. Não vou fazer o que eu não gosto..

Eu manjo: Matematica

Eu amo: Musica

Eu quero: Tocar violão (perfeitamente) rsrs

Koisa
Veterano
# mar/08
· votar


PS: Minha media em notas de matematica são 6 e 7 =] De vez em quando eu tomo um 4.. Eu odeio copiar materia.. Por isso minha nota sai baixo.. Prefiro ficar cantando musica no pensamento =]

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


eu nasci com o dom pra tomar cerveja :D

Kllaw
Veterano
# mar/08
· votar


Koisa

è só tocar tantoviolão qto vc jogava cs...

só que tocar violão é mais dificil mas oresultado será o mesmo xD

TakeN
Veterano
# mar/08
· votar


Marcio Baron
Me enquadro na 2 opção. [2]

Koisa
E hoje se eu vou jogar CS em algum servidor online eu sou banido porque os caras me chamam de xiter =/

foi mal aí uaheuEAHUeaA

Marcio Baron
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P
PUTZ, EU TBM!

Dark Fallen Angel
Veterano
# mar/08
· votar


sei lah se existe,
mas jah sei que ñ tenho lol

marcioguita
Veterano
# mar/08
· votar


O dom ,por mais dinheiro que se tenha ,não se pode comprar
(ainda bem!)

Bigtransa
Veterano
# mar/08
· votar


eu acredito....

http://www.youtube.com/watch?v=Rcq93txBdtM

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


o "dom" é muito relativo, isso vai de cordenação motora e ouvido absuloto, enquanto mais melhor, existem vários detalhes que influênciam nisso...

thigsm
Veterano
# mar/08
· votar


Você acredita em dom?
Sim eu tenho.

pr0view
Veterano
# mar/08
· votar


Eu acredito na Busca, divina busca

MatheusMX
Veterano
# mar/08
· votar


Pra tocar um instrumento eu acho que não.
Mas pra compor as músicas eu creio que sim.

Zeraus
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zeraus
· votar


TakeN
- Você acredita que possa mesmo existir pessoas com o dom de tocar guitarra?
Sim. Eu sou um exemplo.

- Uma pessoa que estude MUITO pode superar uma pessoa "com dom" que estude menos tempo?
Não.

daniel_guitar
Veterano
# mar/08
· votar


eu nasci com o dom pra tomar cerveja :D (2)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


Não.

Acredito em esforço, muito esforço... com esforço e dedicação todos alcançam seus objetivos.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


- Você acredita que possa mesmo existir pessoas com o dom de tocar guitarra?

Não. Seria a mesma coisa que dizer "Zequinha tem o dom de limpar privadas, limpa como ninguém."

- Uma pessoa que estude MUITO pode superar uma pessoa "com dom" que estude menos tempo?

Claro. Todos têm que estudar por mais que tenham facilidade em aprender... chega uma hora que não tem para onde correr.

apenha
Veterano
# mar/08
· votar


Existe sim pessoas que já nascem com predisposição para musica, o tal do dom.

Tocar guitarra é musica, musica é arte, arte é criatividade, e tem coisas que a escola tenta ensinar, as vezes com muito esforço a pessoa compensa a falta de aptidao com a coisa mas as vezes não, nem com muito esforco.

Os tais que tem dom pra musica sempre mostram extrema capacidade de percepção auditiva, extrema facilidade de identificacao de sons e vozes (harmonicas e ou melodicas), facilidade com ritimo, e facilidade com o ou os instrumentos que escolhem pra tocar etc.

Como explicar um garoto que com 8 meses de aula de piano conseguiu estudar metodo de 3 anos de estudo e uma outra pessoa com 4 anos de estudo não tem tanta facilidade de tocar como este de 8 meses ?

Se musica fosse só ciencia exata professor de matematica seria maestro.

Negar o dom é negar a alma da arte (neste caso a musica).

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


Ciência exata não é... Mas acredito que uns têm mais facilidade de aprender do que outros. "Dom" a meu ver é como o Fábio Jr. chama os amigos dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você acredita em dom?