Mercado de trabalho - Onde e como arrumar vagas de trampo para guitarristas?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# mar/08


Mercado de trabalho - Onde e como arrumar vagas de trampo para guitarristas???

Alguém aqui, COM EXPERIÊNCIA DE MERCADO, poderia fazer uma explanação sobre mercado de trabalho para guiatrristas???

Sei que como músico (em geral) existem várias vagas como por exemplo, produção, composição, etc ... Mas quero ser específico em GUITARRA ...

Creio que as eventuais vagas para guitarristas seriam:
- guitarrista para banda: solo e base (em qq estilo)
- guitarrista solo: para apresentações com playbacks ou "acapella"
-guitarrista de estúdio: para gravar a guitarra nas músicas de qq pessoa que grave no estúdio em que trabalhe.
- guitarrista professor: para aulas particulares e em escolas
- guitarrista para testes em equipos: profissional com conhecimento em equipos para guiatarra (ampli, pedais, cabos, guitas, captadores, etc) para testes em linha de produção nos equipos, fazer o manual desses equipos, test drive em geral, etc ...
- guitarrista "escritor": para ser colunista em revista e sites especializados, para escrever métodos, e livros especializados ...
- guitarrista pra todos os serviços: para banda, solo, professor, teste em equipos, escritor, etc (algo como o Sidney Carvalho faz para as empresas que trabalha e trabalhou ... elém de tudo isso ele é o cara do marketing das empresas)...
- outro tipo de serviço para guitarristas ... (qual tipo???)

Onde estão essas vagas???? Como conseguí-las??? Como procurá-las??? Como conquistá-las???

Estou criando esse tópico porque conheço alguns (excelentes) guitarristas e vejo a dificuldade de vários deles (os caras sofrem dando aulinhas em casa para se manterem)...

Soube de casos que guitarristas não tão bons são chamados para trabalharem em empresas (do ramo) ou para tocarem com artistas via politicagem (o famoso cara que conhece o outro que conhece o outro cara que indica para a vaga...) e o bom guitarrista sofre para se manter ...

Bom mas o tópico são sobre as vagas ... Alguém com experiência no ramo poderia nos dar uma explanação??????

Fellipe Quirino
Veterano
# mar/08
· votar


hummm.. bom topico!! :P mais naum posso ajudar.. tomara q alguem dê alguma dica heheh

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Fellipe Quirino
hummm.. bom topico!! :P mais naum posso ajudar.. tomara q alguem dê alguma dica heheh
É ... precisa ser alguém que já conheça ou ao menos consiga explanar sobre o assunto de algum modo ....

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida

Apesar de não saber responder suas duvidas, o seu topico mostra q um guitarrista pra se dar bem, não deve se prender somente a guitarra!!

Saber escrever, por exemplo, é fundamental se vc quiser ser colunista!

Qto mais diverso é o guitarrista, mais o leque se abre pra ele!

Arpeggios From Hell
Veterano
# mar/08
· votar


Não tenho experiencia nenhuma, mas eu acho oq reina nesse meio é a indicação como em qquer outro trampo. Um ou outro raramente conssegue ser "descoberto" do nada ou garimpando oportunidades. Acho que vc tem q ir se infiltrando no meio e conhecendo e fazendo amizade com o maior numero de pessoas possiveis do nicho.

Bolo de laranja
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


cara,eu não tenho experiencia nenhuma,mas converso com músicos que tem a minha idade de experiencia.

um modo menor difícil de conseguir o que vc quer é saindo,pedindo pra guardarem seu nome,pedirem pra te indicar,frequentar lugares onde músicos frequentam,meter a cara mesmo,não ter vergonha,músico não pode ter vergonha.

para vc ser lançado no meio musical desse modo faça amizades e peçam para te indicarem.

isso as vezes demora muito e as vezes pouco,varia com a sua auto estima.

bem acho que é só isso;

Abraço

OBS:estude muiiiito e faça o máximo de cursos que puder.

Deji
Veterano
# mar/08
· votar


aprenda a tocar e seja sociavel

Deji
Veterano
# mar/08
· votar


a coisa mais importante pra um guitarrista que quer ser profissional eh saber que ele nao eh a estrela da banda. guitarrista tem sindrome de malmsteen

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Deji
aprenda a tocar e seja sociavel

Rodei e rodei

gucrispim
Veterano
# mar/08 · Editado por: gucrispim
· votar


aprenda a tocar e seja sociavel
seguindo essa lógica o malmsteen estaria perdido
uhuhuhuh........
discussões agressivas detected!

Messiah King
Veterano
# mar/08
· votar


Porra não fala mal do malmsteen!! vc é um bosta! YEHuehuEhuE zuera!! mais é isso ae q o Deji falou (acredito eu)

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


Pelo meu poko tempo de experiência no mercado musical, vo tentar acrescentar algo p/ quem quer se aventurar no ramo:

- É sempre importante procurar ter contato com músicos e pessoas ligadas ao meio musical, pois tudo isso ajuda na hora de ser indicado pra algum trabalho;

- Ser sociável e de fácil convívio é fundamental pra quem quer viver de música, quem acha q akele papo de "Só toco por X ou Y" cola sempre tá enganado, claro q cada músico tem um mínimo, mas cachê é sempre algo negociável;

- Estude vários estilos musicais, pq isso conta em todas as áreas de atuação do músico(professor, músico de estúdio, musico de banda cover ou baile, etc.)

- Seja responsável sempre, nada de se atrasar para os compromissos, se isso se torna um hábito vc passa a se queimar com as pessoas e perde trabalhos por isso;

- E o principal: SEJA HUMILDE!!! Nós guitarristas temos essa tendência de nos acharmos mais do q os outros, o q é um erro gravíssimo. Nunca se esqueça de q quem deve ser prioridade é a música, não o músico.

Espero ter dado uma clareada, isso foi apenas um relato de experiências q tive no poko tempo q tenho de estrada na área musical. Abraços.

busterchair
Veterano
# mar/08
· votar


vai estudar música e seja bom no que vc quer fazer!!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


Tenho alguns arquivos de texto q tirei duma matéria na Cover Guitarra falando justamente sobre isso, quem quiser terei o maior prazer de compartilhar, só me falar q envio.

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


brunoepronto

Coloca no 4shared e posta o link p galera!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Fellipe Quirino
BaNdAiD
Arpeggios From Hell
Bolo de laranja
r2s2
gucrispim
Messiah King
brunoepronto
busterchair

Galera já estou considerando o fato de ser guitarrista bom (tanto que citei uns guitas top que eu conheci) ... Pra esses guitas tops estão difíceis as coisas ... Quero saber as possibilidades de vagas onde e como busca-las...
Valew pelos comentários por enquanto...

Jubstelda
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida


O tema desse tópico é de extrema utilidade e é uma dúvida muito comum entre músicos (não só guitarristas).

O princípio de tudo é saber tocar bem, procurar ao máximo dominar seu instrumento e ser uma pessoa COMUNICATIVA.
Aprender o básico em outros instrumento também é válido, porque esse detalhe pode fazer uma tremenda diferença no raciocínio musical de um produtor por exemplo;Isso eleva sua capacidade de harmonia em uma produção musical.

Nunca pense em começar por cima, a ordem dos degraus nunca altera;

Se não toca em uma banda, tente arranjar uma o quanto antes!Independente do estilo essa experiência te proporciona colocar em prática o que está estudando e sempre procure PRATICAR porque conhecimento nunca é demais.

Procure fazer amizades no meio musical com donos de estúdio, integrantes de outras bandas, produtores musicais,etc.

Você sendo um bom músico, com criatividade e técnica e com um bom "papo" pode ter certeza que as oportunidades vã surgir sem vc ver

Posso te falar isso por mim mesmo.
De uns tempos pra cá nem estudei muito, pra falar a verdade foi a época que eu menos estudei.Mas foi um período que amadureci muito como músico e como pessoa.
Desenvolvi trabalhos em algumas bandas e logo fui convidade pra dar aulas particulares e já sou produtor musical.

Se que ainda tenho muito estrada pela frente, mas sei que já dei um grande passo!

Meu conselho final é:

Estude e procure amadurecer primeiro com a prática e experiência, porque o sucesso é consequência do trabalho e esforço.

Abçs e boa sorte!

Jubstelda
Veterano
# mar/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


Outra coisa que esqueci de mencionar é que também é necessário ter uma certa "sorte".

Conheço músicos extremamente bons, gente boa, mas que nunca saem do mesmo lugar não sei porque motivo...

Portanto o negócio é mesmo assim sempre buscar melhorar, nunca desista que um dia tu consegue!

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


Fernando de almeida

Uma dica que vale para praticamente qualquer profissão:

Existem 3 Coisas importantes:
1. Competência
2. Contatos
3. Cara-de-pau

Para se dar bem, você precisa de pelo menos 2.

Se você tem competência e contatos, será indicado com gosto, e merecidamente.

Se você tem competência e cara-de-pau, pode conseguir quebrar a barreira do anonimato através de um ótimo exercício de marketing pessoal e divulgação.

Se você tem contatos e cara-de-pau, pode conseguir algum esquema mais obscuro, mas com MUITA cara-de-pau, ninguém percebe que lhe falta competência.

Se você tem os 3, não devia estar se perguntando o que fazer, hehehe.

Se tiver só competência, mas não tiver o resto, está condenado a ser um talento no ostracismo.

Se tiver só contatos, não consegue se dar bem porque ninguém quer colocar o seu na reta indicando ou contratando um bananão.

Se tiver só cara-de-pau, rapidinho descobrem que você é só uma casca vazia e te botam para fora, e você não vai ter ninguém para te proteger.

(nossa, vou fazer um livro de auto-ajuda) :)

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida

Mais especificamente sobre música: conheço um pessoal profissional, e já me disseram que existe um certo "fator X", a tal sorte que o Jubstelda falou. Não tem jeito, você às vezes tem que estar tocando a música certa na hora certa para que a pessoa certa escute.

Aqui em Tokyo, conheço um pessoal que começou nas open jams, mas se destacavam bem e eram chamados para tocar em outras noites nos bares. Muitas vezes, tem gente "do meio" que também vai brincar nessas jams, e eles abrem o caminho para festivais e gravadoras - e daí para a frente é com vc. Não é o único caminho, mas é um caminho que eu já vi funcionando.

Fellipe Quirino
Veterano
# mar/08
· votar


maneiro!! : )

WeslleyGuilber
Veterano
# mar/08 · Editado por: WeslleyGuilber
· votar


Fernando de almeida
Pra esses guitas tops estão difíceis as coisas

Kra, isso é muito estranho msm...eu conheço 2 guitarristas aqui q sao simplismente ÓTIMOS.. um a praia é o FUSION e o outro é ROCK/BLUES...os dois kras sao ótimos D+...

e ambos passam um sufoco pra sobreviver, pq "a única coisa q sabem fazer, bem, é tocar guitarra..."..

Sei lá, a nao ser que o kra ja tenha uma condição financeira considerável, acredito q ter uma profissão secundária o risco de fracasso é bem menor

Gasoline
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Resumiu bem.


Fernando de almeida
Cara, neste tipo de ramo, é contato, contato e mais contato.
Vai tocar, chega na hora, faz o que tem que fazer, seja sociavel, SEMPRE tenha cartões com contato (ninguém vai ligar pros caras se não tiver o número, e nenhum produtor vai ligar para o primo do amigo da tia de alguém que conhece um guitarrista, até pq guitarrista tem de monte).

Outro lance que eu já produtor reclamando, é que guitarrista é muito demorado, chega com 300.000 pedais, demora 5 horas para ligar tudo e depois mais 30 para regular. Ou seja ser prático também é uma boa.
Outro lance é criar alternativas, se te pedirem para tocar uma música X e um solo Y, e tu fizer rapidamente, tu economiza tempo e dinheiro dos outros, ainda sobra tempo, para, caso tu tenha alguma outra idéia, poder oferecer-la DEPOIS de gravar a música.
Humildade e admitir as falhas é importante, se pedirem para tu tocar um solo que não consegue tocar, é importante ser honesto e admitir, e oferecer alternativas.


No mais é como qualquer emprego.
Mete a cara, seja competente, e não xinga o chefe.

Fermc
Veterano
# mar/08 · Editado por: Fermc
· votar


Acho que pra conseguir levar uma boa vida de músico, ganhando um dinheiro bacana pra se sustentar e tal, é necessário ter muito mais do que talento!! É preciso ter costa quente!!

Pode ver que ótimos guitarristas tem aos montes por aí, agora os que fazem sucesso mesmo são os que tem costa quente com a mídia, principalmente com a Globo (no caso do Brasil)!!

A mídia fica socando o músico na goela do povo até o povo começar a gostar, agora sem a mídia é difícil agradar logo de cara!!

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


O básico pra quem quer se dar bem nesse meio,é ser cara de pau pra fazer os contatos,vá pra lojas de música,estúdios de ensaio e gravação,escolas ou cursos de música,oficinas de luthier e comece a bater papo com o pessoal que aparece por lá,incluindo os vendedores,sempre vai aparecer alguém com bons contatos ou que precise de um músico pra algum serviço,com essa abordagem você já se mostra sociável e pronto pra fazer um contato,dando o seu cartão ou número e pegado o da outra pessoa.

Seja responsável e profissional sempre,ao ir pra um ensaio ou show tenha sempre algumas folhas de partitura vazias e algumas de músicas que toca em uma pasta,tenha sempre uma caneta a mão (isso faz falta!!!),o instrumento tem sempre que estar regulado e com cordas novas pois se te chamarem de última hora,você tem que estar pronto pra gig.

Um músico tem que ser humilde,reconhecer seus erros e deficiências,não pode ter preconceitos com estilo nenhum,tem que tocar de tudo (de calypso até metal extremo).

Algo fundamental pra um músico,é ser um cara versátil,tem que saber pelo menos o mínimo de produção musical,procedimentos de gravação dentro de um estúdio,ter noções de técnico de som,saber ler e editorar partituras,e tem que saber como fazer o marketing pessoal,saber vender seu trabalho e seu nome como músico,e também como fazer isso com seus projetos (bandas,cds,shows,workshops etc),sem isso não importa se você é um deus da técnica e tem vários bons contatos,não vai durar nada nesse meio.

Sempre procure se especializar e aprender coisas novas,faça vários cursos ligados a áudio,pois assim você acaba ampliando o seu campo de atuação no mercado,e por conseqüência disso acaba gastando menos em futuras empreitadas suas.

Outro ponto importante é saber o valor do seu trabalho,se você acha que vale 200 reais por show+passagens e ensaios,então só saia de casa por esse valor,existe um grande amadorismo nessa parte,pois tem gente que cobra uma merreca,que no final das contas somando passagens,ensaios e transporte de equipamentos,ou lucra menos de 10 reais ou acaba pagando pra tocar,isso não pode acontecer,tem gente que fala que se cobrar muito não é chamado pra tocar,isso é mentira,você é chamado mas por menos pessoas,mas nesse caso acaba rolando o famoso "menos é mai$".

Digo isso como experiência própria,pois vejo muita gente que toca demais mas que não dão certo,só pegam gigs que não dão um retorno legal,e eu que sou um cara tecnicamente mediano,consigo boas gigs com bom retorno financeiro.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Bom .... a cara de pau eu já tenho ....

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/08
· votar


Fernando de almeida
Então trate de correr atrás do resto =)
Se tiver msn me passa q a gente pode trocar uma idéia com mais calma.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


brunoepronto
Se tiver msn me passa q a gente pode trocar uma idéia com mais calma.
nandoalbar@hotmail.com

Fabiano_GuItAr
Veterano
# mar/08
· votar


Desenvolvi trabalhos em algumas bandas e logo fui convidade pra dar aulas particulares e já sou produtor musical.
Jubstelda

parabens kra!! nao eh qualquer um q consegue ser produtor com apenas 17 anos...

Alguém aqui, COM EXPERIÊNCIA DE MERCADO, poderia fazer uma explanação sobre mercado de trabalho para guiatrristas???
Fernando de almeida

mercado de trabalho....foi pela falta disso q eu desisti d fazer faculdade d musica...

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Fabiano_GuItAr
mercado de trabalho....foi pela falta disso q eu desisti d fazer faculdade d musica...
Brow nem fala ... fiz outra facu para ir ganhando dinheiro mas sempre pensando em passar para música ... tá treta de conseguir ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mercado de trabalho - Onde e como arrumar vagas de trampo para guitarristas?