trocando cordas na floyd rose

    Autor Mensagem
    yuri
    Veterano
    # out/03


    alguem sabe trocar as cordas na ponte floyd rose? Como é?

    Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar


    yuri, como eh a tua floyd rose?, tipo, nos carrinhos (tb chamados de oitavas) a trava da corda fica logo atras e a micro-afinacao em cima do carrinho ou naum? discreve ela ai

    the_paranoid
    Veterano
    # out/03
    · votar


    eh eu tb quiria saber como se troca em floyd... a minha eh a classica.

    Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar


    eh, tb passei por aperto qdo fui trocar as cordas da minha, naum tem misterio, vamo lah, passo a passo :

    obs: tem gente que diz que tirar todas as cordas do braco empena, po, blz, mas pra limpar a guitarra eh melhor, o problema msm eh vc regular a altura da ponte pq se vc tirar todas as cordas a ponte vai para tras pq naum tem mais a tensao das cordas pra puxa-la sacou, ai qdo vc colocar as cordas de novo a ponte naum vai puxar toda e vc vai ter que levantar a ponte pra depois abaixar novamente, putz, enrolei legal neh... calma ae, foi soh um obs...

    Vamos supor que vc vah tirar todas as cordas ao mesmo tempo

    1 - Por favor! Afroxe todas as cordas, naum tire uma por uma pq ai sim vc vai empenar o braco da tua guitarra

    2 - com uma chava alen apropriada destrave o tensor (fica no final da mao e comeco do braco)

    3- tire a corda da tarracha

    4 - com a corda solta, destrave a trava que fica atras do carrinho (logo depois da micro-afinacao, nas floyd rose tradicionais elas se localizam no final da ponte depois de tudo)

    5 - agora a corda jah estara solta, eh soh repetir pra todas as cordas

    Pra colocar

    1 - Coloque a corda com a bolinha virada pra tarraxa isto eh, vc naum vai prender a bolinha na ponte, coloque a corda na tarraxa, a bolinha depois vc vai cortar.

    2 - prenda a ponta da corda que naum tem a bolinha no carrinho. (dentro do carrinho tem um cubinho, aquilo ali que vai segurar a tua corda, ele qdo vc tira a trava fica solto, cuidado pra naum deixar cair, a trava empurra o cubo pra frente e ele prende a corda, portanto vc vai colocar a ponta da corda na parte da frente do cubo).

    3 - trave a corda (precisa ficar firme, mas nem tanto)

    4 - enrole a corda

    5 - o que sobrou vc pode cortar Ou naum

    6 - coloque o tensor e trave tb

    7 - toque a vontade

    acho que eh isso, qualquer duvida posta ae e a gente ve o q faz

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    cara, uma dica eh CALÇAR a ponte....pra ela nao sair do lugar enquanto troca as cordas, funcionando como uma ponte "normal"

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    Eu costumo abaixar a alavanca até conseguir colocar uma borracha (escolar) embaixo dela... então eu solto as cordas e coloco as novas. Deixo a corda com a tensão aproximada. Depois tiro a borracha e afino ela de modo convencional, até atingir a afinação. Mas lembre-se de fazer isso com os parafusos da micro-afinação no meio, assim você pode aumentar a afinação ou diminuir depois de travar as cordar no nut (pestana). Este negócio de tirar as cordas da guitarra empena o braço é lenda, mas...

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    LeandroPanucci
    lenda nao eh nao..vai depender da qualidade da guitarra e tb do quanto de tensao, idade da guita, etc...

    e tem outra coisa...qnd empena ao soltar(nem se percebe) , a propria tensao da corda nova faz voltar ao "normal"

    kareta
    Veterano
    # out/03
    · votar


    O Léo explicou o grosso, mas tem detalhes que vale a pena:

    1) Qdo o 'pesçoco' da guitara estiver pelado ,ou seja, sem as cordas o bom e limpar muito bem a madeira e a sujeira que fica nas laterais de cada traste, nao da pra ver, mas ali acumulda sujeira, e depois passar um bom-bril DE LEVE em cada traste deixando ele brilhando sem gastá-lo, limpe com escova de dente as partes que puder, ponte etc...


    2) As cordas MIZINHA e a SI , devem ter as pontas dobradas em "V" na ponta para o cubo prender melhor.

    3)Subir os captadores deixando mais perto das cordas

    4) Enrrolar a corda com aquele 'caximbo' proprio para enrrolar a corda ajuda na afinacao , pois vc deve fazer as voltas da corda uma do lado da outra , se enrrolar tudo amuntuado a guitarra desafina direto.

    5) Depois de afinação grossa (via tarrachas) puxe a corda esticando como se quizesse quebrada-la e solte , isso vai fazer ela perder a afinação, e ai aperta a corda novamente , repita varias vezes ate o momento que qdo vc puxar e soltar a corda , a afinação manter a mesma e ai entao faça o mesmo para as outras cordas.

    6)Trave a corda antes de fazer a afinar fina. (ponte)

    Abraço

    LOW Fl
    Veterano
    # out/03
    · votar


    kareta
    1) Qdo o 'pesçoco' da guitara estiver pelado ,ou seja, sem as cordas o bom e limpar muito bem a madeira e a sujeira que fica nas laterais de cada traste, nao da pra ver, mas ali acumulda sujeira, e depois passar um bom-bril DE LEVE em cada traste deixando ele brilhando sem gastá-lo, limpe com escova de dente as partes que puder, ponte etc...

    Por isso eu só toco depois que lavo as mãos, pra num ficar acumulando essas sujeiras ai.
    Eu limpo com um pano somente e talvez passe algo se for preciso na escala.

    John Andrade
    Veterano
    # out/03
    · votar


    depende da guitarra...
    em uma Jackson por exemplo, que a Floyd Rose é uma porcaria (minha opinião, vai haver discordâncias) eu prefiro aumentar a ação das cordas, colocar as cordas, afinar (fazendo as modificações nas tensões da mola) e depois abaixar as cordas novamente.

    Na Ibanez, eu simplesmente ponho e tiro normalmente. Só mexo nas molas se eu for mudar de 0.10 pra 0.09, etc...

    Lukass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gostei das girias do carinha, como pescoço, caximbo, etc!
    asuhasuhsu

    bom, eu num intendi naaaaaaaaada!
    ;X

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a trocando cordas na floyd rose