Captadores Strato ligados em série

    Autor Mensagem
    Blackus
    Veterano
    # fev/08


    Como eu posso fazer isso? Vou ter que trocar a chave de 5 posições por uma pra cada captador ou por uma de outro tipo? Dá pra ver que eu não entendendo nada disso, mas eu achei interessante e queria testar, à quem puder me ajudar, obrigado

    Erico Malagoli
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ola, amigo

    É possivel sim. Estamos lançando uma guitarra que possibilita esse tipo de ligação. Entrara em nosso site esta semana

    atte

    Erico

    Sharper
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Blackus
    Isso é simples de fazer (as ligações). Por alguém que entenda mais que "nada" do assunto rs.

    Dá uma olhada na Fender Strato Deluxe. Particularmente, no S1 switch. Não sei se tem esse switch pra comprar separado, mas se vc quiser ter isso na sua guita, vc pode inserir um switch extra (ou mais de um) e ampliar seu leque de combinações. O chato é ter q furar escudo... Mas se vc não liga pra ter uma guita originalzona, vai em frente. Leva num luthier q ele vai poder te dar umas idéias mais orientadas ao que vc quer e à sua guita especificamente.

    Abraços.

    Blackus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sharper
    Eu sei soldar, só preciso saber onde =) Esse switch S1, ele seleciona entre paralelo e em série, certo? o que eu queria era deixar só em série...

    Blackus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    http://www.treblebooster.com/brian_may_pickup_mod.htm

    Achei mais ou menos o que eu queria, só tirar esse inversor de fase do meio do caminho, certo?

    qew
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Captadores Strato ligados em série
    o q seria fazer isso??? desculpe a ignorancia....

    Blackus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    qew
    entra nesse link aí de cima que tme graficos explicando e tal.. basicamente, captadores ligados paralelos é quando todos os postivos são ligados juntos e os negativos juntos também (entre si). Na ligação em série você liga o positivo de um no negativo do outro

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ressuscitando o tópico:

    Eu ando há horas pensando em ligações alternativas, algo como instalar uma DPDT para que em uma strat (SSS) nas posições 2 e 4 da chave seletora de 5 posições os captadores fiquem ligados em série ao invés de paralelo, de forma que, funcionem como um humbucker ou algo semelhante (sonoramente).

    Achei esse esquema baseado no Fender S-1 presente nas American Deluxe (mais detalhes aqui) e achei ele muito interessante.

    Porém, uma coisa nele me intrigou, pelo que pude notar, aquele capacitor que vai ligado na DPDT ficaria em paralelo com os captadores, correto? Logo, ele funcionaria como um controle de tom com um valor fixo, algo não muito interessante (para mim). Então, caso se confirme que ele ficaria em paralelo com os captadores, há a possibilidade de ligar um resistor ali (ao invés de um capacitor) para que nas posições 2 e 4, a resistência final da combinação dos captadores seja diminuida, dando mais opções de timbres?

    Obrigado desde já!

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Van_Lorien


    O camarada Curly é mestre nisso !!! Ele já fez uns esquemas desses aí que vc quer.Creio que ele possa dar uma luz !!

    Curly
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien
    buddy guy

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/191646/

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien


    Curly
    Van_Lorien
    buddy guy

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/191646/




    Não disse? Hehehe.....

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    buddy guy
    Tomara que ele apareça aqui então para me dar uma luz! :)

    Espero que esse meu esquema louco dê certo, aí sim, usando esse esquema mais um switch pra ativar sempre o captador da ponte, vou conseguir cerca de 15 timbres diferentes na guitarra, isso só na chave seletora.

    Edit: Postei e ele apareceu!

    Curly
    Vou olhar! :D

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien

    buddy guy
    Tomara que ele apareça aqui então para me dar uma luz! :)

    Espero que esse meu esquema louco dê certo, aí sim, usando esse esquema mais um switch pra ativar sempre o captador da ponte, vou conseguir cerca de 15 timbres diferentes na guitarra, isso só na chave seletora.



    Ele apareceu.Postou esse aqui:


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/191646/

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Van_Lorien



    buddy guy
    Tomara que ele apareça aqui então para me dar uma luz! :)

    Espero que esse meu esquema louco dê certo, aí sim, usando esse esquema mais um switch pra ativar sempre o captador da ponte, vou conseguir cerca de 15 timbres diferentes na guitarra, isso só na chave seletora.

    Edit: Postei e ele apareceu!



    A malagoli tem um escudo com essa configuração que vc quer.Seria o multi-single !!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    buddy guy
    Ah sim, já vi, mas esse da Malagoli não me é tão interessante pelo valor e também por fornecer apenas timbre de singles, já esse esquema que eu pretendo fazer vai passear por tudo praticamente.

    Curly
    Acho que eu já tinha visto esse esquema teu com a Superswitch, bem interessante, porém, é algo meio diferente da minha ideia inicial. Se possível, dá uma olhada nesse esquema que eu postei e me diz se procede isso de que o tal capacitor na DPDT estaria em paralelo com os captadores. E é possível ligar um resistor em paralelo com um captador pra que ele baixa a resistência final do mesmo?

    Abraços!

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien

    buddy guy
    Ah sim, já vi, mas esse da Malagoli não me é tão interessante pelo valor e também por fornecer apenas timbre de singles, já esse esquema que eu pretendo fazer vai passear por tudo praticamente.



    Massa !!!!

    Curly
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien

    olha, não conheço esse esquema, dou uma analisada nesse fim de semana mas te adianto que o resistor, se entrar, seria em série com o capacitor, jamais em paralelo e muito menos com o captador.

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Curly
    Hmm, é que eu tava imaginando que o resistor em paralelo diminuiria a resistência dos captadores, por exemplo, eu tendo um captador de 10k com um resistor de 10k em paralelo eu ficaria com 5k de resistência final, era mais ou menos essa minha ideia. Mas, caso o capacitor fique em paralelo com os captadores, eu poderia usar um valor de capacitor bem baixo e um resistor em série a ele, logo, essa combinação ficaria em paralelo com o captador.

    Loucura minha?

    Desde já, agradeço pelo atenção!

    Abraços!

    Curly
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien

    olha, tem que ver o que vc quer, será que esse capacitor é só para impactar a tonalidade, se bem me lembro quando vc usa dpdt para colocar caps em série em uma strat, em algumas posições da chave de 5 posições fecha um curto no jack, o que pode gerar algum ruído, pode ser que o capacitor esteja lá para resolver isso, tem que desenhar o esquema elétrico e analisar, o resistor em paralelo com o captador vai gerar uma perda de sinal

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Curly
    Faz bastante sentido, já que nesse esquema o capacitor só atua nas posições 2, 3 e 4, quando vê ele está ali justamente pra evitar esses ruídos e de quebra dar uma modificada no timbre.

    Então, em princípio, a ideia de usar um resistor pra diminuir a resistência final dos captadores é meio (completamente) inviável dentro desse esquema?

    Desculpa pelo excesso de perguntas.

    Abraços!

    Curly
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien

    só me explique por que vc quer reduzir a resistência do cap

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Curly
    É que assim, eu pretendo fazer essa ligação usando um set de GFS Greybottom 60-70's "Texas", que possuem resistência, da ponte pro braço, 10k, 6,3k e 5,8k.

    Assim, em série na posição ponte, eu teria 16,3k e no braço 12,1k, resistências/saídas altas até. Aí, a minha ideia era usar um resistor em paralelo de valor entre 2k e 2,5k a fim de baixar a resistência pra algo em torno de 8k na posição 2 e 7k na posição 4 (considerando 1 ponte e 5 braço), utilizando esse esquema que eu postei, claro.

    Eu imaginei que eu conseguiria isso substituindo o capacitor por um resistor, aí eu teria um som de "humbucker" (não sei se chega a soar como um humbucker de verdade) mais moderno e um de humbucker mais vintage.

    Seria muita doideira minha essa ideia, ter dentro da mesma guitarra som de single, humbucker mais forte e humbucker vintage?

    Abraços!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Up básico pra caso mais alguém possa ajudar.
    :)

    Curly
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien

    não rola mano, o captador não é uma resistência pura, ele é uma indutância, o comportamento elétrico que ele apresenta é expresso numa grandeza chamada impedância, se vc quiser diminuir a resistencia de fato teria que tirar algumas espiras do enrolamento do cap, sacou ?

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Curly
    Entendi! Quando eu tava tendo essas ideias, até pensei que o captador podia funcionar (e funciona) de forma diferente de um resistor, mas como os dois tinham valores medidos da mesma forma imaginei que poderia funcionar.

    Mas e o capacitor aquele que fica na DPDT, a função dele é filtrar algum possível ruído que haja nas posições 2 e 4 ou apenas cortar frequências altas, como um potênciometro de tonalidade?

    Abraços!

    Plank
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Plank
    · votar


    alguem sabe se existe algum esquema para ligar o captador da ponte em série com o captador do meio com algum esquema liga desliga, tal como esquema do brian may postado no topico, só que sem os inversores de fase e apenas entre o captador da ponte e do meio ?

    na verdade oq eu realmente estava pensando era em uma maneira de ligar os captadores da guitarra nas posições 2 e 4 em uma chave de cinco posições tanto em série quanto em paralelo, selecionando por uma chave, mas pelo oq eu entendi não é possivel, certo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores Strato ligados em série