Quantidade de energia utilizada na guitarra.

Autor Mensagem
Makaha
Veterano
# fev/08


Bem, após uma boa discussão com o Ruan Gaspari resolvemos que seria melhor abrir um tópico pra esse assunto.
Minhas dúvidas eram sobre como funciona o cabo de guitarra e terminei querendo descobrir a quantidade de energia que a guitarra utiliza considerando captação passiva.

Algumas informações que ele me passou foram:

- O site: http://www.music-center.com.br/cables.htm, para me informar melhor.
- Cabo de guitarra (mono): constituído por um condutor que fica no centro do cabo e uma blindagem que fica ao redor.

As dúvidas iniciais são:
- Como funciona a blindagem? Eu sei que ela serve pra evitar ruídos mas gostaria de dados técnicos se possível.
- Qual a quantidade de energia que o condutor passa? (1 volt, 2 volts, 3 volts....9 volts ??)
- A captação ativa precisa de 9v pra funcionar. Teria como aumentar a quantidade de absorção da guitarra para 9 volts por exemplo para não precisar da bateria? Fazer com que toda a energia viesse diretamente do cabo?

Vamos ajudar pessoal, acho que isso vai ser bom pra todos também! Quem sabe isso seja possível e alguém aparece com uma boa idéia? Poderemos dar adeus aos gastos com baterias!

Valeu!

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha

pow...colocou meu nome no meio ai rapaz!

hahahahaha

eu nem pesquisei pra ver se tem tópico que já fala sobre isso...

mas se não existe...aprender sobre os diversos tipos de cabos é uma boa...

esse site que eu passei é bom!


abraços

espero que consiga matar sua dúvida Makaha


Abraços!

ki_suco
Veterano
# fev/08
· votar


um captador tipo o fred
tem saída por volta de 300mV
acho que deve ser isso que passa pelo cabo da guitarra, visto que não tem nada que amplifique esse sinal

pode ser alta bobagem isso que eu to falando, to pensando alto só :D

Nefelibata
Veterano
# fev/08 · Editado por: Nefelibata
· votar


Makaha

a guitarra não "usa" a energia... mas sim é a guitarra que manda energia q ela prórpria gera por indução eletromagnética, q eh como funcionam os captadores...

a guitarra com captadores ativos naum manda 9v de tensão pq tem uma bateria de 9v... essa energia é utilizada pra alimentar o circuito dos captadores... e dps de fazer sua função saem pelo cabo umas centenas de milivolts... q basta vc entrar no site do fabricante q fala a "saída" "output" dos captadores.

agora quanto de energia viaja pelo cabo depende da saída de cada captador...

e sobre a blindagem... ela deve funcionar como uma gaiola de faraday.

abraço

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha

Ae ...

boa explicação do cara ali!

Nefelibata
Veterano
# fev/08
· votar


ruan gaspari

valew! \o/

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Nefelibata

Não tem por onde! (hahahaha)

Abraços!

Makaha
Veterano
# fev/08
· votar


Otima explicação! No caso o proprio captador gera alguns milivolts por causa do seu magnetismo, correto? Teria como amplificar o magnetismo ou a voltagem?

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha

qual o motivo pra fazer isso? (amplificar a voltagem)

ki_suco
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha
é isso que o amplificador faz :D
só que em vez de passar por cabos, o impulso elétrico passa pelo circuito

diretamente no captador, acho que dá pra aumentar aumentando o número de voltas da bobina

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


ruan gaspari

criar um eletroímã poderoso e passar a fazer exames médicos normalmente caríssimos apenas com a guitarra...

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator

ah sim!

hahahaha

seria inovador!

Abraços!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Makaha
Quantidade de energia utilizada na guitarra.
Cara a guitarra tem um gerador ... são os captadores ....

A variação do fluxo magnético resulta no campo elétrico (conhecido como indução eletromagnética e é utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão).
No caso dos caps, a movimentação (vibração) das cordas gera variação do fluxo magnético no imã do cap. e o resultado que é a indução eletromagnética, é "captada" pelos fios das bobinas gerando um sinal elétrico ...


- Como funciona a blindagem? Eu sei que ela serve pra evitar ruídos mas gostaria de dados técnicos se possível.
Cara o cabo com a blindagem tem algumas explicações plausíveis então vou te passar a que mais me convenceu: - >>> o cabo com a blindagem atua como um capacitor. O capacitor é formado de duas placas condutoras com um material dielétrico (isolante) separando-as. É sabido que o capacitor "deixa passar" frequencias baixas e filtra frequencias altas. No cabo, o condutor central e a blindagem são os placas condutoras e o plástico que envolve o fio central é o dielétrico. Ruídos possuem frequencias altas (acima das frequencias de atuação da guitarra), logo um cabo (capacitor) de qualidade, vai filtrar os eventuais ruídos.
(ps. tem explicações que fala que a blindagem atua como a gaiola de faraday, o que é plausível ... - pode ser tb que o cabo com o blindagem atue de forma mista com a gaiola de faraday com o capacitor, mas nunca pesquisei a fundo).

- Qual a quantidade de energia que o condutor passa? (1 volt, 2 volts, 3 volts....9 volts ??)
Cara, a maior saída que eu sei em captadores passivos é de algo em torno de 500mV (X2N da dimarzio).

- A captação ativa precisa de 9v pra funcionar. Teria como aumentar a quantidade de absorção da guitarra para 9 volts por exemplo para não precisar da bateria? Fazer com que toda a energia viesse diretamente do cabo?
Os 9V servem para alimentar o circuito que faz o captador funcionar ... E como citei acima a guitarra não absorve nada ele cria (gera) a própria tensão ...

Makaha
Veterano
# fev/08
· votar


Se existisse alguma forma de aumentar o campo magnético de forma que a guitarra gerasse algo proximo de 9v, a energia poderia ser utilizada para alimentar os circuitos dispensando baterias, e até alimentar pedais. Mas eu não sei se isso é possível, afinal não entendo nada disso... ainda.

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

Aplausos!

bela explicação!

Abraços!

Nefelibata
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha

Tipo... tem gente aki q sabe bem melhor q eu...

mas o captador funciona assim: os pólos do captador gera um campo magnético. E dentro deste campo estão as cordas e a bobina q fica em volta dos polos.

Quando um metal está dentro de um campo magnético ocorre o fenômeno da indução eletromagnética... q gera uma corrente, consequentemente uma diferença de potencial, a voltagem.

e as cordas passando por esse campo também absorvem parte do magnetismo. Intaum quando a corda está parada, o campo magnético está de uma maneira tal que a corrente gerada na bobina é constante.

quando vc "toca" ou "fere" a corda e ela passa a vibrar, ao mesmo tempo ela interfere nesse campo magnético, consequentemente a indução causada na bobina vai ser "diferente", pouco mas é, e esse sinal eh interpretado pelo amplificador que interpreta essa corrente gerada e a transforma em som no alto falante.

amplificar o magnetismo dah com um ímã mais forte, natural ou artificial. pra amplificar a milivoltagem q saí dos captadores dah pra fazer usando um circuito de boost, tipo dos cap. ativos.

mas existem várias coisas q a gente usa q amplificam esse sinal, pedais de distorção, de overdrive, boost mesmo... e próprio amplificador. :-)

pq a distorção nada mais eh q o som da guitarra com mto ganho, e o q eh isso? eh resumo é VOLUME EM CIMA DE VOLUME... eh como se tivesse tanto volume q o som natural tipo que "explode" euaheuhaeuhaeuh e fica assim desse jeito q a gente gosta... explicação tosca mas tah valendo.

espero q dê pra entender.

abraço

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha
Se existisse alguma forma de aumentar o campo magnético de forma que a guitarra gerasse algo proximo de 9v,

Cara, dá pra fazer um circuito que faça isso, mas em conjunto com esse circuito já mande projetar o ampli (que tem sensibilidade de entrada) para podeer ligar essa guita ... Se for usar pedais, tem que projetá-los pra funcionar conforme as condições ...

Nefelibata
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

putz naum vi q vc tinha postado!
eaueaeuhauhea

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha

Brow, só entre a gente .... O que vc pretende com tudo isso??? O que vc quer realmente????????

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
Nefelibata

Quando eu crescer quero entender igual a vocês!

hahahaha

sem viadagem!

é que admiro!

Nefelibata
Veterano
# fev/08
· votar


ruan gaspari

obrigado XD

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Makaha
Se existisse alguma forma de aumentar o campo magnético de forma que a guitarra gerasse algo proximo de 9v, a energia poderia ser utilizada para alimentar os circuitos dispensando baterias, e até alimentar pedais. Mas eu não sei se isso é possível, afinal não entendo nada disso... ainda.

bom, ate onde eu entendo, e pela explicação da galera ai (valeu a todos) eu acho que isso nao é viavel.
por que os geradores de energia costumam trabalhar com uma geração estavel de energia, e a fonte da energia gerada no captador é variavel (cordas).
ou seja, a energia gerada iria variar conforme a frequencia e intensidade tocada. que é o proprio sinal sonoro transformado em eletricidade.
só se voce quisesse uma alimentação que correspondesse ao som.

Makaha
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

Bem... eu to tentando entender pq a guitarra precisa de baterias entre outras coisas.... mas essas explicações tão show de bola!! melhor do que o esperado!

Nefelibata
Veterano
# fev/08
· votar


esqueci de falar sobre como o amp entende a "nota musical" tocada...

já foi falado que a corda interfere no campo magnético neh.
intaum eh assim... qdo vc toca uma corda... ela vibra numa frequencia X dae a interferência no campo vai ser na mesma medida...etc...

assim o sinal gerado vai ser proporcional à frequência da corda tocada... e o amp recebe um sinal gerado a partir dessa interferência portanto amplifica esse sinal e manda pro falante... q vai transformal esse sinal elétrico em som. =D

abraços

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha
Bem... eu to tentando entender pq a guitarra precisa de baterias entre outras coisas.... mas essas explicações tão show de bola!! melhor do que o esperado!
Legal ... então baterias é só pra circuito ativo ... o passivo não usa ...

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Makaha

nao e o captador que usa a bateria, e sim o pre que ele possui imbutido (assim como nos baixos existem circuitos ativos, no captador ele possui um imbutido)

nao li toda a explicacao da galera, mas so pelos grandes nomes que escreveram a explicacao deve estar completa e correta =)

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


assim o sinal gerado vai ser proporcional à frequência da corda tocada... e o amp recebe um sinal gerado a partir dessa interferência portanto amplifica esse sinal e manda pro falante... q vai transformal esse sinal elétrico em som. =D

eu tinha um texto sobre isso, em amps valvulados, ate tive vontade de postar, mas como e muito extenso pouca gente ia ler uaeuhaehuehauhuaehueauaeh

se eu achar de novo, quem sabe eu posto =)

Juliano P
Veterano
# fev/08
· votar


se ligasse a guitarra na tomada...ia ter uns 200 neguinho morrendo queimado tocando

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


Juliano P

se ligasse a guitarra na tomada...ia ter uns 200 neguinho morrendo queimado tocando

hmmm...dependendo de quem fosse, isso seria bom...

belinox
Veterano
# fev/08
· votar


Não li tudo, pois não tive coragem...
Vou apenas corrigir alguns erros que eu li:

A medida de voltagem não é uma medida de energia, e sim de potencial elétrico.

Nem a guitarra nem os captadores geram energia alguma!
Parte da energia mecânica das cordas oscilando que é transformada em energia elétrica para formar o sinal que é transmitido pelo cabo..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quantidade de energia utilizada na guitarra.