Compensa fazer curso de lutheria online?

    Autor Mensagem
    MarcosBorba
    Veterano
    # mar/08


    Eu to perdido! Eu tenho uma Michael GM 221 que tá toda desregulada, principalmente o tensor. O braço ta bem estranho, trasteja em algumas regiões (casa 7 e região da casa 19). Como aqui num tem luthier eu tentei regular. Já viu que deu em m--- né? Ficou bem pior a princípio, mas depois eu mechi de novo e voltou ao estado anterior.

    Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras?

    Num quero mecher em guitarra dos outros, só na minha mesmo. Mas esses cursos dão uma base (considerando que de 0 a 10 meu conhecimento de lutheria é -1)?

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    MarcosBorba
    Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras?
    Na minha opinião, não.
    Este é o tipo de aprendizado que só se consegue na prática, com orientação e supervisão de gente mais experiente; coisas que vc há de concordar que são impossíveis de se obter virtualmente...
    Valeu!!!

    Ed: Deixa eu aproveitar e te dar uma dica, apesar de não ser nenhum professor...
    Mexer é com "x" e não com "ch".

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Este é o tipo de aprendizado que só se consegue na prática
    concordo.

    a parte teórica é possivel aprender sim, atraves de livros, sites, ou ate cursos online. mas regulagem, que é uma coisa de precisão, só fazendo mesmo.

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Eu tenho uma Michael
    sem contar que com uma dessa voce nunca vai conseguir uma regulagem 100%....

    B.Frusciante
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki, você fez um curso com um professor e tal? Ou fez pela net? Ou não fez curso?

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MarcosBorba
    Pela net num rola não, é aquilo que já falaram, tem que ter alguém pra mostrar....
    Já fiz curso em escola aqui em sp, só mexo nas minhas guitas e nas de amigos, vale a pena, vc vai aprender bastante coisa. mais pela net acho que é furada...

    Kamus23
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MarcosBorba

    Eu acho que vc deve aprender o suficiente para mexer na sua guitarra, pequenas regulagem, floyd, tensor essas coisinhas basicas.

    Mas parte mas complexa dai deixa pro luthier...

    Abraços

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    B.Frusciante
    não fiz. só tenho lido livros (e-books) e sites, foruns, etc.
    pretendo fazer um dia

    MarcosBorba
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki

    vc poderia me passar material? pelo menos eu pego alguma noção já que não há luthier em minha cidade

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    MarcosBorba
    www.projectguitar.com (esse tem um forum com muita gente construindo coisas, vale ver as fotos)
    www.guitarbuild.com
    www.buildyourguitar.com

    http://luterialivre.4shared.com/
    material reunido por usuarios deste e de outros foruns, e por comunidades do orkut. uma verdadeira reliquia

    mas tudo isso é mais pra construção e manutenção, que é um pouco mais facil de transmitir à distancia.
    tem dicas de regulagem sim, mas é dificil aprender isso só lendo, tem que fazer.

    MarcosBorba
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki

    vlw pela ajuda!

    quem sabe eu num consigo uma regulagem 95%, hein?

    ReverseBend
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: ReverseBend
    · votar


    MarcosBorba

    Essa semana, navegando na internet, encontrei um curso de Luthieria online, voltado à regulagem do instrumento:

    Curso de Luthieria - Regulagem

    Abordando os seguintes conteúdos:

    - Análise do instrumento
    - Retirando as cordas
    - Regulagem do tensor na hora da retífica
    - Retífica dos trastes
    - Arredondamento dos trastes
    - Polimento dos trastes
    - Colocação das cordas
    - Regulagem das molas
    - Altura da ponte
    - Altura do capotraste
    - Oitavas

    Visitei a página do Luthier no facebook, e achei que ele desempenha um trabalho bem legal, muitas opiniões positivas na Fanpage.

    Preço bem bacana.

    Abraço.

    Rayboard
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    MarcosBorba
    Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras?

    Num quero mecher em guitarra dos outros, só na minha mesmo.

    Não compensa. Principalmente se sua finalidade for apenas a manutenção básica dos seus instrumentos musicais.

    Como o kiki falou, veja ebooks e sites.

    Tem vários vídeos no YouTube de profissionais confiáveis e consagrados passando tutoriais e dicas. Por exemplo, o Robert O'brien que tem um programa chamado Luthier Tips du Jour. Além de vídeos do Frudua, Dan Erlewine e etc. Monte um cronograma e assista.

    Luthieria se aprende na prática do dia-a-dia (habilidades manuais, erros e acertos). Quando a gente pensa que aprendeu por ver/assistir e vai para a prática o negócio é completamente diferente. Exige mão na massa.

    E, além disso, luthieria precisa de ferramentas específicas que não são baratas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compensa fazer curso de lutheria online?