Experiência para desenvolvimento Guitarrístico - Funcionou

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


Homem Cueca
Eu só treino com um overdrive mínimo e com um som bem xoxo


Só na hora de gravar e de tocar ao vivo que utilizo meus timbres de verdade. Pra treino é tudo xoxão, sem vida. Assim eu me obrigo a tirar algo decente das minhas mãos.


Legal brow .... mas já tentou tocar ao vivo sem levar nada??? Só ampli e guita??? É aí que os caras vão ver ( e vc tb) o guitarrista de verdade ... Ao vivo o bixo pega ... Em estúdio blz, não pega nada ... Mas ir ao vivo sem nenhum efeito (foi isso que eu fiz), aí será exigido mais do guitarrista.

kochh
Veterano
# fev/08
· votar


Esses dias ensaiei só com meu Tube Screamer e tinha que tirar um som com mais ganho só na mão mesmo, e acho que fico bom até, não deu muito diferença pro meu set completo.

Lak Lak
Veterano
# fev/08
· votar


axo q eu n devo sofrer mito com isso, acostumei a tocar purple zeppolin floyd e queen no violão por causa de rodinha de amigos e talz...

de q q maneira eu nunca fui de usar muitos efeitos, quando vo pra estudio ou shows pequenos no maximo ligo um drive e um delay.

mas q usar mto efeito mascara mesmo eh vero...

abraços

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Lak Lak
quando vo pra estudio ou shows pequenos no maximo ligo um drive e um delay.
Conheço muitos caras assim ... uma dist. (que pode ser a do ampli) + reverb (que pode ser o de ampli) e um delay (simples, só pra dar uma molhada no som) ....

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08
· votar


kochh
Esses dias ensaiei só com meu Tube Screamer e tinha que tirar um som com mais ganho só na mão mesmo, e acho que fico bom até, não deu muito diferença pro meu set completo.
Sim, com palhetada mais leve, a saturação é uma ... com palhetada mais forte a saturação aumenta ...

Renan Vuorinen
Veterano
# nov/08
· votar


Fernando de almeida

É cara o lance é esse mesmo, estudar com a guita limpa e passo passo, ótimo tópico parabéns.

Mas diga ai, levanto otra perspectiva, ja que falamos de desenvolvimento guitarristico.

Exercicios VS Repertório, o que desenvolve mais a guitarristisidade.... O-o, bom amigos voce entenderam.

Abraço

Renan Vuorinen
Veterano
# nov/08
· votar


Fernando de almeida
mas já tentou tocar ao vivo sem levar nada??? Só ampli e guita???

Cara, isso é fera mas me diga, no caso do heavy metal..... acha que seria possivel ter um aproveitamento legal?

Abrao

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Renan Vuorinen
Exercicios VS Repertório, o que desenvolve mais a guitarristisidade.... O-o, bom amigos voce entenderam.

Opa, boa pergunta ...

O exercício te desenvolve mais técnicamente (Ligados, Alavancadas, Bend, Chicken picking, Dedilhado, Dobra de notas, Slide, Saltos de Cordas, Palhetada alternada, Pedal point, Arpejos, Arpejos com salto, Sweep picking, Sweep flying finger, Tapping, Two hand, Hamonicos, Vibratos, Palm Muting, Pegada, etc).

O repertório te desenvolve a parte de feeling, a parte de aplicação dos exercícios (logo, aplicação da técnica).

Dificilmente um existe sem o outro ...
Se vc estuda só exercícios, vc acaba virando um cara ultra-técnico e um robozinho que fica indo e vindo na guitarra, mas sem feeling nenhum, vc vai tocar muito e "não vai dizer" nada ...
Se vc estuda só repertório, conforme as musicas que vc for tirarndo for exigindo de vc técnicamente e vc não ter esse conteúdo técnico, vc começará a fazer um embromation (se ao menos isso vc conseguir fazer) para a musica sair + ou - ... vc não vai tocar nada e "dizer" menos ainda ...
O ideal é mesclar técnica com repertório ... Vc pode escolher estudar primeiro só a técnica e depois o repertório ou então ir estudando o repertório e conforme a necessidade das musicas vc abre um parenteses para estudar a técnica necessária para a ocasião ... Aí sim, vc vai tocar muito e "dizer" mais ainda!!!


Cara, isso é fera mas me diga, no caso do heavy metal..... acha que seria possivel ter um aproveitamento legal?
Sim, com certeza ... tudo que vc for tocar (desde power chords a arpejos ou escalas), tem que estar perfeitamente executado em clean ... Na guitarra, mesmo em clean, é possível fazer até as harmonicas, naturais ou artificiais (com a dist. é bem mais fácil faze-las) ... essas harmonicas eu consigo tirar até com a guita desligada, é possível ouvir bem baixinho mas ouve as harmonicas.

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Sobre o estudo da técnica, tem um outro tópico que eu fiz, vejam se concordam:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/184912/

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08
· votar


Renan Vuorinen
Ah ... lembrando que eu citei de fazer o esquema com a guitarra desligada, mas o ideal é vc estudar com a guita sempre ligada, e com o som limpo ...

In The Navy
Veterano
# nov/08
· votar


Ok, postei que desenvolvi um ódio profundo por pedaleiras
E agora comprei uma e digo....



Continuo odiando. :| Mas eu toco com ela, tiro um som legal, mas isso no ensaio.
Em casa é a guitarra e só. Cordas e madeira, sem amp, e só treino assim
(puta preguiça de ligar a guitarra no amp)

.Raphael.
Veterano
# nov/08
· votar


sem amp kkkkk auhauhauhau eita preguiçaaaaa

axleWs
Veterano
# nov/08
· votar


Fernando de almeida
Tenho colegas que não treinaram exercícios, somente ficaram tirando músicas, e isso os desenvolveu em técnica.

Por exemplo, se você pegar um slash (como exemplo) os solos de guns dele, tem bastante bend, vc vai treinar bends pra executar o mais perfeito possível. Se você pegar alguma do malms vai treinar sweep, e assim vai..

Eu acho que escutando o que se gosta e tentando aprender a tocar o que se gosta, é o maior desenvolvimento que se pode alcançar. Outro exemplo é, digamos que goste de hard rock, como guns e afins, não vai ser útil pra mim ficar treinando arpejios do sueco, ou tappings loucos do S. Vai, tudo tem que ter seu foco.

mas parabéns pelo tópico.

Insomniac_
Veterano
# nov/08
· votar


Ótimo tópico!
Só por causa disso, vou praticar no meu canal clean agora!

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09
· votar


axleWs
Tenho colegas que não treinaram exercícios, somente ficaram tirando músicas, e isso os desenvolveu em técnica.
Sim, isso é perfeitamente possível ... Isso porque eles estudaram as técnicas enquanto tiravam as músicas ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Experiência para desenvolvimento Guitarrístico - Funcionou