Semi acústica, é um bom negócio?

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


A sim, é que o clean dela veio me conquistando com o tempo hehe

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
Pretendo trocar os caps da minha e instalar um varitone, e quem sabe chegar perto de um som desse. Mas mesmo não sendo top, uma semi-acustica sempre vai ter um som característico (que eu to FISSURADO atualmente)
Abç


Bog
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
O problema maior delas, na minha opinião, é que as 335 e similares são bem grandes e meio desajeitadas.

Concordo totalmente. No Japão, onde a estatura média é mais baixa, tem vários fabricantes que fazem semi-acústicas ligeiramente menores. Como eu também tenho pouco mais que 1.70m, depois de testar essas guitarras menores, não consegui não achar as 335 e 135 "erradas" para mim. Acabou que as minhas duas semi acústicas são pequenas, e - para mim - muito mais confortáveis.

mperetto
Veterano
# jun/12 · Editado por: mperetto
· votar


Bog
Eis uma 335 Angus size
http://gibson335.files.wordpress.com/2012/04/angus-young-01.jpg?w=600

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Qual o tipo que você está pensando?

As tipo tele thinline tem uma cavidade mínima, então dão menos microfonia mas o timbre não é tão para o lado acústico.

Eu tenho uma PRS Hollowbody II, que já tem uma cavidade bem maior que as thinline, é um pouco mais acústica que elas, pero no mucho. Mas essa guitarra tem piezo e o som fica bom, melhor que numa sólida. Já os magnéticos seguram bem a onda, com drive não muito grande ela vai bem se o volume não for exagerado.

Tenho uma Lucille, baseada no desenho da 335 - na verdade, é um ES 345/355 sem os f-holes para não dar muita microfonia. Ela é muito legal, o varitone dá certa versatilidade, vai do jazz ao rock, passando pelo blues com muita propriedade. O problema desse modelo é que começa a ficar grande, é uma necessidade para o timbre acústico.

Tem as full hollowbody, como as ES 175 por exemplo e toda uma variedade de archtoops mais voltadas ao jazz, como as L4 e L5. Essas acho que já se afastam do que você quer, porque já vi que você quer drive e a especilidade dessas é o som limpo.

Se quiser eu conheço um luthier capaz de fazer uma legal, com bloco central, para fazer de acordo suas especificações, sem te cobrar os dois olhos da cara mais o loló. Você é do interior de SP, né? Senão, fala o modelo que você está pensando que talvez eu ou o Bog possamos lhe ajudar.

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


MMI

Tava pensando em algo "As tipo tele thinline tem uma cavidade mínima, então dão menos microfonia mas o timbre não é tão para o lado acústico"

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Bom, eu tô fora então, não palpito. Tele não é minha praia, mas mesmo as thinline não tem muito de semi-acústica não. E eu sou radical, tele para mim tem que ter 2 singles (pode ser stack) e me ensinaram que chave de 4 posições é o que há. Mas tem uma tele que eu babo, é a do Jonny Lang, thinline, mas tem 2 HB...



Adiós, muchachos. Esse papo não é para mim... ;-)

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


mas tem 2 HB

Pensei em dar um UP na minha ao invés da semi acustica, colocar HB ficando HSH

Azian
Veterano
# jun/12
· votar


Complementando: e eu adoro fazer microfonias (muhuahua). Ando de olho em uma por aí, se der certo depois posto aqui, vou essa semana testa-la.

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
Pessoal, to pensando em vender minha strato e comprar uma semi, mas gostaria de saber, em altos volumes clean e distorcido (uma distorção nada exagerada) pode dar microfonia?

Aí depende do Piloto, eu toco com a minha usando o SansAmp GT-2 no modo California com o seletor em Hot Rod ou High Gain e com o ganho a uns 70% sem dar microfonia a menos que eu queira. Só que eu uso esse tipo de guitarra tem quase 17 anos já, então, já sei como fazer para não dar microfonia se eu não quiser.

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


como não posso suportar peso no meu ombro uso guitarra semi-acustica.
para evitar microfonia,peguei uma fita adesiva transparente e cobri as aberturas da guitarra.
resultado,tenho uma guitarra que me agrada,confortavel e leve.
como disse o nichendrix depende do piloto.
carl

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Tem o The Cult também, no clássico álbum Love, no qual o Billy Duffy toca com uma semi e com drives (muito show). Outra coisa, tem gente que "usa" essas microfonias nas músicas, principalmente em estilos alternativos, só que os caras sabem "controlar" . E eu adoro. Também to pensando numa semi porque vou para os EUA. Tava querendo uma daquelas AXL Badwater que são bonitas e baratas. F... é que já não tenho mais nem espaço para guardar equipo. GAS é f....

stryker1
Veterano
# jun/12
· votar


os dois professores de guitarra que eu tive, tinham guitarras semi acusticas, um deles tocava samba e pagode, e o outro tocava musicas no estilo mpb, jazz, quem gosta desses estilos de música com uma guitarra limpa e suave é uma boa pedida o timbre das semi acusticas, mas da pra fazer outros estilos tambem, se eu não me engano ja vi o cara do seether tocar com uma, e era uma musica bem hard rock.

stryker1
Veterano
# jun/12
· votar


os dois professores de guitarra que eu tive, tinham guitarras semi acusticas, um deles tocava samba e pagode, e o outro tocava musicas no estilo mpb, jazz, quem gosta desses estilos de música com uma guitarra limpa e suave é uma boa pedida o timbre das semi acusticas, mas da pra fazer outros estilos tambem, se eu não me engano ja vi o cara do seether tocar com uma, e era uma musica bem hard rock.

Figonzalez
Veterano
# jun/12
· votar


O problema maior delas, na minha opinião, é que as 335 e similares são bem grandes e meio desajeitadas.

Depois de muita pesquisa comprei minha semi-acústica mês passado. Eu não sou muito alto e preferi pegar uma Ibanez Amf73, que em comparação com a ES-335, por exemplo, tem o corpo menor. Além disso possui apenas uma "abertura", o que reduz o problema de microfonia. Fiz um review dela quando comprei, deem uma olhada lá!

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman
stryker1

Kirk Hammet, Joe Perry, Slash, Jimmy Page, Jeff Beck, Clapton (especialmente no Cream), Alvin Lee, Ed O'Brien (Radiohead), The Cure, The Smiths, e aí só faram alguns que eu lembrei sem precisar pensar muito.

kinhoBram
Veterano
# nov/18
· votar


eu achei a tocabilidade da semi acustica um pouco mais dificil de se tocar, acho que vc vai tocar rock é melhor ir de strato, les paul e etc

Buja
Veterano
# nov/18
· votar


Eu sempre achei guitarras com ponte fixa (estilo les paul), com braço angulado mais dificeis de tocar. E ja tive muitas. Guitarras sem angulação no troculo, eu acho mais faceis de tocar. Mas isso é de gosto.

O negocio é que pra tocar rock n roll, metal, extreme, djent e sertanejo, da pra fazer com semi-acustica sem problemas. Toquei muito metallica excelente com minha ex-jc501. E sobre rock com semi's, Dave Grohl que o diga.

Tuliomus
Membro Novato
# nov/18
· votar


Eu adoro semi acústicas!! Também gosto da ideia de misturar o timbre acústico com o do amplificador.

Aqui tem dois exemplos de timbre. duas músicas gravadas no mesmo dia. Em matem o timbre do captador gravado a partir da saída do amplificador. Na outra, o som é o do ambiente, onde dá pra ouvir o amplificador e o som acústico.





thms555
Veterano
# nov/18 · Editado por: thms555
· votar


Eae brothers tranquilos? Eu sempre tive uma Epiphone Dot Es-335, comprei uma Strato American Special, e mesmo assim não vendi a semi (achei que ia querer vender a dot logo em seguida). Então eu te digo o seguinte: Se vc não for tocal metal, coisa que nem a strato padrão nem a semi são as mais indicadas, ela é uma maravilha. Pra começar você tem um casamento, melhor que qualquer strato por exemplo, pra tocar jazz, uma bossa nova, blues (aqui a strato é tão boa quanto). Eu mesmo sou antes de tudo rock n roll, então da pra meter drive sim, não é high gain, mas é rock n roll, the who, oasis, acdc, led zeppelin, rola de tudo, então, eu acho que não tem erro, o som é bem visceral, não tem tanto sustain quanto uma les paul, mas nesse pegada classic rock, ela é excelente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Semi acústica, é um bom negócio?