brian may na guitar player - sobre timbre e pegada

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mar/08


saiu uma entrevista muito legal com o Brian May, guitarrista do Queen, na guitar player deste mes (mar/08), incluindo algumas historias sobre a sua red special, muito legal pra quem curte luthieria.

mas o que eu quero compartilhar aqui é esta respostas do brian, falando sobre o solo de "crazy little thing called love", gravado com uma telecaster (ou uma broadcaster, o brian may nao tem certeza):

guitar player: Muita gente não faz ideia de que voce nao gravou aquele solo com o seu equipamento normal, mas todos reconhecem instantaneamente que é voce tocando. Para um cara que usa um equipamento unico e tem um som tão distinto, voce não fica surpreso com a maneira como o som vem de suas mão?
brian may: Pergunta muito interessante. Acho que o timbre da maioria das pessoas está em seus dedos. Fiquei surpreso quando toquei com Hank Marvin. Sempre achei que seu timbre dependia de sua guitarra. Ele pegou minha guitarra e, logo de cara, soou como Hank Marvin. Tudo está em nossos dedos, espírito e mente. Provavelmente devo conseguir meu som com qualquer equipamento.

é isso. boa tarde.

georginho_gallagher
Veterano
# mar/08
· votar


Bom...

nicida
Veterano
# mar/08
· votar


lição de hoje:
podem jogar suas fenders, gibsons, amps marshal e compania pela janela, pq vc nunca tocarão como Brian May! hahuahauhauhauhauhau

se foderam :/

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


Provavelmente devo conseguir meu som com qualquer equipamento.

Tonante + Ciclotron?

Slowhand-
Veterano
# mar/08
· votar


Provavelmente devo conseguir meu som com qualquer equipamento.

Tonante + Ciclotron?


karil marx
Veterano
# mar/08
· votar


MANFREDINI
Slowhand-

Apelando também é foda!

Alex Vaughan
Veterano
# mar/08
· votar


Qualquer equipamento no padrão que eles estão acostumados por lá. Já que por aqui uma boa guitarra de U$ 500, chega à custar R$ 2500, 00 ( vai entender! ); o mais interessante e que o dolar cai e o preço não.
Outra constatação e que mesmo pagando o imposto, você consegue comprar no Ebay mais barato que aqui.
Obs: Provavelmente uma Tonante seria usada como peso de papel, ou lenha ( lá é muito frio ).

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


Alex Vaughan

Disse tudo sobre o quesito timbre... e complementando novamente, não adianta querer imitar seu ídolo, "pegada" na guitarra é igual impressão digital, cada um tem a sua... você pode até tocar parecido, igual sem chance, pode esquecer.

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


Slowhand-

verdade, Tonante + Ciclotron não é equipamento...

Kleber Blacklock
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
Ei, pessoinha, de quando é essa revista? Ainda tá nas bancas? Sou fã do May, gostaria de ler a reportagem completa... No mais, estou com saudades de meu pedal Digitech Brian May, está na assistência a mais de uma semana...

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Se ele quis dizer q consegui o som dele com todos equipos..no sentido de mostrar as ideais deles..o jeito dele de tocar..tudo bem!

Se ele disse q tira o timbre bom em qualquer equipo..e o som dele no sentido de timbre..aí ele inventou !
eu sou fã dele..acho um dos melhores..gosto d+...
mas da uma guitarra vagabunda sem pedal de delay e sem um ampli da vox,,e ve se ele tira o som dele!

Concordo plenamente que o timbre tb vem da pegada...a musica vem da criatividade..e guitarrista bom toca ate bandolim.....
mas dizer q equipo nao faz diferença eh mentira tb!
senao fizesse ninguem escolhia...comprava tudo do mais barato e tavam feliz da vida!

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Kleber Blacklock
Ei, pessoinha, de quando é essa revista? Ainda tá nas bancas?
e desse mes, marco de 2008. comprei ontem.

Alex Vaughan
Obs: Provavelmente uma Tonante seria usada como peso de papel, ou lenha ( lá é muito frio )
bom, a guitarra dele foi feito com uma madeira de chamine... ou era de lareira? nao lembro

Jorge R
Veterano
# mar/08
· votar


Por que será que quase todo tópico sempre acaba na velha comparação entre Tonante/Fender, Malmsteen/SRV etc...?

Parece que ninguém entendeu o que o Brian May quiz dizer.
Ele só disse que o que importa é quem toca e não o que toca!

Não importa se o BB King tocar uma les paul, todo mundo vai saber que é ele tocando.
Quem tem milhões na conta, quando fala em equipamento, fala em bom equipamento.

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

era do bloco da lareira, devia estar bem seca... (pelo menos, que eu lembro, era feita de carvalho)

HellAangel
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
Comprei ela tbm....

mto interessante a entrevista...

engraçadp ele dizer q tem um timbre de solo q ele só consegue tirar igual...usando o pedal "dele" da digitech

Kleber Blacklock
Veterano
# mar/08
· votar


HellAangel
Isso é verdade, já havia lido em outra entrevista... Sinal que o pedal é bom, hehe...

kiki
No mais, só tem entrevista ou tem alguns riffs dele?
Valeu!

MarcosBorba
Veterano
# mar/08
· votar


Kleber Blacklock

eu comprei a revista ontem e tem umas oito paginas só com riffs e solos dele. Mto show a matéria.

kiki

cara, eu comprei a revista ontem e tava pensando em criar um tópico exatamente sobre isso. Legal vc ter criado antes de mim!


Tem uma coisa legal também, que o cara que reformou a guitarra de brian may disse:

Descreva a diferença no som quando você toca a guitarra de brian através de seu amplificador e quando o próprio brian toca.

Nem chego perto. Se você me dese as chaves de um carro de Fórmula 1, isso não me tornaria um bom piloto. Não tenho sua pegada, seu feeling, seu talento ou seu cérebro. Se você entregasse a Brian uma guitarra de 50 dólares, ele ainda assim soaria como Brian May

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Bom dia!!!

kiki
Cara, muito bacana a entrevista toda do Brian May e também a iniciativa de criar este tópico.
Vamos ver se eu peguei a idéia que vc quis passar, pois é a que eu concluo do que foi respondido tanto pelo May quanto pelo Malandrone:
Muita gente se preocupa com o equipamento e se esquece que guitarra não toca sozinha e, portanto, deixam de dar a devida atenção ao aperfeiçoamento da técnica como se com o melhoramento do equipamento sua técnica faria o mesmo.
Muita gente esquece que no passado não havia a quantidade e a disponibilidade de equipamento que existe hoje e nem por isso deixaram de surgir composições clássicas e músicos cultuados como "deuses" da guitarra.
Muita gente busca o equipamento de ponta mas esquece que todos começam de forma modesta e vão crescendo com muito trabalho e dedicação. Vejam o exemplo do Clapton e das guitarras que utilizou no começo de sua carreira. Alguém aqui sabe qual foi a primeira guitarra do cara?
Muita gente pergunta sobre o equipamento do seu ídolo mas esquece de estudar a técnica e a forma com que o mesmo toca. Não pára pra ouvir, mas quer tocar igual.
Muita gente não entende que se BB King tocar com sua Lucille ou tocar com uma Tonante ele será sempre BB King. O timbre pode mudar, a qualidade do som pode mudar, o sustain pode mudar, mas seu vibrato jamais mudará e, portanto, ele será reconhecido.
Muita gente acha que o músico é reconhecido pelo equipamento que usa mas se esquece que na verdade um bom guitarrista é reconhecido pela forma única de tocar, ou seja, pelos seus dedos. Justamente o que o Brian May fala.
Muita gente acha que se tiver equipamento de ponta vai tocar melhor, mas esquece que "pro mal fudedor, até o saco atrapalha"...
Ou seja, se a gente pegar uma Ferrari e o Rubinho pegar uma Super Aguri, ele ainda assim vai dar volta em cima de volta na gente. Justamente o que o Malandrone fala.
Enfim, a evolução e a diversificação dos equipamentos vieram para nos ajudar, mas se não fizermos a nossa parte, instrumento nenhum jamais nos tornará grandes músicos.
Valeu!!!

MarcosBorba
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues

eu digo amém pro que vc disse. Ótimo comentário. Merece um ponto positivo!

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Kleber Blacklock
bom, ja te responderam ne?

mas alem dos riffs, comprei principalmente pra ler mais sobre a red special, a guitarra homemade dele... tem duas paginas so com o cara que reformou a guitarrinha e que construiu replicas dela pro proprio brian may.

MarcosBorba
Tem uma coisa legal também, que o cara que reformou a guitarra de brian may disse:
muito legal isso ne?
diz mais ou menos a mesma coisa que o brian... e mostra como o cara é cauteloso.

Penta_Blues
exato!

é sempre bom lembrar desta ideia quando bater aquele GAS

Kleber Blacklock
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
Consegui a revista, só não consigo baixar os arquivos de áudio do site... Que porcaria...
Mas a revista é boa mesmo...
Valeu pela dica!

Homem Cueca
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues
Ou seja, se a gente pegar uma Ferrari e o Rubinho pegar uma Super Aguri, ele ainda assim vai dar volta em cima de volta na gente.
Só discordo com essa frase do seu texto.

auhaahhaauhauhauhuhauhauauhauhauhuhauhauha

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Kleber Blacklock
verdade, eles põe uns audios no site.
alias, parece que tem coisa de graça no site da guitar player pra baixar, quem quiser ver...

Guitar_L
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues
Minha opinião é a mesma, um guitarrista se destaca pela maneira de tocar e as notas que escolhe, não pelo valor do seu equipamento. Outra coisa importante de se salientar é o lance de extrair o máximo do que você tem. Já ouvi gravações de caras com Fenders plugadas em JCMs que não tinham a mínima noção de regulagem do equipamento, timbre magro, cheio de farpas, horrível. Da mesma maneira que já vi caras com amplis transistorizados de 20w soando muito bem. É claro que o JCM tem muito mas chances de soar melhor, mas se quem estiver "pilotando" não conseguir fazer ele decolar, não adianta nada.

mas esquece que "pro mal fudedor, até o saco atrapalha"...
\o/ huAShuasuhashuhsau
Abraços

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


Muita gente acha que o músico é reconhecido pelo equipamento que usa mas se esquece que na verdade um bom guitarrista é reconhecido pela forma única de tocar, ou seja, pelos seus dedos. Justamente o que o Brian May fala.
Muita gente acha que se tiver equipamento de ponta vai tocar melhor, mas esquece que "pro mal fudedor, até o saco atrapalha"...


Concordo em gênero, número e grau.

O equipamento influencia no quesito TIMBRE, claro que com um excelente timbre o sujeito fica mais motivado, mas tocar melhor nunca. Aí só estudando e praticando, não existe caminho fácil para tocar guitarra, mesmo para quem não faz grandes solos.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Guitar_Luppi
Nick_Oliveri_Guitar
\o/

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


Penta_Blues

Muito bom. Votado!

Eu só acho que as pessoas exageram numa coisa ou em outra. É 8 ou 80. Ou equipamento é tudo, e você será um fracassado se comprar a guitarra vermelha (porque todo mundo sabe que acabamento preto com bolinhas roxas dá muuuuuuuuuito mais sustain), ou equipamento é uma coisa completamente secundária e "olha só esse vídeo de um cara alucinando com uma Tonante, ninguém precisa de pedal para tocar".

Não sei por que precisam ser coisas mutuamente exclusivas. Uma coisa é ter um timbrão, distorção, efeitos, volume e o diabo a 4. Outra coisa é usar esse timbrão, distorção, efeitos, volume e o diabo a 4 para tocar algo que preste. No final das contas, tocar bem é importante. Mas tocar em equipamento bom e bem regulado é tãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao legal... hehehehe.

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


No final das contas, tocar bem é importante. Mas tocar em equipamento bom e bem regulado é tãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao legal... hehehehe.

Exatamente! A galera perde o equilibrio!! Sem contar que bom timbre é uma coisa tão relativa...

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


No final das contas, tocar bem é importante. Mas tocar em equipamento bom e bem regulado é tãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao legal... hehehehe.

Exatamente! A galera perde o equilibrio!! Sem contar que bom timbre é uma coisa tão relativa...

Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

MarcosBorba
\o/

Homem Cueca
Tudo bem. Confesso que peguei pesado...rsrsrs

Guitar_Luppi
É claro que o JCM tem muito mas chances de soar melhor, mas se quem estiver "pilotando" não conseguir fazer ele decolar, não adianta nada.
É importante eu deixar claro que não digo que não se deve buscar o melhor equipamento, mas que este seja adquirido de acordo com as possibilidades de cada um desde que não se deixe relegado a um segundo plano o próprio aperfeiçoamento.
A popularização da informação e a facilidade de acesso a equipamentos certamente trouxe benefícios, mas em contrapartida deixou muita gente completamente perdida...

Nick_Oliveri_Guitar
Aí só estudando e praticando, não existe caminho fácil para tocar guitarra, mesmo para quem não faz grandes solos.
Perfeito! Esta dificuldade na minha opinião é fruto da complexidade que existe em tocar um instrumento que nos oferece tantas possibilidades de expressão; daí vc estar coberto de razão ao dizer que não existe caminho fácil para se dominar a guitarra. Talvez até mesmo isso seja um motivo para os "preguiçosos de plantão" se preocuparem mais com o equipamento do que encarar a dificuldade que existe ao se procurar tocar bem.

Bog
Eu só acho que as pessoas exageram numa coisa ou em outra. É 8 ou 80.
Sem dúvida. Bom senso é fundamental pra evitar esta situação.

No final das contas, tocar bem é importante. Mas tocar em equipamento bom e bem regulado é tãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao legal... hehehehe.
Concordo contigo, e foi justamente o que eu postei agora. Não se trata de abrir mão da qualidade, mas de buscá-la quando for capaz de extrair toda esta qualidade que bons equipamentos nos disponibilizam. Do contrário acontecem as decepções, a subutilização do equipamento e a velha estória de sair por aí dizendo que guitarra A é fraca, ampli B não presta, pedaleira C é muito "artificial", etc...

Valeu rapaziada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a brian may na guitar player - sobre timbre e pegada